You are on page 1of 6

PROJETO EDUCACIONAL 2013 KIMBERLY- CLARK

Estamos cientes que vivemos em uma era marcada pela competição e pela excelência de modo que os progressos científicos e avanços tecnológicos definem novas exigências aos jovens que ingressarão no mundo do trabalho. A qualidade do ensino de uma região apresenta relações que influenciam e são influenciadas pelas condições sociais. conforme tabela abaixo. que não são simples de serem mapeados ou resolvidos em um curto espaço de tempo. politicas. para que este futuro profissional possa estar preparado para encarar atividades cada vez mais desafiadoras em praticamente todos os ramos de trabalho.7 4. Avaliando o nível educacional no município de Correia Pinto – SC. IDEB/anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª) 2011 Santa Catarina Correia Pinto Fonte: Secretaria Estadual de Educação de SC 4. Tal demanda impõe. Outro fator apresentado é em relação ao nível de qualificação dos profissionais que irá disponibilizar para o mercado de trabalho regional.GINCANA DO CONHECIMENTO 1.1 Esta diferença pode estar relacionada a inúmeros fatores. uma qualificação adequada que deverá iniciar desde a educação básica. trabalhando para o constante aprimoramento de processos e a estratégia de estar ao . líder mundial no segmento de higiene e bem-estar vem conquistando diariamente milhões de brasileiros com seus produtos de alta tecnologia e qualidade. A Kimberly-Clark (KC) uma empresa multinacional instalada no Brasil há 14 anos. ambientais. além de outras coisas. culturais. tendo como base os valores do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) do ano de 2011 referentes aos anos finais do ensino fundamental se observa que o município apresenta-se em um nível inferior ao valor médio do estado de SC. etc. Apresentação Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos.

matemático dentre outros. municipal ou privada para compartilharem conhecimento e competirem de maneira sadia entre si.alcance de todo o Brasil. PROPOSTA DO PROJETO (Resumo) O evento aconteceria em três etapas distintas que envolverão os conhecimentos escolares e incentivarão o desenvolvimento interpessoal. seja ela estadual. em todos os pontos de venda possíveis. etc. voltadas preferencialmente à população do entorno das suas instalações. não somente auxiliando campanhas beneficentes. Deste modo apresenta-se a proposta de um evento que irá envolver todas as escolas de educação básica do município. tecnológico. artístico. inovação. trabalho em time. responsabilidade social. permitindo tornar a vida de seus consumidores mais cômoda e confortável ao longo da história e por todo o país.com (Imagens meramente ilustrativas) .google. cientifico. valorização das pessoas. Sendo alguns de seus valores a integridade. O comitê Corações Solidários pode contribuir com a comunidade em muitas linhas. mas criando eventos que venham a contribuir com o desenvolvimento municipal. A KC montou um comitê de voluntariado Corações Solidários com o objetivo de promover práticas de cidadania através da participação solidária e comprometida dos colaboradores em ações sociais organizadas e sistematizadas pelo Comitê. ETAPA 01: Apresentação teatral das escolas em relação ao tema escolhido (CTS) Fonte: www. compromisso com os clientes. 2.

 Serão escolhidos alguns temas para serem apresentados como sugestão a comissão de professores que irá escolher um como sendo o tema específico para as apresentações.  Serão definidos critérios para a avalição da apresentação dos alunos. tempo de execução. sendo que serão escolhidas apenas aquelas pessoas que não sofrerem nenhuma objeção. incluindo pessoas da comunidade que desejem assistir.google. coerência com o tema.  A banca que irá avaliar a apresentação será composta de pessoas da comunidade que serão escolhidas pela própria comissão de professores. ETAPA 02: Feira de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico Fonte: www. Em um momento serão listados vários nomes de potenciais integrantes da banca que passarão por uma votação entre os professores organizadores. criatividade.com (Imagens meramente ilustrativas) . para que não surjam posteriores reclamações em relação a avalição feita pela banca.  A apresentação será em um centro de eventos que suporte a participação de todo o publico. como por exemplo. etc. rigor conceitual. envolvimento de toda a turma.

em que irá ajudar terão que apresentar os conceitos científicos envolvidos no projeto. prevenção do meio ambiente. geradores de energia elétrica com conceitos comuns ou alternativos. equipamentos para auxiliar a mobilidade.  Será proposto para as escolas o desenvolvimento de um equipamento. para que serve. como Prof.  Definir a linha de pesquisa geral (sustentabilidade. equipamentos para comunicação. comunicação. geração de energia. etc.  Os alunos terão o apoio de alguns dos integrantes do CS.com (Imagens meramente ilustrativas) . Definir maneira de avaliar o desenvolvimento dos experimentos de modo que os alunos sejam os principais idealizadores e executores do equipamento ou tecnologia.) deste modo poderão surgir equipamentos tais como. Geografia e História Fonte: www.  Após desenvolverem seus equipamentos os alunos deverão apresenta-los em um momento que será definido. Além de explicarem o funcionamento do equipamento. etc. Fernando.google. ETAPA 03: Gincana interativa de conhecimentos de Matemática. ou tecnologia que possa beneficiar a sociedade. wilian e que tiver conhecimento e disponibilidade para auxilia-los no desenvolvimento de seus trabalhos bem como a orientação conceitual e teórica nos conteúdos científicos envolvidos.   Definir banca avaliadora composta por engenheiros (KC e outras indústrias da região) e professores dá área cientifica. Os critérios de avaliação terão que ter definição clara. para não haver reclamações. Português.

b) Português: atividade semelhante ao SOLETRANDO. Será realizado ao decorrer de um dia. para testar os conhecimentos em português. O percurso será composto por etapas e a pista inicial para cada etapa será dada pelos organizadores em determinados intervalos de tempo. que envolverá alguns alunos de cada escola (definir quantos) em uma competição que se dará em fases eliminatórias durante o dia. Sendo que ao final obter-se-á um vencedor. seguindo a mesma metodologia. (Willian) .  Neste dia a condução por parte da comissão organizadora se dará com base na experiência vivenciada no dia da OLIMCOP. Estas pistas conterão questões de geografia e história sendo que na medida em que a equipe for acertando as respostas irá seguir em um percurso sinuoso até o objetivo final. atividades que envolverão conhecimentos esses conhecimento com três subdivisões: a) Matemática: atividades que irão testar o conhecimento matemático conforme as que foram aplicadas na OLIMCOP (definir quais e quantas atividades). c) Geografia e história: atividade que acontecerá ao decorrer do dia envolvendo um grande numero de alunos que terão que seguir pistas para encontrar um “tesouro”. Criar tarefas extras que serão desenvolvidas pelas escolas ao decorrer dos meses que precedem o evento. Novas Sugestões:    Fundamentar com base nas ilhas de racionalidade.