You are on page 1of 6

Anhanguera Educacional Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação Bacharelado em Sistemas de Informação

Atividades Práticas Supervisionadas Relatório da Etapa <X> <Nome do Relatório>
Disciplina: <Nome da Disciplina> Professor: Rodrigo Amorim Porto Semestre: <Semestre> Grupo: <Número do Grupo> (Consultar a lista de Grupos no Moodle) RA Nome <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> Brasília – DF

<data: DD/MM/AAAA> Anhanguera Educacional – FACNET – Sistemas de Informação – ATPS 2 .

Acentuação. 1. Estrutura 2. do conteúdo. a partir da Introdução até o final (referências. Os itens abaixo apresentados representam parte dos elementos que serão analisados e avaliados e que participarão da atribuição da nota final do artigo. Texto contínuo: O conteúdo do relatório deve ser escrito em texto contínuo. bem como de qualquer outra fonte.3. não permite a cópia. Também destaco que o registro de uma página da Internet nas referências. deve ser preservada a autoria do conteúdo. também fica caracterizado o plágio.Prezados Alunos. sem menção da fonte original e do seu respectivo autor. Rodrigo Porto REVISÃO DO ARTIGO – RESPONSABILIDADE DO ALUNO Prezado(a) Orientando(a). na seção ‘Referências’ (final do relatório). a fim de corrigir eventuais inconsistências nas citações ou mesmo esquecimentos. Palavras estrangeiras: Devem estar em itálico. das fontes consultadas. Também é obrigatório o registro. 1. Conteúdo 1. mesmo que seja um parágrafo ou frase.4. Portanto. Concordância e Plural: Devem estar de acordo com as normas regentes na Língua Portuguesa. A verificação e ajuste destes elementos no conteúdo do artigo é de exclusiva responsabilidade do aluno. oriento que os alunos revisem todo o conteúdo do relatório. ou seja. Anhanguera Educacional – FACNET – Sistemas de Informação – ATPS 3 . Em tabelas e quadros. Siglas: Na primeira ocorrência deve ser apresentado o significado. 2. Ao entregar o relatório para avaliação. inseridas no editor de texto. autor do artigo. 1. os alunos do grupo sinalizam a sua concordância e ciência com os termos acima apresentados. solicito a leitura atenta das instruções/orientações abaixo.2. com fonte Arial tamanho 10 e centralizado na linha. tendo como consequência. Legenda – Tabelas e Quadros: A numeração deve ser sequencial por tipo de elemento. não devem existir quebra de página ou quebra de seção. AUTORIA DO CONTEÚDO – COMUNICADO APRESENTADO A TODOS OS GRUPOS Prezados Alunos. Exemplos: “Internet Protocol (IP)” e “Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.1. artigo e páginas da internet. a atribuição da nota 0.0 (zero) aos alunos do grupo na referida etapa da ATPS. Por fim. é caracterizado como plágio. visto que o relatório representa o extrato de um trabalho que já foi realizado. ou que ainda está acontecendo. a legenda deve ser apresentada acima do elemento. Atenciosamente. deve ser corretamente citado. Conteúdo apresentado na íntegra. Evitar o tempo verbal futuro. A correção do relatório levará em consideração o pleno atendimento aos requisitos abaixo apresentados. Neste caso.1.5. As posteriores podem referenciar somente a sigla. 1. 1. Tempo verbal: Utilizar presente ou passado. apêndices ou anexos). na íntegra. comunico que o processo de correção do relatório também prevê a consulta das fontes referenciadas e citadas e a sua correta apresentação no artigo. Assim. Comunico que o conteúdo extraído de livros. conforme normas ABNT vigentes.

Consiste na reprodução da ideia do autor consultado. São apresentadas no rodapé da página. aconselha-se a inclusão de borda nas figuras. O grupo pode utilizar a estrutura abaixo ou ajustar o conteúdo do relatório conforme necessidade. Atentar para a classificação da citação para a sua correta apresentação. Citação Direta – Destacada do texto (mais de 3 linhas): Ocupa mais de 3 linhas. Citações e Referências 4. evitando interrupções no texto e facilitando o acesso às informações. em fonte menor e com espaço simples. 4. Referências: Todas as fontes consultadas devem estar relacionadas nas referências. Citação indireta: Também exige a apresentação da fonte consultada. A legenda deve ser apresentada abaixo da figura. de acordo com a norma ABNT NBR-6023 e o tipo do material consultado. As referências devem estar corretamente apresentadas. com espaço simples.4. Nota de Rodapé: Tem como objetivo fornecer informações complementares. Legenda – Figuras: A numeração deve ser sequencial. numeradas sequencialmente. 4.2. na mesma fonte do conteúdo. para delimitar a sua área. porém em tamanho menor.3. mantendo o seu significado original. (ii) Bibliográficas. Podem ser: (i) Explicativas. Anhanguera Educacional – FACNET – Sistemas de Informação – ATPS 4 . dentro do parágrafo e no mesmo padrão do texto. 2.1 Formulação do problema Texto. indicadas por um asterisco.2. a seção ‘Referências’ é obrigatória. sem aspas e com 4 cm de recuo da margem esquerda. Atentar para a classificação da citação para a sua correta apresentação. com fonte Arial tamanho 10 e centralizado na linha.2. Parágrafo distinto. 1 INTRODUÇÃO Texto. Deve ser apresentada entre aspas. REFERÊNCIAS Abaixo é apresentada uma sugestão da estrutura de tópicos para o relatório. por ordem alfabética. 4. No entanto. Citação Direta – Inserida no texto (até 3 linhas): Ocupa até 3 linhas e apresenta aspas. 4. 1.1. Importante: Todas as citações realizadas no relatório devem se relacionar a uma referência presente na seção ‘Referências’. A fim de facilitar a visualização.3.

Anhanguera Educacional – FACNET – Sistemas de Informação – ATPS 5 . Destaco que cada tipo de fonte utilizada (livro. Marco. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Texto. 1ª ed.2 REFERENCIAL TEÓRICO Texto. Simone Diniz Junqueira. revista. 2010. Sistemas Inteligentes de Apoio a Decisão .2002. 4 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Texto. etc) possui uma forma diferente de apresentação. Interação humano-computador. Marley. REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS Todas as fontes consultadas e citadas no relatório devem ser apresentadas nesta seção. Abaixo estão alguns exemplos: BARBOSA. PACHECO. São Paulo: Interciência. VELLASC. 1ª ed. atentando para o padrão previsto na norma ABNT NBR 6023. 3 METODOLOGIA Texto. 2007. artigo. site. Rio de Janeiro: Elsevier.

2009. DENIS. BOYLE. L. F. Anhanguera Educacional – FACNET – Sistemas de Informação – ATPS 6 .LAUDON. Saber preparar uma pesquisa. CONTANDRIOPOULOS. São Paulo: Hucitec-Abrasco. CHAMPAGNE. POTVIN.. J. Brasília: UnB. 1ª ed. L. São Paulo: Pearson. Metodologia da pesquisa. P. Kenneth. Jane P. C.. 1994. A. 2009.-L. ZANELLA.. Apostila elaborada para o curso de administração na modalidade a distância. H.. Sistema de Informação Gerenciais.-P. LAUDON.