You are on page 1of 3

ptica

A ptica um ramo da Fsica que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiao eletromagntica, visvel ou no. A ptica explica os fenmenos de reflexo, refrao e difrao, a interao entre a luz e o meio, entre outras coisas. Geralmente, a disciplina estuda fenmenos envolvendo a luz visvel, infravermelha, e ultravioleta; entretanto, uma vez que a luz uma onda eletromagntica, fenmenos anlogos acontecem com os raios X, microondas, ondas de rdio, e outras formas de radiao eletromagntica. A ptica, nesse caso, pode se enquadrar como uma sub disciplina do eletromagnetismo. Alguns fenmenos pticos dependem da natureza da luz e, nesse caso, a ptica se relaciona com a mecnica quntica. Segundo o modelo para a luz utilizada, distingue-se entre os seguintes ramos, por ordem crescente de preciso (cada ramo utiliza um modelo simplificado do empregado pela seguinte):

ptica geomtrica: Trata a luz como um conjunto de raios que cumprem o princpio de Fermat. Utiliza-se no estudo da transmisso da luz por meios homogneos (lentes, espelhos), a reflexo e a refrao. ptica ondulatria: Considera a luz como uma onda plana, tendo em conta sua freqncia e comprimento de onda. Utiliza-se para o estudo da difrao e interferncia. ptica eletromagntica: Considera a luz como uma onda eletromagntica, explicando assim a reflexo e transmisso, e os fenmenos de polarizao e anisotrpicos. ptica quntica ou ptica fsica: Estudo quntico da interao entre as ondas eletromagnticas e a matria, no que a dualidade onda-corpsculo joga um papel crucial. Lentes

Lentes so instrumentos de ampla utilizao, cuja inteno desviar raios de luz. Sua forma e seu ndice de refrao determinaro o comportamento desta, que, em geral, apenas determinado por seu formato, pois seu ndice de refrao, na grande maioria dos casos, maior do que o ar - ambiente em que a lente geralmente est imersa.

Para lentes biconvexas, plano-convexas ou cncava-convexas o comportamento da luz ser de convergncia, portanto, estas lentes so nomeadas de "convergentes" ou "lentes de bordas finas ou delgadas" Para lentes bicncavas, plano cncavas ou convexo-cncavas, o comportamento da luz ser de divergncia, portanto, estas lentes so nomeadas de "divergentes" ou "lentes de bordas grossas ou espessas" Caso a lente esteja imersa em um ambiente cujo ndice de refrao maior que o seu prprio, o comportamento ser o inverso, ou seja: lentes divergentes convergiro os raios de luz, e lentes convergentes divergiro os raios de luz. Estes instrumentos possuem enormes aplicaes no cotidiano. Doenas visuais como hipermetropia e miopia so anuladas pelo uso de lentes especficas.

Experincias de ptica

1) DESENHO MGICO
Material: Um retngulo de cartolina Tesoura Canetas de feltro Furador Dois elsticos

Execuo:

Desenhar em cada face da cartolina um desenho que a ilustrao mostra, por exemplo. Perfurar a cartolina de um e de outro lado Fazer passar por essas perfuraes os dois elsticos, tal como sugere a ilustrao. Puxando em sentido oposto os dois elsticos para fazer rodar as cartolinas podemos ver os dois desenhos sobrepostos.

You might also like