You are on page 1of 8

FACULDADE EVANGLICA DO PIAU

WAGNER DOS SANTOS FERNANDES

ARQUEOLOGIA BBLICA - RESUMO

RIO DE JANEIRO RJ ABRIL 2012

ARQUEOLOGIA BBLICA A arqueologia geral a cincia baseada na escavao, decifrao e a avaliao crtica dos registros do passado. Partindo desta premissa, a arqueologia bblica se faz presente com uma grande importncia, uma vez que est intimamente ligada importncia da mensagem bblica em si mesma.

At o comeo do sulo 19, pouco se tinha de material arqueolgico no tocante ao Antigo Testamento e quanto ao Novo, era praticamente nulo, mas essa histria mudou no ano de 1798, quando as ricas antiguidades do Vale do Nilo foram abertas para estudo cientfico pela expedio de Napoleo. Outras grandes descobertas surgiram, enriquecendo ainda mais o material da arqueologia bblica moderna como o cdigo de Hamurabi em 1901, o tmulo de Tutankamon, os rolos do mar morto etc. Ou seja, a maior parte das notveis descobertas que tinham conexo com a Bblia foram feitas h pouco mais de um sculo atrs.

Algumas descobertas recentes tm se feito notcia como o provvel tmulo de Filipe, apstolo de Jesus, segundo descobertas numa igreja em Hierpolis, onde ele provavelmente morreu no ano 80 d.C. No ltimo 25 de Dezembro, foi divulgada a descoberta de um boto com 2 mil anos de idade, usado em rituais judaicos de Jerusalm. O artefato foi encontrado prximo ao muro das lamentaes.

Alm dos artefatos e locais arqueolgicos tais como lugares de culto, relquias e outros elementos de ordem sagrada bem como outros objetos cientificamente observveis, existem aspectos que so igualmente importantes para a investigao cientfica arqueolgica.

Entre estes esto conceitos imateriais como os ritos, livros sagrados e a cultura. O mito usualmente utilizado na arqueologia e na histria como uma pista da verdade que poder esconder. Esta nova percepo contempornea do mito motivou a cincia arqueolgica a buscar novos dados nos territrios descritos nos relatos bblicos.

BIBLIOGRAFIA

1) UNGER, Merril F. Arqueologia do Velho Testamento, Imprensa batista Regular, 1980


2)CRIACIONISMO;

Site, Objeto de 2 mil anos confirma rituais em

Jerusalm, 12/01/2012,http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/2012/01/objetode-2-mil-anos-confirma-rituais.html Acessado em: 11/04/2012

FACULDADE EVANGLICA DO PIAU

WAGNER DOS SANTOS FERNANDES

RESENHA: A RELEVNCIA DA ARQUEOLOGIA BBLICA PARA OS DIAS DE HOJE

RIO DE JANEIRO RJ ABRIL/2012

A arqueologia bblica gera um legtimo entusiasmo em nossos dias, uma vez que, curiosamente, suas evidncias s favorecem ao Cristianismo ao longo do tempo. Para os dias de hoje, onde o ceticismo racionalista crescente, a arqueologia bblica muito til. Dependendo tambm, claro, da atitude do investigador. Uma vez que o trabalho em suas mos pode ser de grande utilidade ou motivo de abuso.

Em dias de to pouca f encontrada na sociedade, no podemos ignorar a importncia de alguns aspectos da arqueologia bblica:

1) A arqueologia autentica a bblia: Ela a revelao de Deus ao homem e no precisa ser provada por qualquer que seja a cincia. Os resultados e frutos na humanidade j so evidncias. Todavia, em Daniel 5, um certo Sargo, rei da Assria mencionado, como em Isaas 20.1 . Todos os relatos eram desprovidos de valor histrico at a descoberta do Palcio de Sargo em 1843, por intermdio da universidade de Chicago. Foi provado que era o mesmo rei que invadiu Samaria, por conta de registros em anais emcontrados encontrados na reconstituio do palcio.

2) A arqueologia ilustra e explica a bblia: A longevidade antideluviana sempre foi motivo para muitos questionamentos, mas ao observar a histria, verifica-se a durao do governo de determinados reis babilnicos e provando a grande vitalidade do homem no perodo antes de Abrao. 3)A arqueologia suplementa a biblia: A destruio de Silo, primeiro santurio de Jerusalm mostra a cermica utilada por volta de 1050 a.C. Evidenciando a destruio que a bblia no menciona.

Tantos outros exemplos podem ser mencionados para mostrar a importncia da arqueologia bblica para os nossos dias, como por exemplo, a moeda do imperador Vespasiano que continha a representao da cidade de Roma como uma mulher sentada sobre as sete colinas da cidade, pode esclarecer o porqu algumas figuras simblicas mencionadas no texto do Apocalispse de Joo. O texto de 17.9 bem sugestivo neste caso. Um estudo aprofundado sobre a arqueologia bblica pode ser fascinante, remetendo-nos aos tempos de Cristo, autenticando a histria do filho de Deus,e embora a f Crist no precise disto para ser fortalecida.

BIBLIOGRAFIA .
1)

CAMARGO; Gonzalo Baez, Comentrio arqueolgico de La Bblia, Ed. Caribe, 1979.

2)

UNGER, Merril F. Arqueologia do Velho Testamento, Imprensa Batista Regular, 1980

You might also like