Neste artigo, vamos abordar funções mais avançadas DHCP e temas como as opções do servidor, superescopos, escopos de multicast

, DNS dinâmico, banco de dados DHCP de backup e restauração, a migração DHCP, DHCP e resolução de problemas. Nós vamos cobrir esses temas de duas maneiras: através da construção de fora da nossa aplicação anterior e usando a imaginação! Ok, usando nossa imaginação para o efeito pode parecer bobagem, mas isso irá nos dar a oportunidade de aprender como indiretamente, por quê, e onde esses recursos avançados DHCP e tópicos entram em jogo em rede do mundo real e como outras tecnologias de rede estão envolvidos em uma implementação de DHCP. Vamos imaginar que estamos construindo nosso servidor DHCP para uma empresa que tem dois edifícios, A e Edifício B, cada um com um piso único (por enquanto). Um edifício está em uma rede 192.168.0.0/24 e Construção B está em uma rede 192.168.1.0/24. Apesar de cada prédio tem seu próprio servidor DNS (192.168.0.252 e 192.168.1.252), WINS do servidor (192.168.0.251 e 192.168.1.251) e Cisco Catalyst 4507R E- switch (192.168.0.254 e 192.168.1.254), apenas um único DHCP servidor existe - é o que temos vindo a construir e que reside no edifício A. Os clientes e servidores em cada edifício contato com as respectivas switches Cisco Catalyst e os interruptores são uplink para um roteador Cisco para conectividade com a Internet. O notável é única configuração com a opção B Edifício: está configurado com o ip helper-address 192.168.0.253 comando. O endereço IP de comando auxiliar diz o interruptor para encaminhar solicitações de DHCP na sub-rede local para o servidor DHCP, uma vez que os clientes no Edifício B inicialmente não pode se comunicar com o servidor DHCP diretamente. Não estamos preocupados com qualquer outra configuração ou tecnologias de rede por enquanto. Opções de servidor As especificações do nosso estado companhia imaginária que a empresa tem dois edifícios - um edifício de edifícios e B. No nosso primeiro artigo, criamos um espaço chamado "Edifício A, Piso 1", para um escopo para o nosso primeiro prédio já está feita. Neste artigo, vamos criar um espaço para Edifício B, Piso 1, usando as instruções do nosso artigo Basic Configuration DHCP e as seguintes especificações para o escopo:

uma opção necessária não está disponível. queremos ativá-lo também. as opções do servidor. Por exemplo. teria de ser definida . mas porque essa opção não está disponível. percebemos que nossos espaços tem o seguinte em comum:    Os servidores DNS Os servidores WINS Nome de domínio Para evitar ter de introduzir novamente estas informações. no entanto. os telefones IP da Cisco requerem a opção 150. tivemos a entrada de um monte de as mesmas informações do nosso "Edifício A. Observe que. Para fazer isso: 1. No caso em que tivemos vários outros âmbitos para criar. ao criar este espaço. Piso 1" âmbito de aplicação. É aí que as opções do servidor são úteis. nós certamente não queremos ser introduzir as mesmas informações de cada vez para cada escopo. Opções de servidor permitem que você especifique as opções que todos os âmbitos têm em comum. Ao criar dois escopos. tomar um momento para percorrer a longa lista de opções disponíveis.Depois de criar o espaço. vamos criar essas opções. Nem todas as opções são necessários ou utilizados em cada ambiente. Em alguns casos. No MMC DHCP Server clique em Opções com o botão direito e escolha Configurar opções Quando o servidor de janela Opções vem para cima.

Fora isso. Isso irá ativar a seção de entrada de dados. 5.cx entrar no campo de texto Valor da seqüência. Isso irá ativar a seção de entrada de dados. Botão direito do mouse no nó do servidor na MMC DHCP e escolha Definir opções predefinidas . Isto irá definir o tipo de nó da estação de trabalho para "Hybrid".168. Desça até a opção 046 WINS / NBT Tipo de nó e colocar uma marca em sua caixa para ativar a seção de entrada de dados. 4. Desça até a opção 015 DNS Domain Name e coloque uma marca em sua caixa. firewall. digite 192. Isso irá ativar a seção de entrada de dados. Nessa seção. Nessa seção.1.251 para o endereço IP e clique em Adicionar. 2. No entanto.168. De volta ao MMC DHCP.0. opções de 006 servidores de DNS. Nessa seção.168.0. Nessa seção. e 003 Roteador geralmente são suficientes. se você clicar em Opções Server nó você vai ver o seguinte: escopos posteriormente irão herdar estas opções. as opções de escopo seria substituir as opções do servidor na consignação.252 para o endereço IP e clique em Adicionar. Em seguida. tipo 192. Desça até a opção 044 WINS NBNS / e colocar uma marca em sua caixa.manualmente.251 como um outro endereço IP e clique em Adicionar novamente.1. Se nós tivemos telefones IP da Cisco em nosso meio poderíamos definir Opção 150 como segue: 1. Isto irá acrescentar que os dois servidores como servidores WINS. Isto irá acrescentar que os dois servidores como servidores de DNS.168. digite "0x8" para o campo de texto Byte e clique em OK. 015 DNS Domain. Desça até a opção 006 Servidores DNS e colocar uma marca em sua caixa. Em seguida. se as opções de escopo são especificados em seguida. 3.252 como um outro endereço IP e clique em Adicionar novamente. se não forem especificadas as opções de escopo. digite 192. que é preferida. digite 192.

mas os clientes só pode ser referenciada pelo endereço IP. digite 150. Quando a janela de opções do tipo surge. Marque a caixa ao lado da Matriz 8. 4. nomes de clientes de host e endereços IP já deve . 6. 7. selecione Endereço IP. 5. você verá a opção 150 disponíveis. No campo de texto de código. Dynamic DNS Neste ponto. Se você voltar para o / Server Âmbito janela Opções de novo. digite uma descrição para o escopo. No campo de texto Descrição.2. Às vezes é necessário ou útil para clientes de referência por seus nomes de host em vez de endereços IP. clique em Adicionar 3. a nossa rede imaginária pode servir um número significativo de clientes. Quando a janela de Valores e opções predefinidas aparecer. digite um nome para a opção como "servidor TFTP para telefones IP da Cisco". Na queda-Type no menu Dados. tais como "usado pela Cisco IP Phones". Clique em OK duas vezes. Mas para o DNS para ser capaz de fazer isso. DNS resolve nomes de anfitrião para endereços IP do cliente.

as duas opções marcadas abaixo precisariam ser selecionados: Mas se fosse esse o caso. ou o próprio servidor DHCP. . você: 1. Clique na guia Avançado na janela Propriedades. para registrar os clientes no DNS automaticamente mediante a cessão do cliente de um endereço IP. têm sistemas legados operacional Windows. Felizmente. você também tem de especificar as credenciais que o servidor DHCP usaria para DDNS em nome dos clientes. Então. como estações de trabalho serão registrados no DNS? A resposta é usar DNS dinâmico (DDNS). Para fazer isso. Para ver as opções disponíveis para DDNS: 1. clique na guia DNS. um recurso que permitirá que os clientes. DDNS está configurado automaticamente para trabalhar em um ambiente de domínio. No MMC DHCP. Quando a janela Propriedades se abre. Se a rede tem alguns clientes que não estão no domínio.estar registrado no DNS. botão direito do mouse no nó do servidor e escolha Propriedades 2. Os servidores são normalmente registrados no DNS manualmente pelo administrador. concedeu que o DNS está também configurado corretamente na rede. mas não são estações de trabalho. ou não são capazes de registrar seus nomes de host e endereços IP no DNS.

2. O problema com a primeira opção é que você não pode sempre ser capaz de alargar o âmbito de aplicação. esta opção pode não ser o ideal dependendo . dependendo do escopo SubnetMask e se escopos consecutivos foram criados com base nessa sub-redes.1. Em um ambiente do mundo real. Excluir e recriar o espaço com uma SubnetMask diferentes que permite mais hosts.Clique no botão Credenciais. Embora a terceira opção de trabalho. Clique em OK duas vezes para sair da janela Propriedades. Amplie o escopo para incluir mais endereços IP. você deve criar um nome de usuário e outra senha que seriam utilizados exclusivamente para DDNS e indicá-lo aqui em seu lugar. Superâmbitos Vamos imaginar que o número de estações de trabalho cliente no Piso 1 do Edifício A foi expandido para além do número de endereços IP disponíveis que o nosso "Edifício A. o servidor DHCP não seria automaticamente locar os endereços IP a clientes do segmento de rede física. digite um nome de usuário e senha de administrador e firewall para o domínio. O que podemos fazer para fornecer endereços IP aos clientes adicionais? As seguintes opções podem aparecer para ser soluções. 3. Criar um espaço adicional para esse segmento de rede. 3. Quando o DNS Dynamic Update janela Poderes surge. Piso 1" âmbito de aplicação poderia oferecer. mas elas nem sempre são possíveis: 1. 2. mesmo se você criar um espaço adicional. O problema com a segunda opção é que.

apenas criar um superescopo não é a solução completa. Criar um superescopo que inclui o âmbito esgotado e um novo escopo com endereços IP disponíveis A primeira opção poderia resolver o problema. Ativar o escopo quando terminar.da quantidade de alterações adicionais baseados em rede também seriam necessários para alcançar a solução. Na próxima tela. servidor DNS e servidor WINS. você será solicitado a digitar um nome para o escopo. clique em t Nex 3. Como alguns clientes nesse segmento de rede que tenham endereços IP de uma rede diferente. a interface do roteador do segmento também teria de ser atribuído um endereço IP adicional que está na mesma rede que o escopo adicional. mas. quando um dos escopos de se esgotarem os endereços IP. Digite "Todos Edifício A. Então. Agora vamos criar um superescopo e coloque o edifício de dois Uma âmbitos em que: 1. Coloque os clientes adicionais em uma VLAN separada e criar um espaço para que a VLAN que está em uma rede totalmente diferente 2. vamos resolver o problema usando os recursos do DHCP. No MMC DHCP. o servidor DHCP se iniciar automaticamente leasing para fora endereços IP do que em outros âmbitos superescopo. uma vez que este é um artigo de DHCP. primeiro temos que criar o escopo adicional. Aqui estão as especificações escopo: O alcance vai herdar as opções do servidor DNS para o nome de domínio. No entanto. Piso 1" e clique em Avançar . Existem algumas opções para resolver esse problema: 1. Para usar essa solução. para a segunda opção será a nossa escolha! Superâmbitos permitem associar os escopos de redes separadas em um escopo. botão direito do mouse no nó do servidor e escolha Novo Superscope 2. Quando o Novo Superscope Wizard aparecer.

Na tela seguinte. você será solicitado a selecionar os escopos que farão parte do superescopo. o servidor vai começar a emitir os endereços IP no "Edifício A. Selecione os escopos abaixo e clique em Avançar 5.".4. Superscope Todos Edifício A. De volta à MCC DHCP. Piso 1" Agora. clique em Finish para concluir o assistente. Piso 1" esgotarem os endereços IP. você vai ver que os dois escopos selecionados anteriormente tenham sido colocados sob um novo escopo . Prolongado" Multicast escopos . Na próxima tela. Piso 1 -. quando o escopo intitulada "Construindo A.

a aplicação seria alugar um multicast endereço IP do servidor MADCAP e fluxo para aquele endereço IP. Na próxima tela.0 no campo Endereço IP 239. especifique um nome de escopo de "Videoconferência" e uma descrição do escopo de "escopo de difusão seletiva para os apresentadores da conferência. Desde esse escopo será somente o serviço de vídeo conferências dentro da empresa. . No MMC DHCP. clique em Avançar 4. Um exemplo de uma aplicação que alugaram um endereço de multicast IP de um servidor MADCAP é um pedido antigo do Windows 2000 chamada discagem telefônica. Quando o New Scope Wizard Multicast aparecer. Clique em Avançar quando terminar. botão direito do mouse no nó do servidor e escolha Novo Multicast Âmbito 2.1. clique em Avançar 3.Os sistemas mais comuns e as aplicações que utilizam multicast têm endereços IP multicast configurados estaticamente ou codificadas de alguma forma.192. que define uma faixa de endereços IP no intervalo de âmbito multicast organização local. para sistemas e aplicações que necessitam de endereços IP multicast atribuído dinamicamente. Esta aplicação permitiu a criação de vídeo-conferências que as pessoas pudessem participar. como Windows Server 2003.1. Deixe o TTL em 32. Ao criar uma conferência.192. Os clientes que pretendam aderir a conferência "juntar" esse grupo multicast estabelecido. Na próxima tela. eles arrendá-los a partir de um (Multicast Address Dynamic Client Allocation Protocol) MADCAP servidor. digite 239." Depois. No entanto. Configurar um escopo de multicast é semelhante à criação de um escopo da norma: 1.255 Iniciar e no campo IP Address End.

Direito do mouse no escopo de multicast e escolha Propriedades 2. Quando esta data e hora é atingido. . clique na guia da vida. selecione "escopo de difusão seletiva termina em" e selecione quando você gostaria que ele expire. clique em Avançar novamente. finalmente. Na tela seguinte. o servidor automaticamente exclui o escopo. Quando a janela Propriedades se abre. que abrange o backup do banco de dados DHCP e restauro. clique em Concluir 5. Na próxima tela. Conclusão O avançado artigo de configuração DHCP continua com a parte 2. expanda o escopo de difusão seletiva que acabamos de criar e selecione Pool de Endereços. as funções de escopo de difusão seletiva a mesma como um escopo padrão. defina os dias a 1 e clique em Avançar 3. Para a maior parte.1. Sem exclusões precisam ser definidos. Uma característica diferente é que você pode definir um escopo de multicast para expirar automaticamente e apagar-se em um determinado momento. Na tela seguinte. O servidor DHCP pode agora fornecer endereços de IP multicast. 4. Selecioná-lo e eliminá-lo. 3. Na guia Lifetime. De volta ao MMC DHCP. Note que um intervalo de exclusão abrangendo toda a piscina também é criado. resolução de problemas usando o serviço DHCP logs de auditoria e. Para configurar: 1. Na tela seguinte. DHCP Migração. 2. clique em Avançar para ativar o escopo.

CompTIA Server +. MCP. Caso você tenha encontrado o artigo útil. nós realmente aprecio você compartilhálo com outras pessoas usando os serviços prestados no canto superior esquerdo deste artigo. segurança de conteúdo e software de mensagens instantâneas para pequenas e médias empresas. Sobre o autor Nuno Delgado ( KiLLaBeE ) é um membro valioso da comunidade Firewall. terceirização de processos de negócios da empresa. Nuno auxilia no apoio ao longo de mil e quinhentos clientes internos e externos a nível nacional. Em sua posição. GFI Software oferece a única e melhor fonte de segurança de rede.Para continuar com o nosso artigo.cx alcançar mais pessoas através de tais serviços.cx e um técnico de TI de uma tecnologia. Nuno detém actualmente a MCSA. clique aqui: Configurando DHCP Advanced Server no Windows 2003 .Parte 2. Network + e A + certificações. Voltar para Windows Conhecimento Técnico . Compartilhando nossos artigos leva apenas um minuto do seu tempo e ajuda Firewall.