You are on page 1of 3

JAVA

 Origem Como tudo começou? 1. Linguagem originalmente desenvolvida para eletrodomésticos, portanto, simples e portável 2. Foi projetada para ser uma linguagem com características modernas de programação 3. Nasceu considerando a Internet como ambiente operacional.  Java A tecnologia Java está presente em mais de 4,5 bilhões de dispositivos, incluindo: 1. Mais de 800 milhões de PCs. 2. 2,1 bilhões de telefones celulares e outros dispositivos portáteis (fonte: Ovum). 3. 3,5 bilhões de cartões inteligentes. 4. Além de set-top boxes, impressoras, webcams, jogos, sistemas de navegação para automóveis, terminais lotéricos, dispositivos médicos, guichês de pagamento de estacionamento etc. Por que os desenvolvedores de software preferem o Java O Java foi testado, refinado, ampliado e experimentado por uma comunidade dedicada. E, com mais de 6,5 milhões de desenvolvedores, é a tecnologia mais ampla e ativa do planeta. Com sua versatilidade, eficiência e portabilidade, o Java tem valor inestimável para desenvolvedores, pois permite: 1. Criar um software em uma plataforma e executá-lo em praticamente qualquer outra. 2. Criar programas para execução em navegadores e serviços da Web. 3. Desenvolver aplicativos no lado do servidor usados tanto em fóruns, lojas e pesquisas on-line, como no processamento de formulários HTML, e muito mais. 4. Combinar aplicativos ou serviços usando a linguagem Java para criar aplicativos ou serviços altamente personalizados 5. Criar aplicativos potentes e eficazes para telefones celulares, processadores remotos, produtos de consumo de baixo custo e praticamente qualquer outro dispositivo com tecnologia digital.

 Desenvolvimento em Java 1.oferece suporte de alto nível para: acesso à Internet/WWW.  Acesso a arrays é verificado. Adequação a diversas metodologias  Java Eliminou 1.  Tratamento de Exceções. Distribuída . objetos distribuídos (RMI e Corba) e arquivos e BDs remotos.. Diversas bibliotecas auxiliares 4. Java é Dinâmica  Novas bibliotecas e funcionalidades podem ser inseridas na plataforma  Download automático de applets na internet . Variáveis e funções globais Ponteiros Goto Tipos fracos Necessidade de Remoção de objetos  Características de Java 1.  Variáveis são inicializadas automaticamente.. imagens .  Fortemente tipada. Java é Robusta  Ausência de ponteiros. internet. 2. 5. O desenvolvimento em Java é fortemente associado a um processo de software 2. Orientada a objetos .  Exceções Tipadas. 4. acesso remoto. 4. arquitetura distribuída.  Coleta de lixo automática (garbage collector). Java é uma linguagem simples. 2. 3. som. 5. Java tem suporte para Concorrência  Facilidades para implementar multiprogramação  Threads  Suporte ao controle de concorrência  Synchronized  Monitores 6. Existem diversas ferramentas de apoio 3.usa todos os conceitos envolvidos em OO 3. banco de dados. Arquivos. 5.

7. Java é Compilada e Interpretada Código fonte  ByteCode  Execução .  O bytecode funciona do mesmo jeito (teoricamente) em qualquer plataforma. Java é Portável  O código fonte é transformado em um código de uma máquina  Virtual (Java Virtual Machine) chamado bytecode.  A plataforma de execução deve apenas possuir uma JVM (Java Virtual Machine) 8.