Informativo - Ano 1 - nº 1 - 15 de janeiro a 15 de março de 2.

013

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - Comunidade de Altamira - MA Aconteceu - 14 a 18/01 - Organização das agendas do Banco da Solidariedade - cruzamento de informações e definição das atividades com o público alvo. - Oficina de brinquedos com material reciclável, realizada com as gestantes, puérperas e seus filhos, na comunidade de Altamira, com a participação de 32 (trinta e duas) pessoas, entre crianças e adultos. - Oficina de tinta de terra na casa de Dona Conceição. Participaram da atividade sete crianças, algumas Educadoras e três vizinhas que vieram conhecer a novidade da comunidade. - 24/01 - Cinema na comunidade. Apresentação do filme “Na Era do Gelo - 4”, com a participação de 126 (cento e vinte e seis) crianças e 62 (sessenta e dois) adultos. As Educadoras organizaram uma deliciosa surpresa com pipocas e balas.

- Roda de leitura, com a participação de 23 (vinte e três) crianças e as Educadoras Sociais. As leituras individuais e coletivas tornaram a atividade muito prazerosa. - Oficina comunitária de doces de mamão e côco. Dona Neta foi a coordenadora da oficina, que aconteceu em sua casa, com a presença de 19 (dezenove) mulheres. - Acompanhamento das gestantes e puérperas da comunidade – duas gestantes necessitam de acompanhamento mais de perto, com visitas frequentes.

- Oficina de plantio de sementes com as crianças. - 04/02 - Continuação das campanhas nas casas e Mutirão de Limpeza às margens dos rios Pindaré e Igarapés. - 04 a 08/02 - Oficinas de permacultura nos bairros Trizidela e Mutirão. - 06/02 - Futebol infantil na areia do Rio Pindaré. - 28 a 31/01 - Organização das Algibeiras e distribuição pela comunidade. Os livros serão expostos em uma mercearia e em uma dependência da escola - local exclusivo para o empréstimo de exemplares. - 06/02 - Oficinas de crochê e beleza para as gestantes. As oficinas foram ministradas, respectivamente, por Dona Luiza e a Agente de Saúde Maira Antônia

- Roda de leitura com as crianças. - 11/02 - Algibeira de leitura com as crianças, no campo da igreja. - Oficina de sabão na casa de Ivaneide. - 13/02 - Oficina de permacultura e construção de mandalas. - 20/02 - Patrícia Sampaio e Vânia Coutinho – coordenadoras do projeto Cuidando do Futuro, em Alto Alegre do Pindaré, visitaram a UBS de Roça Grande para um encontro com os enfermeiros Daniel e Erick. O objetivo é estender a rede da Plataforma do projeto. Os dois atendem nesta localidade, mas moram em Altamira e convivem com a comunidade. - Oficina de pamonha de milho verde, aproveitando a safra. Participação de 10 (dez) pessoas.

Acontece - Terças-feiras - Algibeira de leitura no campo da igreja, às 8h e 14h, com as crianças. - Sextas-feiras - Roda de avaliação e planejamento da equipe, promovendo reflexão sobre a prática e traçando os próximos passos, com plano de ações coerentes com a metodologia do projeto. - Continuação da montagem do Banco do Livro início do Banco da Solidariedade. Acontecerá - 12/03 - Organização e confecção das placas para gestantes e bebês e visitas para oferecê-las às mães e conversar sobre a importância desta identificação. - 15/03 - Futebol infantil na areia do Rio Pindaré. - 15 e 16/03 - Oficina de permacultura e pintura de tinta de terra, no espaço do Periquito Loro – espaço usado para atividades do projeto. - 21/03 - Oficina comunitária para confecção de embalagens para as mudas, chamadas de ‘Cofinho’. As mudas serão doadas às mães quando saírem do Hospital Municipal com seus bebês. - 22/03 - Cinema Itinerante com o filme “Tapete Vermelho.” - 25/03 - Encontro com as gestantes para oficina de beleza. - 26/03 - Oficina de permacultura, no quintal de Vilaneide, local que será referência desta experiência. - 22 e 27/03 - Reuniões com a equipe para planejamento e avaliação. AÇAILÂNDIA - MA Aconteceu - 16/01 - Encontro com grupo de Educadores Sociais e Cuidadores Solidários, na ASCOSVI. - 17/01 - Articulação no município para a segunda oficina de Educadores Sociais e Cuidadores Solidários, com Anjos da Guarda e equipe atuante.

- 21/02 - Encontro com as gestantes – oficina para confeccionar “minos” para as visitas e ornamentação para os berços dos bebês. - 22/02 - Oficina de permacultura na casa de Dona Neuzimar e construção de mandalas – modelo de canteiros para hortaliças que trazem em seu designer uma forma de economizar energia humana e racionalizar água. - 26 a 28/02 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com RN, na comunidade de Altamira, com 23 (vinte e três) participantes. A oficina foi ministrada pelas enfermeiras Wagna e Janaína.

- 18/01 - Planejamento e avaliação das atividades com Educadores Sociais e Cuidadores Solidários. - 22, 23 e 24/01 - Catalogação dos livros adquiridos e campanha na comunidade realizada pelos Educadores Sociais e Cuidadores Solidários. Dos 1000 (mil) livros adquiridos, apenas 8% são literários.

- 28/01 - Visita da equipe de Educadores Sociais e Cuidadores Solidários, no viveiro de mudas, no bairro Laranjeiras. Além da experiência, ganhamos uma grande parceira, Glória Gorete, responsável pelo viveiro e moradora da Vila Ildemar. Ela nos ofereceu para contribuir com o plantio de viveiro na Vila.

- 23/01 a 01/02 - Segunda formação de Educadores Sociais e Cuidadores Solidários. A oficina aconteceu no Projovem, totalizando 40 horas de formação, com a presença de 10 (dez) participantes. Dessa forma, podemos completar a equipe.

- 01 a 15/02 - Continuação da campanha do Banco do Livro no comércio, igrejas, escolas e outros pontos estratégicos. - 04 e 05/02 - Continuação da campanha de aquisição de mudas e sementes e organização dos materiais para a oficina de permacultura. - Oficina de permacultura - teoria e prática. Na Unidade de Saúde Tropical Primavera fizemos nosso espiral de ervas e coroamos com litros descartáveis as raízes das plantas que estavam expostas.

- Continuação dos cadastros do Banco da Solidariedade na comunidade. - Fabricação do adubo orgânico e coleta de sementes e mudas na comunidade. - Plantio das primeiras mudas para o viveiro. - Encerramento da formação de Educadores Sociais e Cuidadores Solidários e planejamento e avaliação com a equipe atuante. - 05/02 - Oficina de Cuidados com RN, na Unidade de Saúde Tropical Primavera, ministrada pelos Educadores Sociais e Cuidadores Solidários. A oficina aconteceu enquanto as gestantes

aguardavam a consulta. Além dos cuidados com o coto umbilical e amamentação, também foi ensinado às mamães como fazer o ninho, - lugar aconchegando e acolhedor.

abordados, mas a educação foi prioridade entre os participantes. - 22/02- Reunião com a Prefeita Gleide Santos e Secretários do Hospital Municipal com representantes da Vale, para apresentação do projeto. - 25/02 - Manutenção do quintal na Unidade de Saúde Tropical Primavera, com o plantio de novas mudas e utilização do adubo orgânico fabricado anteriormente. - 26 e 27/02 - Visita às casas das gestantes, realizada pelos Educadores Sociais e Cuidadores Solidários. - 28/02 - Dia da Beleza com as gestantes na ASCOSVI - Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar. - 01/03 - Planejamento das atividades e avaliação com equipe. - 04/03 - Visitas às gestantes e manutenção do viveiro de mudas. - 05/03 - Oficina de Cuidados com RN, na Unidade de Saúde Principal, enquanto as gestantes aguardavam a consulta.

- 08/02 - Avaliação e planejamento das atividades. - 18 e 19/02 - Plantio de novas mudas e manutenção do viveiro. - 19/02 - Reunião com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e gestores municipais. A reunião aconteceu no Hospital Municipal e houve apresentação do projeto, bem como definições importantes sobre a reestruturação da ala materno-infantil do hospital. - 21/02 - Reunião na ASCOSVI - Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar-, com lideranças comunitárias e representantes da Vale, a fim de criar um comitê de interlocução da Vila Ildemar para definir demandas de atuação da Vale nos trabalhos sociais da Vila. Vários temas foram

- 06/03 - Roda de leitura e contação de histórias na comunidade. - 07/03 - Continuação das práticas de permacultura na Unidade de Saúde Tropical/Primavera. - 08/03 - Avaliação e planejamento das atividades Acontece - 11 e 12/03 - Organização do Banco do Livro. Acontecerá - 13 e 14/03 - Oficina de tinta de terra. Faremos a coleta da terra, separaremos as cores e iniciaremos com a pintura de cartões. - 15/03 - Avaliação e planejamento das atividades.

SANTA RITA - MA Aconteceu - 16/01 - Coleta de livros doados para formação do Banco do Livro. Foram doados ótimos exemplares da literatura infantil e infanto-juvenil. A campanha continua! Construiremos uma cidade de leitores!

- 29/01 - Oficina de permacultura na Vila Fé em Deus. Iniciamos os conceitos de permacultura, empoderando a equipe para desenvolver as práticas nas casas da comunidade. - 30/01 - Reunião com o grupo de mulheres agricultoras de Santa Rita. O encontro contou com a participação de 12 (doze) mulheres. Na oportunidade, marcamos as datas dos encontros mensais de Tecnologias Sociais. - 31/01 - Reunião da Plataforma Santa Rita Sustentável. Neste primeiro encontro do ano, discutimos novas ações do grupo para contribuir com a construção de uma cidade sustentável. Contamos com a participação de novas pessoas na roda. Os próximos encontros da Plataforma acontecerão no final do mês de fevereiro. - 01/02 - Campanha de doação de livros para o Banco do Livro de Santa Rita. Os livros podem ser entregues nos postos de coleta espalhados pela cidade, incluindo a sede do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, localizada à Av. Ivar Saldanha, 60A. - 06/02 - Visita às casas e instituições e cadastro das pessoas para o Banco da Solidariedade. - 08/02 - Prática de permacultura na Vila Fé em Deus - Construção do círculo de bananeiras. Este sistema aproveita a água cinza que sai do banheiro e da pia da cozinha, destinando-a para a produção de bananas. A atividade contou com a participação de 10 (dez) pessoas, alguns vizinhos e educadores do CPCD.

- 18/01 - Coleta de terra para as oficinas de tinta de terra, na Vila Fé em Deus. Como a comunidade não tem variedade de cores, aproveitamos a terra de um poço recém construído. - 23/01 - Construção do viveiro de mudas no quintal de Dona Raimunda Julieta, na Vila Fé em Deus. A atividade contou com a participação de sete pessoas. O viveiro de mudas é nossa primeira prática de permacultura na comunidade.

- 24/01 - Reunião da equipe para planejar as ações do mês de fevereiro. O encontro aconteceu na Vila Fé em Deus.

- 07/02 - Início da construção do viveiro de mudas na casa de Dona Andrelina, na Vila Fé em Deus. Todas as mudas produzidas serão plantadas pela comunidade. Inicialmente, plantaremos árvores frutíferas. - 15/02 - Oficina de permacultura. Construção de um espiral de ervas no quintal de Dona Raimunda Julieta, na Vila Fé em Deus. - 15/02 - Início da construção do viveiro de mudas no quintal de Dona Conceição, na Vila Fé em Deus. A atividade contou com a participação de cinco pessoas. Juntamos sementes frutíferas para os viveiros de mudas, tanto na comunidade, como também na zona urbana. - 18 a 22/02 - Oficina de Educador Social, com a participação de oito pessoas, para a formação da equipe de Educadores do projeto. Na oficina, construímos um time, para discutir e procurar soluções para uma cidade sustentável.

- 05/03 - Cadastro dos voluntários para o Banco da Solidariedade. O cadastro aconteceu nas escolas estaduais. - 05 a 07/02 - Oficina PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com o RN. Poderão participar da oficina profissionais das equipes de Saúde da Família, Assistência Social, Educação e pessoas da comunidade - lideranças, parteiras, religiosos, etc. - 07/03 - Oficina de brinquedos de sucata, com as crianças na Vila Fé em Deus. Na oportunidade, discutimos sobre a importância da reciclagem e a redução do lixo nos quintais. - 09/03 - Reunião com o grupo de mulheres, no Povoado de Pedreiras. Acontece - Organização da sede do projeto em Santa Rita, localizada à Av. Ivar Saldanha, nº 60A, no Centro. Neste espaço, serão montados os Bancos do Livro, da Solidariedade, de Tecnologias e Biblioteca. - Coleta de garrafas PET para as oficinas de permacultura na Vila Fé em Deus. - Inscrições para a oficina de Educador Social. A oficina acontecerá à tarde, na sede do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento - Av. Ivar Saldanha, nº 60ª - Centro. - Mutirão de limpeza na Vila Fé em Deus, na casa de Maria, com a participação de vizinhos e moradores. - Campanha de doação de livros para o Banco do Livro, nas escolas que retornam suas atividades no mês de março. Acontecerá - 12/03 - Campanha de doação de livros para o Banco do Livro, realizada nas escolas estaduais. Início às 8h e, à tarde, às 14h. - Permacultura e construção do espiral de ervas, na Vila Fé em Deus. Início às 14h, na casa de Nilzete. - 14/03 - Construção do viveiro de mudas na Vila Fé em Deus. Início às 14h.

- 20/02 - Encontro comunitário com o grupo de mulheres lavradoras de Santa Rita, para apresentação da permacultura. Na sede do grupo, construiremos um quintal com essas práticas. A intenção é que a produção seja vendida.

- 18/03 - Reunião de planejamento da equipe de Educadores Sociais. Início às 14h, na sede do Projeto Trilhos. - 22/03 - Reunião da Plataforma. Início às 14h, na sede do projeto. - 27/03 - Organização do Banco do Livro. Início às 14h. BURITICUPU - MA Aconteceu - 15 e 16/01 - Articulação no município para o encontro da Plataforma e visita às novas Secretarias empossadas - Saúde, Educação, Agricultura. - 17 e 18/01 - Encontro da Plataforma Buriticupu Sustentável, no IFMA - Instituto Federal do Maranhão. 57 (cinquenta e sete) pessoas participaram do encontro. Felizmente, 15 (quinze) novos membros e três novas instituições passaram a fazer parte da nossa roda.

- 23 a 30/01 - Formação de Educadores Sociais. A oficina aconteceu na Escola Estadual Fernando Castro. 26 (vinte e seis) pessoas participaram de 40 (quarenta) horas de formação. Todo o grupo foi indicado e convidado pelos participantes da Plataforma Buriticupu Sustentável.

- 31/01 - Encontro da Plataforma Buriticupu Sustentável para estudo do PPA - Plano Plure Anual - do município. Essa ideia surgiu com o objetivo de promover o envolvimento e o empoderamento das pessoas, a partir do conhecimento da lei municipal. - 01/02 - Lançamento da campanha de arrecadação de livros para o Banco do Livro. Entrevista na Rádio Tropical e visita às escolas estaduais e entidades locais. - 01 a 15/02 - Campanha dos Bancos da Solidariedade e do Livro, realizada no comércio local, igrejas e outros pontos estratégicos. - Com a presença de representantes das Secretarias de Educação e Assistência Social, Superintendência Regional de Educação, Plataforma Buriticupu Sustentável e CPCD, o Prefeito de Buriticupu assinou o comodato para cessão do espaço do Farol da Educação. Por três anos funcionarão ali os Bancos do Livro, Solidariedade, Tecnologias e um Centro de Referência para todas as ações desenvolvidas que visem à sustentabilidade. Mais importante do que o espaço são as parcerias e o apoio da comunidade. - Organização e montagem do espaço Farol do Conhecimento. Nesse local, planejamos, juntamente com a Plataforma, construir um Centro

- 17/01 - Vinda da Plataforma à comunidade Buritizinho-Visita do grupo Plataforma à comunidade Buritizinho. Lá, visitamos o Sr. Genival, um Ponto Luminoso da comunidade que faz parte da Plataforma. Na oportunidade, conhecemos o criatório de peixes do Sr. Genival e conversamos sobre o Rio Buritizinho. Uma das metas da Plataforma é pensar como poderemos limpar e revitalizar o rio, uma grande riqueza da cidade que está altamente poluída.

de Referência do projeto onde se concentrarão três Bancos/Tecnologias do CPCD: Banco do Livro, Banco de Tecnologias e Banco da Solidariedade. A conquista desse espaço só foi possível graças à parceria com a Secretaria de Educação e a iniciativa dos participantes da Plataforma, que organizaram todos os trâmites para a transferência do espaço cedido pela Superintendência Regional de Educação e pela Prefeitura Municipal.

- 18 e 19/02 - De quantas Maneiras Diferentes e Inovadoras podemos envolver toda a comunidade na discussão sobre o compromisso ambiental? Foi pensando nessa questão, que surgiu a ideia de iniciarmos uma campanha educativa, envolvendo as Vans que levam os passageiros de Buriticupu a Açailândia, Imperatriz, Santa Inês e Santa Luzia. Assim, colaremos um adesivo nesses automóveis e deixaremos sacolas de lixo em cada um deles. A ideia é simples, mas muito valiosa: se cada Van transporta, em média, 10 (dez) passageiros por viagem e faz quatro viagens ao dia, no mínimo, 40 (quarenta) pessoas verão a mensagem da Plataforma.

- 18 a 23/02 - Inscrição para capacitação de Cuidador Solidário, na comunidade Buritizinho. Os ACS’s são responsáveis pela inscrição dos interessados. - 25 a 27/02 - Participação da equipe de Educadores Sociais na Jornada Pedagógica – capacitação dos professores para o início do ano letivo. Acontece - Aos sábados, no Farol do Conhecimento - Grupo de estudo sobre “Cidadania”. Os jovens participantes do Movimento Estudantil de Buriticupu - MEB - reúnem-se aos sábados para ler, estudar e conversar sobre o tema. - 01 a 15/03 - Formação de Cuidador Solidário na comunidade Buritizinho. - 01 a 15/03 - Campanha dos Bancos da Solidariedade e do Livro no comércio, igrejas e outros pontos estratégicos da comunidade. Acontecerá - 19/03 - Reunião na comunidade Buritizinho para apresentação do projeto na Escola Municipal.

- 10 a 15/02 - Planejamento do trabalho e divulgação do espaço Farol do Conhecimento, através de visitas às escolas, entidades, comércio local e campanha “boca a boca” com a comunidade em geral. - 18/02 - Encontro da Secretária de Saúde do Estado, Cristina Loyola, com as novas Secretárias Municipais empossadas - Saúde e Educação. A reunião aconteceu na Secretaria de Saúde e contou com a presença da coordenadora da Atenção Básica, uma representante da Secretaria de Educação, Conselheiros e responsáveis pelas equipes de saúde no município, entre outros profissionais.

BOM JESUS DAS SELVAS - MA Aconteceu - 16/01 - Roda de história para troca de experiência entre as Educadoras. Foram identificadas 24 (vinte e quatro) novas histórias.

- 23/01 - Pintura com tinta de terra na casa de Dona Maria. Participaram do evento 14 (quatorze) pessoas.

- Entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, aconteceram três atividades: oficina comunitária para confecção de colares de retalho; oficina de brinquedos e confecção de composto orgânico. As ações foram coordenadas pelas Educadoras que participaram da formação de Educadores Socais. 28 (vinte e oito) pessoas da comunidade estiveram presentes. - 19/01 - Reunião na Casa Familiar Rural para conversa sobre o início de uma parceria com o Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento. Seis pessoas estiveram presentes. - 21/01 - Construção do viveiro de mudas no quintal de Dona Luzia. As mudas foram confeccionadas pelas Educadoras nos meses de dezembro e janeiro. Foram feitas 40 (quarenta) mudas. O viveiro tem capacidade para 300 (trezentas). - 22/01 - Coleta de terra na região da comunidade Nova Vida para confecção de tinta. Oito Educadoras participaram dessa atividade e foram identificadas 12 tonalidades diferentes. - Pintura com tinta de terra na casa de Dona Luzia; na casa, construímos o primeiro viveiro de mudas da comunidade. O objetivo é desenvolver neste local todas as nossas práticas, para que os moradores possam conhecer e replicar o aprendizado. Participaram da atividade 13 (treze) pessoas. - 25/01 - Roda para planejamento das atividades do mês de fevereiro, realizada na comunidade Nova Vida. Esse planejamento contará com a participação de Carmosina, Agente de Saúde da Comunidade. - 28/01 - Roda de contação de histórias, na comunidade Nova Vida, realizada em frente a casa do Sr. Madruga. Participaram da atividade 34 (trinta e quatro) crianças e cinco adultos. 39 (trinta e nove) livros foram emprestados. - 01/02 a 22/02 - A mobilização em Bom Jesus das Selvas para a oficina de Cuidadores Solidários e Educadores Sociais acontece com visitas às escolas e divulgação do trabalho em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, Conselho Tutelar, Amor Exigente e o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos.

- 01/02 - Campanha de arrecadação de livros para montagem do Banco do Livro. Até o momento, já foram arrecadados 72 (setenta e dois) exemplares. A campanha continua e os pontos de coleta são: Cartório, CREAS e Conselho Tutelar.

- 18 e 21/02 - Cadastro no Banco da Solidariedade dos moradores da comunidade Nova Vida. Foram feitos 87(oitenta e sete) cadastros. - 25/02 a 01/03 - Oficina de Cuidadores Solidários e Educadores Sociais, em Bom Jesus das Selvas, para ampliar o número de Educadores atuantes e, consequentemente, as ações desenvolvidas. Durante a oficina, serão apresentadas as quatro dimensões do projeto, a Carta da Terra e a metodologia do CPCD. - 19/02 - Apresentação do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, feita pela Professora Cristina Loyola aos Secretários de Saúde, Educação, Administração, Assistência Social, diretor do Hospital Municipal e uma vereadora.

- 07/02 - Construção de um canteiro em forma de mandala e confecção de 20 (vinte) litros de biofertilizante, no quintal da Igreja da comunidade Nova Vida. Participaram desta atividade oito pessoas. - 08/02 - Encontro da equipe de Educadores Sociais com Carmosina, Agente de Saúde de Nova Vida, para planejamento de atividades.

- 27/02 - Reunião com o Secretário de Educação para conversar a respeito da implantação da Biblioteca e Banco do Livro e realização da oficina do Bornal de Jogos com professores da rede municipal. - 27/02 - Oficina comunitária com moradores da comunidade Nova Vida para produção de xarope de ervas. - 05/03 - Encontro com os participantes da Plataforma de Bom Jesus das Selvas. - 25/02 a 08/03 - Oficina de Cuidadores Solidários e Educadores Sociais, em Bom Jesus das Selvas, na Universidade Aberta do Brasil, entre 08h e 12h. Foram inscritas 20 (vinte) pessoas.

- 14 e 15/02 - Roda de história com moradores da Vila Estação, comunidade Nova Vida, com a participação de 46 (quarenta e seis) pessoas.

Este informativo contou com a contribuição de Astrogilda J. Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Eliane Luiz de A. Oliveira, Vânia Lúcia Coutinho, Jorge Luiz P. Pinto, Washington A. Rodrigues, Gleidiane O. Santos, Doralice B. Mota, Diana Ribeiro e Simone Cecília M. da Mata.

coordenação

patrocínio

parceiros