You are on page 1of 20

TOPOGRAFIA

Áreas e Volumes

Áreas e Volumes
¨ 

A estimativa da área de um terreno pode ser determinada através de medições realizadas directamente no terreno ou através de medições gráficas sobre uma planta topográfica. As áreas que realmente interessam em todos os trabalhos topográficos são as correspondentes à projecção horizontal do terreno. Um terreno plano e um inclinado podem ter a mesma área legal e administrativa, mesmo que as suas áreas reais sejam distintas.

¨ 

¨ 

Áreas e Volumes ¨  A área de um terreno pode ser estimada por vários processos: ¤  Processo geométrico (decomposição em figuras elementares) Processo analítico (coordenadas cartesianas dos vértices. média das alturas. trapézios. quadrículas) Processo mecânico (planímetros) ¤  ¤  . parábolas ou de Sympson.

trapézios. quadriláteros. ¨  .Áreas e Volumes DECOMPOSIÇÃO EM FIGURAS ELEMENTARES ¨  Consiste em dividir a área a ser estimada em figuras geométricas conhecidas tais como: triângulos. Aplica-se quando os contornos são poligonais.

Áreas e Volumes COORDENADAS CARTESIANAS DO VÉRTICE ¨  A área é calculada a partir das coordenadas cartesianas do contorno poligonal que limita o terreno. .

Áreas e Volumes MÉTODO DA MÉDIA DAS ALTURAS ¨  AB = maior eixo y = rectas perpendiculares a AB ¨  A área pode ser estimada substituindo a figura por um rectângulo de lados AB e Ym. cuja área = AB × Ym. .

Áreas e Volumes MÉTODO DOS TRAPÉZIOS OU DE BEZOUT ¨  AB = maior eixo y = rectas perpendiculares a AB =bases dos trapézios h = altura do trapézio/triângulo .

º de par de intervalos com o mesmo espaçamento .Áreas e Volumes MÉTODO DAS PARÁBOLAS OU DE SIMPSON ¨  Dividir a área num n.

.Áreas e Volumes MÉTODO DA QUADRÍCULA ¨  Consiste em sobrepor uma quadrícula de dimensões conhecidas sobre a figura da área a determinar e contar o número de quadrados inscritos nesta.

Áreas e Volumes PLANÍMETRO ¨  Instrumento que mede a área de uma região simplesmente percorrendo o contorno que a delimita e com base em princípios matemáticos sofisticados. .

Áreas e Volumes ¨  O volume pode ser estimada por vários processos: ¤  ¤  ¤  ¤  ¤  ¤  Decomposição em troncos de cone Método aproximado Decomposição em formas simples (formas mais complexas) Método da área média Método exacto Método da média das áreas .

pode-se tomar como estimativa: . E – equidistância natural M – área da secção equidistante das bases A1 e A2 ¨  No caso de não ser possível medir M. sendo A1 e A2 áreas das figuras limitadas pelas curvas de nível.Áreas e Volumes DECOMPOSIÇÃO EM TRONCOS DE CONE ¨  Considere-se duas curvas de nível.

Áreas e Volumes MÉTODO APROXIMADO ¨  Condições de aplicação: Superfícies laterais planas e verticais = base plana e horizontal h = cota de trabalho = cota terreno .cota de projecto .

escolhidas de modo a que correspondam ou só a escavação (Es) ou só a aterro (At).  Divide-se a área num conjunto de áreas elementares. hm – Altura média) Volume total (Es ou At) = soma algébrica dos volumes calculados anteriormente. S – Secção ou área da base. ¨  Metodologia 1. Determina-se para cada vértice as cotas de trabalho (diferença entre as cotas do terreno e as cotas do projecto).  4.  3.  2. Determina-se para cada área. as cotas do terreno dos vértices.  5. .Áreas e Volumes DECOMPOSIÇÃO EM FORMAS SIMPLES ¨  Aplica-se a formas complexas e consiste em dividir estas em formas mais simples. Volume correspondente a cada área elementar = S × hm (V – Volume.

  Calcular A1 e A2 .  Desenhar P1 2.  Desenhar P2 3.Áreas e Volumes MÉTODO DA ÁREA MÉDIA ¨  Cálculo do volume entre perfis: 1.

Am = área da secção média (l/2) Fórmula do prismóide . entre bases ou altura do prismóide.Áreas e Volumes MÉTODO EXACTO ¨  Se a geometria se aproxima de um prismóide sólido ¤  Limitado por duas faces planas e paralelas (bases). A2 = área das bases. ¤  A1. ¤  Limitado por uma superfície gerada por uma recta que se apoia nas bases. ¤  l = dist.

.Áreas e Volumes MÉTODO DA MÉDIA DAS ÁREAS ¨  Se as geratrizes do prismóide são paralelas.

Áreas e Volumes MÉTODO DA MÉDIA DAS ÁREAS ¨  No caso de perfis mistos: .

Áreas e Volumes MÉTODO DA MÉDIA DAS ÁREAS ¨  No caso de perfis mistos: .

Universidade de Coimbra. Universidade do Minho. Cidália C. Departamento de Matemática FCTUC. Apresentações teóricas no âmbito da disciplina de Topografia.Áreas e Volumes BIBLIOGRAFIA Fonte. Elisabete (2011). “Textos de apoio de Topografia”. Freitas. ..