You are on page 1of 23

GRANDE TERREMOTO DO LESTE DO JAPO

1. OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo esclarecer os principais fatos ocorridos como, causas e consequncias, na catstrofe que ocorreu no dia 11 de maro de 2011 no Japo.

2. TERREMOTOS Terremotos, tambm chamados de abalos ssmicos, so tremores passageiros que ocorrem na superfcie terrestre. Esse fenmeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcnica, falhas geolgicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectnicas. Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela formada por vrios blocos, denominadas placas litosfricas ou placas tectnicas. Esses gigantescos blocos esto em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergncia) ou se aproximar (originando uma zona de convergncia). Nas zonas de convergncia pode ocorrer o encontro (coliso) entre diferentes placas tectnicas ou a subduco (uma placa mais densa mergulha sob uma menos densa). Esses fatos produzem acmulo de presso e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas ssmicas, caracterizando o terremoto. O local onde h o encontro entre as placas tectnicas chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro o ponto da superfcie acima do hipocentro. As consequncias podem ser sentidas a quilmetros de distncia, dependendo da proximidade da superfcie que ocorreu a coliso (hipocentro) e da magnitude do terremoto.

Figura 1 - Demonstrao do hipocentro (foco) e do epicentro de um terremoto - Fonte: brasilescola.com

A magnitude a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade a consequncia causada pela ao do sismo, a destruio provocada por esse fenmeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade a de Mercalli. Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em reas povoadas esto destruio da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), alm de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formao de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as reas continentais, gerando grande destruio. Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos so pouco percebidos na superfcie terrestre. O Japo, localizado em uma zona muito ssmica, atingido por centenas de terremotos por dia. Os lugares mais atingidos por terremotos so os territrios localizados em zonas de convergncia de placas, em especial os pases situados nos limites das placas tectnicas. Entre as naes que esto nessa situao podemos destacar o Japo, Indonsia, ndia, Filipinas, Papua Nova Guin, Turquia, Estados Unidos da Amrica, Haiti, Chile, entre outras.

3. TSUNAMI Tsunami corresponde s ondas provocadas por deslocamento da crosta ocenica que empurra a massa de gua para cima, alm do deslocamento de terras e gelo ou impacto de um meteorito no mar. Em geral, um Tsunami formado a partir de anomalias que provocam deslocamentos de uma enorme massa de gua como terremotos, deslocamentos de massa continental, erupes vulcnicas ou meteorito, esse fenmeno pode surgir sempre que ocorrer acidentes geolgicos de forma repentina na superfcie marinha, que faz deslizar de forma vertical a massa de gua. Grande parte dos Tsunamis ocorre no Oceano Pacfico, no entanto, nada impede que acontea em qualquer lugar e hora. Os Tsunamis so ondas gigantescas, existem estimativas de ondas com mais de 30 metros de altura e velocidade incrvel de mil quilmetros por hora, a formao de grandes ondas ocorrem tambm a partir de terremotos continentais, um exemplo disso foi o Grande abalo ssmico do Chile, que resultou em mortes no Hava, que, apesar da distncia, foi atingido por ondas que migraram pelo Pacfico. Esse fenmeno natural um perigo real e em muitos casos difcil de prever, quando acontece certamente produz uma grande destruio, alm de inmeras mortes, diante disso de fundamental importncia a disperso em todos os oceanos de equipamentos e sondas para identificar possveis abalos e assim evacuar reas para que pelo menos vidas humanas sejam poupadas, uma vez que prejuzos financeiros so inevitveis nesse caso.

Figura 2 - Ondas do Tsunami invadindo a cidade - Fonte: r7.com

4. TERREMOTO E TSUNAMI NO JAPO Situado no continente asitico, o Japo ocupa uma rea de 377.801 quilmetros quadrados e abriga uma populao de aproximadamente 126,9 milhes de pessoas. Seu territrio est localizado em uma das reas mais ssmicas do planeta (no limite da placa tectnica Euroasitica), numa zona de convergncia de placas tectnicas, denominada Crculo do Fogo do Oceano Pacfico. Essa instabilidade tectnica consequncia de uma zona de convergncia que envolve as placas do Pacfico, Euroasitica Oriental, Norte-Americana e das Filipinas. O encontro desses blocos que compem a camada slida externa da Terra responsvel por constantes terremotos, tsunamis, alm de intensa atividade vulcnica na regio.

Figura 3 - Crculo de Fogo do Pacfico - Fonte: BBC Brasil

Portanto, os terremotos e tsunamis so fenmenos relativamente comuns no Japo, dois em cada dez terremotos no mundo com magnitude superior a 6 graus na escala Richter atingem o pas. No entanto, no dia 11 de maro de 2011, o pas foi atingido por um terremoto de magnitude de 8,9 graus na escala Richter, segundo informaes do Servio Geolgico dos Estados Unidos (USGS), sendo considerado o mais forte registrado no Japo nos ltimos 150 anos desde que comearam as medies cientficas e o stimo mais intenso j registrado na histria do mundo. O abalo ssmico ocorreu a 24 quilmetros de profundidade, com epicentro no oceano Pacfico, a 130 quilmetros da costa. Em seguida, outros abalos de magnitude superior a 5 graus foram registrados. O terremoto desencadeou um tsunami com ondas de at 10 metros de altura que atingiram a provncia de Miyagui no nordeste do Japo, sobretudo a cidade de Sendai, na ilha de Honshu.

Figura 4 - Terremoto e rplicas do dia 11 de maro no Japo - Fonte: r7.com

As ondas invadiram a cidade e causou danos substanciais no Japo, incluindo a destruio de rodovias e linhas ferrovirias, assim como incndios em vrias regies, e o rompimento de uma barragem. Aproximadamente 4,4 milhes de habitantes no nordeste do Japo ficaram sem energia eltrica, e 1,4 milho sem gua. Houve vazamento de material radioativo de uma usina nuclear. Autoridades japonesas divulgaram que mais de 15.000 pessoas morreram e milhares ficaram desaparecidos. Esses danos s no foram piores porque o pas possui construes de boa qualidade e realiza treinamentos (simulaes) com a populao de como agir durante terremotos. Apesar da grande distncia, EUA, Hava foram atingidos por ondas causadas por esse terremoto, porm, no houve destruio.

Figura 5 - Pases em alerta e atingidos por ondas do Tsunami - Fonte: r7.com

4.1 PREPARAO DO JAPO CONTRA TERREMOTOS Se o terremoto que atingiu o Japo tivesse ocorrido em qualquer outro lugar do mundo o nmero de mortos seria muito maior. A informao do chefe do Observatrio Sismolgico da UnB (Universidade de Braslia), Lucas Vieira Barros. O professor explicou que o Japo, por estar localizado na juno de trs placas tectnicas, extremamente suscetvel a abalos e tsunamis. E por isso, ao longo dos anos, desenvolveu um sistema construtivo que leva em conta os abalos mximos para cada regio. A sismologia calcula os terremotos, infere as aceleraes possveis e mximas em cada lugar e passa as informaes para a engenharia ssmica. E a engenharia ssmica vai construir prdios que iro suportar as aceleraes mximas esperadas. Tanto que na hora dos abalos h somente prdios balanando muito, e nenhum caindo. Alm da construo de prdios, o Japo conta ainda com grandes barreiras, que evitam a devastao pelas ondas gigantes, que se sucedem aos tremores. Porque sabe-se que ali uma regio propensa a terremotos que geram tsunamis. Ento eles tm barreiras naturais que minimizaram os efeitos das ondas que arrebentaram pela costa do Japo. Outro aspecto importante que evitou estragos maiores a educao do povo japons para lidar com esse tipo de desastre natural. O aspecto o cultural. O povo educado e no entra em pnico. Durante toda a tenso o povo no entra em pnico, e

nessas horas o pnico contribui para o desastre. Quem estava mais em pnico eram os estrangeiros que l estavam.

Figura 6 - Prdios continuaram de p aps o forte cismo - Fonte: g1.com

5. BRASILEIROS AFETADOS O presidente da Associao Miyagui Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakasawa, informou que pelo menos 1.200 brasileiros moradores da Provncia de Miyagui, no Japo, foram afetados pelo terremoto e tsunami. Segundo Nakasawa, a maioria dos brasileiros que vivem na regio trabalha com a pesca de peixes, ostras e algas. Mas de acordo com a embaixada brasileira o terremoto no deixou brasileiros mortos ou feridos. Na poca da catstrofe, a embaixada disponibilizou um e-mail e um telefone pelos quais pessoas que tenham amigos e familiares no Japo pudessem pedir informaes. A embaixada pediu ainda que o contato fosse feito preferencialmente pelo e-mail, pois as linhas telefnicas ficaram congestionadas.

Figura 7 - Presidente da Associao Miyagui Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakasawa, relata que existem 1.200 brasileiros na Provncia de Miyagui - Fonte: r7.com.

5.1 PETROBRAS MANTM OPERAO EM REFINARIA NO JAPO A Petrobras informou que manteve normalmente as operaes de sua refinaria de petrleo na cidade de Okinawa, no sul do Japo. As instalaes da petrolfera brasileira no foram afetadas pelo terremoto. A Petrobras informou que somente seu escritrio em Tquio foi afetado, e teve que esvazi-lo. No houve registro de incidentes nem danos materiais no escritrio ou na refinaria.

6. ACIDENTE NUCLEAR DE FUKUSHIMA Outro dos efeitos do sismo foi a exploso ocorrida no dia 12 de maro na Central Nuclear de Fukushima. O tsunami atingiu-a e provocou uma avaria no sistema de refrigerao. O corte de eletricidade impediu a recuperao desse sistema, permitindo que os bastes do combustvel continuassem a aquecer, aumentando a presso e originando a exploso. A central nuclear composta por seis reatores de gua fervente em separado mantidos pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO). Os reatores 4, 5 e 6 haviam sido fechados para manuteno antes do terremoto. Os reatores restantes foram fechados automaticamente aps o terremoto e geradores de emergncia foram iniciados para manter as bombas de gua necessrias para resfri-los. A central foi protegida por
10

um dique projetado para resistir a um maremoto de 5,7 metros de altura, mas cerca de 15 minutos aps o terremoto foi atingido por uma onda de 14 metros, que chegou facilmente ao topo do paredo. A planta inteira, incluindo o gerador de baixa altitude, foi inundada. Como consequncia, os geradores de emergncia foram desativados e os reatores comearam a superaquecer devido deteriorao natural do combustvel nuclear contido neles. Os danos causados pela inundao e pelo terremoto impediram a chegada da assistncia que deveria ser trazida de outros lugares. Evidncias apontaram uma fuso parcial do ncleo nos reatores 1, 2 e 3, exploses destruram o revestimento superior de hidrognio dos edifcios de alojamento dos reatores 1, 3 e 4, uma exploso danificou o confinamento dentro do reator 2, e mltiplos incndios eclodiram no reator 4. Alm disso, as barras de combustvel armazenado em piscinas de combustvel irradiado das unidades 1-4 comearam a superaquecer os nveis de gua nas piscinas abandonadas. Receios de vazamentos de radiao levaram a uma evacuao de 20 km de raio ao redor da planta. Os trabalhadores da fbrica sofreram exposio radiao e foram temporariamente evacuados em vrios momentos. Em 11 de abril, as autoridades japonesas designadas a magnitude do perigo em reatores 1, 2 e 3 no nvel 7 no ponto 7 da Escala Internacional de Acidentes Nucleares (INES). A energia foi restaurada para partes da central nuclear em 20 de maro, mas mquinas danificadas por inundaes, incndios e exploses permaneceram inoperantes.

Figura 8 - Exploso do Reator 2 da usina de Fukushima - Fonte: veja.abril.com.br

11

6.1 REAES AO ACIDENTE Medies realizadas pelo Ministrio da Cincia e Educao do Japo nas reas do norte do Japo entre 30 e 50 km da rea apresentaram nveis altos decsio radioativo, suficiente para causar preocupao. Alimentos produzidos na rea foram proibidos de serem vendidos. As medies mundiais de iodo-131 e de csio-137 indicaram que os lanamentos radioativos de Fukushima so da mesma ordem de grandeza que os lanamentos de istopos do desastre de Chernobil em 1986. O governo de Tquio recomendou que a gua da torneira no devesse ser usada temporariamente para preparar alimentos para crianas. Contaminao por plutnio foi detectada no solo em dois locais da central nuclear. A Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA) anunciou em 27 de maro que os trabalhadores da central foram internados por precauo, em 25 de maro, por terem sido expostos a nveis de radiao entre 2 e 6 Sv em seus tornozelos quando em p na gua na unidade 3. A reao internacional ao acidente tambm estava preocupada. O governo japons e a TEPCO foram criticados por m comunicao com o pblico e esforos de limpeza improvisados. Especialistas disseram que uma fora de trabalho de centenas ou mesmo milhares levariam anos ou dcadas para limpar a rea. Em 20 de maro, o chefe de gabinete do secretrio Yukio Edano anunciou que a estao seria desativada logo que a crise acabasse. O governo do Japo apelou para o uso de helicpteros para tentar resfriar os reatores da central nuclear de Fukushima 1, a misso dos aparelhos era jogar gua sobre os reatores, que tiveram seus sistemas de resfriamento virtualmente destrudos pelo tremor e pelas exploses. A radioatividade recebida em uma hora por uma pessoa na usina nuclear de Fukushima 1, no Japo, correspondeu ao limite anual admissvel, informou a agncia de notcias japonesa Kyodo. As autoridades japonesas aconselharam os moradores dos arredores a ficar dentro de casa, com portas e janelas fechadas e sistemas de ar12

condicionado desligados. Os servios de emergncia tambm pediram que a populao usasse mscaras ou toalhas para cobrir o rosto, em uma aparente tentativa de diminuir os riscos de contaminao nuclear. O governo do Japo recomendou a um total de 113 famlias da zona de Date, perto da usina de Fukushima Daiichi, que deixassem o local. Nas proximidades de suas casas, a radiao superava o limite anual de 20 milisievert (msv). As famlias que seguiram o conselho tiveram ajuda do governo para transporte e acomodao, principalmente mulheres grvidas e crianas. Pouco depois do acidente nuclear, o governo japons ordenou a retirada de cerca de 80 mil pessoas em um raio de 20 km em torno da usina. O Governo japons aprovou o plano da Tokyo Electric Power Company (Tepco) para pagar uma primeira compensao de 1 milho de ienes - cerca de R$ 19 mil - s famlias retiradas em consequncia da crise nuclear de Fukushima. Os lares de apenas um membro recebero ajuda de 750 mil ienes (R$ 14 mil). Banri Kaieda, ministro da Economia, assegurou que seriam indenizadas as pessoas que viviam a uma distncia de at 30 km da usina nuclear, o que engloba um total de 48 mil famlias. Cerca de 80 mil pessoas que moravam a menos de 20 km da usina foram retiradas de suas casas, enquanto o Governo aprovou um novo plano para retirar mais 115 mil em outras localidades prximas central. O Governo pediu que a Tepco formasse um grupo de trabalho para estudar um programa de indenizaes, cujos fundos podero ser deduzidos dos lucros da empresa eltrica durante mais de uma dcada. A Tepco, empresa que opera a usina atmica de Fukushima, no Japo, poder ter que pagar at R$ 41,3 bilhes (US$ 26 bilhes) em indenizaes, segundo avaliao do banco JP Morgan. Uma ONG francesa denunciou que foram traos de material radioativo na urina de dezenas de crianas da cidade de Fukushima (capital da provncia do mesmo nome), sinal de que podem ter sido expostas radiao interna. Segundo as anlises, a quantidade mais
13

elevada de csio-134 teria sido identificada na urina de uma menina de 8 anos, que apresentou um nvel de 1,13 becquereles por litro. Nveis de radioatividade de Fukushima, foram detectados em alguns pases de Europa, China e EUA, mas, no estavam acima do permitido, no pondo em risco a sade da populao.

6.2 RISCOS DA CONTAMINAO NUCLEAR

Figura 9 - Japoneses medindo nvel da radiao - Fonte: r7.com

A radiao em altas doses tem efeitos graves sobre o corpo humano, tanto no curto quanto no mdio prazo. A contaminao causada por uma bomba atmica, por exemplo, pode levar destruio total das clulas e, consequentemente, morte rpida. A exposio a elevados nveis de radiao tambm pode levar ao impedimento da diviso celular, a danos permanentes s clulas e a modificaes na estrutura gentica das clulas reprodutoras (espermatozoides e vulos). Na prtica, isso significa que pessoas expostas radiao podem desenvolver diversos tipos de cncer, como a leucemia - caracterizada pela reproduo descontrolada dos glbulos brancos no sangue.

14

Vtimas da radiao tambm podem ter filhos com srios problemas congnitos. Ausncia ou deformao de membros e retardamento mental esto entre os mais comuns.

7. DANOS A ECONOMIA JAPONESA O dano econmico desconhecido e impossvel de medir. So essas palavras que um economista americano usou para definir os efeitos do terremoto. Carl Weinberg diz que os estragos causados para a economia japonesa, a terceira maior do mundo, so impossveis de calcular porque no d para contar de uma forma monetria essa catstrofe. O Japo, que tem as exportaes como seu principal pilar econmico, e teve de ficar com portos e aeroportos fechados, sem contato com os vizinhos. Estradas e ferrovias foram destrudas ou literalmente lavadas do mapa. Com portos e aeroportos fechados ou operando abaixo da capacidade, os grandes exportadores entre eles Sony, Toyota, Honda, Mitsubishi, Hitachi, ficam sem ter como despachar a produo. E isso pode agravar a fraca recuperao econmica japonesa. A gigante de eletrnicos Sony fechou seis fbricas. A Toyota interrompeu a produo em uma fbrica de autopeas e em duas montadoras da provncia de Miyagi (cerca de 300 quilmetros de Tquio), enquanto a Nissan Motor, segunda maior fabricante de veculos do Japo, parou as operaes em quatro fbricas. Uma onda de 10 metros de altura atingiu o porto de Sendai, na provncia de Miyagi, um dos maiores do pas. As reas em torno de Miyagi possuem importantes zonas manufatureiras e industriais, com muitas fbricas de produtos qumicos e eletrnicos. A provncia, sozinha, responde por 1,7% do PIB do Japo. como se de cada 1000 ienes, 17 fossem gerados por essa regio. O governo do Japo teve de criar um pacote de estmulo fiscal para se reconstruir depois dessa catstrofe. O que ocorre que o pas j vinha sofrendo desde 2008 com a recesso. Hoje, de cada 100 ienes do PIB do pas, 10 representam dvidas pblicas. O nmero muito alto
15

em circunstncias normais, e agora o Japo teve que se endividar ainda mais para se reconstruir. O governo anunciou que dever utilizar cerca de R$ 460,6 bilhes (200 bilhes de euros) de recursos de emergncia do oramento do atual ano fiscal que terminou em 31 de maro, afirmaram autoridades do Ministrio das Finanas. Segundo as fontes, o oramento proposto para o prximo ano fiscal tem R$ 7,1 bilhes (350 bilhes de ienes) em recursos para gastos com desastres naturais e R$ 16,4 bilhes (810 bilhes de ienes) em recursos para gastos com medidas econmicas de emergncia. O governo japons vai precisar investir de R$ 300 bilhes nos prximos dez anos em projetos para reerguer as regies afetadas, enquanto os indicadores econmicos mostram um horizonte de recesso, tambm por conta da crise internacional.

8. ALGUMAS CONSEQUNCIAS DO TERREMOTO

Mais de 15.000 pessoas morreram e milhares ficaram desaparecidos; Numerosos incndios em construes instalaes industriais; Milhes de residncias ficaram sem energia eltrica; Veculos e casas foram arrastados pela gua, pontes foram destrudas, plantaes ficaram alagadas;

O Japo teve de dar incio a um racionamento de energia; Vazamento de material radioativo da usina nuclear; Remanejamento de pessoas para locais mais seguros; Racionamento de alimentos, combustveis e gua; Abalo na economia japonesa;

16

9. REAES INTERNACIONAIS O Japo recebeu mensagens de condolncias e ofertas de ajuda de diversos lderes internacionais. De acordo com as Naes Unidas, equipes de busca e resgate de 45 pases foram oferecidas ao Japo. O pas requisitou especificamente equipes da Austrlia, Nova Zelndia, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, solicitou tambm (atravs de sua agncia espacial JAXA) a ativao do International Charter on Space and Major Disasters, permitindo que imagens via satlite das regies afetadas fossem compartilhadas de forma imediata com organizaes de ajuda e resgate. A Alemanha enviou especialistas do Technisches Hilfswerk, enquanto o Reino Unido enviou 70 tcnicos, incluindo dois ces farejadores especialmente treinados para localizar sobreviventes soterrados. Ma Ying-Jeou, presidente de Taiwan, requisitou ao governo a doao de 100 milhes de novos dlares taiwaneses ao Japo, enquanto uma equipe de resgate taiwanesa preparava-se para juntar-se aos esforos humanitrios. O Governo brasileiro enviou nota de solidariedade ao Japo, prestando sinceras condolncias a todo povo japons. O Presidente da Repblica Portuguesa, Anbal Cavaco Silva, enviou uma mensagem de condolncias ao Imperador Akihito e ao povo japons, em nome do povo portugus, pelas vtimas dos trgicos efeitos do sismo e do tsunami que atingiram o Japo.

10.

JAPO 6 MESES APS O TERREMOTO O pas ainda est se reconstruindo, muitos lugares j foram limpos e escombros j

foram retirados. Muitas pessoas ainda se encontram em alojamentos, muitos perderam suas casas no tsunami, outras tiveram que evacuar a casa porque moravam perto da rea de maior radiao, a usina continua desativada e as pessoas continuam afastadas da regio de Fukushima.

17

Figura 10 - Higashi-Matsushima nos dias 11 de maro (topo), 3 de junho (meio) e 1 de setembro (Foto: Reuters) - Fonte: r7.com

18

Figura 11 - rea costeira de Iwanuma nos dias 11 de maro (topo), 3 de junho (meio) e 7 de setembro. (Foto: Reuters) - Fonte: r7.com

19

Figura 12 - Porto de Ishinomaki nos dias 12 de maro (topo), 6 de junho (meio) e 5 de setembro. (Foto: Reuters) - Fonte: r7.com

20

Figura 13 - Antes e depois em Kesennuma, Miyagi. A primeira foto tirada no dia do terremoto e a segunda 6 meses depois, no dia 10 de setembro de 2011 - Fonte: japaoemfoco.com

Figura 14 - Antes e depois de uma rea da cidade de Iwaki em Fukushima, em chamas em 11 de maro de 2011 (antes), aps 6 meses do desastre (segunda foto tirada em 07 de setembro de 2011) - Fonte: japaoemfoco.com

Figura 15 - Antes e depois de uma rea devastada de Kesennuma em 17 de maro de 2011 e a outra em 12 de agosto de 2011 - Fonte: japaoemfoco.com

21

Figura 16 - O mesmo cenrio, a primeira foto tirada em Rikuzentakata, norte do Japo no 13 de maro de 2011 (antes), e a segunda em 09 de setembro de 2011, cerca de seis meses aps o desastre - Fonte: japaoemfoco.com

Figura 17 - Pessoas participam do memorial para as vtimas do terremoto de 11 de maro e tsunami na cidade de Minamisanriku, provncia de Miyagi no dia 11 setembro de 2011 - Fonte: japaoemfoco.com

22

11. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

www.g1.com www.r7.com www.bbc.co.uk/portuguese/ http://brasilescola.com/japao/o-terremoto-no-japao.htm http://curiofisica.com.br http://veja.abril.com.br


http://www.japaoemfoco.com

23

24

You might also like