You are on page 1of 9

Os 5 Níveis de Intimidade A CADA DIA A CADA ANO, PASSAMOS POR MUDANÇAS NAS NOSSAS VIDAS, PASSAMOS POR DIFICULDADES

E PROBLEMAS NO DIA A DIA. E TODAS AS AFLIÇÕES E LUTAS SÓ PODEM SER VENCIDAS COM MUITA PERSEVERANÇA E MUITA CONFIANÇA NA PALAVRA DE DEUS, E NAS PROMESSAS DO SENHOR. Pv 29:25 “O receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro”. Jo16:33 “No mundo tereis aflições mais tende bom ânimo eu venci o mundo”. NESTES TEMPOS DE LUTAS E BATALHAS SÃO TEMPOS EM QUE O SENHOR DESEJA NOS LEVAR A UM NÍVEL MAIS ALTO, MAIS PROFUNDO DE UNÇÃO; DE AUTORIDADE; DE REVELAÇÃO, OU SEJA, O SENHOR DESEJA NOS COLOCAR A LUGARES MAIS PROFUNDOS nEle. ELE DESEJA QUE TENHAMOS MAIS INTIMIDADE COM ELE. E TODOS OS NÍVEIS DE INTIMIDADE, EXIGE UM NÍVEL DE ENTREGA, DE COMPROMISSO, DE DISPOSIÇÃO PARA COM DEUS, DE RESPOSTA PARA DEUS. Mt 7:2 - “Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também”.

OS NÍVEIS DE INTIMIDADE TAMBÉM NOS FAZ LEMBRAR DE ALGO PRECIOSO EM DEUS, QUE NOS PERMITE EXPERIMENTAR AINDA

Então.“O amor é paciente. PELA SUA OBRA. Seguia-o numerosa multidão. tudo suporta”. Um de seus discípulos. disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar. é benigno. Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão. festa dos judeus. não se ressente do mal. Jesus. não se ensoberbece. tudo espera. o amor não arde em ciúmes. 1º NÍVEL DE ITIMIDADE . porque ele bem sabia o que estava para fazer. não se exaspera. Ora. tudo sofre. atravessou Jesus o mar da Galiléia. E É COM BASE NO AMOR PELO SENHOR QUE QUERO MOSTRAR ALGUNS NÍVEIS DE INTIMIDADE. a Páscoa. mas isto que é para tanta . NOS FAZ ANDAR EM INTIMIDADE PROFUNDA COM ELE. que é o de Tiberíades. porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos. irmão de Simão Pedro. subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos. tudo crê. estava próxima. não procura os seus interesses. DA SUA INTIMIDADE. O AMOR PELA PESSOA DE JESUS.MAIS DO SENHOR E DAS SUAS PRECIOSIDADES. não se conduz inconvenientemente. erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele. mas regozija-se com a verdade. chamado André. É O AMOR 1Co 13:4-7 . Então. informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. não se alegra com a injustiça.A MULTIDÃO Jo 6:1-26 “Depois destas coisas. para receber cada um o seu pedaço. não se ufana.

Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios. Quando. Então. Jesus tomou os pães e. E o mar começava a empolar-se. passaram para o outro lado. viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos. Sabendo. outros barquinhos chegaram de Tiberíades. quanto queriam. os homens em número de quase cinco mil. perto do lugar onde comeram o pão. o profeta que devia vir ao mundo. Assim. tendo estes partido sós. retirou-se novamente. agitado por vento rijo que soprava. disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram. e ficaram possuídos de temor. os homens o sinal que Jesus fizera. Entretanto. Jesus. pois. aproximando-se do barco. Mas Jesus lhes disse: Sou eu. os seus discípulos desceram para o mar. eles. No dia seguinte. e também igualmente os peixes. tendo-o encontrado no outro lado . E. rumo a Cafarnaum. e Jesus ainda não viera ter com eles. o receberam. para o monte. pois. pois. disseram: Este é. pois havia naquele lugar muita relva. o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada. para que nada se perca. Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei. Ao descambar o dia. verdadeiramente. eis que viram Jesus andando por sobre o mar. distribuiu-os entre eles. tendo o Senhor dado graças. de bom grado. sozinho. que sobraram aos que haviam comido. E. tendo dado graças. a multidão que ficara do outro lado do mar notou que ali não havia senão um pequeno barco e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos. o pão da vida. e logo o barco chegou ao seu destino. E. Vendo. Não temais! Então. Assentaram-se. Já se fazia escuro. Jesus anda por sobre o mar. quando já estavam fartos.gente? Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se. pois. tomando um barco. tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura. pois.

UTILIZA O SENHOR APENAS COMO ENTREGADOR DE BENÇÃOS. “E voltaram os setenta com alegria. mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Sl 25:14 – “A intimidade do Senhor é para os que o temem. em verdade vos digo: vós me procurais. MAIS A MULTIDÃO NÃO QUER ESTAR COM O SENHOR TODO O TEMPO. NÃO SE ENTREGA AO SENHOR COMPLETAMENTE. pelo teu nome. A MULTIDÃO PARTICIPOU DE UM CERTO NÍVEL DE INTIMIDADE COM JESUS. 2º NÍVEL DE INTIMIDADE – SÃO OS SETENTA Lc 10:1. a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir”. aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. quando chegaste aqui? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade. 17-20. “PAPAI NOEL CELESTIAL” O SENHOR BUSCA UMA INTIMIDADE PROFUNDA COM OS TEUS SERVOS. 23-24 – “E. de dois em dois. até os demônios se nos sujeitam. lhe perguntaram: Mestre. não porque vistes sinais. dizendo: Senhor. designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face. PRESENCIOU ATÉ MESMO UM MILAGRE. depois disso. E disse-lhes: Eu via .do mar.

QUE NÃO QUER SE ENVOLVER MUITO NA OBRA DO SENHOR. alegrai-vos. FAZEM PARTE DA OBRA DO SENHOR. 3º NIVEL DE INTIMIDADE – OS DOZE . LÍDER DE CÉLULA QUE NÃO BUSCA CRESCIMENTO DA CÉLULA.Satanás. Eis que vos dou poder para pisar serpentes. disse-lhes em particular: Bemaventurados os olhos que vêem o que vós vedes. · TUDO PORQUE ACHA QUE NÃO VAI CONSEGUIR. LÍDER DE CÉLULA QUE NÃO DESEJA CRESCER EM DEUS. pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes e não o viram. antes. por estar o vosso nome escrito nos céus”. SO ESTÃO DISPOSTOS A IR ATÉ UM CERTO NÍVEL DE COMPROMISSO. e toda a força do Inimigo. ALGUMAS COISAS AINDA PERMENECEM OCULTAS PARA ESTES. MAIS NÃO TEM INTIMIDADE PROFUNDA. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos. e nada vos fará dano algum. SÃO USADOS POR DEUS. e ouvir o que ouvis e não o ouviram”. cair do céu. voltando-se para os discípulos. “E. EXEMPLOS: MEMBRO DE CÉLULA QUE NÃO QUER MULTIPLICAR. como raio. e escorpiões.

· DISCÍPULO QUE SÓ DA DOR DE CABEÇA.Mc 10:32 . desse momento em diante. · CAMINHAM EM ALIANÇA UNS COM OS OUTROS. indo ter com os principais sacerdotes. · MAS NÃO ESTÃO DISPOSTOS A SOFRER O DANO PELO SENHOR. E. tornando a levar à parte os doze. E Jesus. · DESFRUTAM DE UMA INTIMIDADE DESEJADA POR MUITOS. um dos doze. e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões. · PARA QUE AVANCEMOS A UM NÍVEL DE INTIMIDADE MAIOR COM O SENHOR.” · SÃO OS ESCOLHIDOS POR ELE. PARA ANDAR JUNTO. · DEVEMOS ESTAR DISPOSTO A ANDAR A SEGUNDA MILHA. passou a revelar-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir.“Estavam de caminho. subindo para Jerusalém. Mt 26:14-16 “Então. e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. . É NECESSÁRIO NOS DISPORMOS A SOFRER O DANO POR AMOR AO SENHOR. chamado Judas Iscariotes. propôs: Que me quereis dar. · LÍDERADO OSSO DURO DE ROER. buscava ele uma boa ocasião para o entregar.” · AINDA ASSIM TEM SEMPRE ALGUÉM NESTE NÍVEL DE INTIMIDADE QUE NÃO ESTÁ DISPOSTO A SOFRER O DANO PELO SENHOR.

. Então Jesus foi. enquanto eu vou orar. ajoelhou-se. MORREU SERRANDO AO MEIO POR AMOR AO SENHOR. Fiquem aqui vigiando. · QUANDO VC SE FAZ COMO OS 03 APAIXONADOS E FIÉIS AO SENHOR ELE CUIDA E TE COLOCA EM LUGARES MAIS ALTOS. · NO NÍVEL DE INTIMIDADE DE AMOR PELO SENHOR DOS 03 DISCÍPULOS SOMOS LEVADOS A INTIMIDADE PROFUNDA NO SENHOR. levando consigo Pedro. Aí ele começou a sentir uma grande tristeza e aflição e disse a eles: – A tristeza que estou sentindo é tão grande. que é capaz de me matar. QUE GEROU COMPROMISSO. QUE ELEVOU O NÍVEL DE UNÇÃO. encostou o rosto no chão e pediu a Deus que. E Jesus lhes disse: – Sentem-se aqui. Ele foi um pouco mais adiante. se possível. Tiago e João. · INTIMIDADE QUE GEROU PAIXÃO. afastasse dele aquela hora de sofrimento”.4º NÍVEL DE INTIMIDADE – OS 03 DISCÍPULOS Mc 14:32-35 “Jesus e os discípulos foram a um lugar chamado Getsêmani. EXEMPLO: · TIAGO FOI O PRIMEIRO MÁRTIRE DA IGREJA.

Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava. e Maria.· INTIMIDADE QUE TROUXE UMA NOVA REALIDADE AO PONTO DE SER MARTÍRIZADO POR AMOR AO SENHOR. disse a ela: – Este é o seu filho. 5º NÍVEL DE INTIMIDADE – O DÍSCÍPULO “JOÃO” Jo 19:25-27 “Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe. e a irmã dela. · NESSE NÍVEL DE INTIMIDADE LHE SÃO CONFIADAS AS MAIS PRECIOSAS COISAS. e também Maria Madalena. Em seguida disse a ele: – Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele”. a esposa de Clopas. · NESTE NÍVEL NOS SÃO CONFIADAS AS COISAS MAIS SECRETAS DO SENHOR “APOCALIPSE” . · NÃO ESTOU DIZENDO QUE DEVEMOS MORRER LITERALMENTE PELO SENHOR. COMO A FAMÍLIA. · MAS QUE DEVEMOS AMAR O SENHOR E NOS DISPOR A QUALQUER COISA POR AMOR A ELE.

DE AMOR. ELE SE DISPÔS E SE ENTREGOU EM FAVOR DE NÓS.· NESTE NÍVEL DE INTIMIDADE TEMOS A PLENA CONFIANÇA DO SENHOR. COMO EU DISSE NO INÍCIO A INTIMIDADE COM O SENHOR. ELE TINHA PLENA E ABUNDANTE INTIMIDADE COM O PAI. . QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SOFRER E SE GASTAR PARA O SENHOR. A MAIOR DEMONSTRAÇÃO DE AMOR FOI O SENHOR NA CRUZ POR NÓS. RECONHECA HOJE QUE PRECISA AVANÇAR A UM NÍVEL MAIS ALTO NO SENHOR. CONCLUSÃO: NESTA HORA EU QUERIA TE CONVIDAR A DIZER PARA O SENHOR EM QUE NÍVEL DE INTIMIDADE VC ESTÁ DISPOSTO A ENTRAR NO SENHOR NESTES DIAS. ABENÇOAR A SUA CASA E SUA FAMÍLIA E PROFETIZAR A BENÇÃO DE DEUS SOBRE A SUA CÉLULA O SEU MINISTÉRIO. FALA DE COMPROMISSO.