Tutorial transistores

Parte 8: "Design Amplificador"

"É fácil de projetar um amplificador de transistor simples. Aqui está como."

Reescrita e modificada por Tony van Roon Estávamos tendo dificuldades para encontrar um transistor substituto exato ao reparar uma peça de equipamento. Descobrir que um substituto exato ia ser impossível encontrar, começamos a discutir o que fazer. E alguém apontou que havia apenas dois tipos de transistores bipolares - NPN e PNP. É claro, os valores para várias características variam muito, mesmo para um transistor específico, mas em muitos circuitos, um dispositivo de jardim-variedade vai funcionar (e fez no nosso caso). Projetando e reparação de circuitos transistorizados é muito simples do que você pode suspeitar. Um circuito bem projetado foi construído com tolerância, portanto, não é, provavelmente, dispositivo sensível. As características mais importantes a considerar quando em substituição a dispositivos ou projetar um circuito a partir do zero estão operando nível de freqüência e potência. que se segue é o procedimento de projeto que passamos para resolver um problema de áudio ganho. Tentá-lo

A potência de dissipação do transistor não deve ser excedida. De qualquer forma. mas uma verificação rápida com um VTVM AC indicou que fora escolhido sinal de áudio-off foi de apenas 0. incluindo entradas estéreo MTS para acessórios digitais). Tal circuito é mostrado na Fig. a parte de saída de áudio do receptor de TV de áudio foi abandonado por causa de sua resposta de freqüência baixa e alta distorção. nós queríamos vir para a direita fora do detector em um amplificador de áudio de qualidade e alto-falante. a partir de um potenciómetro). 1 . um amplificador com um ganho de 10 era necessário. . incluindo:      Com uma alimentação positiva utilizar um transistor NPN. (Esses dias mesmo o mais barato TV tem esse recurso.quando você precisa de um ganho extra para que próximo projeto de áudio. A tensão de alimentação não deve exceder a classificação do transistor Vce. Em vez disso. a saída invertida. quisemos alimentá-lo para a entrada auxiliar do amplificador estéreo. Com uma alimentação negativa utilizar um transistor PNP. Existem. Assim. O beta do transistor deve ser de 100 ou superior.amplificador de emissor. o ganho de tensão moderada. injetando o áudio de um receptor de TV em um aparelho de som. depois de escolher fora o áudio num ponto conveniente no conjunto (neste caso. naturalmente. Obviamente. e entrada / saída de impedância e ganho que dependem apenas ligeira em beta transistor.1 volts RMS. um amplificador de áudio: Este projeto envolveu. O amplificador foi utilizado necessário uma entrada de 1 volt RMS. diversas regras que devem ser seguidas utilizando um comum. Algumas das características que circuitos incluem: impedância de entrada moderado. digitalização da literatura sobre amplificadores transistor revelaram que um amplificador emissor comum com um circuito de polarização divisor de tensão resolveria nosso problema bem.

O valor de R c . por conseguinte. ou 470 ohms. é igual a 0. ou 6/4700 = 1. então vamos seguir em frente.No nosso exemplo. alguns fatos são conhecidos. A gota através de R c . por isso pode ser ignorado para o próximo cálculo. A corrente de base aqui é significativamente menor que a corrente de coletor. o ganho. Queremos que a impedância de entrada em cerca de 15.5 V cc / R c . Então. a impedância de saída deve ser menor do que a impedância do circuito de alimentação que são por um factor de 10 ou mais. deve ser de 6 volts. os seguintes fatos são conhecidos: Nosso amplificador tinha um singleended de alimentação de 12 volts. A corrente através da resistência de emissor é constituído pelo colector de corrente. R e igual a 4700/10. vai evitar o carregamento do circuito.  A impedância de entrada auxiliar do amplificador estéreo é de cerca de 50K. eo resto deve ser calculado ou pego usando aa algumas "regras de ouro". R e = R c / A v .202 volts. em paralelo com a resistência de emissor beta tempos . A tensão de base deve exceder a tensão do emissor de 0. tão baixo que não será superior a qualquer classificação coletor atuais. vamos fazer a tensão coletor quiescente 1/2 da tensão de alimentação. Fazendo as contas: para o balanço de saída máximo sem distorções. A impedância de entrada do circuito é igual a R2.2 volts para um transistor de germânio.28 mA x 470 ohms = 0. Colector de corrente I c .602 = 1. Como é o caso da maioria dos projetos de circuitos. então a tensão de base deve ser 0. o que é cerca de 50K/10.000  . Vamos utilizar um transistor de silício (a maioria se não todos os tipos de germânio estão obsoletos) no nosso circuito.  Nós precisamos de um ganho de tensão de 100. o resistor de emissor deve estar na faixa de 40 a 1000 ohms.6 volts para um transistor de silício e de 0.queda de tensão através do resistor de emissor = I c XR eletrônicos . Ganho de tensão (A v ) = R c / R e . Para o nosso exemplo. Se possível. 2 . a resistência de carga do coletor. Essa corrente é. Vamos aprender como fazer os cálculos seguinte.  A impedância de entrada do amplificador deve ser de cerca de 15 K.28 mA.602 volts.6 + 0. Para alcançar o máximo de estabilidade. é escolhido tendo em conta a impedância de saída. portanto. No nosso caso. ou 1. mais a corrente de base. Que cai dentro do intervalo de valores aceitáveis. e colector de corrente. impedância de entrada irá variar com beta do transistor. vamos supor que estamos usando um transistor com um beta de 100. Veja figura. Se o fizer. certamente. vamos fazer R c igual a 4700 ohms. o mesmo que o potenciómetro de que o áudio foi tirada.

a corrente total através de R1 é 0.054mA + 0.067mA = 160.0128 mA Então. resistor R1 é o resistor mais crítica no circuito. A queda através de R2 deve ser 1. Para calcular o valor de C1. Em geral.030 ohms.20 volts para a corrente através de R2 é 1. ƒ iguala a frequência à qual a resposta será baixo 1dB. Após a construção do circuito. para atingir esse oscilação de tensão.067mA. Temos agora um circuito podemos testar.20 = 10. e R é igual a impedância no lado da carga do capacitor. Figura 3 mostra o nosso circuito completo com condensadores de acoplamento de entrada e de saída. Isto serve para isolar o sinal AC a partir de quaisquer tensões de polarização de CC.28/100 = 0. Por conseguinte. Ele é encontrado a partir de: Eu beta = 1. a impedância de entrada da fase seguinte (50K) é usado para R. A corrente que flui através de R1 é uma combinação da corrente de divisor de tensão. 000. R1 deve ser removida do resto da tensão de alimentação. ou 0. A corrente de base é igual à corrente de colector dividido por beta. em que C é igual ao valor do condensador em farads. o que é 12-1.8 volts. encontramos: Z em = (R2 XR e X beta) / [R2 + (R e X beta)] R2 = (Z em XR e X beta) [(R e X beta) Z em ] R2 = (15. se a impedância de entrada não é crítica. O valor de C1 pode agora . Podemos usar um resistor de 22K.054 mA.15000] R2 = 22.20/22.8/0.000 ohms (160K). Para calcular o valor de C2. para R2 estabilidade máxima pode ser de 10 a 20 vezes R electrónicos . deve levar a tensão de colector quiescente de metade da tensão de alimentação. Entretela: Ligação do circuito para o mundo exterior exigirá acoplamento capacitor. e R1 = 10. a impedância de entrada do amplificador (15K) é usado para R. Para garantir a oscilação de tensão máxima.ohms.0128mA = 0. mais a corrente de base. Resolvendo para R2.2 x x ƒ R). Os valores desses condensadores foram calculados usando C = 1 / (3.000 x 470 x 100) / [470 x 100) . o valor de R1 pode ter que ser variado ligeiramente.

Uma unidade de 350uF pode ser usado. se ater a um limite de 20 Hz inferior temos C = 1 / [6. (Hugo Gernsback Publishing é (infelizmente) fora do negócio desde Janeiro de 2000).0 uF. No nosso exemplo. Isso porque para este tipo de aplicação que realmente não importa! Quase qualquer dispositivo pequeno sinal vai fazer bem. Para aumentar o ganho do estágio. Nada vem de graça.00129) = 4700/23 = 200 (aprox.) O valor do condensador de derivação em farads é calculado a partir da fórmula C = 1 / (6. um aumento significativo ganho pode ser realizado adicionando o capacitor bypass. Agosto de 1987 Publicado pela Editora Gernsback. se o emissor é contornado o ganho se torna R c/ 003 / I e . 4. do artigo original pelo autor Jack Cunkelman.2 x x ƒ R). e R é a resistência do emissor dinâmico (0.2 x 20 x 15000) = 0. O circuito original tem um ganho de 10. O valor de C2 = 1 / (3. Se esta variação não é um problema. em vez de transistores de germânio são preferíveis para este tipo de circuito.00000104 farad = 1. publicado em Rádio Revista Eletrônica.ser calculadas para uma gota de 1 dB a 20 Hz: C1 = 1 / (3. = 4700 / (0. Permissão por pedido escrito apenas.00000031 farad = 0.03/0. pode ignorar R e com um condensador. Finalmente. que irá variar muito com o beta.33uF. Devido à sua estabilidade térmica e as especificações de vazamento baixo.031 / I e ). como se mostra na fig. Repostagem ou tomando gráficos de qualquer maneira ou forma a partir deste site ou do presente projeto é expressamente proibida por direitos de autor internacional © leis.2 x 20 x (0. Pensamentos: algumas reflexões sobre os componentes antes de terminar: usando resistores de 5% permite aproximar a adesão aos valores calculados. o silício. porém. do FET .000344 farads = 344 uF.00129)] = 0. não tem nenhuma dúvida notado que ainda têm de especificar um transistor específico. Direitos Autorais e Créditos:Direitos Autorais © . O preço que você paga para ganho de aumento é menor impedância de entrada.2 x 20 x 50000) = 0.03/0. Novamente ƒ é o limite de baixa frequência em Hz. Continue com Transistor Tutorial Parte 9.

Direitos autorais © 2006 .Tony van Roon. VA3AVR atualizada: 18 de dezembro de 2009 .