You are on page 1of 4

iMAGiNABiLiS - dando asas ao imaginvel!

http://www.imaginabilis.com.br/corporativo/imaginabilis/colunistas/co...

Seg, 14/05/19112

Todo o Site

usurio

Quem Somos | Notcias | Colunistas | Ensaios | Parcerias & Apoios | e-Monarca | Links | Anuncie | Contatos

A FAMLIA PDF/X

Texto por

Bruno Mortara (*)

Audiovisual Branding Cenografia & Mock-Up Comunicao Visual Design Fotografia Ilustrao Internet Marketing & Comunicao Servios de Apoio Servios Grficos Tratamento de Imagens

Introduo Como se sabe o PDF/X um padro criado pela ISO uma norma que tem diversas partes como veremos a seguir. O PDF/X foi criado para permitir a troca de arquivos digitais de maneira confivel e com resultados previsveis, na indstria grfica. Com a recente incorporao destes padres nas aplicaes mais importantes do mercado Adobe Photoshop, Adobe InDesign, Adobe Illustrator, QuarkXpress, CorelDraw, Adobe Acrobat, entre outros, os olhares do mercado se voltaram para o PDF/X com grande interesse. Desde seu lanamento, o padro se desenvolveu em duas vertentes principais: o PDF/X-1a e o PDF/X-3. O primeiro destinado a fluxos de trabalho CMYK e cores especiais, e o segundo a fluxos de trabalho mais sofisticados, isto , com gerenciamento de cores. H tambm o PDF/X-2 que se destina a fluxos de trabalho com OPI, isto , substituio de arquivos em tempo de impresso, mas no houve implementaes deste padro na indstria de software. Devido ao grande interesse pelo PDF/X-1a a ABTG, alm de adot-lo como padro nacional equivalente ao internacional, criou uma cartilha com boas prticas de mercado. A cartilha do PDF/X-1a teve um sucesso estrondoso se colocando como uma preciosa ferramenta de evangelizao, fazendo com que o padro fosse adotado de maneira ampla por todo o Brasil. Isso confirma aquilo que se deu em outros mercados onde as Normas Internacionais vm para regular o mercado e divulgar as boas prticas e fluxos de trabalho, facilitando a vida de clientes e fornecedores, otimizando a industria, reduzindo despesas e gerando mais lucros. O prximo passo no caminho a adoo do PDF/X-3, especificao 2001, com suporte a fluxos com gerenciamento de cores e PDF verso 1.3. A ABTG ir lanar no primeiro semestre uma cartilha de boas prticas de mercado para o padro PDF/X-3, a fim de impulsionar esta norma e proporcionar os recursos instrucionais e organizacionais de que o mercado certamente necessita. Em seguida ser traduzida a norma PDF/X-1a especificao 2003, padro destinado a fluxos de trabalho CMYK e cores especiais, porm com suporte a PDF verso 1.4 em vez de 1.3. Cada uma destas normas uma das partes da famlia PDF/X que resumida no quadro abaixo, com seus ttulos originais:

Tetra Pak patrocina livro ilustrado sobre mamferos brasileiros ABTO apresenta "Alma", com assinatura da DM9DDB Grfica Vektra renova sua pgina no Facebook Vivacor Grfica expande e investe em acabamento Heidelberg Cresce a procura por seguro para equipamentos fotogrficos Unimed Paulistana lana campanha e convida pessoas a fazerem planos para suas vidas DZ1 Comunicao cria a promoo "Eu curto a Raiola" Tuco desenvolve animao para a ONG Famlia Acolhedora Tuco desenvolve personagens para game de iPhone e iPad O melhor do design brasileiro volta a Nova York: "Fresh from Brasil", organizado pela Objeto Brasil

Tabela 1 - As partes da norma ISO 15930

ISO 15930 Graphic technology - Prepress digital data exchange using PDF: Part 1: Complete exchange using CMYK data (PDF/X-1 and PDF/X-1a); Part 3: Complete exchange suitable for colour-managed workflows (PDF/X-3); Part 4: Complete exchange of CMYK and spot colour printing data using PDF 1.4

1 of 4

14/05/2012 17:45

iMAGiNABiLiS - dando asas ao imaginvel!

http://www.imaginabilis.com.br/corporativo/imaginabilis/colunistas/co...

(PDF/X-1a); Part 5: Partial exchange of printing data using PDF 1.4 (PDF/X-2); Part 6: Complete exchange of printing data suitable for colour-managed workflows using PDF 1.4 (PDF/X-3); Part 7: Complete exchange of printing data using PDF 1.6 (PDF/X-4); Part 8: Partial exchange of printing data using PDF 1.6 (PDF/X-5).

Uma dvida que surge sempre que falamos das normas baseadas em PDF de como fica a corrida contra o relgio para se ter uma norma na mesma verso da ltima especificao do PDF da Adobe? As normas PDF/X, publicadas no Brasil esto na verso 1.3 e a especificao PDF da Adobe que j est na verso 1.7, com o Acrobat 8. Este descompasso trs uma sensao de que as normas esto ultrapassadas! Porm s observar a realidade das prticas comerciais como se devem preparar os arquivos para serem entregues a revistas e jornais pelo mundo, que constatamos que no serve em nada o software usar recursos avanadssimos e o mercado no adot-los, por saber que geram arquivos que ainda no so confiveis. Mas a ISO continua impulsionando a famlia PDF/X e seus novos membros so o PDF/X-4 e o PDF/X-5, a serem publicados ainda em 2007. Vamos dar uma olhada naquilo que vem pela frente mesmo sabendo que o mercado brasileiro ainda est tendo que dar seus primeiros passos em direo ao gerenciamento de cores com o PDF/X-3. Abaixo se encontra uma tabela com as principais caractersticas das diferentes partes da norma PDF/X.

Tabela 2 - As caractersticas da famlia PDF/X

Nvel de Conformidade

Parte desta Norma Internacional 1

Troca Completa

Dados com Gerencia-mento de Cores

Verso de PDF

Espaos de Impresso Caracterizados

PDF/X1:2001 PDF/X1a:2001 PDF/X1a:2003

Sim

No

1.3

CMYK

Sim

No

1.3

CMYK

Sim

No

1.4

CMYK

PDF/X2:2003

No

Sim

1.4

Gray, RGB, CMYK

PDF/X3:2002

Sim

Sim

1.3

Gray, RGB, CMYK

PDF/X3:2003

Sim

Sim

1.4

Gray, RGB, CMYK

PDF/X-4

Sim

Sim

1.6

Gray, RGB, CMYK

PDF/X-5

No

Sim

1.6

Gray, RGB, CMYK, N-colorant

2 of 4

14/05/2012 17:45

iMAGiNABiLiS - dando asas ao imaginvel!

http://www.imaginabilis.com.br/corporativo/imaginabilis/colunistas/co...

O PDF/X-3 Este padro o mais recente padro adotado no mercado brasileiro. Primeiramente necessrio afirmar que uma vez adotado o PDF/X-3 no significa que o PDF/X-1a deva ser abandonado ou fica obsoleto. Os formatos PDF/X-1a e PDF/X-3 so complementares e cada padro achar seu nicho no mercado. O importante que fluxos de trabalho com gerenciamento de cores (que requerem o PDF/X-3) so bem mais complexos, exigem profissionais mais treinados, equipamentos mais bem calibrados e sistemas atualizados para que funcione adequadamente. importante assinalar que no mundo todo, principalmente na Europa onde o padro amplamente adotado, assim que os profissionais e empresas passam a adotar o padro com boas prticas, ningum deseja mais voltar ao velho padro CMYK, ou seja, o PDF/X-1a. Portanto duro comear, mas uma vez implementado, suas vantagens so evidentes: flexibilidade, possibilidade de provas remotas com qualidade, reorientao de trabalhos de uma tecnologia de impresso para outra sem maiores problemas, e uma diviso das responsabilidades quanto a qualidade das cores finais obtidas. Sabe-se que para isso cada segmento da cadeia produtiva deve estar preparado: o designer deve ter seus monitores calibrados, o bureau (ou grfica) dever ter seu sistema de digitalizao calibrado assim como seu sistema de provas e a grfica devem ter suas mquinas calibradas e caracterizadas para poder, na gravao do CTP, compensar as especificidades de cada equipamento / processo. No quesito de espaos de cor o fluxo de trabalho fica um pouco mais complexo que no fluxo de trabalho CMYK: so permitidos elementos com os seguintes espaos de cor: dados definidos colorimetricamente ou como um perfil ICC ICCBased colour space ou como CalGray, CalRGB ou Lab. Dados definidos numericamente podem ser definidos nos espaos de cor DeviceRGB, DeviceCMYK, DeviceGray, Separation, e DeviceN. Porm preciso saber, ao se fechar um arquivo em PostScript ou PDF, de que maneira minha aplicao ir codificar as cores, se h duotones, DCS2, e outras complicaes mais. Sabemos que a coisa bastante fcil enquanto lidamos com CMYK e PDF/X-1a mas, ao entrarmos no mundo das cores definidas colorimetricamente, preciso verificar bem o resultado daquilo que estamos fazendo. Caso contrrio os resultados sero diferentes do esperado e no saberemos o que foi que fizemos de errado para que isso tenha ocorrido. Como vimos a adoo dessa norma mais trabalhosa e requer comunicao e acerto entre os diversos elos da cadeia produtiva. Tem ainda, como fator complicador, a difuso das responsabilidades entre os diversos envolvidos na produo da pea grfica. Se algo no funcionar como deveria fica mais complicado saber onde foi que aconteceu o erro. por estas razes que o PDF/X-3 requer uma cartilha e tambm por isso que o PDF/X-1a ainda estar conosco por bastante tempo.

(*) Bruno Mortara - consultor da ABTG - Associao Brasileira de Tecnologia Grfica e membro da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. representante do Brasil na comisso internacional da ISO dedicada padronizao de formatos eletrnicos para conservao de documentos e a normas tcnicas para o segmento grfico. Diretor da Prata da Casa (www.pratadacasa.com.br), um bureau de finalizao que tem mais de quinze anos de experincia na rea de pr-impresso digital.

Voltar ao menu de Colunistas Imprimir essa Coluna

Enviar essa Coluna para um(a) amigo(a)

Caso precise de mais informaes sobre esta seo ou sobre a iMAGiNABiLiS, clique aqui para enviar sua mensagem.

iMAGiNABiLiS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por:

3 of 4

14/05/2012 17:45

iMAGiNABiLiS - dando asas ao imaginvel!

http://www.imaginabilis.com.br/corporativo/imaginabilis/colunistas/co...

4 of 4

14/05/2012 17:45

You might also like