You are on page 1of 80

Deus, autor da vida. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à vocação que nos foi confiada. Que neste novo ano, Senhor, nos lembremos da vocação de ensinar. Que sejamos tocados pelo Teu amor, para que possamos partilhar amor. Que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes. Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos nós, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz. Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender. Que, nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui. Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem e que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.Senhor, abençoa este novo ano letivo! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui. GABRIEL CHALITA

Lista de Alunos

Rotina

A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar. inventores. da verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget) ."A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas. descobridores. Homens que sejam criadores. não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.

.

” (Rubem Alves) .. O professor.."Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. assim. não morre jamais.

.

.

.

.

.

Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. (Paulo Freire) .

.

.

.

.

.

.

assim. vida no sentido mais autêntico da palavra"."Educar é crescer. Educação é. E crescer é viver. ( Anísio Teixeira ) .

.

.

.

.

.

.

. Obrigado por termos você. dedicação. Ser mãe não é só dar a luz e sim. força e sabedoria. participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. mas com um significado infinito. renúncia a si própria. pois quer dizer amor.Mãe: palavra pequena.

.

.

.

.

.

.

” (Paulo Freire) . uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.“A humildade exprime.

.

.

.

.

.

.

só as de verão. Mas há também quem garanta que nem todas. Mas no fundo isso não tem muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si." ( Shakespeare ) . são os sonhos. em todas as épocas do ano. dormindo ou acordado. Sonhos que o homem sonha sempre.Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Em todos os lugares.

.

.

.

.

.

O professor. não morre jamais."Educar é um exercício de imortalidade. assim. Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver.. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra..” (Rubem Alves) .

.

.

.

.

"Se uma criança vive com aceitação e amizade aprende a encontrar o amor no mundo" "Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir!" ( Henri Paincore )

.

.

.

.

.

" (Carl Rogers) . poliglotas ou coisa que o valha."Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas.

.

.

.

.

.

.

E a semente do pensamento é o sonho." ( Rubem Alves ) . antes de serem especialistas em ferramentas do saber." O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Por isso os educadores. deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio.

.

.

.

.

.

.

São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações. Feliz Natal! (Fernando Waki) .