You are on page 1of 2

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS Se você atua na produção e gestão de eventos de esporte e lazer, esse texto é ideal para

que você saiba como obter sucesso promovendo eventos esportivos e voltados para o lazer. A seguir, separamos algumas dicas com as informações necessárias para que você consiga organizar eventos com mais eficiência.

Agendamento com antecedência
O primeiro passo para ter êxito na produção e gestão de eventos de esporte e lazer é caprichar no planejamento. Assim como qualquer outro tipo de evento, os esportivos exigem o máximo de preparação para que tudo aconteça como previsto, preferencialmente com bastante antecedência, afinal, a realização de competições e outras práticas esportivas ou ligadas a atividades de lazer dependem do agendamento de ginásios, clubes, entre outros locais. Por isso, quanto antes você reservar as datas e horários para os lugares desejados, maior será a chance de aproveitar o restante do tempo para o planejamento de forma satisfatória.

Detalhes no planejamento
A organização durante o planejamento é imprescindível para que nenhum detalhe seja ignorado. Você precisa levar em conta todos os elementos que podem interferir na realização dos jogos ou das atividades recreativas promovidas por você e por sua empresa. Sendo assim, preste atenção a fatores como a segurança no local, a facilidade para o acesso ao lugar, os custos com alimentação, a higienização dos banheiros, entre outros itens.

Equipe de profissionais qualificados
Como você não terá como fazer tudo sozinho, será necessário contratar uma equipe para que várias tarefas sejam feitas, não só durante o evento, mas também antes e depois. As pessoas que trabalharão para você devem ser devidamente capacitadas para as funções que precisarão realizar. Logo, opte por profissionais com experiência no mercado, desde o pessoal responsável pela limpeza até as pessoas encarregadas pela segurança no dia do evento.

Organização na programação
Geralmente, eventos de esportes e lazer duram vários dias e contam com inúmeras atividades, inclusive na mesma hora. Para não haver confusão e conflitos de horários, basta programar as partidas e demais atividades de maneira organizada, considerando o tempo de deslocamento dos participantes de um ginásio a outro, por exemplo.

Conhecer as regras dos esportes
Para que os eventos sejam organizados adequadamente, é essencial conhecer as regras dos esportes, pois cada um tem características particulares e que exigem mudanças e adaptações em seu planejamento dependendo da situação. Uma partida de basquete não dura o mesmo tempo que uma de vôlei, por exemplo. Além disso, é fundamental saber quais são as necessidades de cada tipo de jogo no que diz respeito à infraestrutura do local e à quantidade de jogadores.

Premiação dos participantes
Independente do porte do evento, lembre que você deve incluir no planejamento a forma de premiação dos participantes dos jogos. Caso não seja possível reconhecer o mérito dos jogadores com troféus e medalhas, você pode pensar em alternativas para que os atletas se sintam valorizados após os jogos. Não se esqueça de que não só os vencedores de cada modalidade devem ganhar algo, mas também os demais competidores (pelo menos os que ficarem em segundo e terceiro lugar).

Comodidade dos esportistas
No caso de eventos de grande porte, muitos esportistas são provenientes de outras cidades e até de outros estados. Sendo assim, cabe a você proporcionar as melhores condições para que esses atletas fiquem acomodados, seja em alojamentos, hotéis ou qualquer outro local. Se as acomodações ficarem longe dos locais onde o evento acontecerá, certifique-se de que o transporte até os ginásios e quadras será facilitado. Para tanto, é possível contratar um serviço de transporte específico para buscar e deixar os atletas nos devidos locais dos jogos.

Divulgação em diversos meios
Outro fator que deve ser considerado na produção e gestão de eventos de esporte e lazer é a forma como os eventos serão divulgados. Conforme o orçamento disponível para a divulgação, é possível garantir que uma grande quantidade de pessoas saiba mais sobre seu evento. Se você tiver muito dinheiro para essa etapa, invista em panfletos e anúncios nos mais distintos meios de comunicação. No entanto, caso o seu orçamento seja bem limitado, aposte na divulgação on-line, que requer menos custos. Ao recorrer à disseminação via mídias sociais, você terá grandes chances de conseguir uma visibilidade enorme para qualquer evento, sem precisar gastar muito para isso.

Finalização do evento
Depois que todos os jogos terminarem, lembre-se de que o trabalho só acabará depois que você cuidar das tarefas voltadas para o período de finalização do evento. Estamos falando da checagem de diversos itens, como a limpeza do local, a devolução de todos os objetos emprestados ou alugados, o retorno dos atletas para os locais onde moram, entre outros elementos que podem influenciar a opinião das pessoas em relação ao êxito do evento, afetando a sua credibilidade caso um desses itens não seja feito como deveria. Portanto, quando as atividades terminarem, deixe para descansar só depois de verificar tudo, evitando possíveis problemas que podem prejudicar a sua reputação como produtor de eventos.

Related Interests