You are on page 1of 12

Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: o texto – o tato – a carrocinha – o celular o rapaz e a moça – o futebol

a) ___________ é um meio de comunicação. b) ___________ é um dos esportes que os meninos mais gostam de praticar. c) ___________ é estavam namorando. d) ___________ que você escreveu ficou excelente. e) ___________ levou meu cachorro. f) ___________ pode ajudar o cego a ler. Identifique o sujeito e o predicado das seguintes frases, marcando a alternativa correta: • Ele está triste. a) Sujeito – Ele está; Predicado – triste. b) Sujeito – Ele; Predicado – está triste. c) Sujeito – triste; Predicado – Ele está. • Os alunos leram o texto. a) Sujeito – Os alunos; Predicado – leram o texto. b) Sujeito – Os; Predicado – alunos leram o texto. c) Sujeito – Os alunos leram; Predicado – o texto. • A Maria resolveu o problema. a) Sujeito – A Maria resolveu; Predicado – o problema. b) Sujeito – A Maria; Predicado – resolveu o problema. c) Sujeito – O problema; Predicado – resolveu a Maria. • A Maria resolveu o problema. a) Sujeito – A Maria resolveu; Predicado – o problema. b) Sujeito – A Maria; Predicado – resolveu o problema. c) Sujeito – O problema; Predicado – resolveu a Maria. • A Sofia e a Susana brincam no jardim. a) Sujeito – A Sofia; Predicado – e a Susana brincam no jardim. b) Sujeito – A Sofia e a Susana brincam; Predicado – no jardim. c) Sujeito – A Sofia e a Susana; Predicado – brincam no jardim. • A Joana e o Pedro comeram um belo bolo. a) Sujeito – A Joana; Predicado – e o Pedro comeram um belo bolo. b) Sujeito – A Joana e o Pedro; Predicado – comeram um belo bolo. c) Sujeito – A Joana e o Pedro comeram; Predicado – um belo bolo. • Os alunos do quinto ano escreveram uma composição. a) Sujeito – Os alunos; Predicado – do quinto ano escreveram uma composição. b) Sujeito – Os alunos do quinto ano; Predicado – escreveram uma composição. c) Sujeito – Os alunos do quinto ano escreveram; Predicado – uma composição.

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª. ( ) A Terra gira suavemente.

______________________________________________ f) Havia cavalos. ______________________________________________ d) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.(1) Sujeito (2) Predicado ( ) Godofredo é muito gozador. ______________________________________________ . ______________________________________________ b) Cheguei atrasado hoje. ______________________________________________ j) O palhaço paçoquinha vive no Circo da Alegria. ______________________________________________ i) Rafael gosta de soltar pipa no parque com seus amigos. ______________________________________________ g) Os animais foram bem cuidados no zoológico. ( ) Os atletas ficaram felizes e emocionados. ( ) Os dez mil testes foram cancelados. ______________________________________________ c) Na praia fazia muito calor. ______________________________________________ e) Ariana e Luana saíram de férias. ______________________________________________ h) A arara e o papagaio são duas aves brasileiras. Separe os sujeitos e predicados e indique-os em seguida: a) Nós gastamos dinheiro em coisas supérfluas. cabritos e patos no sítio do meu vizinho.

.

.

.

.

.

.

2 – Complete com os verbos nos tempos pedidos entre parênteses: a. Eu e Cláudia_______________ uma coleção de selos. (gostar-pretérito) b. Pedro______________ de andar de bicicleta no campinho. (ter-presente) .

Os fatos a seguir foram narrados no tempo presente. 6.Informe o tempo em que se encontram os verbos destacados. em frente ao menino. Um mosquito pousou no chifre de um touro e lá ficou por muito tempo. dentro de um prato muito raso. (3) se for futuro a) O homem sentou-se ( ) do outro lado da mesa. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ b) Na semana seguinte. de gargalo estreito.Reescreva as frases com os verbos de acordo com o pronome e o sentido da frase: a) Ontem eles (apresentar) várias sugestões. Reescreva-os no presente. Luciana sempre___________ pela manhã. (ficar /perder – pretérito) 3.c. c) Eu farei ( ) o café e você tirará ( ) o carro da garagem. Para desapontamento da raposa. (estudar-presente) e. assinalando: (1) se for presente. enquanto a cegonha só consegue molhar um pouco a ponta do bico. Reescreva-os no pretérito. A cegonha enfia o bico e bebe toda a sopa. Depois voou e perguntou ao touro: _ O meu peso não o incomodou? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ __________________________________________________ 5. Ele__________ a Natal no próximo mês. acendeu ( ) um cigarro e continuou ( ) de pé. (2) se for passado. . a) Uma raposa convida uma cegonha a jantar e só lhe serve uma sopa. f) O trem apita ( ) forte duas vezes seguidas. O homem procura ( ) ver adiante e reconhece ( ) logo a curva. (ir-futuro) d. a cegonha convida a raposa para jantar em sua casa. d) Eles certamente não aceitarão ( ) a minha proposta. b) O menino dorme ( ) profundamente. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 4.Os fatos a seguir foram narrados no pretérito. a cegonha lhe serve a sopa num jarro comprido. decidiremos ( ) uma outra hora. tomou ( ) meio copo de café. g) Esses detalhes. Ele____________ triste porque_____________ seu cãozinho de estimação. A raposa não bebe uma só gota. A raposa lambe o prato com facilidade. com a cabeça apoiada no braço. e) Paulo sorriu ( ).

se deparou com uma rã. Mas. acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco. numa terra muito distante. independente e cheia de autoestima que. no entanto. Em um conto de fada clássico. enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar. _____________________________________________________________________ TEXTO I Conto de fadas para Mulheres Modernas Era uma vez. a rã pulou para o seu colo e disse: . Qual o conceito de “Felizes para sempre” para o príncipe? ._____________________________________________________________________ b) Amanhã você (participar) do jogo. amanhã vocês (ler). enquanto saboreava pernas de rã à sautée. hein?… nem morta! (Luís Fernando Veríssimo) Interpretação de Texto 1. eu já fui um príncipe muito bonito. criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre… … E então. Um beijo teu. há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. Então. lavarias as minhas roupas. naquela noite.Linda princesa. qual seria o desfecho desse conto? 3. _____________________________________________________________________ c) Eu (querer) que ela (permanecer) entre nós. _____________________________________________________________________ d) Ontem eles (ler) o texto. uma bruxa má lançoume um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. a princesa sorria e pensava: – Eu. uma linda princesa. A princesa possui uma atitude típica das heroínas de contos de fada? Explique? 2.

(b) Sempre existe um sapato velho para um pé doente. Existem três tipos de intertextualidade. (c) Antes só do que mal acompanhada. Em sua opinião. . explique qual a posição da mulher moderna? 8. 7. qual o conceito de felicidade na visão da princesa? 5. (e) Quem cospe para cima na cara lhe cai. Quais adjetivos são usados para definir a princesa? Esses adjetivos condizem com a atitude que ela toma no fim do conto? Justifique. Intertextualidade é quando um texto remete a outro. (d) Quem ama o feio bonito lhe parece. Qual o dito popular que define melhor a ideia central do conto de Luís Fernando Veríssimo? (a) Melhor um na mão do que dois voando. apropriação (quando o texto é reescrito com as mesmas palavras) e Paródia (quando o texto possui ideias contrárias as ideias centrais do texto original). O título do texto nos dá ideia do que encontraremos nesse conto? Caso sim. No texto lido lembramos a clássica história do príncipe transformado em sapo e na construção desse texto o autor usou qual tipo de intertextualidade? Justifique.4. 6. a paráfrase (quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original).