You are on page 1of 6

QUMICA

A Qumica uma cincia experimental, os qumicos trabalham nos laboratrios, fazendo investigao. Estudam os materiais e os modos de os transformar.

MATERIAIS NATURAIS E SINTTICOS Materiais:


Naturais- Dados pela natureza Ex: Pepita de ouro, rochas, ar, etc. Sintticos- Fabricados pelo Homem, geralmente atravs de processos industriais. Ex: Papel, medicamentos, plsticos, etc. Ns processos de transformao dos materiais existentes no planeta parte-se das matriasprimas. Todas as matrias-primas so recursos limitados, so recursos no renovveis, isto , uma vez utilizados j no poderem ser usados novamente. Desta forma, a reciclagem torna-se fundamental. ESTADOS FSICOS SLIDO LQUIDO GASOSO

Quando o Homem produz materiais novos

gasta

ENERGIA

Petrleo Carvo

Produz Poluio

MATRIAS PRIMAS

Naturais Ex: gs natural Sintticas

SUBSTNCIAS E MISTURAS
MATERIAIS (QUANTO COMPOSIO): SUBSTNCIAS- Um s componente Ex: ferro no oxidado, mercrio, sacarose, cloreto de sdio, gua destilada, oxignio, etc. Slidos, lquidos ou gasosos

MISTURAS- Vrios componentes Ex: ar, a maioria das rochas, petrleo bruto (crude), ouro e prata da ourivesaria, gua da torneira, do mar, gua oxigenada, madeira, etc.

MISTURAS NATURAIS- ar, gua do mar e as rochas; MISTURAS ARTIFICIAIS- muitos produtos farmacuticos; IMPUREZAS- substncias em percentagem muito pequena que acompanham as substncias.

SIGNIFICADO DO TERMO PURO


NA LINGUAGEM DO DIA-A-DIA- material que faz bem sade, sem impurezas prejudiciais. PARA OS QUMICOS- material de um s componente, substncia

TIPOS DE MISTURAS MISTURAS:


HETEROGNEAS: Os componentes da mistura distinguem-se a olho n; A sua composio no uniforme. HOMOGNEAS: Impossvel distinguir os componentes a olho n; A composio da mistura uniforme; So tambm chamadas solues. COLOIDAIS: Alguns componentes podem ser vistos ao microscpio. Ex: ketchup; maionese; tintas; iogurte; manteiga.

NOTA:
Misturas miscveis- as subtncias misturam-se, como a gua e o lcool. Misturas no miscveis ou imiscveis- as substncias no se misturam como a gua e o azeite. AS MISTURAS HETEROGNEAS LQUIDO-LQUIDO: gua com azeite gua azeite gua etanol

LQUIDO-SLIDO: gua com areia no fundo SLIDO: Granito quartzo feldspato mica

AS MISTURAS HOMOGNEAS SLIDAS: - Ao Ferro Carbono

LQUIDAS:- lcool etlico a 95% gua Etanol - gua aucarada gua Sacarose Azoto Oignio Etc.

GASOSAS: - Ar sem poeiras AS MISTURAS COLOIDAIS

Leite- No microscpio possvel observar gotculas de gordura dispersas. Sangue- No microscpio possvel observar os seus componentes no plasma. EMULSO: Caso particular das misturas coloidais, com o tempo os constituintes tendem a sepatar-se, como por exemplo a maionese.

MISTURAS- quanto ao estado fsico


SLIDAS: -granito- mica, feldspatp e quartzo; -mina de lpis- grafite e argila; -cimento- calcrio, argila e areia; -plvora- enxofre, salitre e carvo; -ligas metlicas: - ao- ferro e carbono: - bronze- cobre e estanho; - lato- cobre e zinco.

LQUIDAS: -gua da rede pblica; -gua salgada; -gua aucarada; -gua do mar; -vinagre; -lcool de farmcia: -gua oxigenada; -petrleo bruto (crude); -gasolina; -azeite GASOSAS: -ar sem poeiras- componentes mais abundantes: oxignio e azoto; - alguns combustveis gasosos comerciais, como o gs natural.

COMPOSIO DE SOLUES
UNIDADE DE MASSA: x 1000 x 1000

Kg

Hg

Dag

Dg

Cg

Mg

: 1000 UNIDADE DE CAPACIDADE: x 1000

: 1000

L dm3

DL

CL

ML cm3

COMPOSIO QUALITATIVA
Uma mistura homognea tambm se diz uma soluo. MISTURA HOMOGNEA = SOLUO EXEMPLO1: Acar SOLUTO

gua

Agitar

gua Aucarada

SOLVENTE

SOLUO AQUOSA DE ACAR Mistura Homognea porque o solvente a gua soluto

COMPOSIO QUALITATIVA desta soluo: -SOLUTO: Acar -SOLVENTE: gua SOLUO = SOLVENTE + SOLUTO

SOLVENTE- Componente em maior quantidade; SOLUTO- Componente em menor quantidade. EXEMPLO 2: Gotas de lcool

gua

Soluo

(gua + lcool)

COMPOSIO QUALITATIVA desta soluo: -SOLUTO: lcool -SOLVENTE: gua EXEMPLO 3: Mistura homognea - SOLUO

AR

COMPOSIO QUALITATIVA desta soluo: -SOLVENTE: Azoto (componente em maior abundncia) -SOLUTO: Oxignio, dixido de carbono

Quando o solvente a gua, a soluo em causa diz-se uma soluo aquosa. Embora as misturas homogneas possam ocorrer em qualquer estado fsico, usamos habitualmente a palavra soluo para solues lquidas. Uma soluo constituda por um solvente e por um ou mais solutos nele dissolvidos.

COMPOSIO QUANTITATIVA
COMPOSIO QUANTITATIVA = massa de soluto exprime-se, por exemplo, em ou volume da soluo gramas (g) CONCENTRAO MSSICA exprime-se, por exemplo, em centmetros cbicos (cm3) exprime-se, por exemplo, em gramas por centmetro cbico (g/cm3)

Sabemos, que juntando mais gua a um copo com gua aucarada , esta fica menos doce. A quantidade de acar presente na mistura no diminui, mas a soluo fica mais diluda, porque passa a ter mais solvente para a mesma quantidade de soluto. 2 g de acar 20 g de acar 200 g de acar

A soluo A mais diluda do que a soluo B. A soluo B mais concentrada do que a soluo A. A soluo C uma soluo saturada, pois j no possvel dissolver mais soluto, este depositase no fundo do recipiente.

You might also like