You are on page 1of 9

Fotografia noturna

A fotografia - como a origem grega do nome diz - a arte de desenhar com a luz. Curioso ento perceber que muitas vezes as imagens mais bonitas no so completamente iluminadas, claras e com cus brilhantes. Alm das horas intermedirias nascer e pr do sol comum encontrar fotos mpares feitas noite. Talvez justamente pela escassez da luz disponvel, a fotografia noturna encanta, com seus fundos salpicados de pontos e traos de faris. Cuidados especiais

Antes mesmo de comear a falar de fotografia, deve-se sempre lembrar que as ruas das grandes cidades mesmo durante o dia, mas especialmente noite no so totalmente seguras. Andar em grupo e evitar regies reconhecidamente perigosas parques e outras reas no habitadas, por exemplo so atitudes que podem garantir as belas imagens que voc far no decorrer de uma incurso fotogrfica noturna. Como dizem os escoteiros: sempre alerta! Outra coisa importante a levar em considerao : se voc mora no Sul do pas, ou em outras regies onde faz frio, levar um agasalho e uma trmica com uma bebida quente pode aumentar consideravelmente o conforto e o prazer em se fotografar noite. Norte e Nordeste j no oferecem o mesmo problema, ento quem mora nessas regies j tem uma vantagem. O que levar?

Claro que o equipamento para fotografar na calada da noite bastante prximo daquele usado em qualquer outra situao. Cmera, lentes (para as dSLR e as micro 4/3), flash, carto de memria, baterias extra (tanto para a cmera quanto para o flash, se voc tiver acesso a iluminao externa cmera) so o mnimo necessrio. Sobre a cmera, se voc tiver condies, uma dSLR ou uma compacta que tenha opes de ajuste manual em especial a velocidade bulb, que permite exposies com durao de horas so ideais. Caso no tenha acesso a esse tipo de equipamento, descubra qual a velocidade mais baixa da sua cmera e se prepare para fazer suas fotos em funo disso. Outra considerao necessria a sensibilidade luz do seu sensor. Para fotografar noite comum imaginar que se deve usar ISO alto deixando a cmera mais sensvel, porm isso no sempre verdade. Para se obter exposies realmente longas chegando a durar a noite inteira, inclusive ou at mesmo como experincia, vale a pena arriscar um valor ISO mais baixo.

Porm existem outras peas que podem facilitar muito e em alguns casos so mesmo obrigatrias para a obteno de bons resultados.

Logo de cara, o acessrio principal para quem pretende fotografar noite o trip. Como a condio de luz muito precria, exposies longas so praticamente regra depois que o Sol se ps. Como todo o resto, se voc no tiver um trip, alm de ser possvel improvisar apoiando a cmera em objetos que estejam no local, s vezes arriscar fotografar na mo pode oferecer resultados surpreendentes e criativos. Com o trip, outra coisa que pode ajudar mas no essencial, at por ser complementar s cmeras dSLR um disparador remoto. Seja por cabo ou sem fio, uma extenso dessas ajuda a prevenir trepidaes na cmera, e normalmente permitem o uso do autofoco e de diversos modos de disparo. Uma lanterna pode ser um bom substituto para o flash. Como os tempos de exposio so longos, possvel iluminar partes de uma cena e manter outras completamente no escuro, principalmente se voc estiver afastado das luzes dos grandes centros. Naturalmente, uma lanterna pequena exige mais tempo para iluminar um objeto na fotografia, devido sua baixa intensidade. Caso voc escolha usar a lanterna como iluminao auxiliar, vlido levar tambm alguns recortes de papel celofane de diversas cores, para tentar um visual diferente nas suas imagens. Lembre-se tambm de que, ao contrrio do flash que ilumina uma rea grande e de maneira relativamente uniforme a lanterna serve principalmente para ressaltar detalhes e para dar efeitos dramticos . Um cronmetro pode ser seu melhor amigo se voc j tiver alguma experincia com fotometria principalmente ao fotografar no perodo noturno. Caso a sua cmera tenha o tempo bulb de exposio, o sensor fica exposto enquanto o boto da cmera estiver pressionado (uma das funes do disparador remoto garantir que voc no precisar ficar horas com o dedo apoiado no boto), e o tempo de exposio deve ser controlado de alguma forma. Um timer ou alarme de relgio resolve o problema facilmente. Tentativa e erro Olha, fotografar noite no fcil. No basta apenas contar com as luzes da cidade e pensar ok, todos esses pontinhos de luz formam uma foto bonita, pois no formam. Composio o que voc vai mostrar na foto essencial, bem como o cuidado com o tempo de exposio. Em cmeras com controle manual isso bem mais fcil de fazer, mas mesmo as compactas podem entregar bons resultados. O mais importante , com certeza, pensar em como voc quer que a foto saia antes de apertar o disparador.

Em cenas com contraste muito alto luzes muito fortes, como postes de rua uma boa ideia tirar as lmpadas do enquadramento. Com isso, o resto do cenrio tem uma visualizao muito melhor, j que o claro da iluminao urbana no roubar a ateno. Letreiros de lojas e bares, luzes mais fracas ou distantes, em contrapartida, oferecem cores e formas interessantes e podem transformar uma foto comum em uma imagem memorvel. Mas o principal descobrir como a sua cmera se comporta fotografando nessa situao crtica. Treinar bastante, fazer vrias fotos ruins para s ento chegar a um resultado realmente agradvel no tem nada de errado. A grande maioria dos fotgrafos faz isso o tempo todo, inclusive. Aproveite as oportunidades que tiver para testar configuraes, modos de captura de imagem e tambm sua desenvoltura com todos os acessrios mencionados acima. Temas no escuro

A quantidade de coisas que podem ser fotografadas noite to vasta quanto os motivos para fotos diurnas. Paisagens, retratos, detalhes das ruas, tudo isso oferece muitas possibilidades justamente porque, noite, mostra-se bem diferente do que as pessoas esto acostumadas a ver durante o dia. Explorar essa familiaridade estranha um dos segredos da fotografia noturna. A luz noturna Assim como durante o dia o fotgrafo se preocupa com a posio do Sol, noite necessrio prestar ateno na Lua e onde ela se encontra no cu. Apesar de a intensidade da luz ser bem menor, o luar tambm causa sombras, da mesma forma que a estrela mais prxima do planeta. Quanto mais alta no firmamento, a Lua gera sombras relativamente duras, curtas, marcadas e bem definidas. medida que o satlite se aproxima do horizonte, as sombras se alongam e ficam mais suaves.

Outro detalhe importante: quanto mais prxima de prdios e outros elementos humanos a Lua estiver, maior ela parecer em relao a estes. A fase do astro tambm importa, j que a intensidade de reflexo ser menor fora da Lua cheia, e para todos os efeitos inexistente na Lua nova. Alm disso, como as exposies so mais longas, quando o tempo com o obturador aberto superar dois minutos, a probabilidade de a Lua aparecer deformada aumenta, j que esse o tempo aproximado que ela leva para percorrer seu prprio dimetro no ciclo celeste . J as estrelas e os outros planetas praticamente no influenciam em foto noturna, a no ser como pontos de luz no cu. Entretanto, assim como a Lua, as estrelas tambm transitam na abbada celeste, e, quanto mais afastado da linha do equador voc estiver, maior a percepo desse movimento. Muitas vezes, os riscos gerados pelas estrelas aumentam a dramaticidade da foto dando uma sensao de tontura. Porm nem sempre esse o objetivo da foto, ento ateno e cuidado so recomendados. A longa exposio

Mesmo as cmeras compactas tm modos de longa exposio, e para fotografar noite, ele praticamente obrigatrio. Dificilmente uma foto feita em menos de 15 ou 20 segundos - por coincidncia o tempo mximo de disparo de algumas compactas mais antigas. Com isso, importante perceber que algumas caractersticas das fotos sero diferentes: movimentos estaro borrados, carros e outros objetos iluminados que se movam deixaro traos de luz, e a composio da imagem deve levar todos esses efeitos em considerao. Como nesse tipo de exposio, o sensor recebe pequenas quantidades de luz durante um longo perodo, as cores representadas so bem diferentes das obtidas durante o dia. Mesmo que no sejam to contrastadas diferena entre claros e escuros as imagens apresentam uma saturao bastante forte, com cores muito vivas. Isso deve ser parte da preocupao do fotgrafo noturno tambm, pois pode determinar um melhor ngulo para certas fotos, em busca de cores ainda mais vibrantes.

Rudo
Nos tempos da fotografia analgica, os filmes usados para fotos noturnas tinham uma caracterstica chamada gro. A imagem obtida nesses filmes parecida uma pintura pontilista, feita apenas encostando o lpis no papel. O sensor digital, entretanto, no dispe da qumica que era responsvel por esse efeito, e, como depende da luz para formar imagem, em condies de baixa iluminao alguns defeitos podem surgir. O conjunto desses problemas conhecido por rudo.

Em cmeras mais modernas, vrios sistemas eletrnicos e computacionais ajudam a evitar o aparecimento dos famosos pontos verdes e vermelhos caractersticos das fotos com problemas de rudo. O surgimento deles ocorre devido ao clculo aproximado que a cmera realiza para tentar identificar informao visual em reas do sensor que no receberam luz suficiente. Outro tipo de rudo bastante comum em imagens noturnas deve-se ao superaquecimento do sensor. Como todo chip, o funcionamento ideal desse equipamento ocorre em uma determinada faixa de temperaturas. J que as exposies noturnas so muito longas, o sensor passa muito tempo em funcionamento, superaquecendo. Ao contrrio dos pontos verdes e vermelhos ocasionados pelo processador, o rudo gerado no sensor cria distores de intensidade e contraste nas cores. Para resolver problemas de rudo o ideal utilizar um valor ISO mais baixo, que evita justamente a formao de pontos coloridos graas ao do processador, e fotografar em RAW para tentar minimizar o impacto do sensor em aberraes de cor na imagem final. Caso sua cmera no oferea essas possibilidades, fotografe na maior qualidade possvel, para ter condies de tratar a imagem depois de descarreg-la para o seu computador. A abboda celeste

Perceba que fotografar noite no a mesma coisa que fotografar os corpos celestes que se mostram durante a noite. Fotografar os planetas, as estrelas e a Lua uma atividade bem mais complicada, e exige uma srie de equipamentos (pelo menos uma teleobjetiva e uma dSLR). Por isso voc no vai encontrar grandes explicaes sobre fotografia dos astros nesse artigo pelo menos, mas quem sabe num prximo, especfico sobre astrofotografia? Invente! Agora que voc j tem uma ideia de como aproveitar ao mximo as noites para fotografar, que tal arriscar de alguma forma diferente? De todas as recomendaes feitas nesse artigo, as nicas que voc no deve deixar de lado nunca so as relativas

segurana. Todo o resto relato de experincias que vrias pessoas fazem, e quem sabe um dia algum no usa a experincia que voc ainda vai fazer para tentar ajudar outros a aproveitarem melhor seu equipamento fotogrfico?

Mos obra! Junte seu equipamento, convide seus amigos e que voc tenha noites excelentes fotografando o mundo de um jeito que ningum v fora da fotografia.

You might also like