You are on page 1of 12

FERDINAND DENIS E A FORMAO DA LITERATURA BRASILEIRA1

Sara Rogria Santos Barbosa2 Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes3

RESUMO

Este trabalho consiste em investigar o processo de formao da literatura brasileira e cnones literrios, tendo como terico principal da historiografia literria o francs Ferdinand Denis, e o resultado das leituras feitas durante a disciplina acadmica Histria dos Cnones Escolares, ministrada no Mestrado em Letras da UFS. Denis, primeiro terico a separar a histria literria do Brasil da de Portugal, considerado um dos precursores da historiografia da literatura nacional, especificamente o vis nacionalista que caracterizou os escritores romnticos do sculo XIX, e responsvel tambm pela incluso de autores brasileiros nos anais da literatura universal. O objetivo deste artigo analisar as contribuies feitas pelo francs Ferdinand Denis na consolidao do nacionalismo romntico brasileiro e do indianismo. Como pressupostos tericos da historiografia literria e cnones sero utilizados BLOOM (1994), CSAR (1978), REIS (1992), ROUANET (1991), SOUZA (2007) e WEBER (1997).

Palavras-chave: Nacionalismo. Indianismo. Historiografia e Cnones literrios.

Para se pensar a literatura brasileira na atualidade, faz-se necessrio visitar os precursores da historiografia literria produzida em Portugal no sculo XIX, e verificar como os escritores brasileiros adentraram no cnone literrio estabelecido

Este trabalho foi apresentado originalmente em 2009, no Senalic/UFS.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, ps-graduada em Didtica e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade So Lus de Frana, membro do Grupo de Pesquisa Histria do Ensino das Lnguas no Brasil, sob a orientao do Prof. Dr. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, e Professora no curso de Letras da Faculdade So Lus de Frana.
3

Mestre em Recursos Humanos, Professora das disciplinas Informtica Educativa e Gesto do Processo Criativo da Faculdade So Lus de Frana e membro do Grupo de Pesquisa Histria do Ensino das Lnguas no Brasil, sob a orientao do Prof. Dr. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira.

naquela poca. Diante disto, convm apresentar alguns conceitos formulados para o termo cnone. Harold Bloom (1994) estabelece consideraes sobre o que se conceitua como cnone literrio e aponta ser este a seleo de grandes escritores da literatura mundial e suas obras; textos que resistiram ao tempo e tendncias e continuam sendo consumidos por leitores diversos; uma obra literria que o mundo no deixasse voluntariamente morrer; livros escolhidos pelas escolas, academias, instituies de ensino e lista de livros de leitura obrigatria como discriminaes do que seria um cnone, dentre outras variaes:

[...] textos que lutam uns com os outros pela sobrevivncia, quer se interprete a escolha como sendo feita por grupos sociais dominantes, instituies de educao, tradies de crtica, ou, como eu fao, por autores que vieram depois e se sentem escolhidos por determinadas figuras ancestrais (BLOOM, 1994, p. 28).

A ideia de um cnone perpassa pela figura do leitor e o citado autor faz uma aproximao entre a extenso das obras canonizadas e o fluxo de leitura, sendo impossvel quele, por mais assiduidade que tenha e ignorando todas as outras atividades cotidianas em detrimento da leitura, conseguir ler todas as obras literrias estabelecidas como cnone, restando apenas debruar-se sobre grandes escritores previamente selecionados. A construo de um cnone, infere-se, est associada figura de bons leitores e a ausncia destes ltimos poderia prejudicar a consolidao do primeiro (BLOOM, 1994):

Infelizmente, nada ser o mesmo, porque a arte e a paixo de ler bem, que era a base de nossa empresa, dependia de pessoas que eram leitoras fanticas quando ainda crianas. Mesmo leitores dedicados e solitrios se acham agora sitiados, porque no podem ter certeza de que vo surgir novas geraes para proferir Shakespeare e Dante a todos os demais escritores (BLOOM, 1994, p. 24).

As obras que alcanam status cannico respondem expectativa lanada sobre elas e, quando assim no acontece, perdem seu encanto. A formao de cnone

encontrou, ao longo de seu surgimento, defensores e opositores e ambos os lados possuem argumentos para ratificar suas posies, sejam de cunho esttico ou no, querendo-o fixo e mantendo apenas autores clssicos, ou aberto a novas possibilidades (abrir o cnone seria algo redundante, conforme afirma Harold Bloom na pgina 43, pois o cnone secular jamais se fecha e sofre mais incluses que excluses). Bloom sugere alguns condicionantes para se chegar a ser cannico: domnio da linguagem figurativa, originalidade, poder cognitivo, conhecimento e dico exuberante (1994, p. 36), para logo depois afirmar que o teste para nova canonicidade simples e claro: no deve e no pode ser relido, porque sua contribuio ao progresso societal a generosidade de oferecer-se a uma rpida ingesto e descarte (1994, p. 37). Alm de Harold Bloom, teceu consideraes acerca de cnone Ricardo Reis (1992). Para ele, havia cumplicidade entre a obra literria e o leitor, sendo que a interpretao definiria o gosto atribudo leitura, se agradvel ou no. Reis utiliza um dos aspectos correlacionados canonizao por ele defendido: o leitor acumula um repertrio de pr-noes e munido deste aparato que se acerca de um texto, com o qual seu conjunto de expectativas passar a atritar (1992, p. 65 ). A interpretao nunca se d sozinha, pois o texto, quando lido, passa a ser o lugar de interseo de uma complexa teia de cdigos culturais, de convenes e de outros textos, numa espcie de mosaico de citaes (1992, p. 69). Autores ou obras canonizados mostram-se atemporais e envoltos numa ahistoricidade, oriundos de uma deciso de cpula e de alto nvel que, por uma espcie de mandato divino, houvesse traado os contornos do cnon, elegendo tais obras e autores e varrendo do mapa outros autores e obras (1992, p. 71):

o texto praticamente no existe sem o leitor: a leitura que d sentido ao texto, ainda que seja cabvel cogitar que este cristalize um mundo de significaes e contradies. O ato da leitura um fenmeno altamente complexo e possui um carter eminentemente dialogal: na leitura interagem no apenas o leitor e o texto mas, atravs do texto, o leitor entabula uma conversao com o autor, com o contexto histrico e social,

plasmado no texto, com uma cultura, uma tradio literria, uma viso de mundo, um acervo lingustico (REIS, 1992, p. 76).

Existem sujeitos atuantes no processo de leitura e canonizao e Reis argumenta que no um fato isolado, ele o reflexo dos valores de todos os sujeitos envolvidos. O problema ento, no est na canonizao de umas obras em detrimento de outras, mas no fato de ela reproduzir as relaes injustas que compartimentam a sociedade (1992, p.77). As relaes de poder e leitura no foram diferentes no Brasil em relao ao resto do mundo no sculo XVIII. Os letrados brasileiros faziam parte da classe dominante e no poderia haver conflitos, subtende-se, entre os iguais. O domnio da leitura era a chave que abria as portas da sociedade colonial. Data desse sculo o conceito de nacionalidade. O nacionalismo passa a ser a ideologia que costura os projetos das elites e a valorizao da natureza tropical correspondeu s necessidades ideolgicas de uma recm-emancipada aristocracia e um sistema literrio pouco a pouco engendra uma norma esttica e regras de controle, capazes de conservar a identidade destes intelectuais marginalizando as manifestaes literrias que no se conformassem com as preestabelecidas (1992, p. 78). Reis afirma que o cnon brasileiro tem incio durante o perodo romntico, mas os escritores que fazem parte dessa primeira canonizao no so romnticos, e sim rcades. A temtica nacionalista cantada nas primeiras obras cannicas atendia ao projeto de consolidao do Estado nacional e seus personagens correspondiam s camadas sociais de seus idealizadores:

Um exame cuidadoso do nosso oitocentos, entretanto, revelaria como aquela fico acaba dizendo mais a respeito das camadas sociais que a escreviam e a fruam do que dos ndios ou sertanejos que supostamente pretendia captar, tomados estes como heris dos textos em que se comparecem (REIS, 1992, p. 80).

Dois precursores relevantes e um indispensvel

Findas as breves consideraes acerca do cnone, volta-se para os precursores da historiografia literria. A exemplo das primeiras reformas pedaggicas ocorridas no Brasil, iniciadas no sculo dezoito e que adentraram pelo seguinte, data do sculo XIX o estabelecimento da tipografia neste pas e consequentemente a produo de livros. At ento, os poetas nacionais faziam a reproduo de suas obras na Europa e passaram a despertar interesse no pblico leitor portugus, que considerava a produo dos poetas brasileiros portuguesa. Os poetas mantinham com Portugal, mas precisamente com o Marqus de Pombal, dependncia poltica e financeira, versando sobre o que convinha quele que os patrocinava e, talvez por isso, fossem considerados literatos portugueses, ignoradas as peculiaridades que diferenciavam os dois povos e no havia mecanismos que pudessem individualizar as singularidades de cada escritor (CSAR, 1978):

A dependncia poltica fez com que todos eles fossem considerados portugueses; ningum procurou, todavia, discernir nos diferentes grupos, e em cada autor em particular, o vinco psicolgico e a dico divergente, a cor local sul-americana garridamente nossa (CSAR, 1978, p. 9)

No havia em Portugal histria literria at o sculo XIX, e as poucas informaes sobre a produo daquele pas restringiam-se Biblioteca Lusitana do abade Barbosa Machado. Mas esta escassez no se restringia apenas a Portugal, a Europa como um todo tambm sofria do mesmo mal, sendo incapazes de elaborar um cnone de obras literrias daqueles idos que pudesse abranger, englobar e iluminar e a mais secular atividade de seus escritores (CSAR, 1978). Somente em 1845 que se tem o Primeiro Ensaio Sobre a Literatura Portuguesa, de Francisco Freire de Carvalho. Convm salientar que a mesma temtica fora tratada 19 anos antes pelo francs Ferdinand Denis na obra intitulada Resum de lHistoire Littraire du Portugal, suivi du Resum de lHistoire Littraire du Brasil (1826) (idem), s que em lngua francesa e no vernacular, como o caso da obra de Francisco Freire de Carvalho, e diferenciando escritores portugueses dos brasileiros.

Dentre os precursores da historiografia literria, obtiveram maior destaque: Friedrich Bouterwek: foi o pioneiro nesta rea, porm seus relatos no tiveram tanta relevncia para os futuros crticos brasileiros por no terem acesso ao texto Histria da Poesia e da Eloquncia Portuguesa (1801-1819), e, principalmente, porque o terico em questo no despertou interesse sobre o que escreveu acerca dos brasileiros, apontando-os apenas como continuidade da produo literria portuguesa. Merece mrito, no entanto, por ter sido o primeiro a utilizar o mtodo histrico no estudo da literatura portuguesa e a dedicar algum espao, mesmo que reduzido, aos escritores brasileiros. Bouterwek apropriou-se da ideia de uma literatura diferenciada a partir do local de nascimento de seu escritor determinante de carter e potencialidade , reproduzindo o que defendia Madame de Stal: precursora do romantismo francs, fez distines entre a literatura tpica do homem do Norte e a do homem do Sul. Um dos fatores que impediram a observao mais detalhada da obra de Bouterwek em Portugal, segundo Csar, 1978, foi a conjuntura poltica daquele pas em XIX, j que estava sendo invadido por Napoleo, intelectuais sendo exilados e a famlia real vindo para o Brasil. Em Histria da Poesia e da Eloquncia Portuguesa, seu autor discrimina o que seria o primeiro cnone em que figura escritores brasileiros:

Apenas dois autores brasileiros figuram na Histria da Poesia e da Eloquncia Portuguesa de Bouterwek: Antnio Jos da Silva, o Judeu, e Cludio Manuel da Costa. Na obra de ambos, como era de seu hbito, o autor procura discernir os traos nacionais e censura a influncia espanhola, mas exalta o papel de Cludio Manuel como inovador, ao influxo de poetas italianos mais antigos, o que bastou naturalmente para que surgissem tambm melhores tempos para a poesia portuguesa (CSAR, 1978, p. 23).

O segundo precursor Simonde de Sismondi. Ele trata a literatura como histria poltico-social-literria e classifica pela primeira vez a literatura portuguesa como lrica e por isso foi considerado o inventor do lirismo portugus, pois o lirismo encontrado nas trovas portuguesas interessou a Sismondi muito alm de seu valor

artstico. Em De la Littrature du Midi de lEuropa, 1813, subdivide o estudo da histria literria em quatro partes e reserva na ltima um espao para os escritores brasileiros. Sua inteno foi louvvel, no entanto, faltou-lhe o conhecimento ntimo, a compreenso, a chama afetiva, o calor humano (p. 30):

a parte restante (pp. 260-588) dedicada literatura portuguesa e a faz referencia a autores brasileiros, no pelo fato de terem nascido na ento colnia de Portugal, mas precisamente por se acharem integrados no sistema (CANDIDO, apud CSAR, 1978, 24).

Assim como Bouterwek, Sismondi tambm defende a idia da francesa Madame de Stal de que h diferenas entre a literatura produzida pelo homem do Norte da do Sul. Faltou-lhe, no entanto, documentao para arquitetar melhor suas consideraes literrias, pois as fontes eram mantidas em conventos, igreja e cartrios, num total desalinho (p. 24). A obra de Sismondi apresenta alguns deslizes, segundo Csar, mas, levando-se em conta essencialmente o carter pouco ou quase nada crtico da historiografia literria ento vigente, fora reconhecer o sensvel progresso que tal estudo representa no quadro de sua poca (CSAR, 1978, p. 24). Simonde de Sismondi apresenta seu cnone da literatura portuguesa e inclui trs escritores brasileiros, dois deles j mencionados por Bouterwek em sua anlise: Antnio Jos da Silva, o Judeu, Cludio Manuel da Costa e Manuel Incio da Silva Alvarenga. Como aconteceu com o outro precursor, os escritores includos fazem parte da segunda escola literria ocorrida no Brasil Arcadismo e os autores barrocos so novamente esquecidos. Sismondi e Bouterwek foram relevantes porque, segundo Weber (1997), oportunizaram aos romnticos, e posteriores, o recorte de um corpus primordial da literatura brasileira, [...] e permitiram a construo de uma histria imemorial da nacionalidade, que seria constantemente revificada pelos rcades (WEBER, 1997, p. 27).

Por fim, tratar-se- do pai do Romantismo Brasileiro Ferdinand Denis. Primeiro historiador a separar a histria literria do Brasil da de Portugal, Denis manifestou grande apreo pelas singularidades aqui encontradas e defendeu que os escritores locais, ao invs de seguirem o que ocorria na Europa no que tange literatura, optassem por cantar a riqueza vista na natureza e no homem nativo, em detrimento da alienao literria por ele percebida. Deveria ser produzida uma literatura em que se vislumbrasse o influxo da natureza que os inspirou e no o louvor ao que vinha da Europa, como se desejasse um quinho de sua glria. A literatura aqui produzida tinha de apresentar carter original. Essa insubordinao ao preestabelecido pela Europa justificvel pela defesa do francs em tornar conhecidas as sociedades tropicais e suas caractersticas, cuja produo deveria se voltar para o que mais tarde Machado de Assis classificaria como a cor local, os autores deveriam olhar para dentro de si mesmos... em busca de caractersticas originais inexploradas e no uma sociedade apenas reprodutora, mesmo que rica de possibilidades literrias, dos conceitos e prticas europias (CSAR, 1978, p. 33).

Num meio intelectual carente de guias, como o Brasil durante o Primeiro Reinado, sua voz repercutiu imediata e intensamente. Era algum que alava, um europeu de Paris, convidando-nos ao conhecimento aprofundado da terra, chamando-nos a vistoriar a floresta, a conhecer hbitos e lendas do aborgine, a estudar velhas sagas por acaso sobreviventes em sua literatura oral (CSAR, 1978, p. 33).

Para reforar a insubordinao literria, Denis ainda propunha o corte de vnculos com o Velho Mundo e pontua que a Amrica estuante de juventude, deve ter pensamentos novos e enrgicos como ela mesma [...] e deve ser livre tanto na sua poesia como no seu governo (Souza, 2007, p. 32). Curioso, Ferdinand observava o contexto sem atribuir juzo de valor ao que via e, vido pelos aspectos antropolgicos culturais que pudesse identificar, no demonstrou pretenses racistas ou colonialistas (p. 31), separando-se da ideia de que havia uma literatura que diferenciasse os homens de acordo com o local de nascimento e defendendo a teoria ambientalista e paixo pelas culturas primitivas. O Brasil foi alvo dessa curiosidade e

Denis deixou registrados vrios aspectos, sobretudo o que concerne investigao da natureza e do meio social brasileiro (p. 32), provavelmente frutos do que defendeu ao longo de sua vida. Denis lana sua obra-prima pelo menos para a historiografia literria brasileira Rsum de lHistoire Littraire du Portugal, suivi du Rsum de lHistoire Littraire du Brsil (1826) e nela aparece, pela primeira vez, a literatura nacional separada da literatura portuguesa, ocupando 88 pginas das 625 escritas (nota 44, p. 32). O sculo XIX no Brasil marcado literariamente pelas manifestaes romnticas, a valorizao da natureza, a figura do bom selvagem, e no seria exagero dizer que Ferdinand Denis foi o precursor do Romantismo no Brasil na medida em que foi o primeiro a instigar o Indianismo e exaltao nacionalista que tanto o caracterizam, tampouco afirmar que os autores romnticos, cuja temtica a essas se assemelham, no trataram do tema com tanto ardor (CSAR, 1978):

Nunca o Indianismo tivera, antes dele, advogado mais apaixonado. Ora, trinta anos antes de Gonalves de Magalhes (1811-1882), com a sua malograda tentativa indianista dA Confederao dos T amois (1856), antes do brasilianismo hirsuto de Arajo Porto-Alegre (1864-1879), e, notadamente, antes de Gonalves Dias (1823-1864) e de Alencar (18291877), o ardor com que se exprimiu Denis, acerca das responsabilidades do brasileiro, em face de sua literatura jovem, teve relevo e conseqncia considerveis (CSAR, 1978, p. 33).

Mesmo tendo sido considerado o precursor do Romantismo por conta de sua temtica, Ferdinand Denis no atribui ao perodo o incio da produo literria no Brasil. Para ele, as manifestaes remontam a um passado pouco mais distante, antes mesmo do Arcadismo a cujos autores atribui grande importncia. Sobre os rcades, Ferdinand Denis aponta Santa Rita Duro como um escritor revestido de carter nacional, apesar das imperfeies e Gonzaga pelo reiterado emprego de metforas sugeridas pela mitologia (DENIS, apud WEBER, 1997).

O incio da literatura brasileira no data de poca muito recuada; entretanto, muito difcil determinar-lhe a verdadeira origem. [...] certo

que ela comeou com alguns imperfeitos relatos do sculo XVI, os quais se refugiaram, em grande parte, nos arquivos da Torre do Tombo (CSAR, 1978, p. 35).

Pode-se inferir, desses posicionamentos de Ferdinand Denis frente produo do Brasil, certa aproximao das concepes de estado-nao e fortalecimento do nacionalismo e originalidade literria. Em o Rsume, ficam claras tais pretenses logo no incio de suas consideraes, quando abre o captulo I com o seguinte tema: Carter que a poesia deve assumir no Novo Mundo, refletindo sobre a nacionalidade literria e propondo a diferenciao da produo local da de Portugal (WEBER, 1997). O maravilhoso, to necessrio poesia encontrar-se- nos antigos costumes desses povos, como na fora incompreensvel de uma natureza constantemente mutvel em seus fenmenos (Denis, apud Weber, 1997). Ferdinand Denis morou no Brasil por trs anos (1816-1819), durante os quais pde observar a cultura, o homem, especialmente o ndio, e at escrever sobre a natureza que tanto o surpreendia. Anos mais tarde, a forma apaixonante e abrasileirada com que se exprimiu pde se enquadrar no conceito de obnubilao braslica4. Como ainda no havia sido produzido, a seu ver, algo que realmente exaltasse a exuberncia da natureza brasileira, ele prprio escreveu uma novela intitulada Les Machakalis, considerada como precursora do indianismo romntico brasileiro por Leon Bourdon (Csar, 1978, p. 35). A obra Eternamente em bero esplndido, (1991), de Maria Helena Houanet, em seu captulo 3, intitulado A hora e a vez do Brasil brasileiro: Ferdinand Denis e a receita do perfeito viajante, Ferdinand Denis e a literatura nacional apresenta ao leitor um historigrafo que figura constantemente em notas de rodap e referncias bibliogrficas de vrios textos que se propunham a estudar a histria literria do

A esse fenmeno, durante o qual, como se v, adelgaaram-se, atenuaram-se todas as camadas de hbitos que subordinavam o homem civilizao, abriu-se uma fenda na estratificao da natureza civilizada, para dar passagem poderosa influncia do ambiente primitivo; a esse fenmeno, que se acentua a cada passo no movimento da vida colonial ou aventureira do sculo XVI, poder-se-ia dar o nome de obnubilao braslica (CSAR, 1978, p. 34, nota 47).

Brasil e outros pases, tornando-se ele prprio uma fonte viva de consulta alm de seus livros. Era um polgrafo em sua mais pura essncia:

Da Histria ao romance indianista, com incurses pela arte da fabricar artefatos e enfeites com plumas de pssaros, pelo gosto dos brasileiros pela msica ou pela introduo do dromedrio no Nordeste brasileiro, nada parece ter escapado a este homem cuja formao setecentista se revela tambm no gosto muito especial pela erudio enciclopdica (ROUANET, 1991, p. 139)

Algumas consideraes

Denis deu conta dos acontecimentos no Brasil e sua relevncia para o povo local e os europeus. Envolveu-se tanto nas questes locais que chegou a se manifestar contrariamente ao colonianismo portugus empregado no Brasil, mas, como era um renomado historiador e seus textos contemplavam gregos e troianos, seu posicionamento poltico no lhe rendeu mais infortnios. Convm salientar que as questes relativas ao homem negro no foram tratadas por Ferdinand Denis, compartilhante da opinio dos demais estrangeiros de que a vida dos negros vindos para o Brasil era bem mais benigna do que nas outras colnias (ROUANET, 1991, p. 167). No entanto, em carta encaminhada a um amigo, deixa claro seu descontentamento em relao questo quando observa os numerosos negros que chegam de navio vindos da Costa da frica para serem escravizados aqui (ROUANET, 1991). Quanto historiografia literria propriamente dita, quando Denis fez a separao entre os escritores portugueses e os brasileiros, providenciou a insero do poetas nacionais no cenrio da literatura universal na medida em que no cnone forjado ento os escritores figurariam com nacionalidade diversa da portuguesa, particularizando sua temtica e individualidades. Rouanet (1991) afirma que Denis era considerado uma autoridade em historiografia, considerado uma fonte viva de pesquisa, alm, claro, da vastido de seus textos. Os escritos dos autores brasileiros como sendo da histria literria brasileira ficaram mais conhecidos a partir de Denis,

pois, supe-se, agora tinham uma nacionalidade. O que se percebe que Denis lanou a pedra fundamental de uma longa construo (Rouanet, 1991, p. 192) quando colocou cada literatura em seu lugar.

REFERNCIAS BLOOM, Harold. O cnone ocidental: os livros e a escola do tempo. Traduo: Marcos Santarrita. So Paulo: Objetiva, 1994, p. 23-47. CSAR, Guilhermino. Historiadores e crticos do Romantismo 1: a contribuio europia, crtica e histria literria. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos/So Paulo: EDUSP, 1978. REIS, Ricardo. Cnon. In: JOBIM, Jos Lus. Palavras da crtica: tendncias e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992. ROUANET, Maria Helena. Eternamente em bero esplndido: a fundao de uma literatura nacional. So Paulo: Siciliano, 1991. SOUZA, Roberto Aczelo de. Introduo historiografia da literatura brasileira. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007. WEBER, Joo Hernesto. A nao e o paraso: a construo da nacionalidade na historiografia literria brasileira. Florianpolis: EDUFSC, 1997.

You might also like