You are on page 1of 3

Circuito elétrico

Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.

Definições         Nó - Ponto do circuito ao qual estão ligados dois ou mais elementos. Nó essencial - Ponto do circuito ao qual estão ligados três ou mais elementos. Caminho - Sequência de elementos ligados entre si na qual nenhum elemento é incluído mais de uma vez. Ramo - Caminho que liga dois nós. Ramo essencial - Caminho que liga dois nós essenciais, sem passar por outro nó essencial. Malha - Caminho cujo último nó coincide com o primeiro. Malha essencial - Malha que não inclui nenhuma outra malha. Circuito planar - Circuito que pode ser desenhado em um plano sem que os ramos se cruzem. Leis elétricas

Uma série de leis se aplicam à circuitos elétricos. Entre elas:  Leis de Kirchhoff  Lei das Correntes ou Lei dos Nós: A soma de todas as correntes que entram num nó é igual à soma de todas as correntes que saem do nó.  Lei das Tensões ou Lei das Malhas: A soma de todas as tensões geradas menos a soma de todas as tensões consumidas numa malha é igual a zero.  Lei de Ohm: A tensão entre as duas pontas de um resistor é igual ao produto da resistência e a corrente que flui através do mesmo.  Teorema de Thévenin: Qualquer circuito elétrico formado por fontes de tensão, fontes de correntes e resistores com dois terminais possui um circuito equivalente formado por uma fonte de tensão em série com um resistor.  Teorema de Norton: Qualquer circuito elétrico formado por fontes de tensão, fontes de correntes e resistores com dois terminais possui um circuito equivalente formado por uma fonte de corrente em paralelo com um resistor.

Existe também um circuito simples, composto de três elementos, um condutor ou rota (fio elétrico), uma fonte de energia (bateria), e um resistor elétrico (lâmpada), que é qualquer objeto que precise de eletricidade para funcionar.

A: Resistor. F: Indutância. D: Fonte de CD. E: Fonte de CA. H: Lâmpada.11 Símbolos usados para desenhar circuitos elétricos.Símbolos usados para denotar os diferentes componentes usados nos circuitos elétricos: Figura 1. C: Capacitor. B: Resistor variável. . G: Interruptor.

Pilhas ou baterias serão representadas pelo símbolo: Símbolo representando uma fonte de energia O traço menor representa o polo negativo e o maior. uma vez que a maior parte da energia elétrica é transformada em energia térmica. estão ligadas em série. com um aparelho resistivo. no circuito. que as três pilhas estãoconectadas em sequência. o positivo. Uma lâmpada incandescente também pode ser considerada um resistor. ou seja. Quando o aparelho estiver desligado. O chuveiro elétrico também possui um resistor. Os símbolos que utilizaremos para indicar os circuitos têm como objetivo principal a representação de aparelhos. em seu filamento. . fios de ligação e interruptores. Qualquer circuito com um resistor será representado pelo símbolo da resistência e qualquer tipo de interruptor será representado como na figura abaixo. O interruptor desse aparelho é acionado pela pressão da água sobre um diafragma. Símbolo de chave aberta e chave fechada. de forma que o polo positivo de uma seja ligado ao negativo da outra. a chave estará aberta. em energia luminosa. fontes.Podemos representar o aparelho elétrico resistivo só por seu resistor. utilizando o símbolo da figura abaixo. que produz o contato elétrico entre os fios de ligação e o resistor. Símbolo de um resistor e representação do circuito elétrico simples aberto. Observe. e seu circuito é semelhante ao da segunda figura. e o restante. Representação de um circuito elétrico de uma lanterna alimentada por três pilhas.