Plano de Curso de História e Filosofia da Educação 3°ano

Ano: 2013 Professor: Diego Felipe

Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação Coordenação de Ensino Médio - Modalidade Normal Instituto de Educação armela dutra Avenida. Ministro Edgard romero, 491 - Madureira - Rio de Janeiro - RJ CEP 21.360201 Tel. 2333-5719 carmeladutraie@hotmail.com.br

Plano de Curso (HFE) Série: 3° Ano Turno: Diúrno Ano: 2013 Área do conhecimento: Pedagógico. Disciplina: História e Filosofia da Educação Professor: Diego Felipe de Souza Queiroz

Objetivo Geral Na História da educação é possível identificarmo variadas visões de mundo que embasam diferentes perscpectivas educacionais. Filosofia e História constituem áreas de conhecimento que podem colaborar no desenvolvimento de competências e atitudes necessárias ao pensamento crítico e a promoção de mudanças essenciais para a construção de um mundo mais justo, mais fraterno. O estuda de HFE visa analisar as relações entre educação, história e filosofia mediante reflexões críticas sobre os fundamentos filosóficos e históricos das principais concepções e tendências do pensamento pedagôgico.

AbordAgEm SugEridA Por bimEStrE

1° Bimestre Escola tradicional e a instituição escolar.

2° Bimestre A Escola nova e a construção da cidadânia.

3° Bimestre Tendências pedagôgicas e a instituição escolar.

4° Bimestre Neoliberalismo e a educação nos dias atuais.

Objetivos

Competências Habilidades

Possibilitar a comprensão A escola tradicional e a institude conceitos fundamentais para ição escolar: se pensar a educação.
• •

Abordagens referentes às Competências e Habilidades

Estratégias / recursos

Apresentar tendências pedagogicas importantes para História da educação e possibilitar o entendimento crítico de suas principais idéias.

A escola Tradicional e a instituição escolar. O Ensino normal e a instituição escolar.

Abordagem crítica e temática da História e Filosofia da educação

Mateiral áudio visual Mídias digitais Artigos e textos Periódicos Livro dedicado ao Tema

Escolar nova e a contrução da cidadânia
• • Escola nova positivismo e otimismo pedagôgico.

tendências Pedagógicas e a instituição escolar
• Tendênciais Pedagogias

Neoliberalismo, e educação nos dias atuais.
• • Neoliberalismo e pós-modernidade. Tecnicismo e educação hoje.

Avaliação Serão três as formas de avaliações a cada Bimestre: Teste, trabalho em grupo, e atividades de participação dentro de sala de aula.

bibiografia: Arruda, M L. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna,2006. Arruda, M L. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna,2006.