You are on page 1of 69

Sistemas de Informação

Modelagem de Processos de Negócio
Prof. Ricardo Villarroel Dávalos – ricardo.davalos@unisul.br Palhoça, Fevereiro de 2013

Agora vamos estudar alguns conceitos importantes da “Modelagem de Processos de Negócio”

Modelagem de Processos
Cliente Início Vendas Contabilidade

2

Solicita compra

Pedido

Efetua venda

Pedido de
Venda

Providencia NF

1
NF

Confere

Entrega veículo e NF

Fim

Processos de Negócio Os Processos de Negócio como um conjunto de atividades .

Modelagem de Processos de Negócio .

. e usados dentro de um contexto único.Modelagem de Processos de Negócio Os processos são definidos uma única vez. já os serviços podem ser e aproveitados em diversos contextos (diferentes processos de negócio. departamentos ou linhas de negócio).

há processos bem definidos e uma estratégia nítida aos olhos do empresário.Processos de Negócio Por trás de todo negócio bem sucedido. . O alinhamento dos Processos de Negócio com a Estratégia da empresa é imprescindível e a TI é um habilitador destes.

Modelagem de Processos de Negócio .

Requi si tante Secretari a de Co muni caçõ es Secretari a Admi ni strati va Seto r Co ntabi l i dade Início Elaboração pedido de v erba Pedido Pedido Re gist r o da doc ume nta ç ã o Regist r o de e n t r a da E x a m e do p e dido A A Favoravel ao pe dido? Não Re gist r a nota de sa pr ova ç ã o Sim Re gist r o de aprovação Re v isã o do processo Não E x ist e verba? Sim Re gist r a o p e r a ç ã o Re gist r a o p e r a ç ã o I n f o r m a ç ã o de a pr ova ç ã o Re gist r a o p e r a ç ã o F im U s u á rio D e p a rt a m e n t o d e O rg a n iz a ç õ e s e M é todos D e p a rt a m e n t o d e A n á lis e d e S it e m a s D e p a rt a m e n t o d e O p e ra çã o I n íc io S o lic ita ç ã o A n á lis e A n á lis e D e f in iç õ e s I n ic ia is d o p r o je to P r o je to C o n e c e itu a l E s ta b e le c e P r o j e to F ís ic o S im A prov a çã o C h e f ia N ão E fe tu a P r o je to L ó g ic o HW SW P r io r id a d e s D e se nho da A p lic a ç ã o D e se nho F lu x o s d e P ro ce ss. P ro g ra m a ção T e s te do S i s te m a T e s te do S is te m a R e s u lta d o dos T e s te s Modelos de Processos I m p la n ta ç ã o E x e c u ta P rogra m a s F im A prov a do? N ão I m p la n ta ç ã o S im I m p la n ta ç ã o P re p a ra R o tin a s Ex e cuçã o E x e c u ta P ro g ra m a s .

Modelos de processos de negócio .

Ciclo de Vida dos Processos de Negócio .

baseada em dados..Propriedades dos Processos de Negócio Padrões de Fluxo de Controle.. ..).. Disparos etc. Seqüência. Juntar. Dividir (fluxo sem e com controle.

agindo como um controlador de um processo e conduzindo a execução desse processo seguindo sua definição.Propriedades dos Processos de Negócio: Orquestração A orquestração foca no comportamento sob o ponto de vista de um único participante. .

cada processo envolvido tem o conhecimento de que faz parte de uma composição de processos e que precisa interagir com outros processos de maneira ordenada para que a composição resultante tenha sucesso.Propriedades dos Processos de Negócio: Coreografia Neste tipo de composição. .

Nesse contexto. principalmente por meio do comércio eletrônico entre organizações virtuais disponíveis em mercados eletrônicos. a Internet tem apresentado um grande potencial para permitir a realização de cooperações inter-organizacionais. .Propriedades dos Processos de Negócio: Coreografia Companhias estão cada vez mais se concentrando nas atividades chaves de sua área de negócio e subcontratando a realização das atividades secundárias.

Modelagem Ágil GP – IBM Mac Knigth.Técnicas e notações para representar Processos Eriksson e Penker (UML). Sharp – Mc Dermott .OME).bpmni. Enterprise Knowledge Development – EKD SPEM (Software & Systems Process Engineering Metamodel specification) DDD – Domain Driven Design AM .org ABNT EPC – Event Process Chain IDEF (Integrated Definition Methods ) Técnica do i* (Organization Modelling Environment . BPMN www.

Técnicas e notações para representar Processos: Eriksson e Penker .

.. Dashboard painel de indicadores) 4. ITIL. MODAF. BPEL e SOA 7. Desenvolvimento de um Projeto de Sistemas de Informação. WorkFlow.. 5W1H. etc. Escritório de Processos (BPO) e Escritório de Projetos (PMO) 10. Implantação de Sistemas de Informação (ERP. BAM Monitoramento de Atividades de Negócio. Integração de Sistemas Corporativos (ERP. ABC. 11. CMS. SCM.) 2. Portais.. Análise.) 5. etc. Gestão documental corporativa e Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED – ECM) 6. COBIT. Gerenciamento de Processos de Negócio 3. ARCHIMATE. Portais corporativos. etc.). Governança de TI (PMBOK. CRM. CRM.) 9.etc. seleção e monitoração de indicadores de desempenho (KPI Indicadores Chave de Desempenho. Automatização de processos com BPMN. CMS. Arquitetura corporativa e/ou Arquitetura empresarial (TOGAF. SCM.. ZACHMAN.) . melhoria e redesenho de processos (Simulação. etc. . 8. Identificação. GED .Aplicações dos Modelos de Processos de Negócio 1.

Wiki Corporativos 19. 14. Gestão de Relacionamento com os Clientes e. os Sistemas de Informação CRM e SCM 18. Benchmarking e Portal de Benchmarking Aplicativo WorkFlow Gestão do conhecimento e Sistemas de Gerência do conhecimento Análises organizacionais e Ferramenta de Análise Organizacional – FAO 16. Modelos de negócios eletrônicos (TAPSCOTT/TICOLL/LOWY E HAMEL) e suas tecnologias 17. 13. Gerência de Conteúdo e Portais (CMS e Aplicativos de Portal) . 15. Gestão da Cadeia de Suprimentos.Aplicações dos Modelos de Processos de Negócio 12.

Também a aplicação Automatização ou Automação de Processos de Negócio pode ser realizada a partir de uma ferramenta BPMS (Bizagi. Intalio e Bonita) .

. 2) Seguidamente a modelagem é realizada uma análise a partir de uma simulação (a partir de tempos e estatísticas. estudaremos hoje!). 4) As “Estratégias” são muito importantes para orientar e focar os processos (estudaremos hoje!). coletados dados..etc. o processo pode ser automatizado (executado.Automação 1) Os sistemas BPMS executam todas as atividades previstas no Ciclo de Vida dos Processos.Aplicações dos Processos de Negócio . . 5) Quando um processo encontra-se bem definido e ajustado. .) ou publicando o processo num servidor. etc. indicadores.) em tempo real e a partir da monitoração das atividades podem ser realizados ajustes para melhorar ainda mais o processo. este pode ser incorporado no sistema a partir de um desenvolvimento (incorporando o negócio ao sistema. 3) Depois.

onde em cada uma. diversas propriedades são definidas. A tela principal apresenta as 7 etapas. BIZAGI STUDIO BIZAGI MODELER .Sistema BPMS BIZAGI: Exemplo O BizAgi Studio possui uma interface amigável e de fácil navegação.

Exemplo: Gerenciamento de Incidentes (ITIL) numa empresa de serviços de TI com o BIZAGI .

Exemplo: Gerenciamento de Incidentes (ITIL) numa empresa de serviços de TI com o BIZAGI .

Incidentes gerados no setor de “Recursos Humanos” com o sistema “Cadastro de Servidores/Web” .Exemplo: Gerenciamento de Incidentes (ITIL) numa empresa de serviços de TI com o BIZAGI Incidentes totalizados por “Tipo de Incidente Software” e por setor.

precisamos apenas delinhear um pouco de Estratégia.Para poder alinhar os “Processos de Negócio” (encontram-se definidos numa organização orientada por processos) aos “Objetivos do Negócio”. A técnica mais usada atualmente é a BSC. .

ESTRATÉGIA Por trás de todo negócio bem sucedido. . há uma estratégia definida e nítida aos olhos do empresário.

Metas e Ações de cada perspectiva .VISÃO ESTRATÉGICA OU DE NEGÓCIO COM BSC Objetivos. indicadores.

VISÃO ESTRATÉGICA OU DE NEGÓCIO Visão de processos Visão Comportamental .

regras e políticas.Modelagem de Negócio e o Desenvolvimento de Software Estratégia do negócio Determine Realize O alinhamento dos Processos de Negócio com a Estratégia da empresa é imprescindível e a TI é um habilitador destes. Criar valor significa atender às necessidades do cliente e processos são a implementação da Estratégia. Mas. Muitas pessoas falam em alinhar a TI aos negócios. vai crescer mais devagar. Habilitador de processo representa os aspectos de um processo que permitem que ele seja executado da melhor forma possível. Estratégia é a arte de criar valor. facilidades). Metas Determine Realize Processos de Negócio Determine Realize Processos de Negócio Executáveis Determine Realize Processos de Negócio Implementados . isso pode acontecer). Como a TI é um habilitador de processos (os outros são: workflow. motivação e medidas. No entanto. RH. o que elas querem mesmo (mas não sabem expressar isso claramente) é alinhar os Processos de Negócio à Estratégia. é possível que a empresa cresça sem TI (se ela tiver os processos de negócio alinhados à Estratégia.

BR. métricas. -portfólio de projetos.ações estratégicas. . visão e valores). etc. estratégias de produtividade e crescimento.Modelagem de Negócio e o Desenvolvimento de Software Estratégia do negócio Determine Realize Metas Determine Realize Processos de Negócio Determine Realize Processos de Negócio Executáveis Determine Realize Processos de Negócio Implementados Este alinhamento é obtido através da elaboração de BSC: . etc. . com indicadores de performance. objetivos estratégicos.). . gestão de clientes.posicionamento estratégico (missão. COBIT. MPS. -Arquitetura empresarial (TOGAF. metas e responsável) adequado (gestão operacional. . -Frameworks (ITIL. ZACHMAN.mapa estratégico (perspectivas de valor.CMMi. gestão de inovação ou gestão de políticas públicas). etc. PMBOK.

Resumindo vamos agora ver rapidamente a que representa um Modelo de Processos de Negócio. .

Simulação. workflow. .Introdução: O que é um Modelo de Processos de Negócio Um MPN é uma representação de uma organização e serve como referencia comum para todos seus membros (pessoas ou sistemas). Um MPN é um tipo específico de modelo e pode estar formado um conjunto de modelos consistentes e complementares. BPMN. UML. Relação entre entidades. Existem diversas propostas orientadas à MPN: MPN Fluxogramas. IDEF. etc.

A MPN em Organizações Orientadas por Processos • MODELAGEM DE PROCESSOS “Como É” Desconexões + Sugestões “ Como Será” ANALISAR MELHORAR MODELOS de PROCESSOS .

Um MPN é um tipo específico de modelo e pode estar formado um conjunto de modelos consistentes e complementares .A MPN em Organizações Orientadas por Processos Um MPN é uma representação de uma organização e serve como referência comum para todos seus membros (pessoas ou sistemas).

CSC da CVRD: Centro de Serviços da Companhia do Vale do Rio Doce. . ABN AMRO/ REAL: Instituição financeira (Banco). EMBRAER: Empresa de fabricação de aviões.br/sigjus/contatos/escritorio-de-processos-nacional NATURA: Fabricação de Cosméticos MINISTÉRIO de PLANEJAMENTO do GOVERNO FEDERAL http://www.2010-0426.gov.jus. Sistemas Integrados de Gestão da Justiça Federal – SIGJUS Escritório de Processos http://portal.br/ferramentas/pasta.cjf.Algumas empresas no Brasil orientadas por processos SERASA: Empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação de serviços de interesse geral.gespublica.1767784009 Outros.

Representação dos processos .

Add $19. e-mail No Action Flow Direction Upgrade? Yes Which version? yes Ask customer to enter tracking number Sales Is representative available? yes no See Reseller Price Sheet Yes From Reseller? No Upgrade from 3 to 4 Basic. Add $50.00 yes End call .00 Yes Add-on 3? No No Figure a subtotal With Program? Yes Charge to Credit Card Charge back credit card Customer satisfied? no Transfer to supervisor Add $69.00 Yes California resident? Add Sales Tax No Calculate the Grand Total no.00 Yes Add $19. phone number.95 Upgrade from 3 to 4 Advanced.95 Upgrade from 4 Basic to Advanced. address.Representação dos processos CUSTOMER SERVICE PROCESS FLOWCHART Customer calls Tone/pulse phone? no Telephone Order Process Hold Transfer to Customer Service Department yes Is representative available? no Hold yes Wh a t is th e pu rp o se o f th e ca l l? Confirm that an order is to be placed Flowchart Key PO number? No Yes Fill in PO number Start/End Decision problem w ith order other track order place order Transfer to Customer Service Department Transfer to Customer Service Department Do e s cu sto m e r ha ve tra cki n g n u m b e r? Transfer to Sales Department Fill in buyer's info including: name. resolve problem Softw are Basic Add $49.00 Hold Is tracking number correct? yes Find out customer's reason for the call no Provide tracking data from database Can problem be resolv ed over the phone? yes Ask customer to re-enter tracking number See School Price Sheet Yes School Version? No Add-on 1? No Yes Add $19. Add $39.00 Add $49.00 Provide return authorization number Answ er customer questions. product needs to be returned no Is tracking number correct? yes Basic or Advanced? Add-on 2? No Softw are Advanced Add $99.

leave tip Bring change to customer Action Run credit card through Decision Fill in tip amount Return credit slip to customer Flow Direction 1 2 3 New Client Sign Up Client Legend CPA YES Register Upload Data T rain NO Client YES E-m ail Completed Review Review Points? Data Entry E-m ail Review Points M onthly Online Billing NO M onthly Support E-mail Review Points Cleared Monthly Accounting Services Clear Review Points Payroll T axes Controller Additional Services Assist Collect tip .Representação dos processos Deployment Flowchart: Restaurant Service Customer Waiter Salad Chef Dinner Chef Place Order Is O rd e r co m p l e te ? Accounting Process Flowchart No Yes Give soup or salad order to chef Prepare soup or salad order Give dinner order to chef Prepare dinner order Drink Get drinks for customer Deliver salad or soup order to customer Eat salad or soup Give order to waiter Eat dinner Deliver dinner to customer Give order to waiter Receives check Deliver check to customer Gives payment to waiter Receive payment for meal Flowchart Legend Ca sh o r Cre d i t? Credit Start/End Cash Collect change.

Representação dos processos .

Representação dos processos .

Representação dos processos .

o programa da disciplina. . as ferramentas que serão utilizadas e o material disponibilizado no site da disciplina.Agora vamos a ver o conteúdo da disciplina.

Modelagem de Processos: Conteúdo Organização flexível: conceitos Sub-sistemas e níveis Ambiente e estrutura Processos Engenharia de processos Análise de processos Desempenho organizacional Documentação de processos Modelagem de Processos com UML Diagramas UML e Ferramentas CASE Notação do processo Visão geral do negócio Atividades Complementares Seminários. pesquisas. . etc.

Programa da Disciplina .

Programa da Disciplina .

Programa da Disciplina .

Programa da Disciplina .

.

ambiente e estruturas Administração e Sistemas Processos (32 H /A ): Características A plicações Modelagem Documentação Definição dos requisitos Fundamentos para Sistemas de Informação Engenharia de Software I: Vis ão geral Pacote de Simulação: A rena 4. p rojeto d e sistem as d e inform ação. w o rk flo w . im p lantação d e sistem as E RP. mo d elo s d e n eg ó cio s eletrô n ico s . análise e m elhoria. Jogo de Empresas p o rp r o c e s s o s O r g a n i z a ç õ e s r e p r e s e n t a d a s Sistema ERP: M icro s ig a Conceitos básicos (8 H /A ): organização.Relacionamento da disciplina Modelagem de Processos com as Engenharias de Software Ferramentas Programa Objetivo: Desenvolver habilidades de modelagem e análise de processos de negócio com o apoio de recursos de informática Disciplinas A p licaçõ es : red esenho. níveis.0 d ep r o c e s s o s A n á l i s e er e p r e s e n t a ç ã o Ferramentas de diagramação: Smartdraw e V isio Qualidade Projeto de Interface Conceituação de A nálise Introdução para a U ML (4 H /A ): A spectos gerais Diagramas Ferramentas CA SE: Enterprise A rchitect EA Engenharia de Software II: Ferramenta CA SE A nálise estruturada Conceitos de orientação objeto Modelagem de Processos de Negócio com U ML (16 H /A ): Co n teú d o s Sin cro n izad o s Introdução ao RU P Diagramas U ML Modelagem aplicada para pequenas empresas V isão geral do negócio M o d elo d e Pro ces s o s d e Neg ó cio Engenharia de Software A plicada: Modelagem de um Sistema Mapeamento objeto relacional Modelo de Casos de U so Modelo de A tividades Detalhamento de uma parte da pequena empresa . etc. b en ch ma rk in g . subsistemas.

Modelagem de Processos: Ferramentas .

gliffy. “Wizflow” (http://www.de/index_en. Também podem ser utilizados os aplicativos proprietários com versões “Free Trial” válidas por 30 dias “Smartdraw” (www.pacestar. Enterprise Architect (EA) ou Visio-MS. Uma outra saída é trabalhar com recursos do WORD.smartdraw.html).Recomenda-se o uso da ferramenta Bizagi Modeler.com) ou “EDrawSoft” (http://www. PowerPoint. etc. Open Office.edrawsoft.com).com) ou “Dia” (http://diainstaller.com). Você pode utilizar outros aplicativos gráficos ou também recomenda-se utilizar as ferramentas livres “Gliffy” (www. .

Material da Disciplina.Site. Exercícios e Cronograma de Acompanhamento de Atividades .

br/~davalos .Material no site da disciplina: http:www.inf.unisul.

br/~davalos .Material no site da disciplina: http:www.inf.unisul.

unisul.br/~davalos .Material no site da disciplina: http:www.inf.

unisul.inf.br/~davalos .Material no site da disciplina: http:www.

Material no site da disciplina:
http:www.inf.unisul.br/~davalos

Material no site da disciplina:
http:www.inf.unisul.br/~davalos
MINISTÉRIO de PLANEJAMENTO do GOVERNO FEDERAL http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.1767784009

Acompanhamento dos Exercícios

Exercício 2: Item 1 e 2 26/02/2013 .

Exercício 2 – Item 1 .

Exercício 2 – Item 2 .

Este item pode ser desenhado com a ferramenta Bizagi Modeler.edrawsoft.gliffy. etc. .com).de/index_en. Uma outra saída é trabalhar com recursos do WORD. PowerPoint. Também podem ser utilizados os aplicativos proprietários com versões “Free Trial” válidas por 30 dias “Smartdraw” (www. Open Office.html). Enterprise Architect (EA) ou Visio-MS.com) ou “Dia” (http://diainstaller. “Wizflow” (http://www.smartdraw.pacestar. Você pode utilizar outros aplicativos gráficos ou também recomenda-se utilizar as ferramentas livres “Gliffy” (www.com).com) ou “EDrawSoft” (http://www.

Acompanhamento dos Exercícios .

Exercício 1: Itens 1. 2. 3 e 4 26/03/2013 .

.

O Prof. Fornecerá o DVD do “Guia do ERP” .

17. 3. recrutamento e seleção. cotação e contrato de fornecimento Gestão de projetos e requisições Previsão de vendas e projeção de estoques Telemarketing e estatísticas Pedidos de vendas. movimentação de títulos e banco Contabilidade e lançamentos automáticos Documentação. liberação de crédito e estoque. 11. Produção e estoque de produtos acabados Contas a pagar. fluxo de caixa e orçamento financeiro Solicitação de compra. 14. 7.Exercício 1 – Item 3 . controle de não conformidade e inspeção do procedimento Administração de vendas e mobile enterprise (Sales Force Automation – SFA) Procedimentos de apresentação e planejamento avaçado da qualidade OMS Gestão de pedidos.Módulos de um sistema ERP 1. 16. 2. cargos e salários Medicina e segurança do trabalho. metrologia e inspeção de entrada Auditorias. 12. 18. 5. 6. TMS Gerenciamento do Transporte. Roteirização/Entregas. 13. EDI Cliente . 10. faturamento Gestão de pessoal. 15. ponto eletrônico Automação comercial Importação e exportação Contas a receber. 8. treinamento. 9. 4.