You are on page 1of 4

Agosto de 2012 | ICV Instituto Centro de Vida | www.icv.org.

br

As Boas Prticas Agropecurias (BPA) e a conservao dos Recursos Naturais


No projeto Cotriguau Sempre Verde (CSV), as aes das Boas Prticas Agropecurias (BPA) esto voltadas para as atividades de pecuria de corte e leite, abrangendo propriedades privadas e os assentamentos da reforma agrria. As BPAs tm como objetivo promover e apoiar o manejo sustentvel da pecuria de corte e leite no municpio, melhorando a produtividade e diminuindo a degradao dos recursos naturais (solo, gua e floresta), por meio da capacitao e valorizao do produtor e do trabalhador rural. Nessa publicao voc poder conhecer um pouco mais sobre algumas Boas Prticas Agropecurias e quais benefcios elas podem trazer para sua famlia, para sua propriedade e para o meio ambiente. Tambm vai perceber que a produo agropecuria deve ser equilibrada, com a utilizao adequada dos recursos humanos, recursos naturais e dos bovinos.

Projeto Cotriguau Sempre Verde

Pecuria e a Amaznia
No Brasil, o desmatamento o maior responsvel pela emisso de gases do efeito estufa (GGE), aqueles que causam as mudanas climticas e o aquecimento global. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), entre 1990 e 2010 o rebanho bovino em Mato Grosso cresceu em mdia 6% ao ano e, hoje, soma mais de 29 milhes de cabeas. No mesmo perodo, segundo o Instituto Nacional Pesquisas Espaciais (INPE), foram desmatados 120 mil quilmetros quadrados de florestas, o que representou 35% da Amaznia brasileira. Por isso, a pecuria na Amaznia considerada uma vil. A atividade comeou a ser desenvolvida na regio amaznica a partir da dcada de 60 e, de l para c, muitas reas de florestas vm sendo abertas para dar lugar a novas reas de pastagem, aumentando a presso sobre os recursos naturais, principalmente, solo, gua e florestas. Esse processo tem sido responsvel pela degradao ambiental.
Pecuria do municpio com predominncia no sistema extensivo a pasto.

As Boas Prticas Agropecurias e o Projeto Cotriguau Sempre Verde


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa), desenvolveu um programa chamado Boas Prticas Agropecurias o qual tem um guia, que apresenta em 12 tpicos as principais orientaes de como utilizar as boas prticas para se obter um melhor desempenho da atividade. Baseado nesse guia, o componente de Boas Prticas Agropecurias do projeto Cotriguau Sempre Verde tem como objetivo contribuir para a adoo de prticas agropecurias que possibilitem a manuteno e o crescimento da pecuria nas reas j desmatadas, que promovam a conservao dos recursos naturais e que incentivem a recuperao ambiental. As aes prioritrias pridentificadas so: I) Recuperao de nascentes e matas ciliares degradadas

Quais so as vantagens das Boas Prticas Agropecurias?


Contribuem com o aumento da produtividade e rentabilidade da atividade pecuria, atravs da gesto eficiente, buscando a produo de alimentos de alta qualidade, economicamente viveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. Reduzem a presso da pecuria sobre as reas de preservao/conservao, pois promovem a recuperao das reas produtivas degradadas, tornando a produo sustentvel e fortalecendo a conservao e recuperao dos recursos naturais (solo, gua e florestas).

II) Implantao de forrageiras para fornecimento de alimento na seca, III) Recuperao e manejo de pastagens e IV) Implantao de sistemas Silvipastoris Com objetivo de disseminar as boas prticas agropecurias em Cotriguau, foram implantadas 11 reas pilotos em propriedades de pecuria de leite, nas quais foi adotada a tcnica de manejo rotacionado de pastagens e, em quatro propriedades de pecuria de corte, que receberam orientaes sobre a utilizao das boas prticas.

As Boas Prticas Agropecurias e os Recursos Naturais


A importncia das florestas

As florestas tambm so importantes no equilbrio do regime das guas e no clima do planeta, alm de fornecerem condies de vida um conjunto de normas e procedimentos que, quando adotado, pode para diferentes seres vivos, que constituem um patrimnio em tornar as propriedades rurais mais rentveis e competitivas, alm de biodiversidade4. A preservao de florestas, especialmente nas assegurar a produo de alimentos em sistemas que contribuem para a margens de nascentes, rios e crregos, topos e encostas de morros, conservao dos recursos naturais e a valorizao do ser humano. auxilia na conservao das guas, facilita a polinizao de lavouras e mantm a terra rica em nutrientes.

Mas afinal, o que so Boas Prticas Agropecurias?

Projeto Cotriguau Sempre Verde

Conservao da gua
Manter a vegetao natural na margem de nascentes, rios e crregos, crime ambiental. Alm dessas consequncias, tambm causa no topo de morros e encostas, alm de lagos e lagoas, essencial para doenas respiratrias, pois piora a qualidade do ar. conter as eroses e enchentes, purifica a gua que o gado e as pessoas Escolha de espcies de capim inadequadas ou no adaptadas ao bebem e serve de corredores importantes para animais silvestres, solo e clima da regio. contribuindo para a biodiversidade.

Qual a vantagem de recuperar?


Recuperar a floresta dessas reas de Preservao Permanente (APP's) essencial para conservao das guas. O isolamento e a recuperao atravs do reflorestamento, contribuem para conservao da qualidade da gua na propriedade e regio.

Juntos esses fatores causam uma reduo na produo de capim e aumenta a infestao por pragas e plantas invasoras, o que traz muitos prejuzos para o pecuarista.

Tcnica de Rotao de Pastagens


O manejo inadequado o principal fator para degradao das pastagens. Nesse sentido, o projeto est trazendo orientaes de como utilizar a tcnica do manejo rotacionado de pastagem. A tcnica possibilita um aumento na produo de capim e na produtividade da atividade. Um dos objetivos desse modelo preservar e recuperar o solo e a gua, alm de diminuir a emisso de CO2 (dixido de carbono), um dos gases que provoca o efeito estufa. A diviso das pastagens em piquetes promove a melhor utilizao do capim, intercalando perodos de pastejo e repouso de cada piquete.

Mata ciliar preservada

rea degradada

Conservao de solos e manejo de pastagem


Se a terra e as pastagens no forem tratadas com cuidado, em pouco tempo as propriedades rurais podero enfrentar problemas como degradao e empobrecimento do solo, enxurradas e enchentes, assoreamento, escassez de gua em nascentes, rios e crregos e at extino de animais e plantas.

Principais causas da degradao das pastagens:


Excesso de animais e manejo incorreto da pastagem O manejo adequado das pastagens prolonga sua vida e garante mais capim para o rebanho. Por isso, importante ajustar o tamanho do rebanho capacidade do pasto.
A diviso das pastagens em piquetes promove a melhor utilizao do capim, intercalando perodos de pastejo e repouso de cada piquete.

O incio do perodo de pastejo determinado pela altura do capim, que varia de acordo com a espcie utilizada. O perodo de repouso o Falta de correo e reposio de nutrientes do solo e o uso de tempo necessrio para o capim crescer novamente at a altura ideal agrotxicos de corte, variando de acordo com a poca do ano e da espcie O uso de fertilizantes e agrotxicos age sobre o efeito (solo pobre e utilizada. pragas), porm no atua na origem do problema que a superlotao e as prticas inadequadas de manejo. O uso de fertilizantes e produtos A tcnica de rotao de pastagens traz melhoras para: qumicos deve sempre respeitar as recomendaes tcnicas, evitando assim desperdcios e contaminao ambiental. O bom manejo pode A propriedade a propriedade passa ser mais valorizada e o reduzir e at eliminar a utilizao de produtos qumicos. produtor passa a ter menos trabalho na lida com o gado. O mau uso do fogo e a incidncia de queimadas O uso do fogo ainda uma prtica utilizada, porm reduz a fertilidade do solo, diminui a quantidade de animais e plantas nativas, causa prejuzos econmicos e, quando realizado sem autorizao, se torna O Rebanho com um capim de qualidade o gado se alimenta melhor, o processo de engorda ou produo de leite beneficiado, com o isolamento das reas protegidas e com a rea de sombreamento, o gado tem acesso gua de qualidade e mais conforto trmico.

Projeto Cotriguau Sempre Verde

O Meio ambiente essa parceria positiva reflete na conservao do solo nas reas de pastagem, contendo a presso sobre as reas de preservao/conservao, alm de contribuir com o bem estar animal e a reduo de emisso de gases que provocam o efeito estufa.

Como complementar a alimentao animal?


O plantio de canaviais pode servir como uma fonte de alimentao para o rebanho durante a seca quando o capim produz 20% do seu potencial.

importante lembrar:
A oferta de capim varia em quantidade e qualidade ao longo do ano. preciso sempre ajustar a lotao, alm de oferecer suplementao alimentar adequada para cada fase do gado. Pois importante lembrar que o tamanho do rebanho deve ser sempre adequado a disponibilidade do capim.

rea de lazer do gado na propriedade do Sr. Joel no P.A. Nova Cotriguau.

O Bem estar animal


Alm da conservao dos recursos naturais, da diversificao e melhoria da renda, importante lembrar que essas prticas oferecem sombras naturais que favorecem um ambiente mais adequado e confortvel para o gado alm de gua de qualidade. Isso, somado a maior oferta de capim, promove melhores ndices de produo. O bem estar animal uma boa prtica que humaniza a produo, resultando em produtos de melhor qualidade, agregando valor e atendendo a mercados mais exigentes. Bem estar animal sade.

CO

CO

CO

CO

Nveis de Degradao da Pastagem

O projeto Cotriguau Sempre Verde


Quanto melhor o manejo da pastagem menor a emisso GEE

possivel integrar pecuria e floresta?


A integrao de rvores s pastagens pode ser feita de forma bem simples, utilizando o manejo das rvores que rebrotam. A arborizao das pastagens contribui para a conservao do solo e da gua, pois: As rvores plantadas em linhas no sentido das curvas de nvel do terreno servem como barreiras de conteno das guas das chuvas reduzindo perdas de solo e nutrientes. A queda de folhas e galhos aumenta a quantidade de matria orgnica no solo, melhorando a sua qualidade.

O projeto Cotriguau Sempre Verde tem como objetivo promover uma nova trajetria de desenvolvimento socioambiental e econmico para o municpio com aes que apoiam o crescimento e estimulam a preservao dos recursos naturais, a reduo do desmatamento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas do campo e da cidade.

Vocabulrio
1 Efeito estufa o aumento da quantidade de CO2 que se acumula na atmosfera bloqueia a sada da radiao, deixando a terra super aquecida, esse acmulo causa o aquecimento global e as mudanas climticas. 2 Matas ciliares nome dado a vegetao que ocorre nas margens de rios e nascentes. 3 Silvipastoril uma combinao planejada de rvores e animais em um mesmo espao promovendo um sistema harmonioso e produtivo. 4 Biodiversidade "bio" significa "vida" e diversidade significa

"variedade". Ento, biodiversidade compreende a totalidade de Com essa integrao tambm possvel diversificar a renda do variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra produtor, pois oferece outras possibilidades de produo, tais como: (plantas, aves, mamferos, insetos, microorganismos...). madeira de serraria, madeira de lenha e carvo (podas de conduo), Consulta: winkipedia.org frutos, sementes (plantio e artesanato), alm de resinas, leos e Fonte: Manual de BPA da Embrapa essncias. Fotos: Arquivo ICV

Realizao:

Apoio:

Parceiros:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COTRIGUAU

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE COTRIGUAU

You might also like