You are on page 1of 4

DECLARAODEQUBEC

Sobreapreservaodo"Spirituloci"
AssumidoemQubec,Canad,em4deoutubrode2008

INTRODUO
Reunio na histrica cidade de Qubec (Canad) de 29 de setembro a 4 de outubro, 2008, a convite do ICOMOS, Canad, na ocasio da 16 Assemblia Geral do ICOMOS e dos festejos doaniversriode400anosdafundaodeQubec. Os participantes assumem a seguinte Declarao de princpios e recomendaes para a preservao do spiritu loci atravs da proteo do patrimnio tangvel e intangvel, consideradoumaformainovadoraeeficientedeassegurarodesenvolvimentosustentvele socialnomundointeiro. EstaDeclaraopartedeumasriedemedidaseaestomadaspeloICOMOSno decurso dos ltimos cinco anos para proteger e promover o esprito dos lugares, isto , sua essncia de vida, social e espiritual. Em 2003, o ICOMOS enfocou o simpsio cientfico de sua 14 Assemblia Geral sobre o tema da preservao dos valores sociais intangveis de monumentos e stios. Na Declarao Kimberly, que logo se seguiu, o ICOMOS se comprometeu a considerar os valores intangveis (memria, crenas, conhecimento tradicional, ligao ao lugar) e tambm as comunidades locais, guardis destes valores, no manejo e preservao de monumentos e stios em conformidade com a Conveno do PatrimnioMundialde1972.Em2005,aDeclaraoXi'andoICOMOSchamouatenopara a conservao de contextos definidos enquanto aspectos fsicos, visuais e naturais, assim como prticas sociais e espirituais, costumes, conhecimento tradicional e outras formas e expresses intangveis na proteo e promoo dos monumentos e stios que compem o patrimnio mundial. Ainda, chama ateno para a abordagem multidisciplinar e as diversificadas fontes de informao para melhor compreender, administrar e conservar o contexto. ADeclaraodeFozdoIguau,elaboradaem2008peloICOMOSAmricasespecificaqueos componentes tangveis e intangveis do patrimnio so essenciais para a preservao da identidade das comunidades que criaram e transmitiram espaos de relevncia cultural e histrica. As novas Cartas do ICOMOS para Roteiros Culturais e sobre interpretao e apresentao formuladas aps amplas consultas e apresentadas para ratificao na atual 16 Assemblia Geral do ICOMOS, tambm reconhecem a importncia das dimenses intangveis do patrimnio e o valor espiritual dos lugares. Devido natureza indivisvel do patrimnio tangvel e intangvel e aos significados, valores e contexto que o patrimnio intangvel

assegura aos objetos e lugares, atualmente o ICOMOS est considerando a adoo de uma novaCartaespecificamentededicadaaopatrimniointangveldemonumentosedestios.A este respeito, estamos fomentando discusses e debates para o desenvolvimento de um novovocabulrioconceitualdevidosmudanasontolgicasdoespritodolugar. A 16 Assemblia Geral e mais especificamente o Frum da Juventude, o Foro dos Aborgines e o Simpsio Cientfico nos deram a oportunidade de explorar com maior profundidadeasrelaesentreopatrimniotangveleintangveleosmecanismosculturais e sociais internos do esprito do lugar. O esprito do lugar definido como os elementos tangveis (edifcios, stios, paisagens, rotas, objetos) e intangveis (memrias, narrativas, documentos escritos, rituais, festivais, conhecimento tradicional, valores, texturas, cores, odores,etc.)isto,oselementosfsicoseespirituaisquedosentido,emooemistrioao lugar. Em vez de separar o esprito do lugar, o intangvel do tangvel e considerlos como antagnicosentresi,investigamosasmuitasmaneirasdosdoisinteragiremeseconstrurem mutuamente. O esprito do lugar construdo por vrios atores sociais, seus arquitetos e gestores, bem comoseususuriosquecontribuemativamenteeemconjuntoparadarlheumsentido. Visto como um conceito relacional, o esprito do lugar assume ao longo do tempo um carter plural e dinmico capaz de possuir mltiplos sentidos e peculiaridades de mudana, e de pertencer a grupos diversos. Esta abordagem mais dinmica se adapta melhor ao mundo globalizado atual, caracterizado por movimentos transnacionais da populao, relocao populacional, contatos interculturais crescentes, sociedades pluralsticas e mltiplasligaesaolugar. Oespritodolugarofereceumacompreensomaisabrangentedocartervivoe,aomesmo tempo,permanentedemonumentos,stiosepaisagensculturais.Supreumavisorica,mais dinmica e abrangente do patrimnio cultural. O esprito do lugar existe, de uma forma ou deoutraempraticamentetodasasculturasdomundoeconstrudoporsereshumanosem resposta s suas necessidades sociais. As comunidades que habitam o lugar, especialmente quando se trata de sociedades tradicionais, deveriam estar intimamente associadas proteodesuamemria,vitalidade,continuidadeeespiritualidade. Os participantes da 16 Assemblia Geral do ICOMOS, assim sendo, lavram a seguinte Declarao de princpios e recomendaes para organizaes intergovernamentais e no governamentais, autoridades nacionais ou locais e todas as instituies e especialistas habilitadas a contribuir, por intermdio da legislao, de polticas, e de processos de planejamentoegesto,paramelhorprotegerepromoveroespritodolugar.

REPENSANDOOESPIRITODOLUGAR
1. Reconhecendo que o esprito do lugar composto por elementos tangveis (stios, edifcios, paisagens, rotas, objetos) bem como de intangveis (memrias, narrativas, documentos escritos, festivais, comemoraes, rituais, conhecimento tradicional, valores, texturas, cores, odores, etc.) e que todos do uma contribuio importante para formar o lugar e lhe conferir um esprito, declaramos que o patrimnio cultural intangvel confere um significado mais rico e mais completo ao patrimnio como um todo, e deve ser considerado em toda e qualquer legislao referente ao patrimnio cultural e em todos os projetos de conservao e restauro para monumentos stios, paisagens,rotaseacervosdeobjetos. 2. Considerando que o esprito do lugar complexo e multiforme, exigimos que os governos e outros interessados convoquem a percia de equipes de pesquisa multidisciplinar e especialistas com tradio para melhor compreender, preservar e transmitiresteespritodolugar. 3. Como o esprito do lugar um processo em permanente reconstruo, que corresponde necessidade por mudana e continuao das comunidades, ns afirmamos que pode variar ao longo do tempo e de uma cultura para outra, em conformidade com suas prticas de memria, e que um lugar pode ter vrios espritosepodesercompartilhadoporgruposdiferentes.

IDENTIFICANDOASAMEAASAOESPRITODOLUGAR
4. Considerando que mudana climtica, turismo em massa, conflitos armados e desenvolvimento urbano induzem transformaes e ruptura das sociedades, precisamos melhorar nosso entendimento sobre estas ameaas para poder estabelecermedidaspreventivasesoluessustentveis. Recomendamos que entidades governamentais e no governamentais e organizaesdopatrimniolocalenacionaldesenvolvamplanejamentoestratgicoa longo prazo para prevenir a degradao do esprito do lugar e seu entorno. Os habitantes e autoridades locais deveriam tambm ser conscientizados sobre a proteodoespritodolugar,paraqueassimestejammelhorpreparadosalidarcom asameaasdeummundoemtransformao. 5. medidaqueaumentaocompartilhamentodoslugaresempossadoscomdiferentes espritos por vrios grupos, aumenta o risco de competio e conflito. Reconhecemos que estes stios requerem gesto, planejamento e estratgias especficas, ajustadas ao contexto pluralstico das sociedades multiculturais modernas.

Como as ameaas ao esprito do lugar so especialmente poderosas entre grupos minoritrios, sejam nativos ou recmchegados, recomendamos que estes grupos sejam os primeiros e mais importantes a se beneficiar de polticas e prticas especficas.

PROTEGENDOOESPIRITODOLUGAR
6. Como hoje em dia na maioria dos pases do mundo o esprito do lugar, sobretudo seus componentes intangveis, atualmente no se beneficiam de programas de educao formal ou deproteo legal, recomendamos a implementao de reunies e consultorias com peritos de diferentes origens e recursos, pessoas das comunidades locais, e o desenvolvimento de programas de treinamento e polticas jurdicasparaumamelhorproteoepromoodoespritodolugar. 7. Considerando que modernas tecnologias digitais (bancos de dados, websites) podem ser usadas eficaz e efetivamente a um custo muito baixo para desenvolver inventrios multimdia que integrem elementos tangveis e intangveis do patrimnio,nsincisivamenterecomendamosseuamplousoparamelhorpreservar, disseminar e promover os stios do patrimnio e seu esprito. Estas tecnologias facilitam a diversidade e renovao constante da documentao sobre o esprito do lugar.

TRANSMITINDOOESPIRITODOLUGAR
8. Reconhecendo que o esprito do lugar essencialmente transmitido por pessoas e que a transmisso parte importante de sua conservao, declaramos que por meio de comunicao interativa e participao das comunidades envolvidas que o esprito do lugar preservado e realado da melhor forma possvel. A comunicao ,defato,amelhorferramentaparamantervivooespritodolugar. 9. Dado que geralmente as comunidades locais esto mais bem posicionadas para compreender o esprito do lugar, sobretudo no caso de grupos culturais tradicionais, ns afirmamos que so tambm aquelas melhor equipadas para sua salvaguarda e que estas devem estar intimamente associadas em todos os esforos para preservar e transmitir o esprito do lugar. Meios de transmisso noformais (narrativas, rituais, atuaes, experincia e prticas tradicionais etc.) e formais (programas educativos, bancos de dados digitais, websites, ferramentas pedaggicas, apresentaes multimdia, etc.) deveriam ser fomentados, porque no apenas garantem a proteo do esprito do lugar mas, acima de tudo, protegem o desenvolvimentosustentvelesocialdacomunidade. 10. Reconhecendo que a transmisso intergeraces e transcultural desempenha um papel importante na disseminao sustentada e na preservao do esprito do lugar, recomendamos a associao e o envolvimento das geraes mais novas, bem como de grupos culturais diferentes associados ao lugar, na tomada de decises polticas e gestodoespritodolugar.

You might also like