You are on page 1of 11

Fogão Solar

file:///home/brian/Livros, Zines, Textos/ Agroeco...

Fogão Solar
Um projeto que resolvi colocar em andamento neste verão de 2004 foi a construção de um fogão solar. A idéia é muito simples, vários pequenos espelhos refletindo a luz solar para o mesmo ponto focal. Resolvi fazer um protótipo pequeno de apenas 100 espelhos de 5 x 5cm cada um, assim teria um mosaico final de 0,5 x 0,5 m, bem leve e portátil. Encomendei numa vidraçaria os 100 espelhinhos a R$25,00. Numa madeireira comprei duas lâminas de MDF de 60 x 60 x 0.6 cm e uma ripa de madeira de 5cm x 200cm para montar a caixa. Também comprei perfis de alumínio para fazer a armação de suporte do fogão. Feita a caixa e a armação de alumínio começei a colagem dos espelhos. Esta é a parte crítica do projeto pois cada espelho deve ficar bem alinhado para que o reflexo dos raios solares convirjam para o ponto focal definido pelo suporte de alumínio onde posteriormente será colocado o objeto a ser aquecido. A princípio tentei fazer isso usando o próprio Sol. Colei o primeiro espelho como referência e segui colando os demais observando o reflexo do Sol no mesmo ponto. Mas este método se revelou muito dificultoso pois necessitava de Sol (à noite não era possível executá-lo) e também eu tinha que ficar exposto ao Sol por longo período. Resolvi tentar um outro método que se revelou muito mais prático e eficiente. Desenhei numa cartolina uma grade com as mesmas dimensões da caixa onde ficariam os espelhos. Numerei cada posição dos espelhos na caixa com a numeração correspondente da cartolina e colei a cartolina no teto da sala.

1 de 11

25-01-2012 18:20

Alinhei a caixa com os espelhos no chão de maneira que observando bem pelo meio do suporte de alumínio eu via o reflexo do número correspondente na cartolina bem centrado no espelho que estava colando. sempre com um responsável por perto alertando crianças e mesmo adultos que colocar a mão no foco queima de verdade. 2 de 11 25-01-2012 18:20 . difícil de guardar e transportar. 2 . Dicas: 1 . Para colar os espelhos usei cola de borracha de silicone e pequenos taquinhos de madeira. Observando pelo furinho teremos que ver o reflexo do número na cartolina fixada no teto bem centrado no espelho que estamos colando. Com isso o espelho de referência que foi colado sem inclinação nenhuma. Textos/ Agroeco.. por isso é importante alertar que este forno não deve ser deixado sem proteção. Então podemos admitir um erro de meio a um cemtímetro no foco de cada espelho pois ainda assim teremos a soma de todo espelhos na região central do foco. empurrando os taquinhos com cola até que o reflexo estivesse alinhado e assim fui montando o fogão solar. apenas 5 cm de espessura. A grande vantagem deste tipo de montagem (pequenos espelhos) sobre um espelho parabólico em peça única é o seu tamanho compacto. Colocando um pedaço de jornal no foco este fumegava instantaneamente e pegava fogo em dois ou três segundos. Esta centragem não é tão crítica pois o objetivo seria aquecer. Quando o fogão já tinha uns 40 espelhos colados fiz uns testes que podemos ver nas fotos abaixo.Eu projetei o fogão solar para que o ponto focal ficasse num ponto acima da borda da caixa pois assim o objeto que fosse colocado no suporte não faria sombra em nenhum espelho. Este é o mesmo princípio das lentes Fresnel só que aplicada a espelhos. este modelo fica bem fino quando desmontado.Para centrar bem direito cada espelho usando o método descrito acima eu coloquei um papel cobrindo o suporte de alumínio com um furinho bem no centro. por exemplo. água em uma pequena chaleira. enquanto o parabólico seria muito volumoso.. o que reduziria a eficiência do fogão.Fogão Solar file:///home/brian/Livros. Zines. os demais espelhos devem convergir para o mesmo ponto que este primeiro espelho ilumina no ponto focal. plano no fundo da caixa foi o do centro da segunda fileira a partir do suporte de alumínio.

Pelos meus teste apenas 50 soldados poderiam executar a façanha. INFINITELY LARGE SOLAR FURNACE . apenas 4 hastes de alumínio com articulação e uma corrente que prende a um parafuso para regular a altura. Veja nas fotos abaixo. Depois de pronto consegui aquecer uma chaleira de água de cerca de 400 ml em pouco mais de 15 minutos. Textos/ Agroeco. Exemplo: diminuindo o tamanho de cada espelho mas mantemdo o tamanho da caixa teremos maior número de espelhos o que aumenta o calor no foco porém numa área menor. Se aumentarmos o tamanho da caixa teremos uma maior quantidade de luz solar captada e uma maior quantidade de calor para tranferir ao objeto a aquecer. Curiosidades: 1 . se deseja muito calor concentrado deve diminuir o tamanho de cada espelho aumentando.Como temos que acompanhar o movimento do Sol para que o foco caia sempre no ponto desejado eu fiz uma espécie de "macaco sanfona" parecido com um macaco de automóvel para elevar e abaixar os espelhos.Tirando a energia vulcânica e nuclear.) é energia solar transformada. nenhum tipo de energia.Foi o grego Arquimedes quem teve esta idéia na antiguidade.Fogão Solar file:///home/brian/Livros. Estes espelhos apenas eliminam todos os intermediários químicos e mecânicos.. 4 . só energia solar que é grátis. etc. 2 . alcool. 4 . Zines. Se acharem muito lembre-se que não estamos gastando nada. toda a energia que consumimos (petróleo. 3 .Exitem dois parâmetros que podemos variar na construção do fogão: o tamanho total da caixa e o tamanho de cada espelho. Ele projetou um sistema de espelhos (naquela época feitos de metal polido) para proteção de uma cidade portuária da Grécia. Se variarmos o tamanho de cada espelho podemos mudar o grau de concentração da luz solar.a idéia para o meu protótipo.. Veja figura abaixo. das ondas. Referências e links: Universidade na Comunidade .A superfície deste meu protótipo é menor que a superfície de pele que uma pessoa adulta expõe ao Sol na praia durante o verão. Resumindo: se você quer aqueder grande quantidade de água necessita de uma caixa maior. cavão.A tocha olímpica dos jogos modernos é acesa com a concentração da luz solar com um pequeno espelho parabólico. o número total de espelhos. 3 de 11 25-01-2012 18:20 . consequentemente. 3 . estamos captando energia direto da nossa fonte primária. Não há registro de uso desta técnica embora seja perfeitamente factível. Leia o relato impressionante ao final da página. lenha. Vários soldados portando espelho focariam as velas de navios inimigos ateando fogo neles. eólica.blogger da escola Aníbal de Freitas com o projeto do fogão solar.

Nesta e nas fotos abaixo as etapas da montagem do fogão para uso.Fogão Solar file:///home/brian/Livros.texto sobre a tocha olímpica. RedRok .vários links..site oficial. 4 de 11 25-01-2012 18:20 . Zines. The Olympic Flame . The Olympic Flame .. Textos/ Agroeco. leva menos de 5 minutos.

Fogão Solar file:///home/brian/Livros. 5 de 11 25-01-2012 18:20 . Textos/ Agroeco.. Zines..

ele queima mesmo.. Não é brincadeira.. Um espelhinho. a cola e um pequeno calço para alinhar o espelho. Zines. Textos/ Agroeco.Fogão Solar file:///home/brian/Livros. 6 de 11 25-01-2012 18:20 .

Zines..Fogão Solar file:///home/brian/Livros. Conjunto incompleto em teste. Textos/ Agroeco. 7 de 11 25-01-2012 18:20 ..

.. Fogão solar pronto Meio litro de água fria ferve em pouco mais de 15 minutos.Fogão Solar file:///home/brian/Livros. Zines. os números estão invertidos pois serão observados pelos espelhos. vide texto acima. Textos/ Agroeco. Cartolina para alinhar espelhos. 8 de 11 25-01-2012 18:20 .

. Textos/ Agroeco.. Queijo derretido numa mini frigideira. Fritando um ovo. Zines. 9 de 11 25-01-2012 18:20 .Fogão Solar file:///home/brian/Livros.

Textos/ Agroeco. Água para o chimarrão. 10 de 11 25-01-2012 18:20 . Água para o chimarrão... Zines.Fogão Solar file:///home/brian/Livros.

.. Zines. A velocidade que um pedaço de jornal pega fogo! 11 de 11 25-01-2012 18:20 .Fogão Solar file:///home/brian/Livros. Foco no fundo da chaleira pintada de preto fosco. Textos/ Agroeco.