You are on page 1of 2

ESTUDO DIRIGIDO- INDIVIDUAL RESPONDER DE ACORDO COM OS TEXTOS E OS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS.

BOM ESTUDO ALUNO: TURMA:
CURIOSIDADES SOBRE LIBRAS E PESSOAS SURDAS

Voce sabia que a pessoa surda não fala porque não ouve? Algumas pessoas chegam a afirmar que o surdo é mudo. Isto é uma crendice. A sociedade, de modo ampliado, concebe fala com o sentido de produção vocal-sonora. A verdade é que o surdo fala em sua língua de sinais, pelo canal viso-gestual e, desde que tenha seu aparato vocal intacto, pode produzir fala inteligível. Para tanto, é necessário treinamento junto aos profissionais da fonoaudiologia. Vajamos algumas crendices, erros causados pela simples falta de informação: O aprendizado e uso da libras atrapalha a aprendizagem da língua oral? Errado. Esse era (talvez ainda seja) um pensamento muito disseminado pelos oralistas convictos. Na verdade a falta de interesse dos surdos na aprendizagem da língua oral majoritária está intimamente relacionada aos castigos e punições que a história da educação dos surdos se encarrega de narrar: atividades árduas e repetitivas, proibição do uso da língua de sinais, castigos corporais e humilhantes, desgastantes e intensas horas com as sessões de treinos fonoarticulatórios para aprender o idioma etc. LIBRAS, quer dizer Língua de Sinais Brasileira e todos os surdos sabem como usá-la em todos os países. Correto. É uma sigla. A libras “ é Du Brasil zil zil” A legislação brasileira reconhece a LIBRAS como língua oficial do país (Lei 10.436/2002), juntamente com o PORTUGUÊS. É isso mesmo. Em nosso país temos TRÊS línguas oficiais. LIBRAS é uma língua diferente do português? Exato, libras é uma língua (idioma) utilizado pela comunidade surda brasileira. A LIBRAS possui as suas características próprias de sintaxe, morfologia, semântica e contexto, como qualquer outra língua. Cada país possui a sua língua de sinais? iiiiissssssoo!! Cada país tem sua LS, por exemplo: Française de Signes a. EUA = ASL = American Sign Language b. França = LFS = Language

c. Itália = LSI = Lingua di Segnale Italiana

d. Portugal = LG = Linguagem Gestual

A língua de sinais é universal. Quem disse??? Não, não é não. Como vimos no item anterior, as línguas de sinais de cada país são totalmente diferentes umas das outras. Existem países que possuem dialetos da sua língua de sinais, inclusive o Brasil. No caso da libras, ela não é 100% padronizada nem no próprio Brasil. Cada região brasileira tem suas regionalismos e muuuuuuuuitos sinais são completamente diferentes. Quem sabe PORTUGUÊS e LIBRAS é considerado bilíngue? Correto! São dois idiomas diferentes. Bi = dois. A língua de sinais portuguesa, de Portugal, é diferente da LIBRAS?. Correto. Oralmente nos comunicamos sem barreiras idiomáticas com nossos irmãos lusitanos... Porem, com os surdos, isto não acontece. Um português surdo não consegue se comunicar em língua de sinais com um brasileiro surdo, as LS (língua de sinais) de cada país é diferente. No caso, a LS de Portugal, é chamada de “Linguagem Gestual”. A maioria dos surdos brasileiros não possui um entendimento claro do português escrito, pois sua língua materna é LIBRAS – L1. Correto. É como alguém que aprende outra língua, mas não tem a oportunidade de praticá-la falando e ouvindo. É incorreto dizer que o surdo que só sabe libras é analfabeto? Certamente que sim, é incorreto. Ele é alfabetizado em LIBRAS. As pessoas é que não estão habilitadas em libras para poder entendê-los. Não se diz surdo-mudo. Com certeza, não! É incorreto dizer que o surdo é mudo. Ele não é mudo, apenas não aprendeu a falar o português. Em alguns casos, porem, o surdo fala fluentemente. Como vimos no caso da Sueli Ramalho na entrevista no programa do Jô. Quantos surdos existe no Brasil aproximadamente? Existe aproximadamente 5.800.000 surdos no Brasil segundo o Censo IBGE 2000. Fala sério! É muita gente surda!! Obs. Este censo é de 10 anos atrás. Mais uma curiosidade: Aproximadamente 30% dos surdos brasileiros não sabem ler textos em português. Os restantes 70% sabem ler português, mas não têm entendimento claro desta língua. Quem são os surdo oralizados?

Existe alguns surdos que aprendem a falar através das vibrações vocais e a entender o que falamos através da leitura labial. Estes surdos são chamados de surdos oralizados. Quem não é surdo é chamado de “ouvinte” ou falante. São as pessoas que não têm nenhuma deficiência na audição e falam com fluência. Dizem que a legislação brasileira para acessibilidade de deficientes é uma das mais avançadas do mundo. (Ui!!! mas será que funciona?! Pense!!!). A legislação brasileira determina que os órgãos da administração pública, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário em LIBRAS para o deficiente auditivo (Decreto 5.296/2004). (Alguém aí já viu, ou ouviu falar desse atendimento prioritário?!) O IC - implante coclear, faz o surdo ouvir perfeitamente a partir de sua implantação. Errado. Na verdade, o implantado passará a ser atendido por fonoaudiólogo, entre outros profissionais, para a terapia da fala/audição durante muuuuuuuito tempo ainda após o implante. Voce já ouviu falar de Gestuno (pronuncia-se Guestuno) O Gestuno é uma Língua de Sinais internacional. Uma Língua inventada aprovada pela Federação Mundial de Surdos em 1951. Em 1973, criou-se um Comitê Internacional para organizar o Sistema de Sinais Internacionais. Trataram de eleger os sinais que melhor se entendiam de várias Línguas de Sinais. Após a criação dos sinais, publicou-se um livro com pouco mais de 1500 sinais. O nome vem do italiano e significa: união das línguas de sinais. Alguns surdos utilizaram esta língua nos Jogos Mundiais para surdos, na Conferência de surdos e no Festival de Washington DC, mas fora estas situações, seu uso é muito reduzido. A necessidade de comunicar-se é universal. Para as pessoas surdas a necessidade de comunicação vai unida aos sinais por isso existem tantas línguas de sinais no mundo como línguas orais cada uma delas tem um "acento" ou uns dialetos. Cada língua de sinais é um reflexo do passado na cultura que se desenvolveu e os costumes de sua sociedade. O que você faria se quisesse que pessoas surdas de cada canto do mundo lhe entendesse? Resposta: Criaria uma língua de sinais internacional que todos pudessem aprender e entender! Que ideia genial! (www.handspeak.com). A comissão de unificação de sinais escreveu um livro com aproximadamente 1500 sinais; esta língua se chama Gestuno. O nome é italiano e quer dizer algo assim como: unidade das línguas de sinais.

Voce conhece o Programa Sisi que transforma voz em LIBRAS ?

A IBM apresentou um novo programa de inteligência artificial capaz de transformar a voz do usuário em sinais para comunicação com surdos. O programa foi desenvolvido por pesquisadores de diversas universidades inglesas, com o apoio da empresa. LIBRAS, o avatar – é um personagem animado digital que transforma o sons das palavras em Linguagem Britânica de Sinais. No Brasil é utilizada a Língua de Sinais Brasileira, ou LIBRAS. O programa é chamado Sisi - "Say It Sign It", algo como diga-o, sinalize-o. Uma de suas partes mais importantes é o módulo de reconhecimento de voz, uma tecnologia na qual a IBM tem dedicado esforços há mais uma década. É esse módulo que permite a interpretação da voz de alguém falando em tom normal, como durante uma palestra, por exemplo.

...É isso aí! Vivendo e aprendendo!! Amplie a imagem e veja as letras utilizadas no alfabeto manual dos surdos. Muito bem! Agora, responda as questões de acordo com este texto e as demais questões, pesquise e responda com suas palavras. 12345O que significa Libras? Por quem ela é utilizada? Qual Lei reconhece a Libras como língua oficial? Como é conhecida a língua de Sinais de Portugal? Por que é incorreto referir-se aos surdos como “surdo-mudo”? Pesquise mais na internet. 6- O que é o IC e como funciona? 7- Explique com suas palavras o que é o Gestuno. 8- O que é um surdo oralizado? 9- Qual a diferença entre datilologia e sinal soletrado? 10- O que é e como funciona o programa Sisi?