You are on page 1of 13

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto

de 2011 Temtica 1: Informao, Contedos e Conhecimento na Sociedade da Informao

A Representao Temtica da Informao no Desenvolvimento de Banco de Dados Destinados a Bibliotecas

Marcio Bezerra da Silva


m_informatica@hotmail.com Universidade Federal da Paraba

Dulce Amlia de Brito Neves


damelia1@gmail.com Universidade Federal da Paraba

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo terico sobre a contribuio da Representao Temtica da Informao na construo de Banco de Dados (BD) destinados a Bibliotecas, criadas com o intuito de armazenar, em um determinado local, produes do conhecimento, objetivando o acesso rpido e fcil aos mesmos, com nfase na funo cultural e educacional. Aborda a orientao de um prottipo de BD, por meio de uma pesquisa bibliogrfica, embasada em livros, artigos cientficos, monografias, teses e sites, a ser construdo para atender as necessidades informacionais de determinada comunidade. Compreende a importncia da Representao Temtica da Informao para na construo de realidades a serem inseridas em ambientes digitais, como os BDs. Busca atender aos anseios da comunidade com o objetivo maior de realizar um estudo terico sobre o uso da Representao Temtica da Informao em BD, alm de citar as insatisfaes dos usurios da comunidade, determinar as aes de atuao do BD na comunidade e elencar as contribuies da Representao Temtica da Informao no prottipo de BD. Acredita--se que a Representao Temtica da Informao pode ser inserida na construo de BD na Modelagem Conceitual, por esta ser uma etapa que exige concentrao na observao dos fatos relevantes que ocorrem na realidade, com a finalidade de construir um sistema que possa automatizar as necessidades de informao.

PALAVRAS-CHAVE:

Banco de Dados. Biblioteca Pblica. Indexao. Modelagem Conceitual. Representao Temtica da Informao.

Trabalhos tcnico-cientficos

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 1 Introduo As Unidades de Informao foram criadas com o intuito de armazenar, em um determinado local produes do conhecimento, objetivando o acesso rpido e fcil aos mesmos. As bibliotecas pblicas, particularmente voltadas ao uso da comunidade em geral, por exemplo, d nfase a sua funo cultural e educacional, buscando oferecer, aos seus usurios, servios de qualidade voltados s suas necessidades, como a citada ao de acesso ao conhecimento produzido. Neste processo de armazenamento e acesso ao conhecimento, encontramos a informao, cuja vem ganhando cada vez mais valor e direcionando a vida das sociedades. Ela formada por dados e necessita de organizao, estruturao e representao, por meio de signos e smbolos. Atravs do conjunto dessas informaes, o homem monta, elabora o seu conhecimento, necessrio para a sua sobrevivncia, num processo de constante mudana, especialmente a partir dos adventos das Tecnologias da Informao (TIs). As tecnologias vm contribuindo para o aumento e a facilidade de acesso informao. Neste contexto, faz-se necessrio analisar as formas de tratamento, armazenamento e recuperao da informao que possam ser utilizada pelas TIs, dentre as quais, Miranda (2005, p.71-72) destaca as bases de dados automatizadas, os hipertextos, os sistemas especialistas e as redes neurais; a modelagem de dados; e a rede de comunicao eletrnica. A anlise das formas supracitadas deve ser feita conforme os anseios dos usurios, permitindo-os recuperar a informao desejada, de maneira prtica e intuitiva, qualquer que seja o sistema de informao. Entretanto, atender os usurios conforme as prerrogativas apresentadas nos remetem a questes como o ponto de acesso informao; o caminho a ser percorrido pelo usurio at a informao almejada no sistema; a representatividade dos elementos disponveis no sistema; e a recuperao de informao. A preocupao com a representao da informao um dos campos de estudo da Cincia da Informao (CI) tem-se realizados pesquisas com o objetivo de redescobrir, adaptar e estudar novas formas de entender e usar as aes da Representao Temtica da Informao em ambientes digitais, desenvolvidos em reas do conhecimento como a Cincia da Computao (CC). Pois, nem sempre, os sistemas refletem a realidade do usurio, oferecendo recursos que o permitam atender suas necessidades informacionais.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 Na CI, alm da Representao Temtica da Informao, outro campo de estudo que se preocupa a discusso presente a Arquitetura da Informao (AI), definida por Morville e Rosenfeld (2006) como o design estrutural de ambientes de informao compartilhados, por meio da combinao de organizao, rotulao, busca e navegao em sites e intranets. Ao direcionarmos esta compreenso s necessidades informacionais de determinada comunidade, especialmente ao seu acervo, orientamos os alunos da turma do Curso de Informtica do SENAC Paraba (maro-abril/2011), como requisito avaliativo, a desenvolveram um prottipo de Banco de Dados (BD), sendo esta a escolha de estrutura computacional por permitir o cadastro, armazenamento e recuperao de dados, de maneira rpida. Diante destas caractersticas, o BD nos apresenta como uma ferramenta que pode contribuir com a gesto das bibliotecas pblicas. Entretanto, alm do desenvolvimento do prottipo de BD, orientamos os alunos a conhecerem, de maneira mais aprofundada, a realidade dos usurios, nos apresentando a seguinte pergunta: quais os benefcios que a Representao Temtica da Informao poderia oferecer ao desenvolvimento do prottipo? Buscando responder a esta questo, o objetivo maior deste trabalho realizar um estudo terico sobre o uso da Representao Temtica da Informao na construo de Banco de Dados. Alm disso, tambm nos preocupamos em satisfazer as necessidades dos usurios da comunidade, determinar as aes de atuao do Banco de Dados na comunidade e elencar as contribuies da Representao Temtica da Informao no prottipo de Banco de Dados. Nesse sentido, no domnio da biblioteca pblica, o BD uma das estruturas computacionais, dentro de uma gama de possibilidades de uso da TI, que visa atender as necessidades sempre crescentes de informao, cultura e lazer de seus usurios. O desafio est em inserir esta Unidade de Informao na sociedade digital, nos apresentando um caminho de reflexo sobre o uso da TI em Unidades de Informao no especializadas e a contribuio da Representao Temtica da Informao nesta discusso.

2 Representao da Informao A informao, como j dissemos, ganha cada vez mais valor e, consequentemente, influencia na tomada de decises na vida das pessoas, principalmente a partir da globalizao, que nos ltimos tempos, vem provocando a eliminao das barreiras para o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade, fato este marcado pelas TIs.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 A biblioteca pblica necessita estar atenta ao uso adequado dos instrumentos de representao, particularmente, pelas influncias provocadas pelas TIs na humanidade, especialmente quando se trata da Web. Nesta questo, na CI, encontramos definies que apresentam a representao como uma ao que objetiva-se permitir a recuperao de algo, no caso, a prpria informao, [...] uma vez que ela procura substituir aquilo que representa, algo que mantm informaes sobre um domnio qualquer e de forma semntica (FURGERI, 2006, p.26). No prottipo, a informao deve passar por um processo de representao, que objetiva tornla compreensvel linguagem dos usurios, e para tal, so necessrios meios, elementos ou veculos que possibilitem o acesso a informao. Entretanto, antes mesmo de ocorrer a representao, buscamos compreenso dessa ocorrncia nas palavras de Peirce. Para o estudioso, a representao formada por trs elementos: signo, objeto e interpretante. O signo, tambm chamado de representamen, aquilo que, sob certo aspecto ou modo, representa algo para algum. [...] O signo representa alguma coisa, seu objeto Peirce (CP 2 apud PINTO; MEUNIER; SILVA NETO, 2008, p.17). O objeto o representante do signo. E o interpretante o efeito, a idia, que relaciona o signo apresentado ao objeto representado, permitindo, inclusive, o surgimento de um novo signo. Os trs elementos citados formam um processo cclico, que, ainda segundo os autores, culmina numa nova construo sgnica, Da porque a este processo Peirce denomina de semiosis ilimitada. Sua estrutura sgnica [...] construda em forma de tringulo semitico denominado semiosis (PINTO; MEUNIER; SILVA NETO, 2008, p.17-18). Uma bola, por exemplo, pode ter vrias interpretaes, seja pelo seu tamanho, tipo, finalidade etc. Na semiosis ilimitada de Peirce, por meio de um elemento circular, ou seja, um signo, nos remete ao objeto bola e que por sua vez nos faz interpret-la uma bola de vlei de praia. Porm, a imagem apresentada uma bola de rubik, que uma espcie de quebra cabea, cubo mgico no formato circular. Conforme podemos observar, vrios so os resultados interpretantes, principalmente pela idia, pelo conhecimento, que varia para cada indivduo. Diante deste entendimento, Pinto, Meunier e Silva Neto (2008, p.18) afirmam que:
No a presena do objeto em si mesmo que lhe confere o estatuto de sua representao, mas, sobretudo, a presena de uma idia (conscincia interpretativa) do indivduo sensvel que age sobre esta coisa ou sobre este

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011
objeto, lhe conferindo sentido a fim de produzir uma representao concernente a esta coisa ou este objeto que ele percebe no mundo.

As representaes so conhecimentos construdos na e pela sociedade, por meio de grupos de sujeitos (ALMEIDA, 2005) e para que ocorra se faz necessrio ajustar, tanto o fenmeno observado, quanto suas representaes na conscincia de um grupo, atravs do uso de categorias, classes ou modelos definidos pelos integrantes. Assim, retomando mais uma vez Pinto, Meunier e Silva Neto (2008, p.25), contriburem com a discusso ao afirmarem que [...] falar de representao mexer sempre com questes de natureza simblica e subjetiva. [...] o sujeito tem sempre suas prprias maneiras de perceber e nomear as coisas e os objetos do mundo. No prottipo existe a presena do processo cognitivo, tanto por parte dos alunos (desenvolvedores), como pelos usurios, aliado as tcnicas de tratamento da informao. Sendo assim, se faz necessrio esclarecimento sobre as aes/representaes temticas que ocorreram no presente estudo, neste caso, a indexao. 2.1 Indexao As aes de tratamento da informao representam as atividades executadas nos subsistemas de entrada de um sistema geral. Dentre as aes de um subsistema, temos a indexao, definida como uma ao temtica da informao que busca, por meio de termos/descritores, representar os conceitos presentes num determinado documentos, fornecendo ao usurio a informao almejada. Conforme Silva e Fujita (2004, p. 134), a indexao realizada, de maneira mais intensa, a partir do aumento das publicaes peridicas e da literatura tcnico-cientfica, surgindo a necessidade da criao de mecanismos de controle bibliogrfico em centros de documentao especializados Ainda conforme as autoras, dentro da perspectiva evolutiva do tratamento da informao, est vinculada a indexao como operao de tratamento temtico que comporta a anlise, sntese e representao (SILVA; FUJITA, 2004, p134). Pinto (1985, p.170) corrobora com o entendimento das autoras ao expor que a indexao consiste na indagao do contedo informativo de um documento atravs da determinao de um ou mais termos que representaro esse contedo. Pensando desta forma, podemos estabelecer um lao entre as representaes presentes na interface de um sistema com as informaes ali disponveis.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 De acordo com Lancaster (2004, p.8-9), a indexao se constitui basicamente das seguintes etapas: Anlise dos conceitos e Traduo. J para Pinto (2001, p.227), em nvel de indexao documentria, esta perpassa por trs etapas: anlise conceitual, traduo e controle de qualidade. A anlise conceitual a etapa que busca identificar os conceitos abordados no documento e selecionar os que sero traduzidos como termos de indexao, de acordo com a proposta do sistema. J a traduo visa a converso dos conceitos selecionados em termos de indexao, com base na linguagem padro usada no sistema. No caso da terceira etapa, citada por Pinto, seria a relao entre a eficincia do sistema, provocado pelos termos indexadores, e as necessidades do usurio, ou seja, se realmente, na tica do usurio, o sistema apresenta informaes que representam corretamente e eficientemente os documentos que foram indexados. No que se refere seleo dos termos que representam os conceitos, esta pode ser por indexao Derivativa ou por Extrao, e indexao Atributiva ou por Atribuio. A primeira ocorre a partir da seleo de termos retirados do prprio documento, como bases de dados programadas para realizar esta indexao a partir de critrios como freqncia, posio e contexto. Quanto segunda forma de seleo, os termos so atribudos com base num sistema de organizao do conhecimento (SOC), se aproximando ao processo de indexao humano. No caso deste trabalho, adotaremos o mtodo por extrao, pois as representaes selecionadas nos documentos dos usurios, na realidade dos mesmos, sero mantidas, sem passar por vocabulrios controlados. Mesmo assim, Lancaster (2004) nos chama ateno para a presena da subjetividade humana na representao dos contedos dos documentos. A interferncia subjetiva pode ocorrer tanto na determinao do contedo informativo, como na escolha de termos de indexao representativos ao contedo. Desse modo, as informaes adotadas para representar os elementos da interface do prottipo, dos cadastros e recuperao, sero rotuladas conforme suas apresentaes nos documentos e na realidade dos usurios. Vale salientar que o uso desta tcnica nos permitir a criao de um ndice contendo os termos usados para as rotulaes dos elementos que iro compor o prottipo. Esta criao ser realizada numa perspectiva prxima a rotulao da AI, objetivada pelo conhecimento da realidade dos usurios e, consequentemente, melhor representar as informaes da interface do prottipo de BD.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 A partir dos pontos apresentados, observamos a aplicabilidade da indexao no prottipo de BD, seja permitindo ao usurio identificar e compreender cada elemento informacional presente na interface do prottipo; seja oferecendo uma navegao intuitiva para a busca e recuperao da informao.

3 Estrututal Computacional: Banco de Dados (BD) Assim como ocorre a necessidade de representar a informao produzida pela humanidade na CI, o mesmo pode-se dizer na CC, especialmente nos dias atuais. A partir do advento das TIs, a produo e a necessidade informacional aumentaram crescentemente. As informaes, antes presentes apenas no colo dos livros, hoje passa a ser incorporado em outros formatos de armazenamento e disseminao como DVD-ROMs, Pendrives, programas de computador, Internet entre outros, permitindo que o conhecimento ultrapasse os limites fsicos e torna-se voltil, digital. A programao desses recursos computacionais tem aumentado consideravelmente nos ltimos tempos. Por menor que sejam suas aplicaes, a qualquer acmulo e necessidade organizacional das informaes presentes, este tipo de programao tem estado em pauta no momento da escolha da forma computacional de tratamento, organizao e recuperao da informao a ser adotada, que no caso deste trabalho ser a programao em BD. Segundo Kinoshita (2001, p.7), BD um dos recursos utilizados para facilitar a busca de informaes [...]. Por sua vez, Yong (1986, p.39), um Banco de Dados um conjunto de dados estruturado de maneira adequada de forma que pode ser utilizado com eficincia por uma diversidade de aplicaes dentro de uma organizao. J para Date (2003, p.10), um banco de dados uma coleo de dados persistentes, usada pelos sistemas de aplicao de uma determinada empresa. As definies apresentadas por Yong e Date vo ao encontro aplicabilidade dos BDs, comprovada por nossa experincia profissional e acadmica, adquiridas ao logo do tempo. De acordo com Silva (2007), os BDs informatizados podem ser usados para aplicaes de cadastro e comunicao na Internet, governos, comrcio, logstica, bibliotecas e servios cartoriais.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 Muitas so as caractersticas que podem classificar um BD. A principal refere-se ao seu tipo, ou seja, levando-se em considerao a forma de armazenamento de dados e os tipos de elos utilizados (FURTADO; SANTOS, 1980, p.37). O Modelo em Rede, criado na dcada de sessenta, apresenta os elos de forma explcita, representados por colees de registros e links, por meio das autoformas caixas e linhas. No Modelo Hierrquico, criado tambm na dcada de sessenta, os dados so organizados em formato de rvore e parte dos elos pode ser explcita. Por fim, na dcada de 70, foi criado o Modelo Relacional, sendo o mais usado nos ltimos tempos. Idealizado por Edgar Frank Codd, separou a estrutura lgica do mtodo de armazenamento fsico do BD. formado por uma coleo de tabelas e seus elos esto implcitos aos usurios. Vrias so os motivos que levam as Unidades de Informao a adotarem os BDs em suas ferramentas computacionais. Conforme Silva (2001), os motivos comeam pelo fato de serem compactos, diminuindo o volume de arquivos de papis; so rpidos, pois podem recuperar e modificar os dados de maneira mais rpida e gil do que o ser humano; integram os dados e evitam redundncias; compartilham os dados por diversos usurios em um mesmo BD; permitem o acesso com restries de segurana; e possuem padres bem definidos, o que facilita a troca de informaes. No caso deste trabalho, o prottipo de BD ser desenvolvido na plataforma do software Microsoft (MS) Excel 2007. Alm disso, tambm usaremos o Visual Basic for Aplication (VBA), que a linguagem de programao em Visual Basic usada pela MS, e a linguagem de programao em consultas Structured Query Language (SQL).

4 A Representao Temtica na Construo de BD Nos ltimos tempos, a biblioteca pblica apresenta a necessidade de incorporar modernas tecnologias de informao e de comunicaes aos seus servios, impulsionando uma transformao contnua e refletindo as mudanas que esto no mundo que a cerca, chamada de Sociedade da Informao (SI). Neste contexto, o prottipo de BD a ser criado como requisito avaliativo do curso de Informtica, realizado no SENAC Paraba, em maro-abril de 2011, contar com a participao de 15 alunos. O objetivo deste prottipo ser de atender as necessidades de cadastros e controle de dados de uma determinada comunidade.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 A construo do prottipo est impulsionada por problemas como a insatisfao pela falta de controle dos materiais presentes na Biblioteca, tanto do acervo, como dos materiais administrativos; pelo acesso e recuperao de informao; e pela falta de dados para a tomada de deciso quanto gesto da Unidade de Informao em questo, como dados estatsticos. A partir das insatisfaes apresentadas, adotamos a pesquisa bibliogrfica, definida por Oliveira (2001, p. 119) como uma tcnica que [...] tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuio cientfica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenmeno, necessitando de constante atualizao. O levantamento da bibliografia, realizado em livros, artigos cientficos, teses e sites, ser importante para a efetiva construo do prottipo de BD, a ser realizada aps a concluso deste trabalho. A esta segunda etapa, ser necessrio representar a realidade dos usurios no prottipo a partir da juno de estudos da CI com da CC, isto , buscaremos adotar a indexao na construo do BD numa das fases da construo do prottipo de BD, chamada de Modelagem Conceitual.

4.1 Modelagem Conceitual O desenvolvimento de BD ocorre num processo chamado de Modelagem de Dados que, de acordo com Miranda (2005, p.72), [...] consiste em se estabelecer um modelo de entrada e tratamento de dados a serem armazenados num sistema de informao. Em outras palavras, um modo de estruturar logicamente as informaes (FURTADO; SANTOS, 1980, p.37). Para realizar a modelagem de dados, vrios elementos precisam ser levados em considerao alm do conhecimento tcnico. Estamos nos referindo ao conhecimento sobre a realidade em que o BD ser construdo, buscando solucionar algum tipo de problema. Esta preocupao apresentada na fase de Modelagem de Dados chamada de Modelagem Conceitual. Na referida etapa da Modelagem de Dados, no levada em considerao atribuies computacionais relacionadas a escolha dos recursos de software e programao, bem como este ser estruturado. Neste momento, buscando representar a realidade da empresa de construo civil, a indexao recebe fundamental importncia, isto , a partir dos subsdios da CI citados, as informaes representativas instituio sero extradas e adotadas no sistema. Entretanto, devemos chamar ateno para o fato da modelagem conceitual est sendo

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 realizada num sistema j construdo. Sendo assim, os recursos de software e programao j foram definidos e adotados, como j informamos anteriormente. Segundo Machado e Abreu (1996, p.21), na modelagem conceitual, o programador [...] deve se concentrar na observao dos fatos relevantes que ocorrem na realidade, coma finalidade de construir um sistema que possa automatizar as necessidades de informao da mesma. Tomando partido das compreenses dos autores, no prottipo deste trabalho, adaptaremos a estrutura conceitual do Mapa Hipertextual (MHTX) criado por Lima (2004), em sua tese, acrescentando algumas aes, a saber: 1. Conversar com os possveis usurios do sistema; 2. Compreender as atividades realizadas pelos usurios na Instituio; 3. Leitura tcnica dos documentos para a extrao das informaes representativas instituio; 4. Analisar as informaes extradas para insero no sistema Realizadas as quatro aes citadas, subsidiadas pela indexao da CI, obteremos uma quantidade de termos que formaro o ndice e, consequentemente, sero usados para representar as informaes da interface e das funes do sistema.

5 Consideraes Finais Buscamos, neste trabalho, apresentar a importncia das TIs, mais especificamente o uso de BDs, em Unidades de Informao. Recursos como os BDs podem trazer benefcios quanto ao cadastro, armazenamento e recuperao de informao, de maneira prtica e gil. Alm disso, possvel adotar a interoperabilidade entre sistemas que estejam separados localmente, melhorando servios como catalogao cooperativa e armazenamento de informaes. Verificamos tambm, a partir das insatisfaes apresentadas, que o desenvolvimento de um BD, possivelmente, no solucionar todos os problemas das Unidades de Informao, neste caso, bibliotecas pblicas. Conhecer a realidade dos usurios e seus documentos de extrema importncia para o sucesso dos recursos tecnolgicos adotados ou criados. Sendo assim, enxergamos na CI, mais especificamente na Representao Temtica da Informao, tambm chamada de Indexao, a

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 possibilidade de representar, de maneira mais categrica, as informaes que circundam determinada comunidade. Adotamos a juno do BD com a Indexao na Modelagem Conceitual de BD, a partir das aes de conversar com os possveis usurios do sistema, compreender as atividades realizadas pelos usurios na Instituio, leitura tcnica dos documentos para a extrao das informaes representativas instituio e analisar as informaes extradas para insero no sistema. Diante da Modelagem Conceitual, acreditamos que o prottipo de BD, a ser desenvolvido, representar a realidade da Instituio e atender as necessidades de seus usurios, por meio de aes como cadastro, organizao e recuperao de informao. Acreditamos que a Representao Temtica da Informao tem muita a contribuir no desenvolvimento de recursos provenientes da CC. Estudos como esse mostram a interdisciplinaridade em ao, fazendo uso de aes que tragam benefcios para as reas em questo.

The Representation Thematic of Information in the Development of Database for Libraries


ABSTRACT: This paper presents a theoretical study on the contribution the Thematic Representation of Information in building of database (DB) to the libraries, created with the purpose of storing, in a particular location, the production of knowledge, providing fast access and easy with an emphasis on cultural and educational. Explains the orientation of the prototype database, through a literature search, based on books, papers, monographs, theses and websites, that will be built to meet the information needs of a particular community. Understands the importance of the Thematic Representation of Information for the construction of realities that will be inserted in digital environments such as databases. Expects to meet the aspirations of the community with the ultimate objective of performing a theoretical study on the use of Thematic Representation of Information on DB, and cite the dissatisfaction of the users of the community, determine the actions of action of DB in the community, identifying the contributions of Thematic Representation of Information in the prototype database. Believes that the Representation Thematic of Information can be inserted in the construction of BD in Conceptual Modeling, corresponded as a step that requires concentration on the observation of the relevant facts occurring in reality in order to build a system that automates the information needs. KEYWORDS: Thematic Representation of Information. Indexing. Database. Conceptual Modeling. Public Library.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 Referncias ALMEIDA, C. C. O campo da cincia da informao: suas representaes no discurso coletivo dos pesquisadores do campo no Brasil. Florianpolis, 2005. 395f. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) Curso de Ps Graduao em Cincia da Informao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2005. DATE, C. J. Introduo a Sistemas de Bancos de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Traduo da 8 edio americana. FURGERI, S. Representao de informao e conhecimento: estudo das diferentes abordagens entre a cincia da informao e a cincia da computao. Campinas: PUCCampinas, 2006. FURTADO, A. L.; SANTOS, C. S. dos. Organizao de Banco de Dados. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1980. KINOSHITA, V. G. Banco de Dados via web: uma anlise comparativa. Lavras, 2001. 119f. Monografia (Graduao em Cincia da Computao) Curso de Cincia da Computao, Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, 2001. LANCASTER, F. W. Indexao e resumos: teoria e prtica. 2. ed. Trad. de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2004. LIMA, G. A. B. Mapa Hipertextual (MHTX): um modelo para organizao hipertextual de documentos. 2004, 199f. Tese (doutorado em Cincia da Informao). Curso de Ps Graduao em Cincia da Informao Escola de Cincia da Informao, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004. MIRANDA, M. L. C. de. Organizao e Representao do Conhecimento: fundamentos terico-metodolgico na busca e recuperao da informao em ambientes virtuais. 2005, 353f. Tese (Doutorado em Cincia da Informao). Curso de Ps Graduao em Cincia da Informao Convnio CNPQ/IBICT UFRJ/ECO, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de Metodologia Cientfica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertaes e Teses. So Paulo: Pioneira, 2001.

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao Sistemas de Informao, Multiculturalidade e Incluso Social Macei, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011 PINTO, M. C. M. F. Anlise e representao de assuntos em sistema de recuperao da informao: Linguagens de indexao. Rev. Esc. Biblioteconomia, UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 169-186, set. 1985. Disponvel em: <www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=11846>. Acesso em: 15 mar. 2011. PINTO, V. B. Indexao documentria: uma forma de representao do conhecimento registrado. Perspectiva em Cincia da informao, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 223 - 234, jul./dez. 2001. Disponvel em: <http://www.revistadeletras.ufc.br/rl22Art09.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011. _____; MEUNIER, J-G; SILVA NETO, C. A contribuio Peirciana para a representao indexal de imagens visuais. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianpolis, n. 25, 1 sem. 2008. Disponvel em: <www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/1153/878>. Acesso em: 11 mar. 2011. ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. Information Architecture for the Word Wide Web. 3. ed. Sebastopol: O'Reilly, 2006. SILVA, L. C. da. Banco de Dados para Web: do planejamento implementao. So Paulo: Ed. rica, 2001b. 240p. SILVA, M. B. da. Introduo Microinformtica. Joo Pessoa: CENDAC, 2007. 209p. (Apostila). SILVA, M. dos R. da; FUJITA, M. S. L. A prtica de indexao. Anlise da evoluo de tendncias tericas e metodolgicas. Transiformao, Campinas, v.16, n. 2, p. 131-161, maio/ago., 2004. Disponvel em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=65>. Acesso em: 20 mar. 2006. YONG, C. S. Banco de Dados Organizao, sistemas e administrao. So Paulo: Editora Atlas S. A, 1986.

You might also like