You are on page 1of 2

FÁBULA: O padre, o rapaz e o menino Dividir a turma em 6 grupos.

Trabalhar o suporte (livro) e o gênero textual (fábula): características e finalidades. Ler o texto, mostrando as páginas do livro. Distribuir o texto xerocado para os alunos. Deixar que leiam o texto em grupo (a professora deve ajudar aqueles alunos que ainda apresentam dificuldades de leitura). Gincana: Interpretar jogando Duração: 1 semana – 1 ponto para cada resposta certa jogo com dados: em cada face do dado uma ordem que o aluno, representante do grupo, deve executar. Para executar o comando ele pode utilizar as fichas de apoio. 2ª feira: identificar informações explícitas:. Face 1 – Identifique os personagens da história Face 2 – Responda: O que o padre e o rapaz faziam? Face 3 - Responda: Quem carregava as malas? Face 4 – O que o menino ganhou? Desenhe no quadro. Face 5 - Responda: de acordo com o padre, quem ficaria com o queijo? Face 6 - Afinal, quem comeu o queijo? Escreva a resposta no quadro. . Fichas de apoio Padre, rapaz Viajavam Quem e o menino pelo mundo, O menino Um queijo tivesse o O menino se divertindo sonho mais bonito 3ª feira: Fazer inferências Face 1- Responda: Qual era a diversão do padre e do rapaz? Face 2- Responda: Por que o menino se cansou? Face 3 - Qual foi a esperteza do padre na história? Responda primeiro e depois imite o padre falando. Face 4 - Responda: qual foi a esperteza do rapaz, ao contar o seu sonho? Face 5 - Face 6 - Explique a esperteza do menino. Face 6 - Responda: Qual a moral da história? Viajar pelo mundo Porque ele andou muito, carregando as malas Inventou uma condição para tentar ficar com o queijo do menino. Utilizou o sonho do padre para inventar o seu. . O menino comeu o queijo enquanto os outros dormiam e justificou com o sonho Nunca devemos duvidar da esperteza dos outros.

4ª feira: 1- identificar assunto do texto, 2- continuidade temática, 3- identificar o gênero textual, 4- identificar a finalidade do texto, 5- identificar o tipo de discurso(direto ou indireto) 6- Interligar informações Face 1- Responda: qual é o assunto do texto? Face 2- Leia a página 4 (com a ajuda do professor) e responda: quem eram os 3 dorminhocos a quem os passarinhos acordaram? Face 3 - Complete: este gênero textual é..... Dê sua principal característica. Face 4 - Responda: para que servem as fábulas? Face 5 - Escolha o cartão que responde a pergunta: quem está contando a história?

porém coerentes com ela). que é. texto lacunados. autor e personagem da história CARTÃO 4 O autor. 5ª feira: Dominar a relação grafema-fonema Trabalhar a escrita dos nomes dos desenhos com ditados visuais. o Fábula Para divertir Disse que de um rapaz e o Conta e ensinar CARTÃO 4 havia menino menino histórias uma lição. ao mesmo tempo. etc . quando subiam para o céu e que por isso o comeu. sonhado que imaginárias o padre e o que ensinam rapaz tinham uma lição. 6ª feira: Compreensão da natureza alfabética do nosso sistema de escrita Montar e desmontar os nomes dos desenhos da história. que é. Trocar letra dos nomes dos desenhos. ao mesmo tempo. que não faz parte da história Face 6 – Responda: como o menino justificou ter comido o queijo sozinho? Cartões de respostas. cruzadinhas. dado o queijo para ele. . autor e personagem da história CARTÃO 3 O rapaz que é. ao mesmo tempo. texto lacunado (partes da fábula onde o aluno deve preencher o espaço com o nome dos desenhos. caçapalavras. (preencher os espaços com nomes diferentes dos da história. Formar palavras novas utilizando sílabas dos nomes dos desenhos. para consulta (recortados e misturados): A esperteza O padre. que devem ser dados aos grupos. formando outras palavras.CARTÃO 1 O padre. autor e personagem da história CARTÃO 2 O menino.

Related Interests