You are on page 1of 12

Portaria 048 Art.

1 Na Educao Infantil e no Ensino Fundamental (1 segmento), a avaliao ser diagnstica, continuada e diversificada de maneira a subsidiar o fazer pedaggico do professor, assim como oferecer informaes sobre o desempenho escolar do aluno, sendo registrada em relatrio bimestral.

Portaria 174 Art. 1 - No Ensino Fundamental (Anos Iniciais), a avaliao ser diagnstica, continuada e diversificada de maneira a subsidiar o fazer pedaggico do professor, assim como oferecer informaes sobre o desempenho escolar do aluno, sendo registrada em relatrio bimestral.

1 - A avaliao na Educao Infantil visar ao acompanhamento do desempenho do aluno, sem fins de reteno.

1 - O professor dever registrar cotidianamente os avanos e as dificuldades dos alunos e da turma visando a replanejar as suas aes, a subsidiar as discusses no Conselho de Classe, bem como a elaborao do relatrio bimestral e final.

2 - O professor dever registrar cotidianamente os avanos e as dificuldades dos alunos e da turma visando a replanejar as suas aes, a subsidiar as discusses no Conselho de Classe, bem como a elaborao do relatrio bimestral e final. 2 - Em caso de transferncia no transcorrer do perodo letivo, um relatrio parcial dever ser anexado ao documento de transferncia do aluno. >>> Obriga Relatrio Parcial anexo ao Histrico Escolar 3 - O relatrio bimestral do 1 e 2 ciclos do Ensino Fundamental dever conter anlise do desempenho do aluno em relao aos conhecimentos curriculares relevantes trabalhados no perodo e as estratgias de recuperao paralela utilizadas. 4 - S poder ocorrer

3 - Em caso de transferncia no transcorrer do perodo letivo, um relatrio parcial dever ser anexado ao documento de transferncia do aluno.

4 - O relatrio bimestral do 1 e 2 ciclos do Ensino Fundamental dever conter anlise do desempenho do aluno em relao aos conhecimentos curriculares relevantes trabalhados no perodo e as estratgias de recuperao paralela utilizadas.

reteno ao final do 1 ciclo (3 ano), do 2 ciclo (5 ano) e do Ciclo nico da Educao de Jovens e Adultos quando o aluno no alcanar os objetivos propostos para o ciclo e, neste caso, o aluno dever cursar o ltimo ano do ciclo em que ficou retido. 5 - Ficar retido o aluno que ao final do ano de escolaridade no obtiver freqncia igual ou superior a 75% do total de horas letivas. 6 - Cabe equipe pedaggica e ao professor regente da unidade escolar estabelecerem uma programao curricular especfica para atender o aluno em suas dificuldades com acompanhamento da Diretoria Regional Pedaggica de sua abrangncia. Art. 2 - Na Educao Escolar Indgena, a avaliao na Educao Infantil visar ao acompanhamento do desempenho do aluno, sem fins de reteno. Pargrafo nico - Aplica-se a este nvel de ensino e aos demais nveis oferecidos na Educao Escolar Indgena todas as orientaes emanadas por esta portaria. Art. 3 - A avaliao do desempenho escolar no Ensino Fundamental (anos finais), no Ensino Mdio, no Ensino Normal, na Educao Profissional e na Educao de Jovens e Adultos tem o carter diagnstico, reflexivo e inclusivo, devendo oferecer suporte para o replanejamento do trabalho pedaggico, a partir da identificao dos avanos e dificuldades apresentados pelo aluno, sendo registrada pelo professor em dirio de classe ou outro instrumento indicado pela SEEDUC; 1 - Ser retido na srie, fase (Educao de Jovens e Adultos) ou mdulo (Educao Profissional) o aluno que no apresentar, no mnimo, 75% de

5 - S poder ocorrer reteno ao final do 1 ciclo (3 ano), do 2 ciclo (2 ano) e do Ciclo nico da Educao de Jovens e Adultos quando o aluno no alcanar os objetivos propostos para o ciclo e, neste caso, o aluno dever cursar o ltimo ano do ciclo em que ficou retido.

6 - Ficar retido o aluno que ao final do ano de escolaridade no obtiver freqncia igual ou superior a 75% do total de horas letivas.

7 - Cabe equipe pedaggica e ao professor regente da Unidade Escolar estabelecerem uma programao curricular especfica para atender o aluno em suas dificuldades com acompanhamento da Coordenadoria Regional.

Art. 2 - A avaliao do desempenho

escolar no Ensino Fundamental (2 segmento), no Ensino Mdio, no Ensino Normal, na Educao Profissional tem o carter diagnstico, reflexivo e inclusivo, devendo oferecer suporte para o replanejamento do trabalho pedaggico, a partir da identificao dos avanos e dificuldades apresentados pelo aluno.

freqncia do total da carga horria prevista no perodo letivo. 2 - Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Mdio, no Ensino Normal, na Educao de Jovens e Adultos e na Educao Profissional a unidade escolar utilizar escala de 0 a 10 pontos para registrar o desempenho do aluno, podendo complementar a avaliao com relatrio. 3- Ser promovido srie ou mdulo (Educao Profissional) seguinte o aluno cujo somatrio das avaliaes dos quatro bimestres totalize, no mnimo, 20 (vinte) pontos. 4- Na Educao de Jovens e Adultos, ser promovido fase seguinte o aluno cujo somatrio das avaliaes dos dois bimestres totalize, no mnimo, 10 (dez) pontos. 5 - Nas avaliaes bimestrais devero ser utilizados, no mnimo, 3 (trs) instrumentos avaliativos diferenciados com valores definidos pelo professor; 6 - A Avaliao Diagnstica Bimestral (Saerjinho), aplicada no 5 e 9 ano do Ensino Fundamental e 1, 2 e 3 sries do Ensino Mdio, um dos instrumentos obrigatrios da avaliao, com nota/peso definido(a) pelo professor, e dever ser registrada no dirio de classe ou outro instrumento indicado pela SEEDUC. Art. 4- A avaliao dos alunos com necessidades educacionais especiais deve levar em conta as potencialidades e possibilidades de cada indivduo. Pargrafo nico - O professor dever realizar adaptaes curriculares, utilizando recursos didticos diversificados e processos de avaliao adequados ao desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, em consonncia com o projeto pedaggico da escola, respeitada

1 - Ser retido na srie/mdulo o aluno que no apresentar, no mnimo, 75% de freqncia do total da carga horria prevista no perodo letivo.

2 - No 2 segmento do Ensino Fundamental, no Ensino Mdio, no Ensino Normal e na Educao Profissional a Unidade Escolar utilizar escala de 0 a 10 pontos para registrar o desempenho do aluno, podendo complementar a avaliao com relatrio.

3 - Ser promovido srie/mdulo seguinte o aluno cujo somatrio das avaliaes dos quatro bimestres totalize, no mnimo, 20 (vinte) pontos.

4 - Ser promovido fase seguinte o aluno cujo somatrio das avaliaes dos dois bimestres totalize, no mnimo, 10 (dez) pontos.

a freqncia obrigatria. 5 - Nas avaliaes bimestrais devero ser utilizados, no mnimo, 3 (trs) instrumentos avaliativos diferenciados.

Da Recuperao Paralela da Aprendizagem Art. 5- Os estudos de recuperao paralela so de obrigatrio oferecimento sempre que o aluno apresentar dificuldades no processo de aprendizagem, durante cada bimestre, e aplicada nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Mdio, no Ensino Normal e na Educao Profissional, sendo registrada pelo professor no dirio de classe ou outro instrumento indicado pela SEEDUC. 1- O planejamento e os procedimentos relativos recuperao paralela da aprendizagem constaro do Projeto Pedaggico da Unidade Escolar. 2 - No processo de recuperao paralela da aprendizagem, a cada instrumento de avaliao utilizado, o aluno ser reavaliado e, somente quando constatado seu progresso, dever ocorrer a respectiva mudana do resultado. Art. 6 - Os estudos de recuperao da aprendizagem desenvolvidos de forma paralela podero ser realizados utilizando-se as seguintes estratgias, de acordo com a disponibilidade da unidade escolar: Iatividades diversificadas oferecidas durante a aula; IIatividades em horrio complementar na prpria escola; III- plano de trabalho organizado pelo professor para estudo independente por parte do aluno. Pargrafo nico - Nos casos dos incisos I e II, admite-se o sistema de monitoria, sob a superviso do professor, que poder ser realizada por alunos da mesma turma ou de sries mais adiantadas.

Art. 3 - A avaliao dos alunos com necessidades educacionais especiais deve levar em conta as potencialidades e possibilidades de cada indivduo. Pargrafo nico O professor dever realizar adaptaes curriculares, utilizando recursos didticos diversificados e processos de avaliao adequados ao desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, em consonncia com o projeto pedaggico da escola, respeitada a freqncia obrigatria.

Da Recuperao da Aprendizagem

Art. 4 - Os estudos de recuperao paralela so obrigatrios, sendo oferecidos sempre que o aluno apresentar dificuldades no processo de aprendizagem nos Ciclos ou menos de 5 (cinco) pontos no bimestre no 2 segmento do Ensino Fundamental, no Ensino Mdio, no Ensino Normal e na Educao Profissional.

1 - O planejamento e os procedimentos relativos recuperao constaro do Projeto Pedaggico da Unidade Escolar.

Da Progresso Parcial Art. 7 - A progresso parcial, sob a forma de dependncia, admitida no Ensino Fundamental (Anos Finais), no Ensino Mdio, no Ensino Normal e na Educao Profissional, em at duas disciplinas. Pargrafo nico - A progresso parcial, sob a forma de dependncia, de que trata o caput do artigo, no se aplica Educao de Jovens e Adultos. Art. 8- O planejamento e os procedimentos da progresso parcial devero constar do Projeto Pedaggico da unidade escolar. Art. 9- Em caso de reprovao, o professor da respectiva disciplina, apresentar relatrio sobre o desempenho do aluno, especificando os conhecimentos que no foram construdos, com vistas elaborao de um plano de estudos. 1 - O plano de estudos dever ser elaborado pelo professor do aluno ou pela equipe de professores da respectiva disciplina, considerando os conhecimentos que no foram construdos pelo aluno,sendo composto por atividades diversificadas, tais como pesquisas,trabalhos, exerccios, etc. 2 - Os professores podero prever no plano de estudos encontros para orientao dos alunos. 3 - O aluno dever entregar as atividades propostas no plano de estudos no primeiro bimestre do ano letivo subsequente, quando ser avaliado pelo professor. 4- Poder ser realizado um Conselho de Classe especfico para o aluno em dependncia. Caso o aluno no obtenha sucesso, nos bimestres sucessivos sero propostas outras atividades/avaliaes.

2 No processo de recuperao o aluno ser reavaliado e, somente quando constatado seu progresso, dever ocorrer a respectiva mudana do resultado. O resultado da recuperao substitui o anterior.

Art. 5 Os estudos de recuperao da aprendizagem desenvolvidos de forma paralela podero ser realizados utilizando-se as seguintes estratgias, de acordo com a disponibilidade da Unidade Escolar:

I - atividades diversificadas oferecidas durante a aula; II - atividades em horrio complementar na prpria escola; III - plano de trabalho organizado pelo professor para estudo independente por parte do aluno.

Pargrafo nico Nos casos dos incisos I e II, admite-se o sistema de monitoria, sob a superviso do professor, que poder ser realizada por alunos da

mesma turma ou de sries mais adiantadas.

Da Progresso Parcial

5 - As atividades propostas no plano de estudos, as normas, os critrios de avaliao para a promoo na dependncia estaro explicitadas em Termo de Compromisso a ser assinado pelo aluno, quando maior de idade, ou pelo seu responsvel, quando menor.

Art. 6 - A progresso parcial, sob a forma Art. 10 - O aluno em Progresso Parcial sob a forma de Dependncia de dependncia, admitida no 2 dever constar na relao nominal da: I- Turma/ Srie para a qual segmento do Ensino Fundamental, do progrediu; Ensino Mdio, do Ensino Normal e da II- Turma/Srie/Disciplina em que ficou retido para cumprimento de Educao Profissional, em at duas Plano de Estudos e efeito de registro das avaliaes. disciplinas. Art. 11 - O aluno poder acumular apenas duas dependncias: I- em disciplinas diferentes na mesma srie; II- em disciplinas diferentes em sries distintas; III- na mesma disciplina em sries diferentes. Pargrafo nico - O aluno s poder cursar nova (s) dependncia (s) quando for aprovado na (s) anterior (es);

Art. 7 - O planejamento e os procedimentos da progresso parcial devero constar do Projeto Pedaggico da Unidade Escolar.

Art. 8 - Em caso de reprovao o professor da respectiva disciplina apresentar relatrio sobre o desempenho do aluno, especificando os conhecimentos que no foram construdos, com vistas elaborao de um plano de estudos.

1 - O plano de estudos dever ser elaborado pelo professor, considerando os conhecimentos que no foram construdos pelo aluno, sendo composto por atividades diversificadas, tais como pesquisas, trabalhos, exerccios, etc.

2 - O professor poder prever no plano de estudos encontros para orientao dos alunos.

3 - O aluno dever entregar as atividades propostas no plano de estudos no primeiro bimestre do perodo letivo, quando ser avaliado pelo professor.

4- Ser realizado um Conselho de Classe especfico para o aluno em dependncia. Caso o aluno no obtenha sucesso, nos bimestres sucessivos sero propostas outras atividades/avaliaes.

5 - As atividades propostas no plano de estudos, as normas, os critrios de avaliao para a promoo na dependncia estaro explicitadas em Termo de Compromisso a ser assinado pelo aluno, quando maior de idade, ou pelo seu responsvel, quando menor.

Art. 9 - O aluno poder acumular apenas duas dependncias: I em disciplinas diferentes na mesma srie; II em disciplinas diferentes em sries distintas; III na mesma disciplina em sries

diferentes.

Pargrafo nico O aluno s poder cursar nova (s) dependncia (s) quando for aprovado na (s) anterior (es).

Da Reclassificao

Da Reclassificao Art. 12- O processo de reclassificao dever constar, obrigatoriamente, do Projeto Pedaggico da unidade escolar de maneira a posicionar o aluno adequadamente, considerando-o em suas dimenses: cognitiva, afetiva e nas relaes sociais.

Art. 10 O processo de reclassificao dever constar, obrigatoriamente, do Projeto Pedaggico da Unidade Escolar de maneira a posicionar o aluno adequadamente, considerando-o em suas dimenses: cognitiva, afetiva e nas relaes sociais.

Art. 11 O processo de reclassificao no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio abrange: a) o aluno que concluram com xito a acelerao de estudos;

Art. 13 - O processo de reclassificao no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio abrange: a) o aluno que concluiu com xito a acelerao de estudos; b) o aluno transferido de outro estabelecimento de ensino que demonstrar desenvolvimento de competncias e habilidades excepcionalmente superior ao que est previsto na proposta curricular elaborada pela escola; c) o aluno da prpria escola que demonstrar ter atingido nvel de desenvolvimento e aprendizagem superior ao mnimo previsto para aprovao na srie / fase cursada e tiver sido reprovado por insuficincia de freqncia;

b)

aluno

transferido de

de

outro que de

estabelecimento demonstrar competncias

ensino

desenvolvimento e

habilidades

excepcionalmente superior ao que est previsto na proposta curricular elaborada pela escola;

c)

o aluno da prpria escola que Art. 14 - No processo de reclassificao, dever ser feita uma avaliao demonstrar ter atingido nvel de do aluno em todos os componentes da Base Nacional desenvolvimento e aprendizagem curriculares Comum. superior ao mnimo previsto para Art. 15 - O resultado da reclassificao aprovao na srie/fase cursada e tiver deve ser registrado em ata e constar, obrigatoriamente, da Ficha sido reprovado por insuficincia de Individual do aluno e em seu Histrico Escolar, na parte referente observao. freqncia;

Art. 12 No processo de reclassificao, dever ser feita uma avaliao do aluno em todos os componentes curriculares da Base Nacional Comum.

Art. 13 O resultado da reclassificao deve ser registrado em ata e constar, obrigatoriamente, da Ficha Individual do aluno e em seu Histrico Escolar, na parte referente observao.

Da Parte Diversificada do Currculo

Da Parte Diversificada do Currculo Art. 16- A Parte Diversificada constitui componente obrigatrio do currculo escolar, de forma a permitir a articulao, o enriquecimento e a ampliao da Base Nacional Comum. Pargrafo nico - O planejamento da Parte Diversificada constar do Projeto Poltico Pedaggico, oportunizando o exerccio da autonomia e retratando a identidade da Unidade Escolar. Art. 17- A lngua estrangeira moderna, componente curricular obrigatrio, dever ser oferecida a partir do 6 ano cuja escolha ficar a

Art. 14 - A Parte Diversificada constitui componente obrigatrio do currculo escolar, de forma a permitir a articulao, o enriquecimento e a ampliao da Base Nacional Comum.

Pargrafo nico O planejamento da Parte Diversificada constar do Projeto Poltico Pedaggico, oportunizando o

exerccio da autonomia e retratando a identidade da Unidade Escolar.

cargo da comunidade escolar, de acordo com os recursos humanos existentes na instituio. Art. 18 - O Ensino da de matrcula parte integrante do sendo obrigatria pela unidade escolar. Lngua Espanhola, facultativa, currculo escolar, a sua oferta

Art. 15 - A lngua estrangeira moderna, componente curricular obrigatrio, dever ser oferecida a partir da 5 srie cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, de acordo com os recursos humanos existentes na instituio.

Art. 19 - O Ensino Religioso, de matrcula facultativa, parte integrante do currculo escolar, sendo obrigatria a sua oferta pela unidade escolar. Pargrafo nico - A avaliao no Ensino Religioso no implicar a reteno do aluno no ciclo/srie/fase, embora obrigatria a atribuio de notas. Art. 20 - O Projeto Definido, componente da parte diversificada do currculo, deve ser definido em conjunto pela unidade escolar, podendo ser oferecido atravs de disciplinas e de projetos que, integrados ao currculo, abordem temas relevantes para a comunidade escolar. 1 - O componente curricular Projeto Definido no implicar a reteno do aluno no ciclo/srie/fase, embora obrigatria a apurao da frequncia dos alunos e atribuio de notas. 2 - Caso o tempo destinado a Projeto Definido seja implementado sob a forma de projeto, imprescindvel: a) apresentar em seu planejamento um cronograma, explicitando todas as suas etapas, bem como as estratgias de avaliao, valorizando a participao do aluno, no implicando em reteno na srie / fase; b) prever a durao mnima de um bimestre,

Art. 16 - O Ensino Religioso, de matrcula facultativa, parte integrante do currculo escolar, sendo obrigatria a sua oferta pela unidade escolar.

Pargrafo nico A avaliao no Ensino Religioso no implicar em reteno do aluno no ciclo/srie/fase.

Art.17 A Atividade Complementar do currculo deve ser definida em conjunto pela unidade escolar, podendo ser oferecida atravs de disciplinas e de projetos que, integrados ao currculo, abordem temas relevantes para a comunidade escolar.

1 - No caso da Atividade Complementar ser desenvolvida atravs de disciplinas, sero obedecidas as mesmas regras adotadas para os

componentes curriculares da Base Nacional Comum, inclusive no que se refere avaliao e apurao da freqncia dos alunos.

evitando-se a fragmentao e a pulverizao das aes; c) considerar a carga horria referente participao do aluno nas atividades do projeto, quando da apurao total de sua freqncia; d) estar inserido no Projeto Pedaggico da unidade escolar. 3- O registro do desempenho e da freqncia do aluno nas disciplinas elencadas para a Parte Diversificada devero fazer parte do Histrico Escolar. 4 - O registro da freqncia e o relatrio sinttico sobre a participao dos alunos nos projetos devero fazer parte do histrico escolar. Art. 21 - obrigatria a participao dos professores nos Conselhos de Classes e Reunies Pedaggicas. Art. 22 - Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente a Portaria E/SAPP n 48, de 02 de dezembro de 2004. Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2011 ANTONIO JOSE VIEIRA DE PAIVA NETO Subsecretrio de Gesto de Ensino.

2 - Caso a Atividade Complementar seja implementada atravs de projetos, imprescindvel: I - apresentar em seu planejamento um cronograma, explicitando todas as suas etapas, bem como as estratgias de avaliao, valorizando a participao do aluno, no implicando em reteno na srie/fase. II prever a durao mnima de um bimestre, evitando-se a fragmentao e a pulverizao das aes; III - considerar a carga horria referente participao do aluno nas atividades do projeto, quando da apurao total de sua freqncia; 3 - O registro do desempenho e da freqncia do aluno nas disciplinas elencadas para a Parte Diversificada devero fazer parte do Histrico Escolar. 4 - O registro da freqncia e o relatrio sinttico sobre a participao dos alunos nos projetos devero fazer parte do histrico escolar.

Art. 18 - Esta Portaria entrar em vigor

no ano letivo de 2005, revogadas as disposies em contrrio, especialmente as Portarias E/SUEN n 06 de 21 de setembro de 1999 e a Portaria E/SUEN n 08 de 31 de agosto de 2001.

You might also like