You are on page 1of 5

TRABALHO DE CARGOS E SALARIOS

Nome: Caio Campos de Melo Série: 2° MIT Turno Matutino

INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre Cargos e Salários,Seguramente, um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos numa organização é a existência de sistemas estruturados de cargos e salários/remuneração e plano de carreira, consistentes e voltadas para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da Empresa. Um bom Plano de Cargos e Salários deve ser construído a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (comparação com o mercado) e

de modo a permitir: avaliação de cargos e salários baseada em critérios técnicos. o qual normatiza internamente a promoção e a progressão das carreiras na empresa.deve ainda estar apoiado numa política e procedimentos claros de administração. na melhoria do clima organizacional. A gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas. pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade. e ainda. aumento da qualidade. eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas . da produtividade e motivação dos empregados. captação e retenção de mão-deobra. CARGOS E SALÁRIOS As políticas salariais são realizadas através de plano de cargos e salários.

há princípios que acabam por proteger o trabalhador de certas incoerências ou distorções que possam ocorrer em suas remunerações. atribuindo-lhes valores justos e coerentes. . No entanto.Função: é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a um cargo. A falta do plano de cargos e salários na empresa geralmente traz definições de salários.Tarefa: é a unidade do trabalho que requer certa habilidade mental ou física para determinado fim. . através do exercício da avaliação da estrutura funcional separando tarefas e responsabilidades que corresponderão a cada cargo. CONCEITOS GERAIS Alguns conceitos gerais que envolvem a implantação de cargos e salários em uma empresa: . indiretamente. A importância do plano de cargos e salários está justamente na possibilidade de se garantir esta isonomia. promoções ou reconhecimentos sem uma adequada avaliação para este reconhecimento.Atualmente não há legislação trabalhista que trate especificamente da Gestão de Cargos e Salários.

. . CONCLUSÃO Concluímos que plano de cargos e salários nada mais é que uma avaliação clara e objetiva da importância relativa de cada cargo dentro de uma empresa. visando estabelecer uma produtividade compatível com a qualificação. A diferença entre cargo e função é que o cargo é a posição que uma pessoa ocupa dentro de uma estrutura organizacional determinado estrategicamente e função é o conjunto de tarefas e responsabilidades que correspondem a este cargo.Cargo: é uma composição de funções ou atividades equivalentes em relação às tarefas a serem desempenhadas. o qual é definido estrategicamente na busca da eficiência da organização. podendo ser fixo ou variável.Salário: é o pagamento em dinheiro como contraprestação ao trabalho. habilidades e limitações de um profissional e/ou outoditada onde classificará seu valor em espécie .

gerentes. etc.para a empresa. . Avaliam cada cargo e sua importância dentro de uma empresa visando à natureza por excelência de cada cargo. Onde diretores.