You are on page 1of 8

COMO FAZER FACILMENTE UM DECK IMITANDO TÁBUAS

TÉCNICA DESENVOLVIDA POR MARCELO MATRANGOLO ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DOS MANUAIS DE CONSTRUÇÃO DE MODELISMO NAVAL RÁDIO-CONTROLADO DISPONIBILIZADOS PELO SITE WWW.NAUTICURSO.COM.BR SUA DIVULGAÇÃO EM OUTROS SITES OU MEIOS DE COMUNICAÇÃO IMPRESSOS OU ELETRÔNICOS É AUTORIZADA DESDE QUE RESPEITEM OS DIREITOS AUTORAIS CONFORME Lei de Direitos N° 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 Sempre fazendo menção ao site de origem.

Após a secagem faremos o lixamento com lixa 150 bem delicadamente. Deixe secar bem. apenas para deixar superfície lisa. Em seguida aplique nova demão de seladora. O objetivo é que as fibras da madeira estejam no mesmo sentido das tábuas do convés. . sem remover por completo a seladora.Cortaremos o deck seguindo o desenho dos planos de construção da embarcação construída (neste caso foi utilizado compensado moveleiro de 4 mm) As fibras da madeira devem estar dispostas no sentido longitudinal de proa a popa. nunca cruzando pinceladas. Com um pincel macio vamos aplicar seladora para madeira (este seladora é facilmente encontrada em qualquer loja de tintas) Aplique com pincel sempre no mesmo sentido das fibras da madeira. Repita este processo por 3 vezes a ultima demão não deve ser lixada.

passe a ferramenta 2 ou 3 vezes até que se consiga o rebaixo desejado. tomando muito cuidado para não distorcer o rebaixo que se faz na madeira. Divida completamente o convés com régua e depois marque as distancias entre as tábuas com ajuda de um lápis grafite. No projeto do barco você encontrará o desenho das tabuas do convés o que lhe permitirá saber qual a medida que iremos riscar sobre o deck que estamos fazendo.Faremos a ferramenta que será utilizada para formar o sulco (emenda entre as tábuas) Uma lamina de serra de arco velha pode ser desbastada em um esmeril ou com uma micro-retifica tipo dremel para que fique com um dente fino e cortante como o da foto acima. (não use canetas de espécie alguma) Apóie a régua firmemente e passe com moderada força a ferramenta sobre a madeira apoiando sempre na régua. . .para casa rebaixo.

. Continue o processo até o fim de todos os rebaixos. faça o risco dentro do rebaixo com o lápis grafite bem devagar para que o lápis não escape do rebaixo e risque a tábua.Após cada rebaixo.

Trabalho completo. agora é só dar acabamento aplicando lixamento com lixa 150. .A emenda das tábuas no convés é feita da mesma forma só que em sentido contrário ao das tábuas sempre pulando uma tabua para que haja a chamada amarração (como em tijolos m uma parede) .

limpe bem com um pano levemente umedecido para remover o pó do lixamento .Após lixado.

Este verniz foi aplicado com pincel ( o pigmento pode ser adicionado também a seladora). . existem agentes que se adicionam ao verniz que podem dar tons variados a madeira.A finalização pode ser feita com verniz marítimo spray. se desejar escurecer a madeira dando um toque de requinte ao deck do barco. vejam como o resultado ficou interessante. no caso asseguir utilizei pigmento padrão mogno. pistola ou pincel.