You are on page 1of 3

O SENSO COMUM

Ns percebemos o mundo exterior atravs dos nossos sentidos (viso, audio, tato, paladar, cheiro). Eles vo ser os intermedirios entre o mundo exterior e o nosso pensamento. Este conhecimento do mundo que ns temos atravs dos nossos sentidos que forma o que chamamos SENSO COMUM. Trata-se de um conhecimento vulgar que permite ao Homem orientar-se no mundo e resolver os problemas que lhe so colocados diariamente. Se qualquer um de ns desejar conhecer algo que desconhece sobre o mundo, no ter mais do que abrir os olhos e olhar sua volta, temos de orientar os ouvidos e escutar os rudos () Os diversos sentidos so as nossas fontes de conhecimento. Este tipo de conhecimento no rigoroso e exato. Por exemplo os sentidos do a ideia errada ao homem de que o Sol gira em torno da Terra e que esta est imvel. No entanto apenas uma aparncia.

SENSO COMUM E CINCIA O conhecimento cientfico obrigatoriamente diferente do senso comum. um modo diferente de analisar a realidade, representa uma RUPTURA com o senso comum. Procura uma explicao mais profunda das coisas, identificando as causas, consequncias, fazendo previses e tentando construir leis de funcionamento. O Homem, na sua necessidade de lutar contra a Natureza, e no seu desejo de a dominar, foi levado, naturalmente, observao e ao estudo de fenmenos, procurando descobrir as suas causas e o seu encadeamento. Os resultados desse estudo, lentamente adquiridos e acumulados, vo constituindo o que, no decurso dos sculos de vida consciente da Humanidade, se pode designar pelo nome da Cincia. O objetivo final da Cincia , portanto, a formao de um quadro ordenado e explicativo dos fenmenos naturais; fenmenos do mundo fsico e do mundo humano, individual e social.

CINCIA E TECNOLOGIA

frequente confundir cincia e tecnologia. A verdade que cincia e tecnologia, apesar da estreita relao, so distintas. A cincia consiste no conhecimento certo e racional sobre a Natureza das coisas ou, de outro modo, na investigao metdica das leis dos fenmenos, que tem como objetivo a busca do saber. A tecnologia, por seu lado, consiste na utilizao do conhecimento cientfico; no fundo, de todo o saber que a cincia possui. Existe uma estreita ligao entre a cincia e a tecnologia, uma vez que o desenvolvimento e progresso de ambas assenta na cooperao mtua. Assim, se por um lado a fonte da tecnologia a cincia, que lhe fornece as formas ou o saber que iro permitir criar tecnologias (como por exemplo, microscpios, tubos de ensaio, termmetros), por outro, o desenvolvimento da cincia est dependente dessas tecnologias, que permitiram a criao do termmetro, possibilitando este saber, por exemplo, a ebulio e solidificao da gua a 100 e 0, respetivamente. A CINCIA A palavra cincia tem sofrido diversas interpretaes ao longo dos sculos medida que o Homem tem procurado conhecer o inacessvel mistrio do Mundo e de si mesmo. Atravs da experincia e do erro, da aventura e da formulao de hipteses, o ser humano vai construindo lentamente pontes que o levam do conhecido para o desconhecido. A cincia vai-se adaptando e evolui. As componentes tericas, ou seja, um conjunto de conhecimentos e de conceitos, de protocolos experimentais e tcnicos, necessrios cincia, vo-se construindo. A cincia vai-se precisando e dividindo e vai-se tambm distinguindo de outras atividades, pelo reforo da razo, da lgica e da experincia. Introduz o mtodo "claro e evidente". Por ela, o conhecimento vai crescendo, centrando-se nos fenmenos. Coisifica-se e admite como nico conhecimento o emprico-experimental. O MTODO CIENTFICO A cincia formula o mtodo e fecha-se completamente. o absolutismo cientfico, para o qual as Cincias Humanas e as Cincias do Comportamento no so consideradas cientficas, embora seja no sculo XIX - o sculo do cientismo - que elas se identificam e se desenvolvem. Devido complexidade das Cincias Humanas, mais difcil aplicar-lhes o mtodo experimental, muito embora este contenha, ainda hoje, problemas cruciais na sua construo, como seja o da induo, o da de marcao, cujo critrio o da falsificabilidade, bem como problemas de empirismo, de objetividade cientfica e de comunicao subjetiva. O conhecimento cientfico releva de partes do conhecimento do senso comum, ao qual atribui um mtodo uma terminologia. A cincia igualmente complexa porque inseparvel do seu contexto histricosocial. A cincia moderna conseguiu apenas emergir na efervescncia cultural do Renascimento e desde ento associa-se progressivamente tcnica, tornando-se tecnocientfica e introduzindo-se progressivamente no seio das universidades, das sociedades, das empresas, dos Estados, transformando-os e deixando-se transformar, por sua vez, pelo que transformava. 2

A sua realidade multidimensional. Assim, a cincia intrnseca, histrica, sociolgica e eticamente complexa. de esperar que as transformaes que comearam a fazer ruir a conceo clssica de cincia vo continuar a sofrer uma verdadeira metamorfose", diz Edgar Morin. O conhecimento cientfico "verdadeiro", no tempo e no espao, no significa que no esteja aberto a novas descobertas, sofrendo a evoluo necessria. A confirm-lo, a teoria da relatividade e da fsica quntica, no domnio das cincias naturais. "O progresso das certezas cientficas produz, pois, o progresso da incerteza", diz Edgar Morin.

O MTODO CIENTFICO A cincia utiliza, na produo de conhecimentos e como procedimento e forma de atuar, o mtodo cientfico. O mais caracterstico e especfico da cincia, ou seja, aquilo que a constitui como tal e a distingue dos demais tipos de conhecimento , com efeito, o mtodo cientfico. A cincia, em sentido restrito, pode ser definida como um conjunto de conhecimentos sobre a realidade, obtidos atravs da aplicao do mtodo cientfico, ou seja, o resultado obtido por via da aplicao desse mtodo. Sendo os principais objetivos da cincia analisar, explicar, prever e intervir/agir sobre a realidade, tais objetivos s podem ser atingidos por via da utilizao do mtodo cientfico. O mtodo cientfico uma forma de atuao humana orientada para o conhecimento da realidade emprica. Enquanto procedimento de atuao geral destinado produo de conhecimentos cientficos, o mtodo cientfico consiste, num primeiro momento, em formular questes sobre a realidade, para isso baseia-se em observaes e em teorias j existentes; Num segundo momento, o mtodo cientfico consiste em antecipar solues aos problemas colocados e em compar-las com a realidade, mediante a observao, classificao e anlise de factos. O mtodo cientfico tambm apelidado de mtodo problemtico-hipottico, na medida em que se baseia na formulao de problemas, questes ou interrogaes sobre a realidade e em avanar com conjeturas ou solues provveis para as ditas questes. Entre outras caractersticas, o mtodo cientfico indutivo e dedutivo. indutivo, na medida em que procede classificao sistemtica dos dados obtidos, atravs da observao, com o intuito de determinar as uniformidades e as regularidades que apresentem. dedutivo, quando deriva e constri conceitos e enunciados, no da observao da realidade, mas a partir de outros conceitos e enunciados estabelecidos anteriormente. Na utilizao e operacionalizao do mtodo cientfico, ambas as operaes de raciocnio (induo e deduo) surgem interligadas. Da induo s resultam, de forma imediata, dados sobre a realidade. Relacionar estes dados, estabelecer conceitos e enunciados e retirar concluses um trabalho eminentemente dedutivo. O mtodo cientfico acionado pelas vrias cincias. As Cincias Sociais, em particular, utilizam-no na investigao cientfica sobre a realidade social. A investigao em Cincias Sociais implica sempre a mobilizao de um procedimento ou estratgia de pesquisa (isto , a forma como a investigao planeada e realizada).

You might also like