You are on page 1of 24

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes

Captulo 7 - Anlise e Diagnstico de Vibraes


7.1 - Introduo
A anlise da vibrao consiste em identificar caractersticas do sinal vibratrio que possam ser utilizadas para conhecimento das caractersticas do sistema. A anlise direta da vibrao no tempo, normalmente, no apresenta muita informao til. necessria que ela seja processada adequadamente para que as suas caractersticas sejam identificadas. A resposta em frequncia (conseguida atravs da transformada de Fourier) mostra as frequncias em que a energia vibratria se concentra. A Fig. 7.1a mostra um registro no tempo de uma medio realizada em um rotor vertical. O sinal tem caractersticas de difcil interpretao. O espectro em frequncia mostrado na Fig. 7.1b, entretanto, apresenta uma clara predominncia de uma determinada frequncia em relao s demais. Isto pode ser utilizado para identificar a causa da vibrao, por exemplo: a velocidade de rotao do rotor igual frequncia predominante).
Registro da vibrao
Amplitude (mm) Amplitude (mm) 0.0008 0.0004 0 -0.0004 -0.0008 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1.1 0 1 Tem po (seg) 0.04 0.03 0.02 0.01 0 10 20 29 39 49 59 68 78 88 Frequncia (Hz) 98 0

Transformada de Fourier

(a)

(b)

Figura 7.1 - Registro da vibrao e espectro (Transformada de Fourier). Uma das possveis aplicaes est no diagnstico de problemas em mquinas. Uma vez identificado um nvel vibratrio alto, o principal problema identificar a origem da vibrao. Isto feito, normalmente utilizando-se um processo de eliminao de causas. A maior amplitude de vibrao est normalmente prxima parte da mquina onde se localiza o problema. Se um estudo inicial nas medies revela que amplitudes dominantes ocorrem em uma determinada frequncia, provvel que o problema esteja ocorrendo na regio da mquina em que algum elemento opera com esta determinada frequncia e as amplitudes medidas so maiores. A anlise da vibrao o processo em que so identificados as causas da vibrao atravs da medio adequada dos nveis vibratrios.

7.2 - Anlise Modal


Qualquer resposta dinmica de uma mquina ou estrutura pode ser obtida por superposio de seus modos naturais (ou normais) de vibrao quando as amplitudes do sistema so pequenas (regime linear). Uma descrio dinmica completa da mquina ou estrutura requer a determinao das freqncias naturais, formas modais, e parmetros do sistema (massas, rigidezes, e constantes de amortecimento equivalentes). A funo de resposta em freqncia cumpre um papel importante na anlise modal experimental. Ela determinada experimentalmente e ento analisada para determinao das freqncias naturais, formas modais, e parmetros do sistema (que podem ser usados, tambm, para predio das respostas s vrias excitaes ou para melhorar o comportamento dinmico do sistema atravs de modificaes em projeto). Na anlise modal , assume-se que o sistema linear e os parmetros so invariantes com o tempo.

7.2.1 - Tipos de Funes Excitadoras


Os seguintes tipos de funes excitadoras podem ser usadas para determinar a funo de resposta em freqncia de uma estrutura: a) Excitao harmnica de regime permanente O sistema excitado harmonicamente em uma freqncia constante e a resposta medida. Este procedimento repetido em vrias freqncias discretas para se obter uma completa funo discreta de resposta em freqncia. Como o procedimento tem que ser repetido tem que ser repetido vrias vezes, consome muito

136

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes tempo e no usado com freqncia. Entretanto, em situaes em que se espera que ocorram poucas freqncias dominantes, o mtodo bastante til. b) Excitao de regime quase-permanente Este mtodo envolve uma pequena varredura em freqncia e se tornou popular por causa da disponibilidade de equipamento de anlise da funo transferncia. Uma fora senoidal varrida atravs da faixa de freqncia de interesse em uma taxa suficientemente lenta de forma a permitir a medio da resposta do sistema em todas as freqncias. c) Excitao transiente Neste mtodo, a funo de resposta em freqncia calculada por transformadas de Fourier dos registros temporais da excitao e da resposta. Computadores digitais e analisadores em tempo real permitem o clculo on-line da resposta do sistema. d) Excitao aleatria contnua Este mtodo bastante utilizado por simular melhor o ambiente real. Na excitao harmnica somente uma nica ressonncia ser excitada por vez e no sero detectadas as interaes entre as ressonncias. A excitao aleatria, por sua vez, atua em todas as ressonncias ao mesmo tempo.

7.2.2 - Representao dos Dados de Resposta em Freqncia


Os dados da resposta em freqncia podem ser representados para obter grficos de: a) Mdulo e ngulo de fase em funo da freqncia; b) Componentes real e imaginria da resposta em funo da freqncia, e c) Diagrama vetorial da componente real versus a componente imaginria da resposta. Como o mtodo do modo normal permite a representao de um sistema de n graus de liberdade como n sistemas simples de um grau de liberdade, pode-se considerar o sistema de um grau de liberdade mostrado na Figura 7.2.

F(t)= F0eiw t
Figura 7.2 - Sistema de um grau de liberdade. A equao do movimento do sistema quando submetido excitao harmnica F(t) = F0eiwt, dada por
& + cx & + kx = F0 e it m& x

(7.1)

Assumindo uma soluo harmnica


x(t ) = Xe it

(7.2)

a amplitude da resposta pode ser obtida como


H ( )F0 F0 X = = k k 1 n F0 1 1 = 2 2 c k 1 r + i 2r + i k

(7.3)

137

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes onde n = k


m

, r=

c = 2r , e o fator de amortecimento viscoso. A amplitude da resposta pode ser k n , (7.4)

expressa como
X = X M e i = X M cos + iX M sen = X R + iX I

onde X , X e X so o mdulo, parte real e pare imaginria da resposta, respectivamente, dados por
M R I

XR =

F0 k

1 r 2 2 2 2 (1 r ) + (2r )

(7.5)

XI =

F0 2r 2 2 2 k (1 r ) + (2r )
F0 k 1 2 2 2 (1 r ) + (2r )

(7.6)

XM =

2 XR + X I2 =

(7.7)

O ngulo de fase pode ser obtido por


tan = X I 2r = X R 1 r2

(7.8)

7.2.2.1 - Grficos de Mdulo e ngulo de Fase

As variaes dos mdulos e dos ngulos de fase com a freqncia so mostrados nas Figuras 7.3a e 7.3b. Se e X (pontos de meia potncia) onde X a amplitude de ressonncia (valor de so as freqncias em que a amplitude M r 2 X quando r = 1), o fator de amortecimento pode ser encontrado como (ver seo 3.4.2):
1 2 Mr M

22 12 2 1 4 n2 2 n
XM

(7.9)

XMr

180o

XMr/20.5 90o

F0 / k

1 n 2
(a)

0o

n
(b)

Figura 7.3 - Grficos de mdulo e ngulo de fase.

Em testes experimentais, a freqncia correspondente amplitude de pico identificada como . A amplitude de pico (X ) resulta
n Mr

X Mr =

1 F0 2 k

(7.10)

138

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes A identificao dos pontos de meia potncia permite o uso da equao 7.9. As equaes 7.9 e 7.10, junto com a relao n = k , produzem os valores de m, k, e c do sistema. m
7.2.2.2 - Grficos das Componentes Real e Imaginria da Resposta

As variaes de X e X em funo da freqncia, dadas pelas equaes 7.5 e 7.6, so mostradas nas figuras 7.4a e 7.4b. A ressonncia pode ser identificada como o valor de w para o qual X igual a zero ou X mximo. Os pontos de meia potncia correspondem a X R max e, portanto, a equao 7.9 pode ser usada.
R I R I

XR
F0 1 k 4
F0 1 2 k 1 + (2 )

XI B

0 A

1 n 2
F0 1 k 4

1 n

B
F0 1 k 4

F0 1 k 2

Figura 7.4 - Grficos de componentes real e imaginria da resposta.


XI

= 00 = 0
F0 1 k 2

XR

XM

2, C

B, 1

n A

Figura 7.5 - Diagrama vetorial. 7.2.2.3 - Diagrama Vetorial

A freqncia pode ser eliminada das equaes 7.5 e 7.6, obtendo-se a equao
F0 1 F0 1 2 X I + k (4r ) + X R = k (4r )
2 2

(7.11)

Esta equao a equao de um crculo, mostrado na Figura 7.5. A condio de ressonncia pode ser identificada no ponto A. Os pontos de meia potncia correspondem aos pontos B e C.

7.3 - Diagnstico de Mquinas por Anlise de Vibrao


O diagnstico de problemas em mquinas um processo de identificao das causas do movimento vibratrio atravs da anlise da vibrao. importante, portanto o conhecimento das principais caractersticas provocadas por um

139

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes conjunto de causas mais freqentes. A Tab. 7.1 mostra uma relao de algumas causas freqentes (seria impossvel relacionar todas as causas possveis) e a caractersticas principais no domnio da freqncia. A experincia pessoal ser fundamental para o analista anexar a esta lista novas causas e caractersticas s que esto aqui apresentadas. Uma boa reviso do tema encontrada no artigo "The Current State of Vibroacoustical Machine Diagnostics" de Natalia A. Barkova, Vibroacoustical Systems and Technologies (VAST, Inc.) , So Petersburgo, Rssia, cuja cpia encontra-se publicada no Anexo 7.1.

7.3.1 - Desbalanceamento
O desbalanceamento uma das causas mais comuns de vibraes em mquinas. Na maioria das vezes as principais caractersticas da vibrao medida so: 1 - A frequncia da vibrao coincide com a rotao do elemento desbalanceado. 2 - A amplitude proporcional quantidade do desbalanceamento (tende sempre a crescer com o passar do tempo). 3 - A amplitude de vibrao normalmente maior nas direes radiais (transversais ao eixo de rotao). 4 - As leituras de fase permanecem estveis. 5 - A fase muda 90o quando o sensor deslocado 90o. Estes cinco sinais de desbalanceamento so boas pistas que devem ser consideradas com cuidado e bom senso. O balanceamento no a nica causa de vibraes que ocorrem na frequncia de rotao. Um outro ponto a considerar que o desbalanceamento em rotores verticais (turbinas hidrulicas, por exemplo) freqentemente apresenta grandes amplitudes tambm na direo axial. Outras mquinas (turbinas a vapor e a gs, compressores rotativos, por exemplo) tambm podem apresentar grandes amplitudes axiais quando desbalanceamento devido a reaes por impulsos. Portanto no se pode eliminar o desbalanceamento como uma possvel causa de vibraes quando ocorre vibrao axial.

7.3.2 - Desalinhamento e Empenamento.


O desalinhamento quase to comum como o desbalanceamento. Apesar do uso de mancais auto-compesadores ou acoplamentos flexveis muito difcil alinhar dois eixos e seus mancais de forma que no atuem foras que causem vibraes. Existem trs tipos bsicos de desalinhamento: paralelo, angular e combinado. O eixo empenado (fletido) vibra com caractersticas semelhantes ao desalinhamento angular, de forma que tambm est includo nesta seo. Na maioria das vezes, a anlise de vibrao originada por desalinhamento ou empenamento apresenta: 1. A frequncia da vibrao normalmente 1X RPM. Se o desalinhamento for severo surgem tambm em 2X RPM e 3X RPM. 2. A amplitude proporcional quantidade de desalinhamento. Causa Amplitude Freqncia Fase Consideraes Causa mais comum 1X RPM Referncia simples. Desbalanceamento Proporcional ao de vibraes. Marca estvel e desbalanceamento. repetitiva. Maior na direo radial. Referncia simples, Melhor identificada 1X RPM normal Desalinhamento ou Maior na direo pela grande dupla ou tripla. 2X RPM algumas empenamento axial (50% acima da amplitude axial. vezes radial). Mancais excntricos Normalmente no 1X RPM Marca simples. Se em engrenagens, a muito grande. maior vibrao ocorre na linha de centros das engrenagens. Se em motores ou geradores, desaparece quando a potncia desligada. Se em bombas ou ventiladores, tente balancear. Muito alta - vrias Marcas mltiplas O mancal Mancais anti-frico Inconstante - medir vezes a RPM errticas. responsvel o que em mau estado. velocidade e est mais prximo da acelerao. maior vibrao de alta freqncia.

140

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes Engrenagens com defeito ou rudo. Baixa - medir velocidade e acelerao. Errtica algumas vezes. Muito alta - nmero de dentes X RPM Errtica - marcas mltiplas. Recomenda-se a anlise de frequncias de ordem alta. Normalmente acompanhado de desbalanceamento e/ou desalinhamento. Lmpada estroboscpica a melhor ferramenta para congelar a correia com problema. Se a vibrao desaparece instantaneamente quando a mquina desligada a causa eltrica. Problemas mecnicos e eltricos produzem batimentos. Rara causa de problemas exceto quando ocorre ressonncia. Em mquinas alternativas s pode ser reduzida por alterao de projeto ou isolamento.

Elementos mecnicos soltos.

2X RPM

Duas marcas levemente errticas.

Correias em mau estado.

Errtica ou pulsante.

1,2,3,4X RPM da correia.

Uma ou duas marcas, dependendo da frequncia. Normalmente inconstante. Marcas simples ou duplas rotativas.

Eltrica.

Desaparece quando a potncia desligada.

1X RPM ou 1,2X a frequncia sncrona (da rede, aqui 60 Hz).

Foras aerodinmicas ou hidrulicas.

Pode ser grande na direo axial.

1X RPM ou no de ps X RPM

Marcas mltiplas

Foras alternativas.

Maior em linha com o movimento.

1,2 ou mais X RPM

Marcar mltiplas.

Tabela 7.1 - Principais causas e caractersticas da vibrao.

3. A amplitude de vibrao pode ser alta na direo axial bem como na radial. O desalinhamento, mesmo com acoplamentos flexveis, produz foras axiais e radiais que, por sua vez produzem vibraes radiais e axiais. Sempre que a amplitude da vibrao axial for maior que a metade da maior amplitude radial, deve-se suspeitar de desalinhamento ou empenamento. 4. As leituras de fase so instveis.
Desalinhamento Angular - o desalinhamento angular, indicado na Fig. 7.6, submete os eixos a vibrao axial na frequncia 1X RPM.

Figura 7.6 - Desalinhamento angular. Desalinhamento Paralelo - o desalinhamento paralelo, ilustrado na Fig. 7.7, produz uma vibrao radial em uma frequncia de 2X RPM.

141

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes


Movimento lateral

Figura 7.7 - Desalinhamento paralelo. Desalinhamento Combinado - no desalinhamento combinado, apresentado na Fig. 7.8, alm da vibrao predominante acontecer na direo axial em 1X RPM, ocorre uma vibrao significativa em 2X RPM nesta direo.

Figura 7.8 - Desalinhamento combinado.

No apenas quando existe acoplamento que ocorre desalinhamento. Um mancal de rolamento pode estar desalinhado como mostra a Fig. 7.9, causando uma significativa vibrao axial. Este problema deve ser corrigido com a montagem correta do mancal.

Figura 7.9 - Mancal de rolamento.

Figura 7.10 - Mancal de deslizamento.

Um mancal de deslizamento tambm pode apresentar desalinhamento, como mostra a Fig. 7.10. Neste caso no ocorrem vibraes significativas, a no ser que tambm exista desbalanceamento. O desbalanceamento provoca grande vibrao radial que, por sua vez, com o empenamento produz componentes axiais significativas. Outra condio de desalinhamento que produz vibrao axial alta o desalinhamento de polias (ou sistema coroapinho) em transmisso por correias ou correntes. A Fig. 7.11 ilustra este caso. Estas condies no apenas resultaro em vibraes destrutivas como tambm provocam desgaste acelerado de polias, coroas, correias e correntes.

142

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes

Figura 7.11 - Desalinhamento de polias.

7.3.3 - Excentricidade
A excentricidade outra causa comum de vibraes em mquinas rotativas. O significado de excentricidade aqui diferente do desbalanceamento. Aqui o centro de rotao difere do centro geomtrico, mesmo com a pea balanceada. A Fig. 7.12 ilustra alguns tipos comuns de excentricidade.

(a) Polia excntrica

(b) Rolamento excntrico

(c) Armadura excntrica de motor eltrico

(d) Engrenagem excntrica

Figura 7.12 - Tipos de excentricidade.

Os sintomas da excentricidade so idnticos aos do desbalanceamento. Em alguns casos a excentricidade pode ser reduzida atravs de balanceamento mas, em geral, os resultados no so bons. Normalmente o problema s corrigido atravs da montagem correta dos elementos envolvidos. A excentricidade pode produzir foras de reao de natureza no centrfuga. Na correia em V, da Fig. 7.12(a) a excentricidade provoca variao nas direes das tenses na correia. Neste caso, a maior amplitude de vibrao ocorre na direo do ramo tensionado da correia em frequncia igual a 1X RPM da polia excntrica. Na Fig. 7.12(c) a excentricidade varia com a interao magntica entre a armadura e os plos do motor eltrico, criando uma vibrao na frequncia 1X RPM entre armadura e estator. O aumento da carga pode resultar em um aumento da amplitude de vibrao. Nas

143

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes engrenagens excntricas da Fig. 7.12(d) a maior amplitude de vibrao ocorre na direo da linha de centros das engrenagens na frequncia 1X RPM da engrenagem excntrica. Em todos os casos os sintomas so os mesmos do desbalanceamento. Uma forma de diferenciar desbalanceamento de excentricidade neste tipo de motor medir a amplitude de vibrao do motor quando em funcionamento normal. A seguir desliga-se o mesmo e observa-se a mudana da amplitude de vibrao: se a amplitude decresce gradualmente o problema deve ser desbalanceamento; se a amplitude desaparece imediatamente, o problema causado pela armadura excntrica. Rotores excntricos de ventiladores, bombas e compressores tambm podem gerar foras vibratrias. Nesses casos, as foras resultam da atuao desigual de fora aerodinmicas e hidrulicas sobre o rotor. Os sintomas tambm so os mesmos do desbalanceamento. No h forma de distinguir. O procedimento realizar o balanceamento e, se as amplitudes no forem reduzidas significativamente, inspecionar a mquina na busca de desgastes, danos ou excentricidade nos mancais.

7.3.4 - Mancais de rolamento defeituosos


Defeitos em guias, esferas ou roletes em mancais de rolamento causam vibraes de alta frequncia. Nestes casos, a frequncia no , necessariamente, um mltiplo inteiro da velocidade de rotao do eixo. Possveis movimentos de roamento ou deslizamento de esferas ou roletes podem gerar frequncias mais diretamente relacionadas com os processos de roamentos ou impactos. Normalmente as amplitudes de vibrao dependem da extenso do problema existente, mas os possveis impactos podem excitar tambm frequncias naturais, o que deve ser adequadamente verificado. As altas frequncias naturais, normalmente excitadas nestes casos, esto associadas a componentes estruturais da mquina, e ocorrem, tipicamente, acima de 166 Hz (10000 CPM). Em alguns casos, podem ser geradas vibraes em frequncias naturais associadas geometria dos mancais. A Fig. 7.13 mostra o resultado de uma anlise realizada em uma mquina com mancais de rolamento defeituosos. So observadas vrias vibraes em altas frequncias (faixa acima de 20000 CPM ou 333 Hz, com a mquina operando em 1800 CPM ou 30 Hz). Estas vibraes so resultado da excitao de frequncias naturais do mancal ou outras partes estruturais associadas. Um outro detalhe que, normalmente, as vibraes nos mancais no so transmitidas a outros pontos da mquina, de forma que os sinais estaro presentes apenas em medies realizadas prximas ao mancal defeituoso.

Figura 7.13 - Mquina com mancais de rolamento defeituosos. Outras causas de falhas em mancais de rolamento

Os rolamentos esto entre os elementos de mquinas mais cuidadosamente construdos disponveis. Mancais de rolamento normalmente no falham, a no ser que foras geradas por outros problemas sejam responsveis pela falha. Freqentemente estas foras tambm so responsveis pelas vibraes. Desta maneira, mesmo quando a anlise da vibrao

144

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes apresenta sintomas de que existem problemas nos mancais, no se deve eliminar a possibilidade de que a causa primria da vibrao seja outra. A Tabela 7.2 apresenta as principais causas de falhas em mancais de rolamento.
CARGA EXCESSIVA DESALINHAMENTO ALOJAMENTOS DE EIXOS DEFEITUOSOS MONTAGEM DEFEITUOSA AJUSTE IMPRPRIO LUBRIFICAO IMPRPRIA OU INADEQUADA SELAGEM POBRE ENDURECIMENTO IRREGULAR CORRENTE ELTRICA Tabela 7.2 - Causas comuns de falhas em rolamentos. Outras causas de sintomas em rolamentos

Desalinhamento severo em mquinas equipadas com rolamentos podem, algumas vezes produzir vibraes de alta frequncia (12600 cpm) nos mancais que no se devem a problemas nos rolamentos. Um caso ilustra isto: detectou-se uma vibrao em alta frequncia no mancal inferior de um motor de acionamento de uma bomba vertical, operando a 900 rpm. A vibrao observada ocorre, portanto em uma frequncia igual a 14 vezes a frequncia de operao (nmero de esferas do rolamento). A amplitude mxima foi observada na direo axial. A vibrao em alta frequncia indica um problema no rolamento, e, como a amplitude era muito alta, requeria imediata correo. Foi ento substitudo o rolamento sem que a amplitude de vibrao se alterasse significativamente. Nova investigao mostrou que a montagem do flange que liga o motor bomba foi distorcida por um aperto irregular dos parafusos. Com a correo deste problema desapareceu a componente da vibrao de alta frequncia. O fato da frequncia associada ao problema ser igual a 14 vezes a frequncia de operao e este ser o nmero de esferas do rolamento foi apenas uma infeliz coincidncia no caso.

7.3.5 - Problemas em Mancais de Deslizamento


Os altos nveis vibratrios devidos a problemas em mancais de deslizamento so resultado, geralmente, de folgas excessivas (desgaste ou eroso qumica), partes soltas, ou problemas de lubrificao.
Folga Excessiva

A folga excessiva provoca desbalanceamento, desalinhamento, afrouxamento e batidas.


Precesso com lubrificao (Oil whirl)

A precesso com lubrificao ocorre apenas em mancais de deslizamento lubrificados sob presso e quando operam a altas velocidades, normalmente superiores segunda velocidade critica do rotor.

Figura 7.14 - Mancal de deslizamento com precesso com lubrificao (oil whirl).

O mecanismo da precesso ilustrado na Fig. 7.14. Sob condies normais de operao, o eixo se elevar ligeiramente pela lateral do mancal. Esta elevao depende da velocidade de rotao, peso do rotor e presso do leo. O eixo, desta forma, opera em uma posio excntrica em relao ao centro do mancal e arrasta o leo formando uma espcie de cunha lquida pressurizada do outro lado. Se esta excentricidade momentaneamente aumentada devido, por exemplo, a uma onda repentina, uma carga de impacto externa, ou outra condio transitria, uma quantidade adicional de leo imediatamente bombeada no espao deixado vago pelo eixo. O resultado um aumento na presso do filme de leo em

145

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes contato com o eixo. A fora adicional desenvolvida pode produzir um movimento circular do eixo no interior do mancal. Se o amortecimento do sistema for suficientemente grande o eixo retorna sua posio de equilbrio no mancal; se o amortecimento for baixo, o eixo continua com este movimento de precesso (whirl) . A vibrao resultante freqentemente muito severa, mas facilmente reconhecida por sua frequncia incomum. Esta frequncia levemente menor que a metade da velocidade de rotao do eixo (geralmente 46% a 48%). A Fig. 7.15 apresenta uma anlise de uma mquina com sintomas de oil whirl.

Figura 7.15 - Anlise de uma mquina com sintomas de oil whirl.

Como a frequncia dominante menor que a metade da velocidade de rotao (ou da frequncia sncrona), se o eixo for observado com uma luz estroboscpica a marca no aparecer fixa e sim girando. O problema do oil whirl normalmente atribudo a um projeto inadequado do mancal, algumas vezes por superestimar o carregamento real do eixo. Entretanto, algumas outras causas possveis incluem desgaste excessivo do mancal, aumento na presso ou mudana na viscosidade do leo. Algumas correes temporrias podem ser feitas mudando a temperatura do leo lubrificante (mudando a sua viscosidade), introduzindo um pequeno desbalanceamento ou desalinhamento para aumentar a carga, ou fragmentar ou ranhurar as faces da superfcie do mancal para desfazer a onda de leo. Naturalmente a soluo permanente substituir o mancal adequadamente projetado para as condies de operao da mquina ou um especialmente projetado para reduzir as possibilidades de oil whirl. A Fig. 7.16 mostra trs configuraes de mancais de deslizamento disponveis especialmente construdos para reduzir as possibilidades de oil whirl: a) Mancal com ranhuras axiais (Fig. 7.16a) - Neste tipo de mancal, as ranhuras so utilizadas para aumentar a resistncia ao whirl em trs pontos igualmente espaados. Esta configurao normalmente limitada a menores aplicaes tais como pequenas turbinas a gs. b) Mancal lobado (Fig. 7.16b) - Este tipo de mancal produz estabilidade contra o oil whirl usando trs filmes de leo pressurizado de forma que o eixo permanece centralizado. Algumas vezes possuem ranhuras axiais para aumentar a resistncia ao whirl. c) Mancais segmentados (Fig. 7.16c) - uma escolha comum (muito utilizado) em mquinas industriais grandes, de alta velocidade. Cada segmento desenvolve uma cunha de leo pressurizado que tende a centralizar o eixo no mancal. Normalmente o amortecimento do sistema aumentado o que aumenta tambm.

146

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes

(a) Mancal ranhurado axialmente

(b) Mancal lobado

(c) Mancal segmentado

Figura 7.16 - Mancais projetados para reduzir a possibilidade de whirl.

Uma mquina que normalmente estvel pode exibir sinais de vibrao por oil whirl e, algumas vezes, esta condio ocorre intermitentemente. Neste caso o problema no est relacionado com o mancal de deslizamento mas com foras externas que, coincidentemente, esto na mesma frequncia do oil whirl do mancal. Existem duas fontes comuns de vibrao que podem excitar oil whirl em um mancal de deslizamento: vibrao transmitida pelo maquinrio que opera na vizinhana e vibrao proveniente de outros elementos da prpria mquina.
Precesso histertica

Um rotor que opera acima de velocidades crticas tende a se fletir em sentido oposto ao desbalanceamento. O atrito interno, ou histertico, tende a restringir esta deflexo. Quando, entretanto, as foras de amortecimento esto em coincidncia de fase com a deflexo, o efeito contrrio, agindo no sento de aumentar a mesma. uma vibrao similar ao oil whirl, ocorrendo em uma frequncia diferente, normalmente quando o rotor est operando entre a primeira e segunda velocidades crticas. Nesta condio a frequncia da precesso histertica igual primeira frequncia natural (primeira velocidade crtica) do rotor (raramente ocorre na mesma frequncia do oil whirl). Quando o rotor est operando acima da segunda velocidade crtica os sintomas so iguais ao do oil whirl. A precesso histertica, normalmente controlada pelo amortecimento prprio dos mancais de deslizamento (que normalmente alto). Quando este problema ocorre a soluo usual aumentar o amortecimento do mancal ou da estrutura, atravs, por exemplo, da instalao de mancais segmentados ou outros especialmente projetados. Em alguns casos o problema pode ser solucionado reduzindo o amortecimento do rotor, o que pode ser feito, por exemplo, substituindo um acoplamento por engrenagens por um acoplamento flexvel.
Lubrificao inadequada

Problemas como insuficincia de lubrificao ou uso de lubrificante inadequado, podem causar vibrao em mancais de deslizamento. Nestes casos, a lubrificao inadequada causa atrito excessivo entre o mancal estacionrio e o eixo rotativo, e o atrito excita uma vibrao no mancal ou partes a ele relacionadas (dry whip). A frequncia da vibrao, neste caso, normalmente muito alta, produzindo rudo agudo (guinchos), e no tem relao com a velocidade de rotao do rotor. Quando h suspeita sobre a existncia de dry whip deve-se verificar a lubrificao do mancal e se a folga est correta (tanto folga excessiva como insuficiente pode causar dry whip).

7.2.6 - Elementos mecnicos soltos

Figura 7.17 - Elemento mecnico solto.

Elementos soltos produzem vibrao em uma frequncia que normalmente igual ao dobro ou mltiplos inteiros da velocidade de rotao do eixo rotativo. Normalmente o elemento se solta em virtude de uma vibrao excitada por outra fonte, como, por exemplo, desbalanceamento ou desalinhamento. O elemento solto, por sua vez, agrava a situao, transformando vibraes aceitveis em excessivas. A Fig. 7.17 apresenta um esquema que ilustra como um elemento solto pode produzir uma vibrao em uma frequncia igual ao dobro da velocidade de rotao do rotor. O desbalanceamento a origem da vibrao neste exemplo. Quando a parte mais pesada do rotor est na parte inferior do mancal a fora centrfuga se dirige para baixo, forando o mancal contra o seu pedestal. Quando a parte mais pesada do rotor passa pela parte superior do mancal a fora se dirige

147

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes para cima e o mancal elevado do pedestal. Quando a parte mais pesada do rotor est na lateral do mancal o mesmo cai sobre o pedestal . Este processo resulta que a fora atua de duas formas distintas sobre o mancal, durante uma revoluo do rotor: o rotor inicialmente levantado e a seguir cai sobre o pedestal. A Fig. 7.18 mostra um registro possvel para esta fora. Caracteriza-se aqui uma fora peridica com comportamento no harmnico o que implica na presena de frequncias harmnicas, com predominncia da segunda harmnica (igual ao dobro da frequncia de operao).

Frequncia de operao

Figura 7.18 - Fora centrfuga com elemento solto.

Como resumo, a principal caracterstica da vibrao originada por elemento mecnico solto a predominncia da segunda frequncia harmnica. Existe, normalmente, alguma folga inerente em toda mquina, de forma que absolutamente normal achar alguma a segunda harmnica (ou, at mesmo, harmnicas maiores) quando h desbalanceamento e desalinhamento. A suspeita de elemento mecnico solto justificada quando a segunda harmnica predominante.

7.3.7- Vibraes em Correias


As correias em V so muito utilizadas em transmisso de potncia por sua alta capacidade de absorver choques e vibraes. Na maioria dos casos as correias em V operam mais silenciosamente que correntes e engrenagens, o que evidencia nveis vibratrios menores. Por outro lado, as correias em V podem ser fontes de vibraes indesejveis, especialmente em mquinas ferramenta em que os nveis vibratrios devem ser mantidos muito baixos. Os principais problemas vibratrios associados s correias em V so, geralmente, classificados como: 1. reao da correia a outras foras geradas no equipamento; 2. problemas reais na correia. As correias em V so freqentemente consideradas como fontes de vibraes porque muito fcil visualizar a sua vibrao, o que no ocorre com outras partes da mquina. As correias so as peas de maior facilidade de substituio. Entretanto, bastante provvel que a correia vibre em funo de outros distrbios na mquina, sendo apenas um indicador de um problema vibratrio. Alguns problemas que normalmente produzem vibraes em correias so o desbalanceamento excessivo, polias excntricas, desalinhamentos e elementos soltos. Deve-se, portanto, investigar profundamente as causas da vibrao antes de efetuar uma troca de correia. O fator chave para determinar a natureza do problema a frequncia da vibrao da correia. Se a vibrao da correia produzida por uma causa proveniente de outro elemento, ento a frequncia da vibrao estar associada ao problema gerador. Por outro lado, quando a vibrao ocorre por defeito na correia, a frequncia de vibrao igual a um mltiplo inteiro (1, 2, 3 ou 4 vezes) da rotao da correia. Com correias mltiplas importante que todas as correias tenham a mesma tenso. Se algumas correias estiverem frouxas enquanto que outras esto tensionadas, as correias frouxas apresentaro fortes vibraes mesmo que as foras perturbadoras sejam fracas. Esta condio causa deslizamento e acelera o desgaste na correia e na polia. As Figuras 7.19a e 7.19b ilustram as tcnicas para execuo de anlise de correias. A identificao de defeitos na correia geralmente pode ser feita medindo-se a vibrao em um mancal prximo mesma, inicialmente em direo perpendicular direo da tenso na mesmo e, a seguir, em direo perpendicular primeira. Correias defeituosas geralmente apresentam uma amplitude de vibrao maior em uma direo paralela direo de sua tenso. Os defeitos mais comuns em correias so: rachaduras, pontos endurecidos ou enfraquecidos,

148

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes

ns laterais, partes de material arrancado, deformaes originadas no empacotamento ou armazenagem que podem causar altas amplitudes de vibraes
em equipamentos leves at que a correia se torne mais flexvel e assuma a sua forma original

pequenas variaes na largura de correias em V que podem faze-la pular nas guias das polias, causando
vibraes devidas a variaes na tenso da correia. O deslizamento de correias (correia patinando) causado por tenso imprpria, desalinhamento de polias, correia inadequada para a utilizao ou carga excessiva. O deslizamento produz algumas vezes vibraes de alta frequncia e rudo caracterstico (silvo ou grunhido). As vibraes causadas por deslizamento resultam freqentemente em amplitudes instveis. Isto particularmente verdadeiro em correias mltiplas onde as correias podem deslizar em diferentes graus, algumas vezes somando-se as amplitudes e outras subtraindo-se resultando em uma amplitude de vibrao que aumenta e diminui ciclicamente. A extenso do deslizamento de correias mltiplas pode ser determinada com o auxlio de uma luz estroboscpica. Deve-se desligar a mquina e desenhar uma linha reta transversalmente s correias (com um pedao de giz). A seguir faz-se a mquina operar em sua velocidade nominal, regular o analisador na frequncia de rotao da correia e observar se as marcas se deslocam relativamente atravs da luz estroboscpica. Em caso positivo, ocorre deslizamento.

7.3.8 - Vibraes em Engrenagens


Normalmente, as vibraes originadas por problemas em engrenagens so fceis de ser identificadas por ocorrerem em uma frequncia alta, igual frequncia de rotao da engrenagem multiplicada pelo seu nmero de dentes(frequncia de engrenamento). O espectro mostrado na Fig. 7.19 obtido de medies realizadas no mancal C, junto caixa de engrenagens (redutor) de um sistema constitudo por uma turbina, um redutor e um ventilador. Observa-se um pico considervel (predominante nas direes horizontal e axial) em uma frequncia de 134400 rpm (2240 Hz) que exatamente igual ao produto do nmero de dentes do pinho (32) pela sua frequncia de rotao que a mesma da turbina (4200 rpm ou 70 Hz). Alguns problemas comuns que apresentam estas caractersticas so: desgaste excessivo, imperfeies nos dentes, lubrificao deficiente, e impurezas incrustadas nos dentes.

Figura 7.19 - Espectro de equipamento com problema de engrenagem.

149

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes Outras fontes de problemas em mquinas (desalinhamentos, eixos empenados) podem tambm originar vibraes na frequncia de engrenamento. As excentricidades, os desbalanceamentos e os eixos empenados tambm podem causar vibraes em sub-mltiplos da frequncia de engrenamento. A Fig. 7.20 mostra dados de medies efetuadas em um conjunto motor, redutor e compressor. As amplitudes em alta frequncia so predominantes, indicando problemas nas engrenagens (posies C, D, E e F). Deve-se, entretanto, observar que as amplitudes de vibrao axial medidas na frequncia de rotao do motor (posies A, B, C e D) tambm apresentam valores elevados. Isto sugere que o desalinhamento, mais que qualquer problema nas engrenagens, seja a causa principal das vibraes. Deve-se, ento, corrigir o desalinhamento e se realizar novas medies. So boas as chances de que as amplitudes na frequncia de engrenamento desapaream.

Figura 7.20 - Dados de um problema de desalinhamento que gera vibraes na frequncia de engrenamento.

Diferena entre Figura 7.21 desbalanceamento e dente de engrenagem quebrado As engrenagens tambm podem gerar vibraes em outras frequncias no relacionadas com a frequncia de engrenamento. Quando, por exemplo, a engrenagem apresenta apenas um dente quebrado ou deformado, pode surgir uma vibrao na frequncia de rotao. Neste caso o problema pode ser identificado analisando-se a forma da onda vibratria (em um osciloscpio): ocorrem picos elevados em intervalos de um perodo de rotao como ilustra a Fig. 7.21,

150

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes comparando a vibrao resultante com a que seria gerada por um desbalanceamento. Se existirem mais de um dente danificados a frequncia ser multiplicada pelo nmero destes. Quando um trem de engrenagens opera com condio de carga muito leve as vibraes podem apresentar amplitudes e frequncias errticas. Esta condio de operao pode ocasionar impactos entre as diversas engrenagens de forma desordenada. Os impactos excitam as frequncias naturais das engrenagens, mancais e componentes a eles ligados. Este tipo de problema pode ser distinguido de um problema em um mancal, por exemplo, observando-se que as amplitudes originadas pelo problema do mancal so muito maiores prximas ao prprio mancal, enquanto que as originadas por engrenagens so detectadas em dois ou mais pontos da mquina. As engrenagens tambm podem apresentar problemas comuns a outras partes da mquina como desbalanceamento ou montagem excntrica, por exemplo, apresentando, nestes casos, vibraes com estas caractersticas. Em virtude das vibraes de alta freqncia, as engrenagens so uma fonte comum de rudo nas mquinas de forma que a correo dos problemas associados a elas reduz significativamente o nvel de rudo existente.

7.3.9 Vibraes devido a falhas eltricas


As vibraes causadas por falhas eltricas ocorrem em sistemas que possuem mquinas eltricas (motores, geradores, alternadores, etc.) e so causadas normalmente por foras magnticas desequilibradas atuantes em rotores ou estatores. Algumas causas comuns destas foras so: rotor no redondo; armaduras excntricas; rotor e estator desalinhados; estator elptico; circuito aberto ou curto circuito; problemas no enrolamento do rotor. Os problemas eltricos geralmente apresentam vibraes na freqncia de rotao, o que torna difcil a distino de outras fontes como desbalanceamento. Uma maneira de se verificar se a vibrao causada por problema eltrico desligar a energia eltrica durante a medio da amplitude de vibrao e verificar se a mesma desaparece ou diminui significativamente rapidamente. Em caso positivo a causa certamente eltrica. Se a diminuio da amplitude for lenta e acompanhar a queda na freqncia de rotao, ento a causa de natureza mecnica. Uma outra caracterstica deste tipo de problema que os nveis vibratrios dependem da carga. Muitas vezes, motores eltricos so testados em vazio e no apresentam amplitudes de vibrao elevadas e quando em operao com carga vibram violentamente, evidenciando problemas eltricos. Em motores de induo podem ocorrer vibraes na freqncia de deslizamento que igual diferena entre a freqncia de rotao do rotor e a freqncia eltrica (do campo magntico rotativo) chamada de sncrona que sempre igual freqncia da linha de corrente alternada (freqncia da rede, 60 Hz). Neste caso a amplitude da vibrao pulsante. O fenmeno do batimento se intensifica quando ocorre um problema mecnico associado (como o desbalanceamento) e a pulsao da amplitude se torna regular, especialmente quando as duas freqncias so relativamente prximas. Os motores eltricos tambm podem apresentar vibraes devido a pulsos de torque gerados quando o campo magntico do motor energiza os polos do estator. A freqncia associada igual ao dobro da freqncia da linha de corrente alternada. Os pulsos de torque so raramente problemticos exceto quando so exigidos nveis de vibrao extremamente baixos ou os pulsos excitam ressonncias em outras partes da mquina.

7.3.10 Vibraes devido a foras aerodinmicas e hidrulicas


Mquinas que operam com fluidos como ar, gua, leo ou gases podem apresentar vibraes originadas pela interao entre elementos slidos mveis (ps) e fluidos. Isto acontece freqentemente em bombas, ventoinhas e similares. As vibraes geradas ocorrem em freqncias altas (nmero de ps vezes a freqncia de rotao). As causas da vibrao so foras hidrulicas que normalmente so pequenas mas se tornam importantes quando excitam alguma ressonncia na mquina. A Fig. 7.22 mostra o resultado de uma medio efetuada em uma bomba vibrando em 21600 cpm (360 Hz) com um propulsor de seis ps girando a 3600 rpm (60 Hz).

151

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes

Figura 7.22 Medio de vibrao causada por foras hidrulicas.

Se no ocorre ressonncia o problema pode ser originado por cavitao, recirculao ou turbulncia. A cavitao ocorre quando uma bomba opera com excesso de capacidade ou baixa presso de suco. Como o fluido que j entrou no preenche completamente o espao, o fluido que est entrando puxado aos pulos para preencher os espaos vazios. Isto cria bolsas de vcuo que so altamente instveis que podem literalmente implodir muito rapidamente. Os impactos gerados excitam freqncias naturais localizadas em partes da bomba. Como as imploses podem ocorrer em tempos e posies aleatrios na bomba ou na tubulao a amplitude e a freqncia da vibrao tambm so aleatrias. A recirculao pode ocorrer quando uma bomba est operando em baixa capacidade ou alta presso de suco. Na tentativa de se mover uma quantidade excessiva de fluido da bomba, uma poro do fluido retorna. Este fluxo reverso e o a conseqente mistura de fluido movendo-se em direes opostas causa vibrao. A recirculao ocorre algumas vezes dentro de uma bomba de mltiplos estgios com folga excessiva entre o rotor e seu alojamento. Esta forma de recirculao pode mostrar uma freqncia quase constante no relacionada com a freqncia de rotao. Em qualquer situao, as vibraes devidas a recirculao apresenta flutuaes aleatrias na freqncia e na amplitude similares s causadas pela cavitao. O fluxo turbulento o resultado da resistncia ao fluxo normal de fluidos. Esta resistncia pode ser causada por obstrues, curvas agudas ou apenas atrito superficial entre fluido e tubulao. A turbulncia tambm pode ser causada pela mistura de fluidos de alta e baixa velocidades. Um exemplo um motor a jato quando os gases de exausto de alta velocidade se misturam ao ar externo quase estacionrio. Embora os nveis de rudo gerado por fluxo turbulento sejam muito altos, a mquina vibra pouco pois a condio de turbulncia externa a ela.

Figura 7.23 Espectro de uma vibrao causada por cavitao.

A vibrao e o rudo associados com cavitao, recirculao e fluxo turbulento apresentam caractersticas similares. Este tipo de vibrao normalmente de natureza aleatria com amplitudes e freqncias instveis. A Fig. 7.23

152

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes mostra um espectro de uma vibrao gerada por cavitao. Pode-se observar uma vibrao de regime permanente em 3600 rpm (60 Hz), indicando, possivelmente, um pequeno desbalanceamento ou desalinhamento no motor. Existe, entretanto, uma vibrao aleatria (banda larga) entre 30000 cpm e 100000 cpm (500 Hz e 1667 Hz) indicando problemas de associados com fluxo hidrulico e aerodinmico.

7.3.11 Vibraes devido a foras alternativas


Em mquinas alternativas (compressores, bombas alternativas, motores a combusto) ocorrem vibraes resultantes do movimento alternativo. Estas vibraes so causadas pelas variaes de torque em virtude da variao de presso no cilindro e pelas foras de inrcia das partes que se encontram em movimento alternativo. Estas vibraes so normalmente complexas pois vrias freqncias esto envolvidas embora, geralmente, as freqncias predominantes so iguais a uma e duas vezes a freqncia de rotao. Freqncias de ordem mais alta tambm so encontradas dependendo do nmero de pistes e de seu relacionamento. Por exemplo, em um motor a quatro tempos de quatro cilindros, ocorrem duas exploses a cada volta da rvore de manivelas (virabrequim). Isto resulta em uma vibrao em uma freqncia igual a duas vezes a freqncia de rotao do virabrequim. Por outro lado, se o mesmo motor possusse seis ou outro cilindros o nmero de exploses seria de trs e quatro por volta com surgimento de freqncias iguais a trs e quatro vezes a freqncia de rotao respectivamente. A Fig. 7.24 mostra as vrias freqncia harmonicamente relacionadas reveladas pela anlise de um compressor de quatro cilindros em V. Geralmente, estas freqncias de ordem mais alta so inerentes ao funcionamento da mquina e s se tornam importantes se excitarem alguma freqncia natural da mesma induzindo uma condio de ressonncia. Os problemas de vibrao excessiva em mquinas alternativas podem ser originados por problemas mecnicos (desbalanceamento, desalinhamento, empenamento de eixos, folgas, peas soltas, falhas em mancais, etc.) ou operacionais (lubrificao inadequada ou ineficiente, vazamentos em vlvulas, problemas de ignio ou injeo, etc.). A soluo destes problemas exige uma inspeo completa na mquina acompanhada de uma anlise da vibrao. Existem vrias formas de identificar problemas mecnicos e operacionais. Por exemplo, falhas de ignio causam um significativo decrscimo de eficincia na mquina acompanhado de forte vibrao. O desbalanceamento, entretanto, praticamente no influencia no rendimento da mquina. Problemas operacionais possuem a tendncia a gerar foras alternativas desiguais nas diferentes direes de medio. Deve ocorrer uma amplitude bem maior na direo (ou paralela a) do movimento alternativo. J o desbalanceamento ou o desalinhamento apresentam amplitudes semelhantes em duas direes radiais.

Figura 7.24 Espectro de vibrao em um compressor.

7.3.12 Vibraes devido ao roamento


O roamento o contato eventual entre partes estacionrias e rotativas de uma mquina podendo gerar vibraes na freqncia de rotao, no dobro dela, em seus sub-mltiplos e altas freqncias. O roamento tambm pode gerar um aumento no nvel de amplitudes em toda uma ampla faixa de freqncias. Se o roamento for contnuo provvel que no se observe nenhuma vibrao caracterstica em especial mas o atrito contnuo pode excitar ressonncias em altas freqncias em outras partes da mquina produzindo medies de amplitudes e fases instveis. Observou-se que o roamento em selos de uma turbina a vapor apresenta diferentes amplitudes e fase nas mesmas condies de operao em tempos diferentes de observao. Por exemplo: uma mquina girando a 3600 rpm apresentava

153

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes nveis constantes de amplitude e fase; aps diminuir a sua velocidade de rotao para 1800 rpm por um curto tempo, e retornando a operar a 3600 rpm, a mesma mquina apresentou amplitude e fase completamente diferentes das anteriores. Isto sugere que o ponto em que est acontecendo o roamento est se movendo quando se varia a velocidade de rotao. O roamento , normalmente o resultado de um eixo empenado ou partes quebradas ou avariadas que podem ser detectados por procedimentos j descritos.

7.4 Anlise de Sinais


A Anlise de sinais se ocupa da interpretao do sinal vibratrio. Na maioria das vezes, a observao direta do registro de uma medio de vibrao no permite que se tire concluses teis para a anlise do problema que gero uma vibrao. Observe-se, por exemplo o registro mostrado na Fig. 7.1a. Neste registro apresentada a medio do deslocamento lateral de um rotor vertical. O rotor estudado operava em uma velocidade de rotao de 680 rpm e estava submetido a um conjunto de falhas como desbalanceamento, empenamento, folgas, problemas eltricos e roamento. A observao direta do registro no tempo no permite nenhuma anlise importante. necessrio que seja observado o espectro de freqncia, obtido atravs da aplicao da transformada de Fourier. Embora ainda apresentando uma certa dificuldade de interpretao, o espectro de freqncia, mostrado na Fig. 7.1b permite que alguns dos problemas sejam identificados: a) o desbalanceamento e o empenamento so responsveis por um pico significativo no espectro na freqncia de rotao; b) o pico em 60 Hz (observado aps filtragem) mostra que devem estar presentes problemas relacionados com o acionamento eltrico devem estar presentes; c) o patamar irregular presente em uma ampla faixa de freqncia um sintoma de roamento; d) a presena de harmnicas sugere a existncia de folgas; e) a excitao de freqncias naturais mostra irregularidades na rigidez e provvel existncia de impactos. Esta anlise preliminar evidencia a importncia do espectro de freqncia como ferramenta de anlise. justamente nesta ferramenta que se fundamenta a anlise de sinais. Um refinamento na anlise pode ser produzido atravs da utilizao de filtros. Os filtros so utilizados para separar os sinais em faixas de freqncia de interesse. Com isso, se pode, por exemplo, excluir algumas caractersticas conhecidas do sinal (componentes na freqncia de rotao, freqncias naturais, ou freqncias da rede eltrica) para que outras causas possam ser mais claramente observadas. Embora tanto a transformada de Fourier quanto a filtragem do sinal possam ser realizadas numericamente, ainda esto em uso alguns instrumentos analgicos como analisadores de espectro e filtros analgicos.

7.4.1. Analisadores espectrais


So instrumentos que analisam o sinal no domnio da freqncia, separando a energia do sinal vibratrio em vrias faixas de freqncia. Esta separao realizada atravs de um conjunto de filtros, sendo os analisadores classificados de acordo com o tipo de filtro que empregam. Por exemplo: analisadores de banda de uma oitava so analisadores que utilizam filtros de banda de uma oitava (oitava: intervalo entre duas freqncias em que a mxima igual ao dobro da mnima). Atualmente j so largamente utilizados analisadores digitais para anlise em tempo real. Em tempo real, o sinal analisado continuamente em todas as faixas de freqncia .Nestes analisadores extremamente importante que o processamento seja rpido. Os analisadores em tempo real so especialmente teis em aplicaes de manuteno industrial em que a anlise deve ser rpida a fim de fundamentar a imediata tomada de deciso no que se refere ao procedimento de manuteno.
a) Software

Uma grande parte dos analisadores utilizados atualmente constitudo de sistemas integrados a microcomputadores sendo sua operao, fundamentalmente a utilizao de um software dedicado que executa as tarefas necessrias da realizao da anlise espectral. A ttulo de exemplo, ser apresentado aqui o software Spec for Windows Spectrum Analyser. Spec for Windows um software para anlise espectral que roda em Windows3.2 ou verses mais atuais. Alm de uma configurao bsica comum, requer apenas uma placa de som. Aplica-se na anlise de sinais gerados em sistemas eltricos, mecnicos, estruturais e acsticos. Na rea mecnica e estrutural pode ser usado para caracterizar e identificar vibraes. Embora o Spec for Windows seja um aplicativo MDI (Multiple Document Interface) no atua como MDI no sentido de um processador de texto. O software possui apenas uma sesso de anlise espectral mas pode apresentar muitas vistas diferentes dos dados a partir de uma determinada sesso de anlise espectral. Podem ser visualizados, por exemplo, a resposta em freqncia, correlao cruzada e espectro de potncia simultaneamente. A Fig. 7.25 mostra a janela principal

154

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes com os componentes de magnitude e fase da resposta em freqncia de o alto-falante um alto-falante usando a placa de som do computador para entrada de dados.

Figura 7.25 Resposta em freqncia de um alto-falante. b) Instrumentos

A maior parte dos analisadores espectrais fabricados atualmente se destinam principalmente a aplicaes eletrnicas e em telecomunicaes. Poucos so os que permitem anlise em baixas freqncias, caractersticas das aplicaes em engenharia mecnica. Dentre estes poucos, um exemplo o SPS390 (Figura 7.26), instrumento especialmente projetado para cobrir uma ampla faixa de aplicao que vai desde a anlise de problemas em mquinas at medies eletrnicas. Sua faixa de operao vai de DC at 100 kHz no sendo aplicado em telecomunicaes.

Figura 7.26 Analisador Espectral SPS 390.

7.4.2. Empresas de Consultoria e Anlise


Alguns sistemas integrando instrumentos de medio e software de aquisio e anlise esto disponveis, atualmente no mercado, sendo utilizados em grandes industriais e centros de pesquisa. A complexidade dos problemas vibratrios, associada importncia de sua soluo para garantir o perfeito funcionamento de mquinas e equipamentos no processo industrial proporcionou a formao de firmas especializadas em consultoria e anlise de problemas vibratrios. Em geral, estas empresas se originaram em laboratrios de universidades e apresentam como caractersticas principais:

155

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes Seu corpo funcional constitudo por pessoal altamente qualificado, muitas vezes pesquisadores ou professores universitrios com slida formao e grande experincia. b) Dispem de uma instrumentao capaz de realizar uma grande variedade de medies e, tambm de algumas variveis (presso, temperatura) cuja medio auxilia na interpretao dos sinais vibratrios. c) Desenvolvem um software que analisa os sinais vibratrios (e outros), produzindo informaes que, muitas vezes, so introduzidas em modelos matemticos que determinam caractersticas do equipamento analisado e simulam seu funcionamento sob determinadas condies pr-estabelecidas permitindo uma ampla anlise de problemas e suas possveis solues. A seguir, so apresentadas algumas destas organizaes, com um pequeno resumo de seus servios e produtos baseados em informaes obtidas na Internet.
7.4.2.1. LDV - Vibrometria a Laser

a)

O VPI 4000 (Vibration Pattern Imaging) da Ometron (empresa norte-americana) um sistema que combina um vibrmetro a laser (efeito Doppler) com um software em MS Windows realizando medio e anlise de vibraes. A Figura 7.27 mostra o sistema com sensor e hardware, enquanto a Tabela 7.3 apresenta as caractersticas tcnicas do sistema.

Figura 7.27 - Sistema VPI 4000.

O instrumento est baseado em um interfermetro de Michelson no qual a luz emitida pelo laser se divide em uma luz de referncia e uma luz de sinal. A luz de sinal dirigida para a estrutura vibratria e a luz refletida combinada com a luz de referncia. Quando a estrutura se move, a diferena de trajetrias entre as luzes do sinal e da referncia muda resultando em uma modulao de intensidade da luz recombinada devido interferncia entre ambas as luzes. Um ciclo completo da modulao da intensidade corresponde a um movimento da superfcie igual metade do comprimento de onda (o comprimento de onda de uma fonte laser neon-hlio 0,632 m. A freqncia da modulao de intensidade f se relaciona com a velocidade da superfcie v atravs da expresso 2v fd = (7.12) em que f chamada de freqncia Doppler. A luz recombinada dividida em dois canais de deteco independentes configurados de forma que os dois sinais obtidos apresentam uma diferena de fase de +/- 90o, dependendo do movimento da superfcie. realizada uma mixagem eletrnica destes sinais com uma freqncia portadora, gerando um nico sinal com freqncia Doppler defasada que , ento, convertido em uma voltagem analgica diretamente proporcional velocidade instantnea da superfcie em movimento. A principal vantagem da medio tica que ela realizada sem contato, eliminando a influncia que os transdutores anexados estrutura vibratria produzem na prpria vibrao medida. As formas vibratrias podem ser facilmente observadas nas medies realizadas com efeito Doppler. A Figura 7.28 apresenta um exemplo de uma medio realizada evidenciando-se os nveis de vibraes com cores diferentes. Sendo de baixa potncia, no apresentam qualquer risco ao operador.
d d

156

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes

Figura 7.28 - Imagem produzida por medio a laser.

As variaes nas caractersticas vibratrias de materiais, componentes e estruturas podem ser utilizadas para detectar defeitos, falhas, fissuras, descolamentos de camadas e outras anomalias estruturais. As potencialidades de medies oferecidas pelos mtodos ticos, associados completa abrangncia dos dados coletados pelos sensores VPI proporcionam uma poderosa ferramenta de teste no destrutivo que pode ser usada para anlise in-situ ou em laboratrio. Esta flexibilidade operacional permite que se elaborem programas de teste em condies normais de servio. Am anlise modal, a possibilidade de apresentao dos dados em um campo completo (512x512) permite uma excelente correlao entre mtodos analticos e experimentais com base em graus de liberdade similares, ao invs da limitao no nmero de pontos, prpria do uso de transdutores com contato ou medies acsticas. De maneira semelhante, as formas de deflexo com distncias entre ns de poucos milmetros produz dados experimentais suficientes para serem comparados com os produzidos por tcnicas computacionais. Em resumo, o uso de sensores laser com efeito Doppler produz dados em mltiplos pontos que podem ser introduzidos em programas de anlise modal, abrindo maiores possibilidades de melhorar a qualidade de resultados experimentais.
Aplicaes na Engenharia Mecnica 1) Indstria Automotiva

LDVs (Laser Doppler Vibrometry) tem sido uma tcnica que vem substituindo as tradicionais tcnicas de teste na indstria automotiva (acelermetros , microfones e sensores de proximidade). Os microfones so limitados pela pouca resoluo espacial e necessidade de um ambiente anecico (sem reflexo de som). Os sensores de proximidade so de montagem demorada, difceis de calibrar e as medies so facilmente perturbadas por movimentos na base do instrumento. Os acelermetros so de montagem tediosa e demorada, so caros e uma vez montados possuem a tendncia de alterar as caractersticas da vibrao medida em funo de sua prpria massa. Os LDVs, por sua vez, podem ser montados rapidamente e requerem uma preparao mnima da parte a ser medida. So rpidos, eficientes e ser custo compensador pois substituem vrios acelermetros, por exemplo. Podem ser usados como um simples transdutor sem contato ou como uma parte de um sistema de anlise modal completo. Uma vantagem adicional que podem investigar painis e componentes inacessveis a outras tcnicas. Um exemplo recente de anlise de vibrao em automveis modernos foi proporcionado por uma empresa alem que investigou os efeitos de reduo de rudo usando LDVs. O sistema de medio mediu diferentes efeitos sonoros de superfcies muito escuras, pouco reflexivas como carpetes de veludo, borracha preta, esponjas escuras colocadas no interior do veculo. A nica forma de obter medies de todas as superfcies de interesse foi usar arranjos com espelhos.
2) Controle de Qualidade em Fundio

Por no estarem limitados ao uso em laboratrio, no requerem condies especiais de segurana e no requererem recobrimento superficial especial, LDVs associados a tcnicas de anlise de sinal (FFT, correlao) esto substituindo as tcnicas atuais de controle de qualidade em fundies. A imagem criada pelo sistema VPI 4000 codificada por

157

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes cores em amplitude e fase, com uma opo de sobreposio com uma imagem da pea (produzida por uma cmera digital) permitindo uma fcil interpretao da forma vibratria. Um exemplo recente o uso do LDV no exame dos modos crticos de um propulsor centrfugo. O propulsor mostra um comportamento modal altamente relacionado com o seu processo de fabricao. A condio de qualidade que todas as peas fabricadas mostrem freqncias de ressonncia e formas de vibrao similares indicando se foram fabricados corretamente. O VPI 4000 usado para encontrar as freqncias de ressonncia. O propulsor , ento, excitado nestas freqncias medindo-se sua resposta. realizada uma anlise em freqncia (FFT) pelo VPI 4000 enquanto um software permite uma rpida medio dos modos. Todo o ciclo completo de testes para, por exemplo uma hlice do propulsor pode ser executado em menos de uma hora. Vrias outras aplicaes em estruturas mecnicas so encontradas, em que as caractersticas da vibrao permitem o diagnstico de problemas de operao, defeitos de fabricao, desgaste de peas, etc. Isto torna a LDV uma tcnica extremamente til em controle de qualidade e manuteno industrial.
7.4.2.2. EDI - Engineering Dynamics Incorporated

A Engineering Dynamics Incorporated - EDI uma empresa norte-americana e seus servios esto organizados em trs grandes grupos:
a) Anlise Computacional a.1) Anlise digital de pulsao Consiste na simulao digital de pulsao de tubulaes (Figura 7.29), permitindo avaliao, anlise e projeto de tubulaes e seus componentes como compressores e bombas. O modelo matemtico inclui simulao acstica permitindo projetos de filtros acsticos e silenciadores. a.2) Anlise de velocidades crticas laterais, resposta e estabilidade (Figura 7.30) Inclui determinao de velocidades crticas no amortecidas, resposta amortecida, instabilidades no sncronas, mancais hidrodinmicos e selos. a.3) Anlise de vibrao torsional Vibraes torsionais acontecem em equipamentos rotativos ou alternativos em geral. As anlises realizadas pela EDI incluem: modelagem massa-mola, determinao de freqncias naturais e formas modais torsionais, diagrama de Campbell (variao das freqncias naturais com a rotao), torque dinmico e tenses de cisalhamento, e problemas transientes como partida, falhas e fadiga.

Figura 7.29

Figura 7.30

a.4) Anlise de mquinas alternativas (Figura 7.31) Inclui vibrao e pulsao de tubulaes, bombas, compressores e motores, freqncias naturais e tenses torsionais, vibraes e falhas em virabrequins, respostas e velocidades crticas laterais, avaliao de desempenho e queda de presso.

Figura 7.31 - Mquina alternativa. a.5) Anlise estrutural (Figura 7.32)

Figura 7.32 - Anlise estrutural.

158

Apostila de Mecnica das Vibraes - Captulo 7 - Anlise de Vibraes A anlise estrutural um tema muito amplo que permite uma grande variedade de aplicaes como modelagem estrutural e por elementos finitos, vibraes de motores, compressores e outros equipamentos, sistemas de tubulaes de gases e lquidos, vibraes induzidas por fluxos fludos, dinmica de solos e fundaes, tenses e flexibilidade trmicas.
b) Investigao e Diagnstico de Campo b.1) Pulsao de presso e vibrao de tubulaes. b.2) Velocidades crticas laterais, resposta e estabilidade. b.3) Vibrao torsional. Vibraes torsionais podem causar falhas em todos os tipos de mquinas. Problemas potenciais incluem danos em acoplamentos, falhas em chavetas, deslizamento de correias, fraturas em eixos (Figura 7.33), desgaste excessivo em engrenagens ou fratura de dentes e ps de ventoinhas quebradas. As medies com finalidade de diagnosticar problemas de vibraes torsionais devem ocorrer em acionamentos com freqncia varivel, motores sncronos, caixas de engrenagens, compressores alternativos, misturadores e propulsores de navios.

Figura 7.33 - Fratura.

Figura 7.34 - Deslocamento angular.

Deslocamento angular - A Figura 7.34 mostra a medio do deslocamento angular de um eixo atravs de um torsigrafo HBM. Esta tcnica de medio utilizada para diagnosticar problemas como reverso em engrenagens, eixos de manivela quebrados devido a falha em amortecedor do motor, bombas de engrenagens danificadas e ps de rotores quebradas. Deformaes, torques ou tenses de cisalhamento - Extensmetros so usados com um sistema de telemetria para medir deformaes torques ou tenses de cisalhamento em uma seo do eixo (Figura 7.35). Esta tcnica de medio utilizada para avaliar se o torque ou a tenso de cisalhamento excessiva em acoplamentos ou sees de eixos. Velocidade angular - Um transdutor sem contato usado para medir a freqncia com que passam os dentes de engrenagens o que pode ser demodulado para determinar a velocidade angular (Figura 7.36). Esta tcnica de medio pode ser usada quando o sistema possui uma caixa de engrenagens.

Figura 7.35 - Extensmetro. b.4) Mquinas alternativas. b.5) Estruturas. b.6) Balanceamento em mltiplos planos. c) Seminrios

Figura 7.36 - Sensor sem contato.

A EDI proporciona seminrios anuais como o "Vibrations in Reciprocating and Rotating Machinery and Piping" , preparado para engenheiros e tcnicos que trabalham com maquinaria e tubulaes de plantas industriais e devem tomar decises acerca de confiabilidade e segurana de sistemas com altos nveis vibratrios.

159

You might also like