You are on page 1of 3

OS GNEROS LITERRIOS

A LITERATURA A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA (PALAVRA FALADA OU ESCRITA). QUANTO FORMA DA LITERATURA, O TEXTO PODE APRESENTAR-SE EM PROSA OU VERSO. QUANTO AO CONTEDO OU ESTRUTURA, PODE-SE DIZER SEGUNDO ARISTTELES QUE AS OBRAS LITERRIAS ESTO DIVIDIDAS EM TRS GNEROS: ESTA DIVISO TRADICIONAL EM TRS GNEROS LITERRIOS ORIGINOU-SE NA GRCIA CLSSICA, COM ARISTTELES, QUANDO A POESIA LITERATURA.

ERA A FORMA PREDOMINANTE DE

GNERO LRICO Seu nome vem de LIRA, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por

muito tempo, at o final da Idade Mdia, as poesias eram cantadas. Lrico:


Quando o poeta nos passa uma emoo, sentimento; Neste gnero encontramos a FUNO EMOTIVA; Os temas mais freqentes so: o amor, a saudade e a solido; A maioria dos textos lricos est em versos; O gnero lrico fica definido como a expresso da "primeira pessoa do singular do tempo presente";

O poeta se volta para o mundo interior, tornando o texto subjetivo.

GNERO DRAMTICO - Drama, em grego, significa "ao". Ao gnero dramtico pertencem os textos, em poesia ou prosa, feitos para serem representados. Dramtico:

Em grego a palavra DRAMA significa AO; Pertencem a esse gnero os textos em prosa ou poesia; Os textos dramticos so textos verbais Quando os "atores, num espao especial (teatro, televiso), apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento".

Vejamos algumas modalidades do Gnero Dramtico:

Tragdia: a representao de um fato trgico, que pode provocar compaixo e terror. Comdia: a representao de um fato da vida cotidiana, de riso fcil, em geral criticando os costumes de um povo.

Farsa: pequena pea teatral, que provoca o riso ao explorar situaes engraadas, ridculas da vida cotidiana;

Auto: pequena pea de contedo profano ou religioso, onde os atores representam entidades abstratas: o pecado, a bondade, a amor, cu, inferno etc.

GNERO PICO uma poesia objetiva, cuja caracterstica maior a presena de um narrador falando do

passado. O tema , normalmente, um acontecimento grandioso e herico da histria de um povo. pico:


Retrata um fato histrico grandioso ou herico e um povo; O narrador no se envolve muito com os acontecimentos, porque os fatos narrados so acontecimentos do passado.

O narrador se volta para o mundo exterior, tornando a narrativa mais objetiva; O gnero pico fica definido como a expresso da "terceira pessoa do tempo passado".
o

Dentre as principais epopias (ou poemas picos), destacamos:

Ilada e Odissia (Homero, Grcia; narrativas sobre a guerra entre Grcia e Tria). Eneida (Virglio, Roma; narrativa dos feitos romanos) Os Lusadas (Cames, Portugal) Na literatura brasileira, as principais epopias foram escritas no sculo XVIII: Caramuru (Santa Rita Duro) O Uraguai (Baslio da Gama)

GNERO NARRATIVO

O Gnero narrativo visto como uma variante do gnero pico, enquadrando, neste caso, as narrativas em PROSA. Dependendo da estrutura, da forma e da extenso, as principais manifestaes narrativas so o romance, a novela e o conto. Em qualquer das trs modalidades acima, temos representaes da vida comum, de um mundo mais individualizado e particularizado, ao contrrio da universalidade das grandiosas narrativas picas, marcadas pela representao de um mundo maravilhoso, povoado de heris e deuses. As narrativas em prosa, que conheceram um notvel desenvolvimento desde o final do sculo XVIII, so tambm comumente chamadas de narrativas de fico. Romance: narrao de um fato imaginrio, mas verossmil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. Comparado novela, o romance apresenta um corte mais amplo da vida, com personagens e situaes mais densas e complexas, com passagem mais lenta do tempo. Dependendo da importncia dada ao personagem ou ao ou, ainda, ao espao, podemos ter romance de costumes, romance psicolgico, romance policial, romance regionalista, romance de cavalaria, romance histrico, etc.(*) Novela: na literatura em lngua portuguesa, a principal distino entre novela e romance quantitativa: vale a extenso ou o nmero de pginas. Entretanto, podemos perceber caractersticas qualitativas: na novela, temos a valorizao de um evento, um corte mais limitado da vida, a passagem do tempo mais rpida, e o que mais importante, na novela o narrador assume uma maior importncia como contador de um fato passado.(*) Conto: a mais breve e simples narrativa centrada em um episdio da vida. Na verdade, se comparada novela e ao romance, a narrativa curta condensa e potencia no seu espao todas as possibilidades da fico".(*) Fbula: narrativa inverossmil, com fundo didtico, que tem como objetivo transmitir uma lio moral. Normalmente a fbula trabalha com animais como personagens. A fbula das mais antigas narrativas, coincidindo seu aparecimento, segundo alguns estudiosos, com o da prpria linguagem. No Brasil, Monteiro Lobato realizou, s fbulas tradicionais, curiosos e certeiros comentrios dos personagens que viviam no Stio do Picapau Amarelo.

You might also like