You are on page 1of 16

Karl Marx em sua teoria faz uma anlise da sociedade capitalista.

E usa em suas formulaes o mtodo dialtico que cuida de apontar as contradies constitutivas da vida social que resultam na negao de uma determinada ordem. Segundo a proposta Marxista o fenmeno social deveria ser submetido a critica para que as suas potencialidades possam ser reveladas e assim atualizadas numa forma mais evoluda.

E por que aplicar o materialismo histrico? Porque analisa a sociedade do ponto de vista material, ou seja, as relaes que os homens estabelecem, o modo como produzem os seus meios de vida, formam a base de todas as suas relaes. Segundo a perspectiva materialista todas as formas econmicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam, so transitrias e histricas; sendo o primeiro fato histrico a produo da vida material.

Em se tratando de produo e reproduo Karl Marx difere a condio humana dos outros animais: Os homens interagem com a natureza de modo consciente j os animais de forma imediata, no cumulativa. E na busca de controlar as condies naturais, os homens criam novos objetos que so passados de gerao onde o trabalho a principal atividade humana, porque atravs dele que o homem no s domina a natureza, como tambm cresce como indivduo.

Na reflexo da concepo da sociedade notamos em Marx que a mesma o produto da ao recproca dos homens. Sendo certa uma conexo na histria dos homens porque cada gerao posterior encontra foras produtivas adquiridas pela gerao precedente que lhes serve de matria-prima para a nova produo. Tudo isso que foi dito fica relacionado s foras produtivas e relaes sociais de trabalho. Entretanto no bastaria, pois o pensamento Marxista mais amplo quando conceitua foras produtivas afirmando serem elas um conjunto dos instrumentos e habilidades que possibilitam o controle das condies naturais sendo o seu desenvolvimento cumulativo. Mas no ultrapassaria os limites Marxistas que conforme o autor a diviso do trabalho no sistema capitalista gera alienao.

Em Marx infraestrutura a fora produtiva e a relao social de produo; e superestrutura so as ideologias polticas as concepes religiosas, cdigos morais e estticos, que no tem forma material. A superestrutura existe para legitimar a infraestrutura. possvel ler em Marx que o surgimento das classes sociais se d atravs do excedente de produo e o surgimento da propriedade privada dos meios de produo. Segundo ele esta forma de propriedade acentua a explorao da classe proletria.

Na leitura marxista, entende-se que as lutas de classes so o motor da histria j que as principais transformaes estruturais so impulsionadas por meio das lutas de classes. E a

classe exploradora constitui-se no mais potente agente de mudana. Podendo acrescentar ainda que a luta de classes conduz a ditadura do proletariado e que esta ditadura no mais que a transio para a abolio de todas as classes para uma sociedade sem classes.

A ideia central de Marx em O Capital a sociedade capitalista, suas caractersticas aspectos e organizao. Tendo esta sociedade como base de anlise, podem-se compreender outras formas socioeconmicas. A expresso elementar da riqueza desta sociedade a mercadoria, ou seja, os produtos e a prpria fora de trabalho, sendo composta, por dois: valor de uso e valor de troca. Ela satisfaz as necessidades humanas, se efetiva no consumo enquanto que aquilo que no consumido no mercadoria. Para calcular o valor de troca de uma mercadoria mede-se a quantidade da substncia, ou seja, o tempo de trabalho socialmente necessrio. O valor das mercadorias varia de acordo com os lugares e as pocas por isso as mercadorias distintas podem possuir preos diferentes. Ao final o que resta da mercadoria ser produto do trabalho.

As relaes de produo capitalista tem por base o mercado onde a fora de trabalho negociada. Para a sociedade capitalista a ideia de igualdade essencial para estabilidade da mesma. De um lado est o trabalhador que oferece sua fora de trabalho e do outro, o empregador que tem a fora de trabalho por um salrio. No entanto, o valor que o trabalhador produz superior quele pelo qual ele vende sua fora.

Marx ao fazer a anlise do surgimento do capitalismo mostra o papel da burguesia que incessantemente produz revolues nos instrumentos de produo, e tambm no aperfeioamento dos homens, fazendo com que eles se incorporem a nova forma de produzir. A partir de sua ascenso no cenrio da economia mundial a burguesia leva a todas as naes o modo de produo capitalista, com o desejo de encontrar novos mercados a leva a estabelecer-se em todas as partes.

Para Marx, da mesma forma que os antigos regimes econmicos foram extintos por causa do conflito entre as classes ele afirma que o capitalismo pode ser extinto atravs do processo de revoluo social e atribui ao proletariado o papel de agente transformador da sociedade capitalista. Pois o trabalhador personagem principal da explorao deste sistema. Marx afirma que o trabalhador torna-se hostil com relao produo, ou seja, o trabalho no faz parte da sua vida, ela comea quando o mesmo termina. apenas uma fonte de possuir um salrio que lhe garanta a sobrevivncia. O trabalho uma forma de alienao, para Marx a atividade vital, para ele nada mais que um meio de existir.

Quando a necessidade de renovao das foras produtivas choca-se com o modelo econmico, poltico e social vigente favorece os aspectos revolucionrios, e so estes que nos permite ver historicamente como ocorre mudana de uma organizao social para outra. Somente quando no existirem classes e antagonismos de classes que as evolues sociais deixaro de serem revolues polticas. As referncias sociedade comunista sero reflexes com princpios de liberdade e no alienao. Marx afirma: o comunismo e a forma necessria e dinmica para o futuro, que possibilita a criao dos homens, ao poder de indivduos associados, e que a diviso de trabalho passe a atender aos interesses de toda a sociedade. Seria o resultado de uma reconstruo consciente da sociedade humana.

KARL MARX O trabalhador tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais cresce sua produo em potncia e em volume. O trabalhador converte-se numa mercadoria tanto mais barata quanto mais mercadorias produz. A desvalorizao do mundo humano cresce na razo direta da valorizao do mundo das coisas. O trabalho no apenas produz mercadorias, produz tambm a si mesmo e ao operrio como mercadoria, e justamente na proporo em que produz mercadorias em geral. Karl Marx

As formulaes tericas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a anlise que faz da sociedade capitalista e de sua superao, provocaram desde o princpio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questes por ele levantadas.

Mas a relevncia prtica de sua obra no foi menor, servindo de inspirao queles envolvidos diretamente com a ao poltica. Herdeiro do iderio iluminista, Marx acreditava que a razo era no s um instrumento de apreenso da realidade mas, tambm, de construo de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realizao de todo o potencial de perfectibilidade existente nos seres humanos. As experincias do desenvolvimento tecnolgico e as revolues polticas, que tornaram o Setecentos uma poca nica, inspiraram sua crena no progresso em direo a um reino de liberdade.

Alm das dificuldades inerentes complexidade e extenso da obra de Marx, o que aumenta o desafio de sintetiz-la, o carter sucinto de algumas de suas teses tem dado lugar a interpretaes controversas. Alis, controversa a prpria sociedade, como Marx deixaria claro em seu discurso:

Hoje em dia, tudo parece levar em seu seio sua prpria contradio. Vemos que as mquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e fazer mais frutfero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. As fontes de riqueza recm-descobertas convertem-se, por arte de um estranho malefcio, em fontes de privaes. Os triunfos da arte parecem adquiridos ao preo de qualidades morais. O domnio do homem sobre a natureza cada vez maior; mas, ao mesmo tempo, o homem se converte em escravo de outros homens ou de sua prpria infmia. At a pura luz da cincia parece no poder brilhar mais que sobre o fundo tenebroso da ignorncia. Todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as foras produtivas materiais, enquanto reduzem a vida humana ao nvel de uma fora material bruta .

Este mtodo de abordagem da vida social foi denominado posteriormente de materialismo histrico. De acordo com tal concepo, as relaes materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relaes.

As formas econmicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam so transitrias e histricas. Ao adquirir novas foras produtivas, os homens mudam seu modo de produo, e com o modo de produo mudam as relaes econmicas, que no eram mais que as relaes necessrias daquele modo concreto de produo. As categorias econmicas no so mais que abstraes destas relaes reais e so verdades unicamente enquanto essas relaes subsistem.

Para Marx, tanto os processos ligados produo so transitrios, como as idias, concepes, gostos, crenas, categorias do conhecimento e ideologias, os quais, gerados socialmente, dependem do modo como os homens se organizam para produzir. Portanto, o pensamento e a conscincia so, em ltima instncia, decorrncia da relao homem/natureza, isto , das relaes materiais.

Assim sendo, as noes de foras produtivas e de relaes sociais de produo mostram que tais relaes se interligam de modo que as mudanas em uma provocam alteraes na outra. Em resumo, o conceito de foras produtivas refere-se aos instrumentos e habilidades que possibilitam o controle das condies naturais para a produo, e seu desenvolvimento em geral cumulativo. O conceito de relaes sociais de produo trata das diferentes formas de organizao da produo e distribuio, de posse e tipos de propriedade dos meios de produo, bem como e que se constituem no substrato para a estruturao das desigualdades expressas na forma de classes sociais. O primeiro trata das relaes homem/natureza e o segundo das relaes entre os homens no processo produtivo.

No processo de produo os homens estabelecem entre si determinadas relaes sociais atravs das quais extraem da natureza o que necessitam. Desde a, Marx reflete sobre o significado - para o indivduo e a sociedade - da apropriao por no-produtores (pessoas, empresas ou o Estado) de uma parcela do que produzido socialmente, e desenvolve sua concepo de classe, explorao, opresso e alienao.

Ou seja, numa poca em que duas mos no podem produzir mais do que o que uma boca consome, no existem bases econmicas que possibilitem que uns vivam do trabalho de outros, seja na forma de trabalho escravo ou de qualquer outro modo de explorao. o surgimento de um excedente da produo que permite a diviso social do trabalho, assim como a apropriao das condies de produo por parte de alguns membros da comunidade

os quais passam, ento, a estabelecer algum tipo de direito sobre o produto ou sobre os prprios trabalhadores.

A crtica feita pelo marxismo propriedade privada dos meios de produo da vida humana dirige-se, antes de tudo, s suas consequncias: a explorao da classe de produtores nopossuidores por parte de uma classe de proprietrios, a limitao liberdade e s potencialidades dos primeiros e a desumanizao de que ambos so vtimas. Mas o domnio dos possuidores dos meios de produo no se restringe esfera produtiva: a classe que detm o poder material numa dada sociedade tambm a potncia poltica e espiritual dominante.

Para o materialismo histrico, a luta de classes relaciona-se diretamente mudana social, superao dialtica das contradies existentes. por meio da luta de classes que as principais transformaes estruturais so impulsionadas, por isso ela dita o motor da histria. A classe explorada constitui-se assim no mais potente agente da mudana.

O livro Um Toque de Clssico Marx, Durkheim, Weber- Quintaneiro,Tania. expe um pouco sobre as obras de trs grandes socilogos: Karl Marx, mile Durkheim e Max Weber. Nessa resenha, falarei especialmente sobre Karl Marx. O livro, ao falar de Karl Marx, divide-se em alguns captulos: introduo; dialtica e materialismo; necessidades: produo e reproduo; foras produtivas e relaes sociais de produo; estrutura e superestrutura; classes sociais e estrutura social; lutas de classes; a economia capitalista; o papel revolucionrio da burguesia; a transitoriedade do modo de produo capitalista; trabalho, alienao e sociedade capitalista; revoluo; comunismo e concluses. Falarei sobre cada um deles.

Na introduo, o autor expe brevemente sobre a complexidade da obra de Marx e qual impacto que ela teve no mundo. Ele cita, por exemplo, que para muitas pessoas a sociologia ps-Marx um embate entre a corroborao e negao dos assuntos abordados por ele. E assim ele preparar o leitor para a exposio dos conceitos abordados por Marx. Aps o captulo Introduo, vem o captulo: Dialtica e Materialismo. Nesse captulo, o autor mostra como Marx rompeu com o conceito de dialtica de Georg Wilheim Friedrich Hegel (1770-1831) e o conceito de materialismo de Ludwig Feuerbach (1804-1872), conceituando de maneira inovadora o que chamado de materialismo dialtico. Ao contrrio de Hegel, que via nas idias o propulsor do mundo, Marx via nas condies materiais o fundamento das transformaes das coisas.

No terceiro captulo Necessidades: Produo e Reproduo, o autor fala sobre as necessidades dos homens para Marx e como eles satisfazem essas necessidades atravs da produo. Para Marx, ao contrrio dos animas que produzem apenas o que necessrio, os homens produzem mais do que o necessrio, o homem cria tambm segundo as leis da beleza. Alm disso, ao produzir para sua sobrevivncia, o homem organiza-se socialmente e, consequentemente, gera necessidades que vo alm das necessidades naturais e fsicas. E essas necessidades, naturais e artificiais (criadas pela produo social), vo se incorporando s sociedades e vo se reproduzindo nas prximas geraes.

No captulo Foras Produtivas E Relaes Sociais, o autor define o conceito de foras produtivas e relaes sociais de produo para Marx. O primeiro seria equipamentos e conhecimentos que o homem detm para dominar, controlar e transformar a Natureza com objetivo de produzir bens materiais, sendo que este se desenvolveria de maneira contnua, passando de gerao a gerao. Enquanto o segundo diz respeitos as relaes entre os homens no processo de produo, como eles se organizam para produzir, como so distribudos os equipamentos, as tecnologias, o conhecimento, o controle dos meios de produo e tudo aquilo que diz respeito ao processo de produo.

No quinto captulo Estrutura e Superestrutura, o autor demonstra que para Marx, a sociedade seria formada por uma estrutura, soma das foras produtivas e relaes sociais de produo, e a superestrutura, aquilo que produzido pelo homem que no material (ideologias, concepes religiosas, conhecimento cientfico, entre outras coisas), sendo que a primeira gera a segunda.

No prximo captulo, Classe Social e Estrutura Social, percebe-se que para Marx, o surgimento da diviso social do trabalho e da apropriao privada dos meios de produo se deu pelo excedente de produo, pois quando o homem s obtinha da natureza o necessrio para sobrevivncia no existe diviso do trabalho, muito menos a explorao de homem pelo outro. A apropriao privada dos meios de produo o que criou as classes sociais, de um lado os proprietrios dos meios de produo e do outro lado os no proprietrios. Marx criticava veemente essa apropriao, pois existiria a explorao de quem detinha os meios de produo, mas no produzia, sobre os que produziam, mas no detinham esses meios. Alm disso, quem detinha os meios de produo, detinha o controle poltico e religioso predominante.

No captulo Luta de Classes, o autor demonstra como Marx acreditava que a luta de classes sempre esteve, e sempre estar, presente na histria das sociedades em que houver a apropriao dos meios de produo. Isso porque, para ele, sempre haver uma classe dominante, detentora dos meios de produo, exploradora do trabalho daqueles que no os detm. Assim, as relaes entre essas duas classes antagnicas sempre sero conflituosas, at que a classe oprimida se organize e se rebele contra a classe opressora, tornando desta maneira a classe oprimida potencialmente um agente de mudanas. Um exemplo de classe oprimida como um agente de mudana foi a classe burguesa que atravs das revolues da Idade Moderna mudaram as estruturas sociais da poca.

No captulo Economia Capitalista, o autor fala sobre a mercadoria, que seria o ponto chave do capitalismo. Ela seria tudo aquilo que o homem produz como tambm sua prpria fora de trabalho. A mercadoria teria dois componentes: valor de uso e valor de troca. O primeiro seria o valor dado a ela por sua utilidade. Enquanto o segundo seria o valor dado a mercadoria de acordo com habilidade utilizada e o tempo gasto na sua produo, e seu valor poderia variar no tempo e no espao. Ainda nesse tema, o autor demonstrou que, segundo Marx, a diviso do trabalho que cria a necessidade de mercado, produtores diferentes produzem mercadorias diferentes e precisam trocar essas mercadorias para o seu prprio consumo, mesmo que essa troca acontece atravs de moedas. Essa necessidade de troca de mercadorias faz com que a fora de trabalho se torna uma mercadoria tambm, porm com algumas peculiaridades: a nica que pode trazer mais riqueza que seu valor de troca. Isso acontece porque o valor da fora de trabalho do trabalhador vendida ao empregador menor do que a capacidade de trabalho por ele produzida, isto , existiria um trabalho excedente exercido pelo trabalhador que no era compensado pelo empregador. E isso, Marx denominou de mais-valia.

E essa explorao s era possvel porque o trabalhador era alienado, impedindo que ele percebesse que essa troca de mercadorias, fora de trabalho pelo salrio, que aparentemente era justa, na verdade era injusta.

Em Papel Revolucionrio da Burguesia, dcimo captulo, o autor expe como Marx fez uma anlise do capitalismo, seu surgimento e evoluo, e como esse surgimento destruiu o modelo medieval vigente. Nessa anlise Marx percebeu o papel revolucionrio que a burguesia teve na Idade Moderna. Ela destruiu e transformou todos os paradigmas medievais que impediam seu crescimento, tais como os tipos de processo produtivos, a organizao social, os valores morais e religiosos, entre outros fatores. Alm de observar que o capitalismo, tendo como caracterstica a procura de novos mercados, possibilitou a burguesia levar essa revoluo para todas as naes.

No captulo Transitoriedade, entende-se que Marx percebeu que a burguesia ao se torna a classe dominante apenas substituiu os velhos paradigmas por novos. E assim, as lutas de classes ainda continuaram vigorando, uma vez que o capitalismo aumentava o antagonismo das classes, por haver uma maior explorao dos burgueses, detentores dos meios de produo, sobre o proletariado, no detentores dos meios de produo. Alm disso, o capitalismo favoreceu a maior concentrao do proletariado que, consequentemente, aumentou a sua capacidade de organizao e de luta e a conscincia de sua situao social , o que fez com que o proletariado fosse visto com uma classe revolucionria que deveria tomar o poder e fazer a transio de uma sociedade dividida em classes antagnicas para uma sociedade sem classes e sem poder poltico, uma sociedade comunista.

J o captulo Trabalho, Alienao e Sociedade Capitalista mostra que para Marx, o trabalho o fundamento da alienao. Primeiro porque o trabalhador, com a diviso do trabalho, se torna um especialista no processo produtivo, sendo incapaz de visualizar seu trabalho no produto final. Segundo porque o trabalho apenas fonte de sobrevivncia e no de prazer. E por ltimo, o fato do homem por valor em todas as coisas, at mesmo nas relaes sociais. Marx v uma sociedade comunista como uma soluo para os conflitos entre as classes e para pr fim alienao.

No captulo Revoluo, percebe-se que Marx acreditava em um progresso da humanidade e via nas classes oprimidas os precursores desse progresso. Ele via o proletariado como uma classe de transformaes e mudanas sociais. O proletariado tomaria o poder, sem ocorrer apenas uma inverso de posies (onde os oprimidos passariam a ser opressores e os opressores passariam a ser oprimidos), mas sim, uma mudana na sociedade e em suas bases.

E no captulo Comunismo, o autor diz que Marx via no comunismo essa nova sociedade que ele acreditava que o proletariado deveria criar. O comunismo possibilitaria a criao de uma sociedade sem classes, e consequentemente sem explorao de uma classe por outra, sem alienao, onde os homens seriam livres, onde a diviso do trabalho atendesse ao interesse coletivo, enfim, uma sociedade melhor.

Assim, o autor chega concluso, onde ele mostra como as obras de Marx serviram de fundamento para vrios grupos, movimentos e pensadores contemporneos.

Com esse texto, nota-se como a obra de Marx foi importante. Mesmo que a criao de uma sociedade comunista, o fim que tanto Marx almejava, tenha se tornado uma utopia, percebese que houve uma organizao das classes oprimidas a fim de diminuir sua explorao pelas classes opressoras. Hoje em dia, por exemplo, na maioria dos pases, a jornada de trabalho fica em torno de 8 horas dirias e isso s foi possvel pela luta de alguns grupos sociais. Alm disso, cada vez mais o trabalho tem deixado de ser uma fonte de alienao para se tornar uma fonte de prazer. Infelizmente ainda existem muitos pases que apresentam a sociedade parecida com a que Marx viveu, mas percebe-se que, de alguma forma, todas as sociedades tende a se aproximar s sociedades em que as desigualdades entre as classes so menores ou mesmo que haja grandes desigualdades sociais, isto no impede que as classes no dominantes sejam felizes. Assim, percebe-se que o capitalismo contemporneo muito se difere do capitalismo da poca de Marx. E, alm disso, ao se analisar a histria, nota-se que todas as tentativas de implantar uma sociedade comunista fracassaram, nunca havendo a transio da ditadura do proletariado para a to sonhada sociedade comunista. Assim, percebe-se o quanto as obras de Marx foram importantes, no por criar uma nova sociedade com novas bases (comunismo), mas sim por transformar a sociedade capitalista numa sociedade um pouco melhor.

-------------------------------------------[ 2 ]. MARX. Manuscritos: economa y filosofa, p. 112. [ 3 ]. QUINTANEIRO. Um Toque de Clssicos, p. 44. [ 4 ]. QUINTANEIRO. Um Toque de Clssicos, p. 48.

FICHAMENTO QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Mrcia Gardnia de.Um toque de clssicos: marx, durkheim e weber. 2. ed., rev. e ampl. Belo Horizonte, MG:Ed. UFMG, 2002. 168 p. ; 23 cm ISBN 8570413173

INTRODUO

A reflexo sobre as origens e a natureza da vida social quase to antiga quanto a prpria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber cientfico, s emerge em meados do sculo XIX na Europa.Notadamente, o surgimento da Sociologia se deu a partir do advento decorrentes de pensamento como o racionalismo, o empirismo e o iluminismo e das transformaes econmicas e sociais ocorridas principalmente a partir do sculo XVI, marcadas pela instabilidade e diversas crises que marcaram a Europa neste perodo. Sob este catico panorama, a Sociologia nasceu como um norteador para tentar explicar e responder aos questionamentos da sociedade.

MUDANCAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZACO

As grandes transformaes sociais acontecem de maneira quase que imperceptveis para aqueles que nelas esto inseridos, por conseguinte, as transformaes sociais resultantes do processo de industrializao so fruto de um processo lento iniciado na Renascena e que atravs de mudanas na organizao poltica e jurdica, nos modos de produo e comercializao, propiciaram que um efeito multiplicador e geravam conflitos ideolgicos e polticos. A nova forma de produo capitalista trouxe mudanas profundas em todos os campos da sociedade europeia, tanto material quanto nos princpios morais, religiosos e nas crenas que sustentavam o regime feudal. Estas transformaes atingiram tambm a estrutura de classes e a organizao estatal, enfraquecendo os estamentos tradicionais - aristocracia e campesinato - e das instituies feudais:servido, propriedade comunal, organizaes corporativas artesanais e comerciais.Notadamente, a partir da segunda metade do sculo XVIII, com a primeira revoluo industrial e o nascimento do proletariado, estas mudanas passaram a ser mais evidentes e definitivas no s no ordenamento social, mas tambm na maneira de se relacionar das pessoas que comearam a conviver com situaes contrastantes onde de um lado a oferta de trabalho, a modernizao do processo produtivo industrial e agrcola, a intensa movimentao da economia e o crescimento das cidades, enfim, o progresso, se entrelaava com uma srie de experincias negativas e at agravadas pela nova ordem social como a poluio doar, a falta de infraestrutura fruto do crescimento desordenado das cidades com a migrao em massa dos camponeses, a criminalidade, a violncia, a promiscuidade,a pobreza, o alcoolismo e os nascimentos ilegtimos, mazelas sociais que imperava no carregado ambiente urbano. Logo, a cidade que acenava a todos com

a possibilidade de maior liberdade, proteo, ocupao e melhores ganhos, tambm era omissa no cuidado aos membros mais frgeis desse novo sistema,particularmente os que ficavam fora da cobertura das leis e instituies sociais.Neste perodo, a alta densidade de populao, aliada principalmente s precrias condies sanitrias, trazia consequncias desastrosas para a sade da populao urbana, atingindo especialmente os mais miserveis. O nascimento dessa nova ordem social encontrou as pessoas vivendo em condies desumanas em todos os aspectos, principalmente alimentar, de moradia, de sade e de higiene. A expectativa de vida era muito baixa e as epidemias agravavam as taxas de mortalidade, o que s teve uma pequena melhoria no incio do sculo XVIII, com o advento da revoluo industrial e agrcola na Inglaterra, quando as pessoas puderam experimentar certa melhoria neste quadro. As condies de trabalho que caracterizam o incio da revoluo industrial eram assustadoras para os padres atuais e eram responsveis pela baixa expectativa de vida dos trabalhadores que cumpriam extenuante jornada de trabalho de at 18 horas, inclusive as mulheres e crianas.O salrio dos aprendizes era em geral a metade do que se pagava aos operrios, o das mulheres a quarta parte, e o das crianas... j se pode imaginar. Alm dos baixos salrios e das doenas devidas s pssimas condies de trabalho e das instalaes, os trabalhadores tambm sofriam frequentes acidentes provocados pelo maquinrio pesado que mutilava e matava, o que provocava revoltas violentas, como no chamado movimento ludista.Tanto na Europa como na Amrica, a melhoria nas condies de trabalho e novos direitos foram sendo aos poucos conquistados e acrescentados legislao social e trabalhista em diversos pases. Um avano importante ocorreu no campo das relaes afetivas, notadamente na formao familiar das camadas mais altas e mdias da sociedade medieval,cujos critrios tinham por base a escolha dos parceiros por interesses polticos ou econmicos, dando lugar ao casamento por escolha mtua, fruto do amor romntico.Com essa nova sensibilidade, lanouse um novo olhar sobre a criana e o adolescente, que antes eram considerados como adultos em miniatura. A industrializao trouxe modificaes tambm na forma como as populaes europeias percebiam o tempo, visto que passaram a depender menos dos fenmenos naturais - as estaes, as mars, a noite e o dia, o clima para regular suas atividades produtivas. Com a insero da tecnologia, passaram a fazer registros mais precisos do tempo, das tarefas laborais e tambm de adaptar a fora de trabalho ao tempo de execuo, fator este que trouxe um novo componente para as relaes de trabalho, onde os operrios perderam o controle do ritmo da produtividade e passaram a ser mais exigidos. Essa nova relao social trouxe tambm mais um motivo de reflexo para o estudo da Sociologia.

ANTECEDENTES INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA

Antes do sculo XVIII, a maioria dos campos de conhecimento advinha do pensamento filosfico. Somente a partir deste perodo os saberes autnomos,includa a Sociologia, passaram a ser sistematizados em disciplinas. A Reforma Protestante iniciada no sculo XVI, ao contestar a autoridade da Igreja Catlica,devolveu ao homem o exerccio da razo, que possibilitou as prticas do empirismo,do racionalismo cartesiano e o avano das cincias

experimentais que, no seu conjunto, caracterizaro a era moderna e o fervilhar de novas ideias. A Revoluo Francesa, alimentada pelas ideias iluministas que se firmaram no ps revoluo industrial, possibilitou a formao de um novo quadro sociopoltico,que teve um impacto decisivo na formao da Sociologia e na definio de seu principal foco: o conflito entre o legado da tradio e as foras da modernidade. A burguesia europeia ao pregar as ideias de liberdade, igualdade, progresso e incentivar a racionalidade, antecipava nuances do pensamento social que influenciaria diretamente os primeiros tericos da Sociologia no sculo XIX. Montesquieu (1689-1755) foi um filsofo que utilizou o conhecimento histrico e emprico, distanciando-se, assim, do raciocnio hipottico-dedutivo caracterstico dos contratualistas. Talvez sua contribuio terica mais importante refira-se sua concepo de leis como relaes necessrias que derivam da natureza das coisas.Sob esse ponto de vista, a liberdade entendida como o direito de fazer tudo quanto as leis permitem. Em sntese, a caracterizao da esfera social como um campo diferenciado e a procura das leis que regem seu movimento representam o legado mais importante de Montesquieu formao do pensamento sociolgico.Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) concebeu um estado de natureza onde no existiriam desigualdades, e tampouco moralidade. Essa concepo modifica o contedo e o sentido do chamado pacto social o qual, ao fazer surgir o poder da lei, legitimou a desigualdade, a injusta distribuio da propriedade e da riqueza, e tambm a submisso, a violncia, os roubos, a usurpao e todo tipo de abusos. O estado civil, alm de ser um artifcio, um ato de associao ao qual a vontade individual se submete, o resultado de um processo histrico. Segundo Rousseau,os males da sociedade advm dos efeitos nocivos da propriedade privada, que submetem o homem ao trabalho, servido e misria.O movimento iluminista acreditava na capacidade de progresso da humanidade a partir do uso da razo e logo, setores da sociedade iniciaram a divulgao de conhecimentos cientficos e prticos com o intuito de tornar os descendentes mais instrudos, o que culminou com maravilhosas invenes e descobertas como a lanadeira que John Kay construiu, em 1733, e o tear mecnico produzido cinco anos mais tarde por John Wyatt e Lewis Paul que multiplicariam a produtividade da indstria txtil; os projetos desenvolvidos entre 1761 e 1768 por James Watt que resultaram na mquina a vapor, fazendo surgir em 1813 a primeira locomotiva e, em 1821, o barco a vapor, construdo pelo norte-americano RobertFulton.

PRIMEIRAS SOCIOLOGIAS: ORDEM, CAOS, CONTRADICES, EVOLUCO

A Revoluo Francesa e seu iderio de liberdade, assim como o individualismo e o anticlericalismo presentes no pensamento iluminista, inspiraram tambm uma reao profundamente conservadora e de certo modo retrgrada no seio do pensamento social, ou seja, alguns pensadores como Edmund Burke,Joseph de Maistre e Louis de Bonald , tambm chamados de profetas do passado, insistiam no resgate da vida comunitria e familiar e do processo artesanal de trabalho, prprios das sociedades medievais, destrudos pelo novo modo de produo e pela

urbanizao descontrolada. Esses precursores imediatos da Sociologia, consideram que o caos e a ausncia de moralidade e solidariedade que as sociedades nascidas das duas grandes revolues revelam eram fruto do enfraquecimento das antigas instituies protetoras, como a Igreja e as associaes de ofcios, que haviam garantido ou expressado a estabilidade e a coeso social anteriores.Com a obra de Saint-Simon (1760-1825), A teoria social avana rapidamente na Frana. Ele foi um dos que primeiros percebeu a inutilidade da aristocracia no contexto da nova sociedade que ora estava nascendo, considerando que um dos fundamentos da sua anlise sociolgica residia na existncia de classes dotadas de interesses conflitantes, logo, no haveria mais lugar para a aristocracia nesta nova ordem. Saint-Simon, adotando o mtodo positivo das cincias, acreditava no industrialismo e nos avanos da cincia, sendo o progresso a caracterstica fundamental da sociedade moderna.Saint-Simon buscou formular as bases de uma nova cincia, que chamou de Fisiologia Social. Ela deveria tratar da ao humana incessante, transformadora do meio, e adotar o mtodo positivo das cincias fsicas. A sociedade no seria umsimples aglomerado de seres vivos cujas aes, independentes de toda finalidade,no tm outra razo que a arbitrariedade das vontades individuais, mas um verdadeiro ser animado, mais ou menos vigoroso, a cujas partes corresponderiam distintas funes. As ideias saint-simonianas tiveram vigoroso impacto, tanto sobre a obra de Marx e Engels, como sobre a de Durkheim. Auguste Comte (1798-1857) foi o autor do termo Sociologia. Ele foi o grande divulgador do mtodo positivo de conhecimento das sociedades, sintetizado numa mxima: cincia, da previdncia, previdncia, da ao. O mtodo resumiase em conhecer as leis sociais para poder prever racionalmente os fenmenos e agir com eficcia; explicar e antever, combinando a estabilidade e a atividade, as necessidades simultneas de ordem e progresso - condies fundamentais da civilizao moderna. A chamada filosofia positiva, segundo Comte, fundamentalmente um sistema geral do conhecimento humano que se antepe filosofia negativa com a pretenso de organizar, e no de destruir a sociedade. Comte rejeitava a concepo contratualista de que a sociedade formada de indivduos, afirmando que tudo o que humano alm do nvel meramente fisiolgico deriva da vida social, o que evidencia o predomnio do coletivo. Para Comte, o individual no tinha nenhuma importncia, apenas a Humanidade. Contrariamente s concepes iluministas e racionalistas do direito individual, Comte acreditava queningum possui o direito seno de cumprir sempre o seu dever. A ordem, base das sociedades que alcanam o estado positivo, baseia-se no consenso moral, na autoridade. Por isso, rejeitava a revoluo, por promover o progresso s expensas da ordem.Tanto Comte como Saint-Simon dedicaram-se tambm a analisar a necessidade da criao de uma religio - de fato uma moralidade consistente que fundamentasse a nova ordem social. Comte escreveu o Catecismo positivista, em que a Humanidade vem a substituir Deus, e o altrusmo ocupa o lugar do egosmo.Do mesmo modo, o Novo cristianismo de Saint-Simon seria uma religio sem teologia e sem Deus, dedicada a aplicar os princpios da fraternidade vida social.Com o intuito de constituir uma Sociologia cientfica com objeto e mtodo de estudo claramente definidos, muitas hipteses explicativas da natureza da vida social foram propostas. Nessa linha, a teoria evolucionista exerceu profunda atrao sobre a Sociologia e a Antropologia, estimulando a utilizao de analogias entre a sociedade e os organismos. Herbert Spencer (1820-1903) foi o socilogo mais representativo dessa corrente. Ele difundiu o chamado darwinismo social - a teoria do

evolucionismo biolgico aplicada compreenso dos fenmenos e,particularmente, das desigualdades sociais, atravs de conceitos como: evoluo,seleo natural, luta e sobrevivncia. A lei do progresso orgnico, acreditava Spencer, a lei de todo progresso, que transforma o simples em complexo por meio de diferenciaes sucessivas e da especializao de funes.Em meados do sculo XIX, Karl Marx (1818-1883), concentrou seus esforo sem compreender os homens de carne e osso, movidos por suas necessidades materiais. Ele procurou explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existncia por meio do trabalho, e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade. Isto trouxe de volta ao centro do debate poltico e intelectual o tema da desigualdade social, vinculando-o a processos histrico-sociais. A Sociologia comeou a se consolidar enquanto disciplina acadmica e a inspirar rigorosos procedimentos de pesquisa a partir das reflexes de mile Durkheim (1858-1917) e de Max Weber (1864-1920). Ambos se dedicaram no s a delimitar e a investigar um grande nmero de temas como a dar-lhes uma clara definio sociolgica. Uma parcela considervel da produo desses autores esteve voltada discusso do mtodo de pesquisa adequado Sociologia.J na Alemanha de Weber a situao social e poltica era bastante distinta daquela que vigorava em boa parte do continente europeu. Sua industrializao foi retardatria em relao da Inglaterra e da Frana, faltando-lhe uma burguesia economicamente forte, politicamente audaz e com um certo grau de prestgio social. Assim que os grandes proprietrios agrcolas tomaram a direo do processo de unificao nacional que veio a ser concludo em 1870. Crtico do capitalismo ou melhor, da sociedade racionalizada, burocratizada e desencantada Weber tem uma atitude resignada diante desses processos de evoluo do dito sistema. o chamado anti-capitalismo romntico que marca de forma definitiva seu pensamento.Em suma, foi a partir da obra realizada sobretudo por Marx, Durkheim e Weber que a Sociologia moderna se configurou como um campo de conhecimento com mtodos e objeto prprios, ou seja, os valores preponderantes passaram a ser os humanos e no somente os institucionais. Desta forma, o olhar sociolgico passaria a perceber temas prprios da humanidade, e a todos estes temas seria dado suma importncia e poderiam a partir da serem entendidos e explicados: o Estado, as religies, os povos nocivilizados, a famlia e a sexualidade, o mercado, a moral, a diviso do trabalho, os modos de agir, as estruturas das sociedades e seus modos de transformao, a justia, a bruxaria, a violncia...Todos estes objetos seriam agora foco de uma nova cincia, e a razo passaria a ser vista como a luz que, promovendo a liberdade do indivduo, orienta sbios e ignorantes em direo verdade. Ao tratar de compreender a especificidade do que poderia ser chamado de scial e dada a prpria natureza de seu objeto, a Sociologia sofre continuamente as influncias de seu contexto. Ideias, valores, ideologias, conflitos e paixes presentes nas sociedades permeiam a produo sociolgica. Antigos temas -liberdade, igualdade, direitos individuais, alienao - no desaparecem, mas assumem hoje outros significados. A Sociologia era, e continua a ser, um debate entre concepes que procuram dar resposta s questes cruciais de cada poca.Por inspirarse na vida social, no pode, portanto, estar ela prpria livre de contradies.

KARL MARX O trabalhador tanto mais pobre quanto mais riqueza produz ... a desvalorizao do mundo humano cresce na razo direta da valorizao do mundo das coisas. O trabalho no apenas produr mercadorias, produz tambm a si mesmo e ao operrio como mercadoria... Herdeiro de um iderio iluminista, Marx acreditava que a razo era no s um instrumento de apreenso da realidade, mas tambm de contruo de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realizao de todo o potencial de perfectibilidade existente. Teoria marxista articula a dialtica e o materialismo sob uma perspectiva histrica, negando, assim, tanto o idealismo hegeliano quanto o materialismo dos neohegelianos. Marx e Engels questionam o materialismo feurbachiano que se limitava a captar o mundo como objeto de contemplao e no como resultado da ao humana. Por isso, no fora capaz de v-lo como passvel de transformao por atividade revolucionria ou crtico-prtica. Enquanto para Hegel a histria da humanidade nada mais do que a histria do desenvolvimento do Esprito, Marx e Engels colocam como ponto de partida. Posteriormente esse mtodo de abordagem foi chamado de MATERIALISMO HISTRICO: as relaoes materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida formama a base de todas as suas relaes. As formas econmicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam so transitrias e histricas.

You might also like