You are on page 1of 2

O Homem e o Design1

Traduo de Carmen Ceclia de Arajo dos Santos Laranjeira2

1. DESIGN E HOMINALIDADE Victor Papanek define design como O esforo consciente para estabelecer uma ordem significativa . Se, de acordo com esta definio, design pressupe conscincia, ou seja, conhecimento do que se faz e do que se procura; significado, ou seja, relao meio-fim-meio, que se consegue mediante uma ordenao dos elementos com que contamos e de uma seqncia de aes que denominamos esforo, ento, podemos afirmar que o ser humano fez sua apario na terra como designer. Os fsseis mais antigos de homindeos que conhecemos nos proporcionam evidncias de utenslios elementares que usavam e elaboravam nossos mais remotos antepassados para organizar suas vidas e suas relaes com o meio ambiente. Este fato desloca o mrito do homo sapiens ser o ponto diferenciador da espcie humana com relao aos demais integrantes do mundo animal, para o homo habilis por sua capacidade para fabricar sistematicamente ferramentas, us-las em seus afazeres e destrezas requeridas para a confeco e manejo delas. A elaborao de utenslios e ferramentas o ponto de partida das espetaculares mudanas que experimentou a espcie humana em suas relaes com o meio circundante. Fazer uma ferramenta, por mais rudimentar que seja, supe um processo de design. Si aceitamos a definio de Papanek, ser designer, isto , ser capaz de projetar seria o elemento distintivo bsico para diferenciar o homem do animal, o que justificaria a afirmao de que no longo processo de evoluo das espcies o homem aparece na terra como designer.

2. O HOMEM, ANIMAL SOCIAL Ao nascer, o homem o mais desprotegido de todos os animais. Sua subsistncia biolgica depende da ajuda que outro ser quase sempre humano lhe preste. Esta ntima relao de dependncia se prolonga necessariamente por um perodo de tempo muito mais longo que em outras espcies do reino animal. O homem nasce dotado de uma srie de aptides subjacentes, biolgicas e sociolgicas, que se desenvolvem e progridem quando h uma inter -relao sistemtica com outros homens (como caso da linguagem; no a herdamos, a aprendemos de nossos semelhantes mediante um processo de inter-relao sistemtica). No somos animais sociais porque em algum momento decidimos s-lo, mas porque nossa subsistncia e o desenvolvimento de nossa estrutura biolgica e psquica esto incontestavelmente ligados inter-relao com nossos semelhantes, ou seja, vida em sociedade por mais elementar que ela seja. O carter social do ser humano, unido a seu psiquismo superior, gera toda uma srie de sistemas de organizao coletiva que estruturam o comportamento do homem, tanto coletivo como individual. Este complexo organizado de pautas de comportamento, idias e crenas denominado cultura. Entre os animais h um predomnio do instinto como fator organizador se sua conduta, de suas relaes com o meio e de suas relaes com os outros animais da mesma espcie. No homem h um predomnio da cultura enquanto elemento organizador de seu comportamento, de suas relaes com o meio circundante e de suas relaes com outros homens.

3. HOMEM, CULTURA E DESENHO Diferente da conduta instintiva que, j est programada internamente, a conduta humana criativa. O homem tende, permanentemente, a procurar novos artifcios que lhe permitam um acoplamento mais adequado a seu meio fsico e a seu contexto social. Esta constante inquietao d lugar a esforos conscientes para estabelecer uma ordem significativa, ou seja, projetar. Os projetos exitosos se incorporam coletividade e, muito freqentemente, modificam o sistema tradicional de organizao, propondo novas necessidades antes no existentes. Como exemplo, se pode citar o caso do aparecimento da metalurgia no desenvolvimento da sociedade humana: a procura de materiais, que lhe permitissem superar as limitaes da pedra, levou ao desenvolvimento de uma complexa tecnologia necessria para metalurgia; quando a metalurgia se imps na sociedade, a organizao social teve que mudar profundamente, j que se requeria de uma organizao do trabalho mais complexa em cada uma de suas etapas, de uma hierarquizao social segundo as tarefas que vo desde a extrao das minas at a elaborao definitiva do artefato em metal. A prtica da metalurgia requer de uma forma de vida sedentria, sendo incompatvel com o nomadismo, etc. Em resumo, a atividade que denominamos design supe uma permanente interrelao com a cultura. Mudanas culturais que requerem modificaes na conduta humana social geram transformaes do meio e novos tipos de ordenamento significativo da realidade circundante. Por outro lado, as mudanas significativas da realidade circundante do lugar a transformaes na ordem social e na cultura. O design assim entendido um elemento essencial e fundamental da cultura.

Bibliografia: GONZALEZ, Claudio Malo, Diseo Atesanal y Cultura Popular , retirado do livro Diseo e Artesania de VVAA (1990). Cuenca: CIDAP.

1 Trecho do texto Diseo Artesanal y Cultura Popular, de Claudio Malo Gonzalez, em Diseo y Artesania, pp. 18- 2 1, traduzido em 2003, pela profa. Carmen C.A S. Laranjeira. 2 Carmen Ceclia de Arajo dos Santos Laranjeira pesquisadora pela Universidad de Barcelona, doutoranda do curso Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais da mesma universidade, mestre em Comunicao e Poticas Visuais, pela UNESP, e licenciada em Educao Artstica com Habilitao em Artes Plsticas, pela Universidade de Bauru.

You might also like