You are on page 1of 11

FINOM FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS RENATA DE SOUSA E SILVA

SOFTWARES EDUCACIONAIS GRATUITOS PARA O ENSINO DE QUMICA

MARIANA 2011

FINOM FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS RENATA DE SOUSA E SILVA

SOFTWARES EDUCACIONAIS GRATUITOS PARA O ENSINO DE QUMICA


Artigo cientfico apresentado a faculdade de educao da FINOM, como requisito parcial para a obteno do titulo de especialista em Ensino de Qumica.

de reviso elaborado como instrumento de orientao para elaborao do TCC final dos cursos de psgraduao lato sensu do Instituto PROMINAS/FINOM.

MARIANA 2011 SOFTWARES EDUCACIONAIS GRATUITOS PARA O

ENSINO DE QUMICA Renata de Sousa e Silva1

RESUMO
A utilizao de recursos computacionais, tais como computador e softwares educacionais, uma estratgia didtica que pode trazer inmeras contribuies para o ensino de qumica. Este artigo cientfico tem por objetivo principal apresentar e classificar alguns softwares educacionais gratuitos, que podem ser encontrados e baixados facilmente da internet. Cada um destes recursos tecnolgicos possuem suas caractersticas, vantagens e limitaes. fundamental enriquecer a rotina escolar atravs da aplicao destes recursos, mas importante ressaltar que a realidade de muitas escolas no acompanha a evoluo e desenvolvimento da tecnologia. Assim tambm, como muitas instituies possuem suporte ao uso de novas tecnologias, mas muitas vezes enfrentam a falta de capacitao de professores.

Palavras-chave: Softwares educacionais, ensino de qumica, Introduo 6- O uso de tecnologias da informao e comunicao est cada dia mais presente em nossas vidas. Em geral, deparamo-nos com uma invaso de dispositivos eletrnicos, em vrias de nossas atividades cotidianas. 8- Estas tecnologias alcanaram vrios setores da sociedade, a educao uma das reas que est sendo consideravelmente afetada por esta onda tecnolgica. Basicamente estamos falando da introduo do computador nas salas de aulas, com seus programas interativos e acesso aos recursos da Internet. 8- O termo tecnologia interativa refere-se aos meios instrucionais baseados nos recentes avanos computacionais, como por exemplo: programas educacionais interativos, CD-ROM, hipertexto, hipermdia, correio eletrnico (email), programas simuladores e recursos da Internet (livros eletrnicos, peridicos eletrnicos, bibliotecas virtuais, listas de discusso, cursos distncia, educao continuada). 8- A questo do uso das novas tecnologias na escola no significa apenas um modismo. A utilizao destes recursos necessria para a formao de cidados e trabalhadores mais preparados funcionalmente. 8- A Internet uma excitante ferramenta que expande consideravelmente a sala de aula atravs de trocas de informaes, dados, imagens e programas, chegando a lugares muito

Professora de metodologia cientfica do Instituto PROMINAS. Mestranda em Educao e Linguagem da UNEC/Caratinga. Especialista em Docncia do Ensino Superior. nauplialopes@yahoo.com.br.

distantes quase que instantaneamente. Fundamentalmente a Internet um lugar para comunicao, conseguir informaes, ensinar e aprender. 6- Assim como em outras cincias, para o ensino de qumica necessrio estratgias para melhor compreenso e abstrao por parte do aluno em relao aos contedos abordados em sala de aula. Essas estratgias podem ser estabelecidas a partir de diversos recursos didticos que oferecem elementos que facilitam o esclarecimento de ideias, simulaes de situaes cotidianas. 10 De acordo com VINCINGUERA (2002) os computadores dentro da sala de aula podem revol ucionar a Educao da Cincia Qumica pelos seguintes motivos: 1. Computadores atraem e motivam os estudantes a aprender; 2. Aumentam a produtividade e eficincia dentro de um laboratrio; 3. Explorao e experimentao em laboratrios podem ser encorajadas atravs do comp utador; 4. Aumenta-se a capacidade de compreenso e memorizao devido rapidez de realimentao de informaes no computador; 5. O aprendizado visual identificado; 6. O computador permite aos estudantes a aprendizagem e o desenvolvimento autodidtic o; 7. O uso do computador em problemas simples pode ser estendido ao laboratrio e tamb m, aps o entendimento do estudante, ser proposto algo mais complexo. 8- apesar de existirem provas que a tecnologia pode contribuir significativamente para o ensino, poucos professores fazem uso destes recursos. 10Porm, percebemos que muitos profissionais da educao no tem domnio das inmeras tecn ologias existentes que podem auxiliar seu trabalho. 1- Tambm sabemos que esses recursos no esto disponveis em todas as escolas. 3- Ao introduzir um computador em uma escola, no se pode ter a crena de que, atravs do uso deste equipamento, o aluno aprender mais e se desenvolver de uma maneira mais abrangente (Dallacosta et al.,1998). Segundo Ponte (1992) e Pachane (2003), a maneira com a qual o professor utiliza o computador que trar contribuies positivas para o processo de ensino-aprendizagem. 3- O professor o agente responsvel pela maneira com que o contedo abordado em sala de aula, criando suas prprias estratgias de ensino. 1- Foi feito um levantamento de 1978 a 1994, na Qumica Nova - QN, onde foram encontrados 51 programas para ensino de qumica. Tais programas so usados de muitas -

maneiras no processo de ensino-aprendizagem: do simples exerccio e prtica de problemas numricos e tutoriais de conceitos, que avanam sob o controle do aluno aos softwares de modelagem molecular, aos complexos sistemas especialistas, baseados em inteligncia artificial e softwares de realidade virtual que permitem uma nova relao alunoconhecimento. Desenvolvimento A norma da ABNT, NBR 6022:2003, define um artigo cientfico como sendo uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. (p. 2) O Artigo Cientfico pode ser de dois tipos:

Original ou divulgao: apresenta temas ou abordagens originais; Reviso: que analisam e discutem trabalhos j publicados (revises
bibliogrficas). necessria uma preparao para iniciar a escrita do Artigo Cientfico. Para tanto, parte-se da escolha do tema, que deve ser pertinente ao curso em andamento. A linguagem cientfica deve ser utilizada e precisa ser clara, objetiva e especializada. O vocabulrio do texto do artigo deve ser peculiar da rea de pesquisa, no sendo permitidas utilizaes de grias ou palavras coloquiais, tpicas de contextos informais de uso da lngua. Segundo Barba (1996, apud PDUA, 2006, p. 82), os itens abaixo constituem as exigncias da linguagem cientfica que seu artigo cientfico, por ser um texto acadmico, deve conter:
- Impessoal: preferencialmente redigir o trabalho na 3 pessoa do singular; - Objetividade: a linguagem objetiva deve afastar as expresses: eu penso, eu acho, parece-me que do margem a interpretaes simplrias e sem valor cientfico; - Estilo cientfico: a linguagem cientfica informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, em que podem ser apresentados argumentos de ordem subjetiva, porm dentro de um ponto de vista cientfico; - Vocabulrio tcnico: a linguagem cientfica serve-se de um vocabulrio formal, utilizado com clareza e preciso, uma vez que cada ramo da cincia possui uma terminologia tcnica prpria que deve ser observada; - A correo gramatical indispensvel, em que se deve procurar relatar a pesquisa com frases claras, evitando muitas oraes subordinadas, intercaladas com parnteses, num nico perodo. O uso de pargrafos deve ser dosado na medida necessria para articular o raciocnio: toda vez que se d um passo a mais no desenvolvimento do raciocnio, muda-se o pargrafo.

- Os recursos ilustrativos como grficos estatsticos, desenhos, tabelas so considerados como figuras e devem ser criteriosamente distribudos no texto, tendo suas fontes citadas. (Trecho adaptado).

Alm dos itens relatados acima, h tambm a necessidade de adequao a um nvel de textualidade elevado, devendo estar coeso e coerente, apresentando conciso de idias, unidade temtica, progresso textual e articulao. Contradies de idias e falta de clareza fazem com que o artigo se afaste do ideal de um texto cientfico. O Artigo Cientfico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos acadmicos: Elementos pr-textuais; Elementos textuais; Elementos ps-textuais. Os elementos pr-textuais constam dos seguintes itens: a) o ttulo e subttulo (se houver) devem figurar na pgina de abertura do artigo, na lngua do texto; b) a autoria: nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currculo que o qualifique na rea do artigo; c) o mini-currculo: deve constar da formao acadmica do aluno e sua atuao profissional, incluindo endereo (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodap; d) resumo na lngua do texto: O resumo deve apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados, no mnimo de 100 e no mximo de 250 palavras. No deve conter citaes; deve ser constitudo de uma seqncia de frases concisas e no de uma simples enumerao de tpicos. Deve-se dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular do verbo, na voz ativa. (ABNT. NBR 6028:1990, p. 2); Os elementos pr-textuais devem figurar na primeira folha do artigo. e) palavras-chave na lngua do texto: elemento obrigatrio deve figurar abaixo do resumo, antecedidas da expresso: Palavras-chave (em negrito). So palavras retiradas do texto e que o representam, devendo ser separadas entre si por ponto, conforme a NBR 6022:2003, p.4. Os elementos textuais compem-se da: introduo, desenvolvimento e concluso. Na introduo deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma viso geral do tema abordado. De modo geral, a introduo deve apresentar: a) o assunto objeto de estudo; b) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; c) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema;

d) as justificativas que levaram escolha do tema, o problema de pesquisa, a hiptese de estudo, o objetivo pretendido, o mtodo proposto, a razo de escolha do mtodo e principais resultados. (GUSMO; MIRANDA 1997 apud RELATRIO... [2003]). No desenvolvimento, que a parte principal e mais extensa do trabalho, deve-se apresentar a fundamentao terica, a metodologia, os resultados e a discusso. Divide-se em sees e subsees conforme a NBR 6024:2003. Na concluso deve-se observar os seguintes itens: a) a concluso deve responder s questes da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipteses; b) deve ser breve, podendo apresentar recomendaes e sugestes para trabalhos futuros; c) para artigos de reviso deve-se excluir material, mtodo e resultados. Os elementos ps-textuais devem trazer em seu bojo: a) referncias: elemento obrigatrio, constituindo-se de uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023:2000); b) apndices: elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal. (NBR 14724:2002, p. 2); A palavra escrita em CAIXA ALTA, fonte 12, negrito e centralizado. A apresentao de mais de um apndice deve seguir uma seqncia. Exemplo: APNDICE A; APNDICE B; c) anexos: elemento opcional, texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. (NBR 14724:2002, p. 2); Observar a mesma formatao dos apndices. d) agradecimentos: elemento opcional. Ilustraes: Se houverem ilustraes (quadros, figuras, fotos, etc.), as mesmas devem ter uma numerao seqencial.

Sua identificao aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia do texto, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo, a ilustrao deve figurar o mais prximo possvel do texto a que se refere. (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 5).

Tabelas: Quanto utilizao de tabelas, conforme o IBGE (1993) elas devem ter um nmero em algarismo arbico, seqencial, inscritos na parte superior, a esquerda da pgina, precedida da palavra Tabela. Exemplo: Tabela 5 ou Tabela 3.5 Ttulo: as tabelas devem conter um ttulo por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangncia do seu contedo. Fonte: a fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela em letra maiscula/minscula para indicar a autoridade dos dados e/ou informaes da tabela, precedida da palavra Fonte. Conforme a NBR 14724:2002, deve-se usar a fonte 12 para o texto e para as referncias. Para as citaes longas, notas de rodap, paginao, legendas das ilustraes e tabelas, usar tamanho menor, fonte 10. A NBR 6022:2003 no orienta quanto apresentao grfica dos artigos de peridicos. Citao direta com mais de trs linhas, deve ter recuo de 4 cm do pargrafo. A fonte deve ser menor do que o texto. O espacejamento entre linhas deve ser simples. (NBR 14724:2003). Nas referncias devem seguir as normas da ABNT, atentando para a ordem alfabtica dos autores, espaamento simples e duplo entre si e alinhadas somente margem esquerda. O ttulo centralizado Para concluir o trabalho, deve-se atentar para a formatao e estrutura do mesmo. Abaixo, segue a apresentao grfica a ser seguida: Papel: formato A4; Fonte (letra do texto): Arial ou Times New Roman; Margem direita: 2,0cm; Margem esquerda: 3,0cm; Margem superior: 3,0cm; Margem inferior: 2,0cm; Paragrafao para o texto: Justificado e com recuo de 1,5cm na 1 linha; Texto das partes que compem o corpo do Artigo: fonte tamanho 12, espao entre linhas de 1,5cm; Nota de artigo, nota de rodap, resumo e citaes longas: fonte tamanho 10, espaamento simples entre linhas;

Nota de artigo e citao longa: recuo de 4,0cm da margem esquerda; Ttulo do artigo, a palavra Resumo e Referncias: fonte tamanho 12, CAIXA ALTA, negrito, centralizado; Indicativos de seo: o nmero que antecede os subttulos, grafado em nmeros inteiros a partir de 1. No se utiliza ponto, hfen, travesso ou qualquer sinal aps o indicativo. Os indicativos dos subitens do Desenvolvimento apresentam decimais (2.1, 2.2); Subttulos sem indicativo numrico: Resumo e Referncias; Subttulos (Introduo, Desenvolvimento e seus subitens, Concluso): fonte tamanho 12, caixa baixa, negrito, alinhados esquerda; Paginao: inicia-se a contagem a partir da primeira pgina textual. O nmero deve ser colocado no canto superior direito das folhas.

Concluso As tecnologias de informao e comunicao atualmente so fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional do cidado. 6- Cada recurso tecnolgico possui suas caractersticas, vantagens e limitaes. Porm, o software por si s no faz a diferena em termos de resultados cognitivos, mas sim, a forma como ele utilizado pelo professor no processo de ensino aprendizagem. (Guerra, 2000). O professor tambm tem a funo de avaliar e analisar se o momento correto e se o material a ser utilizado ou no apropriado para a sua prtica pedaggica. 6- importante ressaltar que um dos problemas mais graves observados nesta onda tecnolgica a realidade de muitas escolas que no acompanha a evoluo e desenvolvimento da tecnologia. Assim tambm, como muitas instituies possuem suporte ao uso de novas tecnologias, mas muitas vezes enfrentam falta de capacitao de professores. Eles precisam ser motivados e encorajados ao uso da tecnologia no seu plano didtico.

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: elaborao: referncias. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: Informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 1990. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citao em documentos. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2005. . ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margaret de. Como elaborar um Artigo Cientfico. Disponvel em: <read.adm.ufrgs.br/enviar_artigo/ArtigoCientifico.pdf.> Acesso em: 1 set. 2008. BARBA, Clarides Henrich de. Orientaes Bsicas na Elaborao do Artigo Cientfico. Disponvel em: <www.unir.br/html/pesquisa/Pibic/Elaboracao%20de%20Artigo %20Cientifico2006.doc.> Acesso em: 1 set. 2008. BRASIL, Eliete Mari Doncato; SANTOS, Carla Ins Costa dos. Elaborao de trabalhos Tcnico-cientficos. So Leopoldo: UNISINOS, 2007. FRANA, Jnia Lessa et al. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 6. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2003. FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (IBGE). Normas de apresentao tabular. 3.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 1991. MORO, Mirella. A arte de escrever Artigos Cientficos. Disponvel em: <www.inf.ufrgs.br/~mirella/Dicas.html.> Acesso em: 1 set. 2008. RELATRIO final de projetos de pesquisa: modelo de apresentao de artigo cientfico. Disponvel em: <http://www.cav.udesc.br/anexoI.doc.>. Acesso em: 3 dez. 2003.

AGRADECIMENTOS Pelo grande apoio material e intelectual, meus sinceros agradecimentos s professoras Ftima Roque e Aline Lemos. Pelo apoio incondicional nossa produo acadmica e intelectual, verdadeiros agradecimentos aos Diretores do INSTITUTO PROMINAS, Professor Valdir Valrio e pedagoga Lucilene Lopes.

You might also like