You are on page 1of 5

introdução A competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, uma grande festa.

Assim são os Jogos Olímpicos, um dos mais importantes eventos do planeta que, de quatro em quatro anos, reafirma os princípios da paz, da amizade e do bom relacionamento entre os povos.Tendo a bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A Origem das Olimpíadas Os Jogos Olímpicos, também conhecidos como apenas Olimpíadas, como todos já sabem é um grande evento, que ocorre de quatro em quatro anos. Estes jogos reúnem diversos atletas de quase todos os países, avaliando-os e também premiando em diversas categorias, como por exemplo, o Atletismo, a Natação, a Ginástica, entre outros. A própria bandeira olímpica – formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores – representa e confirma este ideal de união de raças. Ideal que já estava presente na origem dos Jogos Olímpicos, por volta de 2500 a.C.. Naquela época, gregos de várias cidades se uniam no santuário de Olímpia (daí a origem do termo Olimpíadas) para disputas esportivas em homenagem a Zeus, a maior divindade da mitologia grega. Os Jogos Olímpicos eram muito importantes na Grécia antiga, pois serviam para unir todos os gregos, que viviam separados politicamente em diversas Poleis, ou seja, era um evento Pan-Helênico. Esse evento era tão importante na Grécia antiga, que os gregos, que muitas vezes guerreavam entre si, paravam as guerras que estavam envolvidos para celebrar os jogos olímpicos. Era a chamada “trégua sagrada” que garantia aos atletas e expectadores a segurança necessária para participar ou assistir às diversas modalidades esportivas, ou ainda para homenagear os deuses ou apreciar os diversos artistas que se encontravam em Olímpia para o evento. Os primeiros registros oficiais dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. Eram celebrados em Olímpia, na Grécia, em homenagem a Zeus. As competições eram realizadas pelos atletas nus, já que na época acreditava-se que a nudez facilitava os movimentos e também devido ao culto ao corpo, bastante valorizado pelos gregos. Mulheres não tinham o direito de participar. Conta a história que, certa vez, uma mãe queria assistir seu filho, mas como não podia, se disfarçou de treinador e conseguiu ver a competição.Com a euforia da vitória do rapaz, o disfarce caiu e tudo foi descoberto. A partir de então, os treinadores passaram a participar dos Jogos nus também. Os vencedores recebiam coroas de oliveiras e eram homenageados em suas

convertido ao cristianismo. e não aprovava o culto ao fogo sagrado e aos “deuses pagãos” que eram realizados. Podemos ver por esses exemplos que na Grécia Antiga as Olimpíadas eram muito importantes. O Movimento Olímpico é atualmente composto por federações esportivas internacionais. comitês olímpicos nacionais (CONs) e comissões organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olímpicos. Mulheres e escravos também não eram aceitos nas competições. Estátuas eram erguidas em suas homenagens. na Grécia Antiga. e adepto da cultura e religião gregas. não eram somente os bárbaros que estavam proibidos de participar do evento. Deste modo. No entanto. o governo local lhes garantia o sustento pelo resto de suas vidas. o boxe. Grego. em 1896. o pancrácio.C. o arremesso de disco. Bárbaros estavam foram dos Jogos Olímpicos! Mas nas Olimpíadas da antiguidade. que contou com a participação de 311 atletas e 13 países. os Jogos Heranos – em homenagem à deusa Hera. o salto em distância. os Jogos Olímpicos retornaram. As modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos da Antiguidade também eram bastante diferentes das modalidades que compõem a Olimpíada Moderna. o que excluía a participação de escravos nas competições. na Grécia. Os Jogos Olímpicos foram extintos no ano de 393 pelo Imperador romano Teodósio que. a luta livre. era todo o falante da língua grega.. na Grécia antiga isso era bastante diferente. Somente gregos tinha o direito de disputar as diversas modalidades esportivas presentes nos jogos. o pentatlo . A cidade anfitriã é responsável pela organização e financiamento à celebração dos Jogos coerentes com a Carta Olímpica. que consiste no esporte que será disputado a cada Jogos Olímpicos. proibiu-os alegando ser uma manifestação pagã. graças ao esforço do Barão Pierre de Coubertin (pedagogo francês). Assim. também . ou até mesmo. atenienses.cidades. O programa olímpico. e muitos outros habitantes das diversas poleis gregas poderiam participar. foram realizados os I Jogos Olímpicos da Era Moderna. Para as mulheres havia uma outra competição. na Era Moderna. poetas declamavam suas façanhas. A celebração dos Jogos durou até 394 d.Os vencedores das modalidades esportivas eram recebidos como verdadeiros heróis em suas cidades natais. tebanos. Os gregos disputavam nesse evento a corrida. espartanos. a corrida de cavalos e a corrida de bigas. destinada somente a elas. o arremesso de dardo. os jogos femininos não tinham o mesmo prestígio e repercussão que os masculinos. o COI é responsável por escolher a cidade anfitriã para cada edição. Como o órgão de decisão. As Olimpíadas também eram destinadas somente a homens livres. Apenas 1500 anos depois. pois o cristianismo estava crescendo cada vez mais no Império Romano. Se nos dias atuais todas as nações do planeta podem participar das Olimpíadas.

O esporte era utilizado para a reabilitação de pacientes. doping. Jogos Paraolímpicos Os primeiros Jogos realizados aconteceram na Inglaterra e Estado Unidos após a segunda Guerra Mundial e eram disputados em grande parte por excombatentes da guerra. corrupção de agentes públicos e terrorismo. Os Jogos também constituem uma oportunidade importante para a cidade e o país se promover e mostrar-se para o mundo. Os Jogos têm crescido em escala. a ponto de quase todas as nações serem representadas. considerados . em casos especiais. Nas Olimpíadas de Berlim (1936). um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro. Os finalistas do primeiro. sendo o recordista brasileiro o velejador Torben Grael. em função de sua visibilidade na mídia. desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos.é determinado pelo COI. Existem mais de 13 000 atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Inverno e em 33 diferentes modalidades esportivas com cerca de 400 eventos. movido pela idéia de superioridade da raça ariana. que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972). em 1948. Tal crescimento tem criado inúmeros desafios. que perderam membros ou a audição. realizados na Antuérpia. O esporte que mais trouxe medalhas foi a vela. bem como as cerimônias de abertura e encerramento. A única vez em que não participou foi em 1928. como a tocha e a bandeira olímpica. segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olímpicas de ouro. não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens. O neurologista Ludwig Guttmann teve importante papel ao criar o Centro Nacional de Lesionados Medulares. A partir deste fato. o chanceler alemão Adolf Hitler. os Jogos Olímpicos e sua exposição à mídia proporcionam a atletas desconhecidos a chance de alcançar fama nacional e. na Bélgica. Jogos Olímpicos e Política As Olimpíadas. a fama internacional. onde eram realizados os jogos. devido a uma crise econômica no páis. todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos. serviram de palco de manifestações políticas. incluindo boicotes. A celebração dos Jogos abrange muitos rituais e símbolos. Em 1960 foram realizados os Jogos Paraolímpicos de Roma. O Brasil e os Jogos A primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos foi em 1920. respectivamente. matou 11 atletas da delegação de Israel. A cada dois anos. prata ou bronze.

como por exemplo. Jingjing. nos Jogos de Turim. diz-se: Bem vindo a Pequim. em 1972. que marcou os Jogos de Moscou. os russos boicotaram os Jogos de Los Angeles. Os Jogos Olímpicos têm um fundo político e também as mascotes participam deste fato. Mesmo sendo um país de clima tropical. mas acabou virando alvo fácil de lucro. em Albertville. exceto em quatro ocasiões. o qual reuniu cadeirantes de 23 países. os Jogos Paraolímpicos passaram a ser realizados nas mesmas cidades dos Jogos Olímpicos. em Chamonix. A partir de 1994. o urso Misha. os brasileiros ficaram entre os dez primeiros colocados em um esporte de neve. A primeira mascote chamava-se Schuss.como o primeiro grande evento reuniu. Neste período o mundo passava pela Guerra Fria e os EUA boicotaram os Jogos. não participando dos mesmos. com o objetivo de desenvolver trabalhos esportivos com pessoas especiais. As mascotes foram criadas para criar uma empatia maior das pessoas para com o evento esportivo. na França. que foram apresentadas a exatos 1000 dias do início dos Jogos Ao se pronunciar as sílabas de cada nome de uma vez: BEI JING HUAN NI. Jogos Paraolímpicos e o Brasil Robson Sampaio de Almeida (paraplégico) e Sérgio Serafim Del Grande (tetraplégico) voltaram de seus tratamentos nos Estados Unidos em 1958 e. A primeira participação do Brasil foi em 1992. Eram realizados nos mesmos anos dos Jogos de Verão. criaram clubes no Brasil. com as experiências adquiridas. Já em 1984. em 1980. em mandarim (língua dos chineses). na Itália. Huanhuan. Surgiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Grenoble. na França. passaram a ser realizados sempre dois anos após os Jogos de Verão. que vem do provençal e significa mágico. O Brasil iniciou sua participação nos Jogos Paraolímpicos da Alemanha. Yingying e Nini. contando com a presença de 400 atletas. Jogos Olímpicos de Inverno Tiveram início em 1924. em 1968. são cinco mascotes: Beibei. e era um esquiador de cabeça vermelha e roupa azul. As competições acontecem no gelo ou na neve. surgiu a palavra “masco”. até 1992. A partir de então. Nos Jogos Olímpicos de Pequim. que tinha como mascote a águia Sam. em 2006. . Mascotes dos Jogos Em 1860. O basquete em cadeiras de rodas foi o primeiro esporte paraolímpico disputado em nosso país.

php#ixzz1yrsUQl9j http://pt. Fonte: http://www.portalsaofrancisco.br/especial.com.ibb.Outro exemplo da forte superstição chinesa é a data e o horário da abertura dos Jogos: 08/08/2008 às oito horas e oito minutos da noite.asp?EditeCodigoDaPagina=896 .net/conheca-a-origem-dos-jogos-olimpicos/ http://www.br/alfa/historia-das-olimpiadas/jogosolimpicos.com.rj.portalsaofrancisco.php#ixzz1yrxtlpfb www.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos http://situado.php?idPagina=17598 http://www.com.gov.uol.wikipedia.br http://clickeaprenda.conexaoaluno.br/portal/mostrarConteudo.unesp.br/alfa/historia-das-olimpiadas/jogosolimpicos.