You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENDO DE CINCIA EXATAS E TECNOLGICAS LICENCIATURA EM FSICA

ARTIGO SOBRE O FILME: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Gideoni Francisco dos Santos Joelma Pereira de Garcez

Ilhus BA 2012

Gideoni Francisco dos Santos Joelma Pereira de Garcez

ARTIGO SOBRE O FILME: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Analise apresentada a professora: Vamrian Aranha da disciplina: Filosofia da Educao para fins de crdito avaliativo.

Ilhus BA 2012

I.

Anlise do filme sociedade dos poetas mortos

No filme "Sociedade dos Poetas Mortos" o ator Robin Willians, incorpora o personagem do novo professor de Literatura Keating, que ex-aluno da instituio e passou pelo mesmo sistema de ensino empregado que esto submetidos seus alunos, porm em sua prtica docente totalmente diferente a imposta pela instituio. O filme um drama vivido no de 1959 e aborda a convivncia do professor com uma classe composta por adolescentes cheios de sonhos e vontade de viver. A escola, Welton Academy, nos Estados Unidos muito tradicional e rgida, e trata o aluno como ser a ser formado. A escola tem por ponto fundamental no seu sistema de ensino a disciplina que tem por funo de moldar os alunos para uma sociedade capitalista, onde sonhos, anseios e sentimentos individuais no so importantes.

II.

Anlise do filme sociedade dos poetas mortos

O filme se inicia com a recepo dos novos alunos, com o diretor enfatizando o cem anos da instituio, baseando seus princpios na tradio, honra, disciplina e resultados. A metodologia utilizada pela escola a tradicional, baseada no autoritarismo individualista com um poder centralizado, onde o aluno visto como um objeto a ser moldado. Nessa escola o professor o dono da verdade os alunos so receptores de tal conhecimento. Ao se dirigir aos novos alunos, o diretor deixa claro o papel ideolgico da escola, ele enfatiza que os alunos esto tendo uma oportunidade mpar, pois estudar naquela instituio era privilgio de poucos. Ficou evidenciado na cena que o tema central que estava centrado os mtodos de ensino e aprendizagem da escola era a disciplina. Essa disciplina impedia a valorizao do pensamento livre, pois os alunos tinham que ser condicionados a pensar. O aluno preparado para uma sociedade, onde s as pessoas bem disciplinadas e obedientes conseguiam ter ascenso na vida profissional, cursando as melhores faculdades, almejando os melhores empregos, isso se dava atravs da intimidao. O aluno teria que estar debaixo de uma pedagogia rgida,

dominante e zeladora de princpios baseada em uma sociedade onde importante so os mritos alcanados ou implantados de professor para aluno.

III.

Anlise do filme sociedade dos poetas mortos


O filmes procurou explorar a rotina de uma escola ortodoxa, um

ambiente fechado, com um forte regime insensvel e truculento,onde todos que esto ali tem que zelar pelo nome da Instituio e procurar ser moldados nos padres tracionais exigidos pela sociedade daquela poca. O professor Keating, traz uma forma de ensino inovadora onde valoriza o pensamento do aluno e faz com que eles busquem o conhecimento. De inicio os alunos estranharam a metodologia do professor Keating, mas aos poucos foram se adaptando a elas, ficando conscientes que eram seres pensadores com sonhos e desejos que almejavam alcanar, os alunos passaram a lutar pelos seus prprios anseios no os anseios impostos pela sociedade daquela poca. Manter o aluno como centro de atenes, era a preocupao do professor Keating, pois seu mtodo de ensino no pautado no professor mas sim no aluno. Apesar de ele ser um ex-aluno da escola, ele no reproduz contedos ele acredita no potencial do aluno, da ferramentas para que o aluno busque o conhecimento. Sua proposta de educao causou um certo conflito com o sistema de educao da escola, pois levou em conta que o aluno a pea fundamental na educao e no um depsito de conhecimento. Os alunos descobrem novas possibilidades que existem no mundo onde vivem, fazendo surgir sentimentos que os induz a quebrar limites impostos pela sociedade em geral que no levavam em conta o individuo e nem considerava seus sentimentos. Keating despertou nos alunos o interesse de seguirem seus prprios pensamentos em busca de suas realizaes pessoais. Diante dos dois modelos de educao, v-se que o perfil metodolgico do professor, e sua postura cientfica, resulta na formao de alunos crticos e reflexivos, pois atravs da interao entre educador e educandos que se d a aprendizagem de forma construtiva, em busca de uma melhor formao social e pessoal a todos que esto envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. J a postura da instituio formar alunos moldados para um sistema onde o importante contedo repassado de maneira repetitiva e sem questionamento.

O mtodo do professor Keating no se encaixava nos padres da Instituio por isso ele foi substitudo, porm, seus alunos nunca mais foram o mesmo pois, foram ensinados a pensar na busca do seu conhecimento. O filme explorou bem a literatura, pois o professor Keating usa a literatura como contribuio para uma reflexo do ser humano acerca de sua condio de ser que pode mudar a realidade, capaz de interferir nas decises polticos-culturais e sociais, alm de ajud-lo a descobrir e redescobrir as suas vocaes e os seus ideais. Possibilita ao sujeito o questionamento de si mesmo, de tudo que est sua volta. Atua como meio de ajudar o sujeito a criar, inventar, ultrapassar os limites de sua idealizao. O professor manteve uma relao de orientador, motivador possibilitando aos alunos uma melhor compreenso da alma humana por meio da literatura. Com uma nova metodologia atravs do dilogo, sabia corrigir os erros oferecendo aos alunos a condio da discusso e da reflexo. Ajudava-os a perder o medo de enfrentar os desafios. A expresso Carpe Diem foi utilizada muitas vezes no filme essa expresso sempre foi utilizada pelos poetas rcades, que preferiam viver no campo que na cidade, viver uma vida simples. significa: Aproveitem o Dia. No filme ela foi utilizada para a explicao de um poema. O professor queria mostrar aos alunos que apesar dos impedimentos eles poderiam fazer o que realmente gostavam antes que o tempo acabasse, ou que, a vida passa to rpido que s vezes no h tempo de fazer o que gostariam, de ver a beleza da vida, da simplicidade das coisas, da natureza. O significado do filme no foi baseado apenas em um grupo de pessoas que liam poesias dentro de uma caverna para buscar mais conhecimentos, porm, o ttulo remete a muito mais, tem muito a ver com o momento que os alunos do colgio passavam que era o de apenas decorar regras literrias, mas no viviam a poesia, no criavam. Remete volta ao passado dos poetas que viviam nas cavernas, curtiam a natureza e com isso, sentiam a poesia, era ento, um convite aos jovens que no apenas lessem poesias, mas as criassem, as sentissem e pudessem viv-las. Que a poesia fizesse as pessoas mais humanas, podendo sentir a natureza, perceber na simplicidade da vida o sentido que ela tem que por meio dela, todas as pessoas em volta daqueles

que se percebiam como humanos cheios de desejos tambm pudessem se tornar novas pessoas. Aprender um ato de prazer, o filme retrata o conflito entre dois mtodos de ensino O tradicional rgido e Construtivista. O professor Keating procurou fazer a diferena como educador, os alunos descobriram que no eram apenas seres vazios, depsitos de conhecimentos a serem preenchidos, mas sim seres pensantes com anseios e metas a ser alcanadas. Esses so os requisitos bsicos de uma boa educao. Referncias: Aranha, Maria Lucia de Arruda, Filosofando So Paulo: Moderna Freire, Paulo, Pedagogia da autonomia 1996. SOCIEDADE dos poetas mortos. Direo Peter Weir. Produo: Steven Haft. Interprete: Robin Williams. Msica: Maurice Jarre. Produzido por Buena Vista Home Entertainment; Tochstone Home Entertainment. DVD (129 min), Wisdescreen, son., color, NTSC, 1989.

You might also like