You are on page 1of 7

UniSEB INTERATIVO COC CURSO DE PEDAGOGIA ALEXANDRE GUIMARÃES MANAATE KÁRITA MOREIRA DA SILVA

ATIVIDADE AVALIATIVA II – PROJETO DE LEITURA: BULLYING E COMUNIDADE ESCOLAR EM: “LER COM PRAZER”

GOIÂNIA/GO 2011

GOIÂNIA/GO 2011 .UniSEB INTERATIVO COC CURSO DE PEDAGOGIA ALEXANDRE GUIMARÃES MANAATE KÁRITA MOREIRA DA SILVA ATIVIDADE AVALIATIVA II – PROJETO DE LEITURA: BULLYING E COMUNIDADE ESCOLAR EM: “LER COM PRAZER” Trabalho apresentado a Professora Soraya Dumbra.1 do Curso de Pedagogia do UniSEB Interativo Coc. da disciplina de Estudos Dirigidos. do Módulo 1.

6.ATIVIDADE AVALIATIVA II – PROJETO DE LEITURA: BULLYING E COMUNIDADE ESCOLAR EM: “LER COM PRAZER” Introdução Há um tesouro na escola. resgatando o interesse para esse tipo de texto e conseqüentemente promovendo uma leitura com significado. Justificativa: Considerando que a leitura é uma atividade fundamental à formação do indivíduo. . Ajudá-los a descobrir esse mundo é muito divertido e enriquecedor. Promover o hábito da leitura através da internet. “o gosto de ouvir histórias é como o gosto de ler” e é este gosto que pretendemos alcançar. 4. Ele aumenta à medida que transfere sua riqueza (o conhecimento) para um número cada vez maior de leitores. melhorá-lo constantemente. Problematizar o bullying na comunidade escolar. 2. De acordo com Cecília Meireles. 1. Por isso é preciso descobri-lo. propomos este projeto com o intuito de despertar em nossas crianças o mergulhar no mundo mágico da leitura nas diferentes formas. descobrindo o poder sugestivo das palavras. Proporcionar ao aluno/a recursos para pesquisa com o intuito de fundamentar seus processos de escrita e interpretação. 3. 5. Promover o manuseio de ferramentas de pesquisa na internet. Aprender a ler com entonação correta. torná-lo parte da vida de todos. Conhecer histórias e autores. Objetivos 1. Portanto as avaliações mostram que os alunos aprendem mais quando têm oportunidades de conviver com os livros na escola. Ao alcance de todos que é capaz de operar pequenos milagres em quem se apossa dele.

outros termos poderão ser pesquisados. 2. Professores de língua portuguesa: apresentar o projeto aos alunos/as. bem como manipulação desses arquivos (copiar. 9. Coordenação pedagógica: acompanhamento das atividades e avaliação. Noções de direitos autorais e cuidados com as fontes dos textos. 4. uma vez que a leitura é fundamental para a compreensão dos conteúdos. Trabalhar textos prontas e construir outros. Serão abordados os seguintes assuntos:      Verdade ou mentira – como acreditar nas informações da internet? O que são direitos autorais? Quais são as boas e as más leituras na internet? Quais os destinos dos livros em função da digitalização dos textos? Como é ler no livro e ler na tela do computador? . Despertar o gosto pela leitura. Professores de informática: apresentar aos alunos/as mecanismos de busca de informações na internet. discriminada suas funções: 1. mas reforçarão o tema durante suas aulas. A palavra chave para pesquisa é o “bullying” e a finalidade principal é a pesquisa de texto e as formas de seleção destes. bem como orientar e avaliar as atividades. Despertar no aluno o interesse pelas histórias diferenciadas. salvar e editar). Públicos envolvidos e suas funções no projeto O projeto pretende reunir a seguinte equipe. 4. Conteúdos O projeto tem como tema norteador o bullying. 2. A partir dessa palavra. Professores das demais disciplinas: não terão aplicação direta no projeto. abrindo portas para outros tipos de textos. 8.7. que servirá como foco para as pesquisas. Anos O projeto tem como foco a segunda fase do ensino fundamental – 6º ao 9º anos. 3. 3.

Retroprojetor e outros. serão todas dedicadas ao projeto. uma aula para discussão das pesquisas. nesse período. Vídeos. . Material necessário      Laboratório de informática. sendo que. Tempo de duração O projeto será realizado em quatro semanas. Livros da biblioteca da escola. As aulas de informática.5. bem como a produção final. Impressoras e pastas para colecionar os textos selecionados e arquivar todo o processo. pelo menos. cada professor de língua portuguesa dedicará. 6.

Atividades para casa Exercitar a busca de textos na internet e gravá-los em pendrives. Semana 4 Computadores. Etapas Depois de discutido e apresentado o projeto para os professores/as. Os alunos farão o compartilhamento dos textos escolhidos pelos seus parceiros. Ler todos os textos selecionados e fazer o fichamento das principais idéias. Exercitar a busca e leitura de outros textos relacionados com algum conteúdo de outra disciplina. Semana 2 Computadores e um texto impresso – escolhido pelo aluno. os alunos irão trocar os textos com os colegas. Quais são os bons sites para buscar textos? Pode-se confiar em tudo? Qual a importância de preservar os créditos das autorias dos textos baixados? Avaliação final: Quais foram as maiores dificuldades? Como é pesquisar e ler na internet? É importante ou não avaliar o que está disponível na rede? O que mudou sobre o seu entendimento de bullying? . Ler novamente o texto do colega e procurar outro texto que o aluno achar que o complemente. amparado nos dois textos trabalhados anteriormente. Produção de dissertação sobre o mesmo tema. através de sorteio. Cada aluno digitará o seu texto em sala de aula e fará o seu compartilhamento em algum site. Atividades na escola Discussão inicial do tema em sala de aula: desenvolvendo a leitura através do tema “bullying e comunidade escolar”. dando ênfase para o tem bullying. Salvar no pendrive. Atividade no laboratório de informática: ferramentas de busca e arquivamento de textos. orientado pelo professor de informática (em blogs.7. Cada um terá que ler o texto e fará como na aula anterior – apresentação oral. no site da escola ou qualquer outro site de compartilhamento livre de arquivos). Semana 3 Computadores e textos impressos. Seminário Ouvir os alunos sobre a proposta da atividade. A própria apresentação dos textos lidos. Discussão sobre as fontes de pesquisa. sua aplicação acontecerá como descreve o quadro a seguir: Semana Semana 1 Recursos Texto explicativo e computadores. Terá um tempo para leitura e o professor sorteará alguns para a apresentação das idéias do texto lido. Na sala de aula.

( ) ) não cumpriu a tarefa. onde a leitura seja trabalhada com descontração e prazer. marcando os itens: ( cumpriu a tarefa. Conclusão Sugerimos o uso de dinâmicas variadas para criar momentos agradáveis.8. somando 1 ponto como peso. bem como a participação no seminário. 3) Cumprimento das atividades no laboratório de informática. contendo 4 colunas específicas para cada semana. trabalhando com textos variados. 2) O texto impresso que trarão na segunda aula. Cada tarefa terá um valor de 0. desenvolvendo o hábito pela mesma. Avaliação A avaliação constará do cumprimento das etapas de cada aula: 1) Os textos que os alunos salvaram em seus arquivos (pendrive). .25 pontos. O professor/a acompanhará o cumprimento de cada atividade com uma lista dos alunos.