You are on page 1of 2

UFCD_3290_Crianças com necessidades específicas de educação (NEE

)

Atividade prática
Em grupos de 4 elementos, assinalem o carater verdadeiro (V) ou falso (F) das seguintes frases, justificando as vossas respostas:

1 – Em Portugal, o primeiro Instituto Oficial de Ensino Especial a ser criado foi o Instituto das crianças com deficiências mentais. 2 – Apenas no século XX é que se verificou a criação de Asilos e Institutos para apoio às crianças com necessidades específicas de educação. 3 – Em 1997 são criadas as classes especiais nas escolas secundárias. 4 – A criação da Associação de Deficientes das Forças Armadas foi criada após o 25 de abril. 5 – O princípio da “escola para todos” entrou em vigor em Portugal a partir dos anos 90. 6 – Este princípio permitiu, a nível legislativo, adaptações curriculares no processo de ensino-aprendizagem e eliminação de barreiras. 7 – A educação especial é uma modalidade normal de educação. 8 – O princípio da escola inclusiva foi devidamente aplicado sem se verificarem quaisquer dificuldades. 9 – O fraco conhecimento acerca da deficiência constitui um entrave à escola inclusiva.
Técnico/a de Acão Educativa

11 – A educação era encarada como um problema das próprias crianças. altos níveis de escolaridade. diretamente causado por doença. mas nunca por acidente.UFCD_3290_Crianças com necessidades específicas de educação (NEE) 10 – As crianças com deficiências apresentam em média. 12 – A sociedade encarou sempre da mesma forma a problemática das crianças com necessidades específicas de educação. Bom trabalho! O formador Diogo Lima 2012 novembro de Técnico/a de Acão Educativa .