You are on page 1of 11

Bit Torrent – Tutorial Completo

Se você é um produtor de [BP]Hollywood[/BP] pare de ler por aqui. Se for um usuário querendo aprender como funciona o mais eficiente sistema de troca de arquivos inventados, veio ao lugar certo. Com este tutorial qualquer novato que nunca baixou um [BP]MP3[/BP] irá utilizar o Bit Torrent para buscar [BP]filmes[/BP], [BP]livros[/BP], [BP]músicas[/BP] [BP]seriados[/BP] e programas compartilhados na Internet. Tutorial completo com links e arquivos.

HISTÓRIA ANTIGA
Até o século passado, transmissões de arquivos era coisa séria. Ou você assinava um serviço como o RENPAC da Embratel, um serviço de EDI como o do Infolink ou ficava à própria sorte, lidando com modems, protocolos e handshakes. Se você não sabe o que é zmodem, kermit e zoltrix, você é uma criatura mais feliz. No tempo do BBS a comunicação era linear. Um usuário baixando um arquivo não interferia no download de outro usuário, mas também não ajudava. Era frustrante subir um arquivo, cheio de vontade, para descobrir que outro havia subido o mesmo arquivo minutos antes. Também não importava se todos menos você tinham o arquivo. Seu download não ganhava nem perdia. Com arquivos de 16 ou 20Kb tudo bem, mas o advento do Netscape, o primeiro arquivo realmente grande a ser distribuído, tudo ficou pior. Não havia o conceito de recomeçar um download do ponto onde havia parado, as conexões eram lentas; em sua maioria trinta ou quarenta usuários compartilhavam um link de 64Kb. Isso atrasou muito a principal função da Internet, que é a troca de arquivos de sacanagem. Embora a quantidade de usuários e sua pulverização pelos quatro cantos do planeta tenham matado o conceito de BBS, as alternativas de distribuição de arquivos ainda refletiam aquele modelo inicial. Até hoje um download via FTP não passa de dois computadores enviando e recebendo pacotes de informação relativos a um arquivo, independente do que os computadores em volta estejam fazendo.

NAPSTER, GNUTELA E OUTROS BICHOS

A primeira geração de programas peer-to-peer assumia que uma enorme quantidade de gente tinha arquivos a compartilhar, e seria benéfico fornecer uma ferramenta para que essas pessoas interagissem entre si. Funcionou muito bem. Bilhões de músicas passaram

um formato de compressão chamado divx. . na prática são quase impossíveis de baixar pelas redes tradicionais. troca condicional. basta clicar. Você não ganhava nenhuma vantagem por baixar um arquivo popular. tornando o MP3 um formato conhecido e tirando o sono das gravadoras. uma versão politicamente correta da ferramenta. O VERDADEIRO PONTO-A-PONTO A humanidade estava razoavelmente satisfeita com o modelo existente. Nada garante que um arquivo baixado seja realmente o que você espera. Os programas como o Gnutella. os arquivos em geral eram músicas individuais em mp3. E uma eternidade de espera para baixar cada um deles. embora tenham disponibilidade teórica. MPAA – Motion Pictures Association of America – São o mal. que ainda sobrevive. Sério. mutado no Kazaa sofriam da mesma limitação. E o leitor de DVD para micros. um container de maldade contra a MPAA. e ninguém sentia realmente as deficiências do modelo. Outro inconveniente é o modelo de fila. A MULA Seria uma alternativa interessante o eMule. São Satã em pessoa. Pouca gente tinha banda larga. em alguns casos até consegue-se o máximo em egoísmo on-line. um programa que integrava essa bagaça toda. Eles querem impedir que você empreste seus discos. Só permito o download do arquivo A se você compartilhar. mas mérito de gerenciarem melhor os downloads logo foi ofuscado por uma tendência a trazer muitos arquivos falsos.) e presto! Temos filmes inteiros em excelente qualidade. como ordem de chegada. O [BP]Napster[/BP] baixava os arquivos de um usuário de cada vez. DICA: As figuras são ampliáveis. Junte uma gota de inventividade. Entretanto nem tudo são flores.pelo Napster. Tela do NeoNapster. Condiciona-se o download de um arquivo a diversos fatores. já está violando a licença. Então veio o [BP]DVD[/BP]. Se juntar cinco amigos. Por isso muitos arquivos. para mim. quantidade de arquivos disponíveis do *seu* lado. spams. vírus e pornografia ilegal. E o DeCSS. o arquivo B. Leia o texto de alerta em qualquer um de seus DVDs.

todo membro de um enxame (o termo que compreende os computadores conectados a um arquivo torrent) é tanto receptor quanto transmissor. como distribuir uniformemente um arquivo para o maior número de pessoas simultaneamente? 2. que provavelmente tinha uma enorme coleção de filmes educativos de domínio público. pensou no problema.Uma visão não muito exagerada da RIAA. Por definição. que na verdade tem duas partes: 1. omo evitar filas e sobrecarga de servidor quando da fase inicial. chamado Bram Cohen. Modelo Tradicional: Um servidor. ou poucos computadores possuem o tal arquivo? A solução proposta foi simples e elegante. Veja na figura abaixo o modelo tradicional versus o modelo torrent. nenhuma interação entre clientes . onde somente um. NASCE O TORRENT Um sujeito muito inteligente.

EXEMPLO PRÁTICO . Se o mesmo sair do ar. dados para autenticação. Com isso você evita baixar “O convento das freiras lésbicas karatecas assassinas” renomeado para “Bambi”. Um tracker tem outras funções. o servidor ainda existe. então alguns trackers impõe limites para quem só recebe sem dar nada em troca.fonte: Wikimedia Modelo Torrent: Um tracker. Isso gera uma enorme carga no servidor. principalmente. mas nunca limitando qualitativamente o conteúdo. No modelo torrent. clientes interagindo e trocando dados entre si fonte: Wikimedia No modelo tradicional temos um servidor que controla as transferências. Controla sua relação de envio / recebimento. Isso é ruim par todo mundo. Nada daquele esquema de trocas de alguns servidores do eMule. diga adeus.Torrent com as informações básicas do arquivo compartilhado. os pacotes e arquivos disponíveis. quem está com o quê.sim. endereço do(s) tracker(s). um torrent pode ser referenciado por mais de um tracker de cada vez – e. como tamanho. Ou o contrário. nome. Alguns usuários não entendem o conceito de compartilhar e forçam seus clientes para que somente recebam. Na prática só serve para guardar o arquivo . É chamado de tracker.

nada acontece. a fim de facilitar para a Comunidade Brasileira e especialmente os que não entende Inglês. Ele está aos poucos enviando o arquivo para esse Leecher. Veja como ele imediatamente elege um Leecher aleatoriamente como primeiro receptor. Ideal que fique com uns 10. Leecher é que chupa. Os comandos são simples: Tecla “+” adiciona um Leecher ao conjunto. Precisamos de um Seeder. estão apenas indexados e foram tirados de sites estrangeiros. Outro tutorial Bit Torrent Download • µTorrent Aviso: Os arquivos direcionadores (torrents) não são nossos. portanto eventuais problemas como conexão e tracker não tem nada a ver com o nosso site. Vamos simular a criação de uma nova . em seguida tecle “+” umas 3 vezes. Tecla “s”. Com 3 ou 4 círculos orbitando. sem sobrecarregar nenhum dos nós da rede. Resumo . A essa altura sua tela deve estar uma teia de aranha de informações se entrecruzando.torrent no cyberespaço. mesmo sem ter terminado o arquivo. Aguarde alguns segundos para que a os mais recentes passem a receber dados. Veja como alguns nós bem posicionados recebem dados de diversas fontes simultaneamente! Se você tiver paciência. Esse espaço representa seu arquivo. Vamos entendê-lo: Existem dois tipos de pontos em uma rede torrent: Os Seeders e os Leechers. Clique a Applet para ela ganhar o foco. mas por enquanto tudo ainda é igual ao modelo do eMule. Verá que aparecem círculos com um espaço vazio. Este programa é um excelente exemplo de funcionamento do Bit Torrent. Imagine isso em um ambiente de banda larga! A eficiência é assombrosa. verá o nó mais antigo se transformar em um Seeder. Idéia de gênio. Acrescente mais uns 5 ou 6 nós.org.A Applet abaixo foi desenvolvida pelo pessoal do site http://aphid. Está sendo hospedada no meu servidor para não consumir a banda deles. Em algum momento esse nó inicial irá começar a compartilhar com os outros. Seeder é que semeia um Torrent. tecla “s” adiciona um Seeder.

de um arquivo . Por isso o nome Bit Torrent. jogo. Ele literalmente funciona como uma torrente de bits. enfim qualquer tipo de arquivo que outros usuários estejam compartilhando.torrent contém informações sobre diferentes downloads. Uma informação importante: O Bit Torrent compartilha APENAS o arquivo que você está baixando. O Bit Torrent realiza múltiplas conexões simultâneas para upload e download.torrent. O Bit Torrent é um programa de código fonte aberto o que garante muita segurança. mas rápido será seu download. Como faço um download com o Bit Torrent? Para fazer um download com o Bit Torrent você precisa. Como no começo do download você não possui nenhuma parte do arquivo para compartilhar sua velocidade fica muito reduzida. À medida que você tiver um pedaço maior do arquivo mais pessoas se conectarão a você para baixar essas partes e conseqüentemente seu download aumentará de velocidade.torrent daquele filme. A velocidade de download é proporcional a velocidade de upload. Ele trabalha de forma distribuída pois ao mesmo tempo em que você está fazendo download outros Internautas puxam do seu micro as partes do arquivo que você já recebeu. jogos. Um arquivo . Show! Quem não sabe disso e já tentou utilizar o BitTorrent pode ter ficado frustrado e desistido de utilizá-lo ao ver no início do download a informação de que poderia demorar por exemplo 380 horas para baixar um determinado arquivo. Não se preocupe com interrupções no processo de download. Muito interessante. De posse do arquivo . música. se você quer baixar um filme precisará do . quanto mais gente estiver puxando partes de você. O Bit Torrent sempre continua o download do ponto onde parou e checa automaticamente a integridade dos arquivos.torrent é um arquivo minúsculo que contém as informações necessárias para que o Bit Torrent possa localizar e baixar um programa. Se tivesse aguardado mais 5 minutos veria que o tempo restante mudaria para 2 horas e depois iria diminuir ainda mais. Através dele é possível baixar filmes.O Bit Torrent é o sistema mais prático e rápido para compartilhamento de arquivos na Internet. Nenhum outro arquivo do seu computador será compartilhado quando você utilizar o Bit Torrent. . filme ou qualquer outro tipo de arquivo compartilhado. Ou seja. antes de mais nada. Cada arquivo . Ou seja.torrent é só dar 2 cliques nele e o Bit Torrent iniciará o download. Começa devagar e vai acelerando progressivamente. Justamente por esse motivo o início do processo de download é um pouco lento.

Essa pessoa tem a copia completa do livro.42-50. Dessa maneira a banda da rede e utilizada o mais eficientemente possível.um tracker pode manejar uma quantidade realmente enorme de usuários. Primeiro. Essa pessoa que chamamos de "S"e chamada de seed ou semente na terminologia do bittorrent.usando muita pouca banda.ate que todo mundo anuncie o que tem. O pessoal na mesa coordenada a troca de partes do livro ate que todo mundo tenha tudo. A pessoa A anuncia que ele tem as paginas 1-10. 2) Como o bittorrent se compara com outras formas de transferência de arquivo? . Pessoa B anuncia que tem as paginas 11-22.em contraste com outros protocolos de transmissão de arquivo.Pessoas A.e eles são capazes de compartilhar entre si.sem lhes dar a copia inteira para todo mundo que esta interessado.os usuários conectam-se cada um com outro diretamente para receber e mandar pedaços do arquivo.mesmo que ninguém deles tenha o livro todo. Contudo como o servidor central(chamado tracker) que coordena as ações de todos os peers. todos tem a maioria do livro entre eles.Pessoas C. Cada pessoa na mesa pode ao mesmo tempo falar e conversar com qualquer outra pessoa da mesa.e 75. Ele da diferentes partes para pessoas diferentes.É baseado na natureza peer-to-peer(usuário a usuário) .23. O processo continua ao redor da mesa.então elas coordenam isso e o A da a elas. O tracker apenas maneja conexões. A filosofia chave do bittorrent e que o usuário faca o upload ao mesmo tempo do download.E estão com falta dessas paginas que A tem. Essas pessoas estão tentando terminar a copia completa de um livro.eles todos precisam falar com ele.uma pessoa pode compartilhar o livro que tem.com muitas outras pessoas.copias dessas partes perdidas. As pessoas completam a copia do livro.então ela lhes da copias das paginas que tem. Bittorrent é designado para trabalhar melhor se o numero de pessoas interessadas em um certo arquivo aumenta. Depois de um curto período. Ele responde com paginas que ninguém no grupo tem. Dessa maneira.D.31-37 e 6370.Faq O que é o BitTorrent? Bittorrent é um protocolo designado para a transferência de arquivos.a qual chamaremos de "S". Tem também outra pessoa na mesa.quando todo mundo acabo de chegar.e o que esta faltando.para pegar o seu primeiro set de paginas. Uma analogia para descrever esse processo seria tentar visualizar um grupo de pessoas sentada numa mesa. Contudo as pessoas são espertas o suficiente para não pegar todas as mesmas paginas dele.então não precisa que nada lhe seja enviado.D e E falam para o B que eles gostariam de ter algumas de suas paginas.

Um servidor central que envia o arquivo inteiro para um cliente que o requisito isso e como http e ftp funcionam. Outro problema comum associado algumas vezes com estes sistemas.direct conecte. Arquivos obscuros ou antigos tendem a não ser disponíveis(dependendo do interesse) . uma vez que os servidores tem que ser dedicados a tarefa de servir. Onde posso baixar o bit torrent? -> µTorrent .especialmente se comparado com outros métodos. Outro método de transferência de arquivos que se tornou popular recentemente:a rede peer-to-peer(ou ponto a ponto) . Os clientes apenas falam com o server e não entre si. E melhor voltado para arquivos novos que tem uma grande quantidade pessoas interessadas.contudo as versões novas de alguns clientes permitem o download de um arquivo único de varias fontes com altas velocidades.porque a uma chance muito maior que o arquivo popular seja disponibilizado por um grande numero de peers.A vantagem aqui é que os arquivos podem ser compartilhados sem se ter o acesso próprio ao servidor. e os arquivos são usualmente sempre disponíveis.e tem que estar sempre conectados com Internet.usuários comuns da Internet podem compartilhar arquivos.gnutella. O bittorrent se parece mais com a usenet.O método mais comum pelos quais arquivos são transferidos na Internet é o clienteservidor modelo..edonkey.ou ambos. Entretanto esse modelo tem um problema significativo quando os arquivos são muito grandes ou muito populares. Tipicamente o downloader recebe um arquivo de uma fonte única. As maiores vantagens desse método é que ele e simples de ser setado. O numero de arquivos disponibilizados tende a ser muito bom.como sistemas como kazaa.O cliente oficial Onde posso encontrar trackers de torrents? MG TORRENTS .Na maioria dessas redes..e que o protocolo de pesquisa. Arquivos parcialmente baixados não são comunemente disponibilizados para outros peers. contudo alguns clientes mais novos tem essa funcionalidade disponibilidade e geralmente dependente da boa vontade dos usuários. O problema discutido acima da popularidade do numero de downloads. aqui não tem efeito. etc.Meu preferido -> BitTorrent .Bittorrent também lida bem com arquivos que tem uma demanda bem alta.conectando diretamente um com outro ou ponto-a-ponto.contudo velocidades de download para arquivos obscuros(ou pouco conhecidos) tende a ser muito lenta. resulta num numero limitado de resultados por cliente.

Quando você abre um torrent.então os pedaços perdidos podem ser transferidos. ->tracker: Um servidor na Internet que atua coordenando a ação dos clientes bittorrent.alguém com o arquivo completo(o seed) tem que se conectar ao swarm.etc) ->torrent: Geralmente isso se refere ao pequeno arquivo metadata que você recebe do webserver(o que termina com . Você pode também salvar o arquivo torrent localmente no seu sistema. ->seed: Um computador que tem uma copia completa de um certo torrent.alguém tem que ser o seed para que o mesmo esteja disponível para outros.Metadata significa que o arquivo contem INFORMAÇÃO sobre o arquivo que você deseja fazer o download.para distinguir deles das pessoas generosas que completaram seus downloads. Algumas pessoas podem também se referir aos peers como leeches. Usualmente um pedido de ressed vem junto com uma promessa implicita que quem requisito deixara seu cliente aberto apos um período(adicionar longividade ao torrent) . Uma vez que o seu cliente termina o download. Isso é o que e enviado ao seu computador quando você clica num link de download num site.então o swarm consite the você e essas 13 outras pessoas. Você pode também iniciar um bittorrent(bt) cliente com o arquivo completo. Por exemplo se você inicia o seu bittorrent cliente e ele te fala que você esta conectado a 10 peers e 3 seers.O que todas essas palavras significam?(seeding.sua maquina vai checar com o tracker.sem ter que achar o link novamente.ele vai continuar aberto ate que você clique no finish(ou qualquer coisa que faca você fechá-lo) .e clicá-lo para abrir o download bittorrent.para ajudar os outros. ->peer: Peer é um outro computador na Internet que você conecta para transferir dados.terminando o download.ele ira connectar e ira enviar(ou seed) o arquivo para outros. Geralmente e considerado uma boa maneira continuar o seeding the um arquivo depois que você termino o download.parando) .uploading. Isso e chamado resseding. Quando isso acontece. Geralmente um peer não tem o arquivo completo.uma vez que não a ninguém no swarm them os pedaços perdidos. Isso e útil se você deseja re-abrir o torrent mais tarde.então e importante ser um seed para um novo torrent. Periodicamente ao longo da transferência.Se o tracker estiver offline e você tenta abrir um torrent.torrent) . Lembre-se o tracker não sabe nada sobre o atual CONTEÚDO do arquivo.e uma vez que o BT check o arquivo.Isso e conhecido como ser um seed ou seeding.share rating.falando para ele o quanto você já fez o download e upload quanto falta para terminar e o seu estado(começando. ->ressed: Quando a zero seeds para um determinado torrent(e não a peers o suficiente para distribuir a copia) .não os dados em si.sua maquina contacta o tracker e pergunta por uma lista de peers para contactar.então eventualmente todos os peers vão ficar paralizados com um arquivo incompleto.e deixam o cliente rodando para rodar como seed. Também quando um novo torrent e postado a um tracker.senão ele seria chamado seed.então .pela bonda de outro resseding o arquivo ->swarm: Um grupo de maquinas que esta coletivamente conectada a um arquivo em particular.

torrent e dar o upload dele para um server.quando você esta fazendo o download de um torrent em particular.e você quer torná-lo disponível para outros.para a maioria das pessoas e suficiente abrir 6881-6889.bittorrent não usa udp) .(que significa abrir localmente o torrent no seu cliente.etc.se você abrir mais bittorrenet clientes.e deixar o cliente aberto tentando.estão sendo uploaded para outros peers. Os trackers que o bittorrent tem que se conectar geralmente usam a porta 6969. Isso significa que o seu cliente primeiro tenta a porta 6881. BitTorrent fala que estou uploading.isso depende.e quando perguntando aonde salvar o arquivo.O cliente começa com a porta mais baixa e seqüencialmente tenta portas maiores. E por isso que você . Se um tracker fica offline durante um torrent(você já esta conectado com alguns pontos e já esta falando com os peers) ..e ira ver o tanto que já foi puxando.então a melhor maneira e simplesmente esperar.ele aloca espaço para o arquivo inteiro.2 e posterior esse intervalo foi extendido para 6881-6999(Essas portas são todas para uso do tcp. Porque o meu arquivo de download e tão grande. Bittorrent geralmente trabalha bem com nat.simplesmente clique no mesmo torrent link novamente. Para firewall a dica e liberar portas da 6881 ate a 6889 e a porta 6969 para se conectar ao tracker. Isso e normal. As partes desse arquivo(s) que você já tinha feito o download. Não a um "diretório compartilhado" comparado com outras aplicações peer-to-peer. Bittorrent ira olhar que o arquivo já existe.os arquivos parciais estarão localizados no seu HD.2 do bittorrent as portas padrão estavam entre 6881-6889.e então seed o arquivo.você será capaz de continuar transferindo para esses peers.você primeiro deve criar um arquivo .ele então recomeçara de novo do próximo pedaço.e deixá-lo aberto para servir de seed) O que acontece se eu cancelar um download?Como posso fazer o resume? Bittorrent suporta totalmente você parar e depois resumir um download parcial.depois 6882.Posteriormente você realmente só precisar abrir mais portas.ate que ele possa achar uma.que arquivos estou compartilhando? O que esta sendo mandado? Não se preocupe. Você não tem que fazer nada em especial.você esta também fazendo uploading desse torrent ao mesmo tempo.mas eu fiz download apenas de uma pequena parte? Quando o bittorrent inicia .selecione a mesma localização da ultima vez. Se você cancelar um download antes dele terminar.você incapaz de conectar. Geralmente erro de tracker são temporários.mas nenhum peer novo vai ser capaz de conectar em você.Mas anda impede que os trackers usem outras portas. Se você tem um certo arquivo ou arquivos. Da versão 3. Para resumir uma transferência.... Que portas o bittorrent usa? Ele funcionara com firewall/NAT? Antes da versão 3.

A razão para isso e porque.ele faz o download em pedaços.Uma vez que você tenha o arquivo inteiro. Seeding e o processo de conectar com um torrent.que o download do arquivo começa do inicio ao final.e notara que ele já esta completo. O que é seeding? Como eu faço isso? Porque eu devo deixar o cliente aberto depois de terminar o download? Seed e um cliente que tem o arquivo completo.depois que você terminar o download do arquivo. Bittorrent ira então checar o arquivo.vê a barra de progresso se movimentar pela tela. A 2 maneiras de fazer isso: ->Deixar o cliente aberto depois do processo de download terminar.bt download acontece em ordem randômica. Ao contrario de http e ftp. .então ele continuara conectado ao tracker e servira como seed Espero que tenha ajudado.torrent já salvo) e selecionando o arquivo que já esta completo.e o cliente bittorrent restantes conectados ao swarn.sending para outros usuários ate você fechá-lo. ->Clicando num torrent link(ou abrindo um arquivo .você ira se tornar um seed.e esses pedaços chegam em ordem aleatória.