You are on page 1of 16

Introduo O teclado um instrumento musical eletrnico no qual se executam melodias e acompanhamentos, formando uma harmonia.

. composto por um conjunto de teclas pretas e brancas, em quantidades que variam de acordo com a marca e o modelo. Atualmente, contamos com um grande nmero de marcas de teclados, apresentando uma variedade de modelos e recursos. Algumas dessas marcas so: - Casio - Kawai - Yamaha - Technics - Alesis - Roland - Korg - Kurzweil As diferentes entre elas so com relao ao timbre, aos recursos e a utilizao que se pretende. Existem diferentes categorias de teclados musicais eletrnicos:

Arranjadores

So teclados que possuem vrios estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rtmica (bateria), baixo, strings, cordas (violo, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes timbres (sons). So mais utilizados por iniciantes ou msicos em perfomance solo (sem banda).

Sintetizadores

Possuem recursos de edio de timbres (alterao de frequncias, modulao, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons). So muito usados por profissionais em perfomances ao vivo com banda.

Workstations

So teclados mais complexos, que envolve sntese de sons e sequenciadores para composio, arranjos de partes musicais ou peas musicais completas. So mais usados em estdio.

Teclados Controladores

So teclados com diferente nmero de teclas que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais atravs de MIDI (comunicao entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrnica, computadores, mdulos de som, etc.

Ao tocar teclado, podemos aprender a msica de ouvido, atravs da partitura ou atravs de acordes.

Para tocar, seja a partir da partitura ou de cifras, precisamos de alguns conceitos bsicos. Vamos vlos abaixo.

1- As notas musicais So sete as notas musicais. Elas so os sons bsicos que utilizamos em msica. As notas so d, r, mi, f, sol, l e si. Elas tambm podem ser representadas por letras. Isso comum em alguns pases ou indicando acordes (que veremos posteriormente). Esse sistema de identificao das notas conhecido como cifras. As notas, em cifras, ficam da seguinte forma: D - R - MI - F - SOL - L - SI C - D - E - F - G - A - B No teclado as notas aparecem da seguinte maneira

e se repetem ao longo de todo o instrumento dessa mesma forma. Cada um dos intervalos entre uma nota e sua repetio (d-d, por exemplo) chamado oitava. 2- Escrevendo a msica - Pauta ou Pentagrama Alm de cifras, so usadas para escrever msica as partituras. Para escrever partituras usamos, primeiramente, a pauta ou pentagrama. A pauta um conjunto de cinco linhas e quatro espaos onde so escritas as partituras.

- Claves Tambm so utilizadas as claves de sol (em geral, mo direita) e de f (em geral, mo esquerda).

A clave de sol comea na segunda linha, onde escrita a nota sol. A partir dessa linha as notas so contadas de acordo com sua ordem, sucessivamente.

Clave de sol na segunda linha

Notas na clave de sol

A clave de f comea na quarta linha, onde escrita a nota f. As outras notas so contadas em sua ordem, sucessivamente.

Clave de f na quarta linha

Notas na clave de f

Uma segunda nota de referncia entre as duas claves seria o d central do teclado, que estabelece um tipo de comunicao ou continuidade entre a escrita das duas claves.

Exerccio: Escreva corretamente o nome das notas embaixo de cada uma, observando a clave usada.

- Figuras musicais Indicam a durao das notas. Observe conforme a tabela abaixo que elas guardam entre si uma proporo: cada figura tem a metade da durao da figura anterior. Nota Nome Semibreve Mnima Semnima Colcheia Valor O dobro da Mnima O dobro da Semnima ou metade da Semibreve O dobro da Colcheia ou metade da Mnima O dobro da Semicolcheia ou metade da Colcheia O dobro da Fusa ou metade da Colcheia O dobro da Semifusa ou metade da Semicolcheia

Semicolcheia

Fusa

Semifusa

Metade da Fusa

Em um quadro comparativo, a relao entre as figuras e a semibreve fica assim:

Cada figura tem uma pausa correspondente. Pausa um sinal de silncio, e cada uma tem a durao da figura a que corresponde.

- Acidentes (ou alteraes) As notas musicais podem tambm aparecer de forma alterada, elevadas ou abaixadas em ou 1 tom. Isso acontece quando vm junto s notas sinais que denominamos acidentes. So elas: Acidente Nome sustenido bemol ou Alterao altera a nota elevando em 1 semitom altera a nota abaixando em 1semitom

dobrado sustenido altera a nota elevando em 1 tom dobrado bemol bequadro altera a nota abaixando em 1 tom anula qualquer acidente (a nota volta ao estado natural)

** a menor distncia entre duas notas chamada semitom. Dois semitons juntos formam 1 tom.

- Compassos Os compassos representam uma forma de organizar o tempo e o ritmo da msica, dividindo um trecho musical em sries regulares de tempos. Eles so separados por uma linha vertical chamada barra de compasso. O que conhecemos por frmula de compasso a frao que aparece no incio da pauta. O nmero inferior indica a figura musical que valer um (unidade de tempo). A tabela abaixo indica a relao entre os nmeros e a figura a que se referem. Nmero Figura 1

2 4 8

16

32

A nota superior indica quantas vezes essa figura aparecer em cada compasso. Se tivermos, por exemplo, um compasso durao equivalente). Os smbolos e , teremos 3 semnimas por compasso (ou outra combinao de notas com uma so usados tambm para indicar os compassos 4/4 ( ) e 2/2 ( ).

- Intervalos Os intervalos representam a distncia entre as notas. Os intervalos podem ser simples (quando se encontram entre dentro de uma oitava) ou compostos (quando ultrapassam uma oitava). De acordo com o nmero de tons e semitons os intervalos podem ser classificados como maiores, menores, justos, aumentados ou diminutos. Os intervalos de 2, 3, 6 e 7 so classificados como maiores, menores, aumentados ou diminutos. Os intervalos de 4, 5 e 8 so classificados como justos, aumentados ou diminutos. Esses intervalos so utilizados na formao dos acordes. Abaixo temos o nmero de tons e semitons de alguns intervalos.

2 diminuta: nenhum semitom 2 menor: 1 semitom 2 maior: 1 tom 2 aumentada: 1tom e 1 semitom 3 diminuta: 1 tom 3 menor: 1 tom e 1 semitom 3 maior: 2 tons

3 aumentada: 2 tons e 1 semitom 4 diminuta: 2 tons 4 justa: 2 tons e 1 semitom 4 aumentada: 3 tons 5 diminuta: 3 tons 5 justa: 3 tons e 1 semitom 5 aumentada: 4 tons 6 diminuta: 3 tons e 1 semitom 6 menor: 4 tons 6 maior: 4 tons e 1 semitom 6 aumentada: 5 tons 7 diminuta: 4 tons e 1 semitom 7 menor: 5 tons 7 maior: 5 tons e 1 semitom 7 aumentada: 6 tons

3- Escalas Quando colocadas em uma determinada seqncia, as notas formam o que chamamos de escala. As escalas geralmente aparecem em duas formas, o modo maior e o modo menor. O que as diferencia a disposio das notas em cada uma, que nelas so chamadas graus. Na escala maior, temos: I grau (1tom) II (1tom) III (1/2 tom) IV (1tom) V (1tom) VI (1 tom) VII (1/2 tom) VIII ** O VIII grau , na verdade, a repetio do I. Assim, a escala de D Maior seria formada por: d r mi f sol l si - d.

A escala menor se apresenta em trs formas, a primitiva, a harmnica e a meldica. Na primitiva os graus ficam da seguinte maneira: I grau (1 tom) II (1/2 tom) III (1 tom) IV(1 tom) V (1/2 tom) VI (1 tom) VII (1 tom) VIII Como modelo de escala menor primitiva, vejamos a escala de l menor primitiva: l si d r mi f sol l.

A forma harmnica se apresenta da seguinte forma: I grau (1 tom) II ( tom) III (1 tom) IV (1 tom) V ( tom) VI (1 tom) VII (1 tom) VIII, retornando da mesma maneira que a escala primitiva. Note que a diferena entre elas a de que o stimo grau elevado em meio tom na subida.

A forma meldica eleva o sexto e o stimo graus, retornando tambm como na forma primitiva. a mais utilizada das escalas menores. Ela disposta da seguinte maneira: I grau (1 tom) II (1/2 tom) III (1 tom) IV (1 tom) V (1 tom) VI (1 tom) VII (1/2 tom) VIII retornando VIII (1 tom) VII (1 tom) VI ( tom) V (1 tom) IV (1 tom) III ( tom) II (1 tom) I.

As escalas so importantes porque nos indicam quais notas sero utilizadas na formao dos acordes e, em geral, na melodia das msicas. Assim, as escalas indicam o conjunto de notas utilizadas para escrever msica em determinadas tonalidades.

4- Acordes Acordes so conjuntos de trs ou mais notas tocadas ao mesmo tempo. Em geral, so formados pela sobreposio de teras. A primeira nota do acorde chamada fundamental. As outras notas so nomeadas de acordo com a sua relao com a primeira nota.

Os acordes de trs sons chamados de trades. Quando a primeira tera maior e a segunda menor, temos uma trade maior. Por exemplo, o acorde de R Maior formado por uma tera maior (r-f#) seguida de uma tera menor (f#-l). Quando a primeira tera menor e a segunda maior, temos uma trade menor. Por exemplo, o acorde de sol menor formado por uma tera menor (sol-sib) seguida de uma tera menor (sib-r). As trades ainda podem ser aumentadas, quando so constitudas por duas teras maiores, ou diminutas, quando formadas por duas teras menores. 1 Tera 2 Tera

Trade

Exemplos

Maior

Maior

menor

menor

Menor

Maior

diminuta

Menor

menor

aumentada Maior

Maior

Em uma tonalidade maior, os acordes podem ser visualizados formados sobre a escala correspondente. Vejamos, como exemplo, a escala de D Maior.

Assim, em todas as escalas maiores, as trades formadas sobre os graus I, IV e V so Maiores. Aquelas formadas sobre os graus II, III e VI so menores e a que se forma sobre o grau VII diminuta. Em uma tonalidade menor, temos uma variedade maior de acordes, devido aos diferentes tipos de escalas menores existentes. Tomando como exemplo a escala de l menor, os acordes ficariam da seguinte forma:

Assim, em nas escalas menores primitivas os acordes formados sobre os I, IV e V graus so menores. Os acordes formados sobre os graus III, VI e VI so maiores. E o acorde formado sobre o II grau diminuto. Nas escalas menores harmnicas, os acordes formados sobre os graus I e IV so menores. Os formados sobre os graus V e VI so maiores. Os escritos sobre os graus II e VII so diminutos e sobre o III aumentado.

Nas escalas menores harmnicas, os acordes sobre os graus I e II so menores. Sobre os graus IV e V so maiores. Sobre o VI e o VII graus so diminutos e sobre o III so aumentados.

A tabela abaixo mostra onde encontrar, nas escalas, cada tipo de trade. Escala menor Natural III, VI, VII I, IV, V II Escala menor Harmnica V, VI I, IV II, VII III Escala menor Meldica IV, V I, II VI, VII III

Trade Maior Menor Diminuta Aumentada

Escala Maior I, IV, V II, III, VI VII -

Tambm temos acordes formados por quatro sons, conhecidos como ttrades. Entre eles, veremos nesse momento os acordes de stima. Para formar acordes de stima, acrescentamos sobre os acordes de trs sons uma outra tera. Os acordes de stima mais comuns so 7 dominante (acrescentando uma tera menor a um acorde maior), 7 menor (acrescentando uma tera menor a um acorde menor), 7 maior (acrescentando uma tera maior a um acorde maior), 7 meio diminuta (acrescentando uma tera maior a um acorde diminuto) e 7 diminuta (acrescentando uma tera menor a um acorde diminuto).

Existem ainda outros acordes, como os de nona e os de dcima-primeira, que veremos posteriormente. - Inverso de acordes

Quando um acorde tem como nota mais grave a sua nota fundamental, dizemos que ele est em posio fundamental. Uma trade tambm pode estar na primeira ou na segunda inverses. Um acorde est na primeira inverso quando sua tera (a segunda nota do acorde) est como nota mais grave. Quando a sua quinta (a segunda nota do acorde) est como nota mais grave, dizemos que ele est na segunda inverso.

5- Usando os acordes para tocar teclado Os acordes podem ser usados, quando tocamos teclado, como acordes cheios em posio fundamental, acordes cheios invertidos, omitindo algumas de suas notas ou tocando em arpejos (uma nota do acorde por vez). No decorrer das aulas, veremos a aplicao de cada uma dessas formas e algumas mais.

6- Posio de alguns acordes no teclado Veremos abaixo a posio de alguns acordes no teclado. Os acordes que veremos so os

maiores e menores. Ao longo das aulas, montaremos outros acordes de acordo com o que veremos nas msicas estudadas.

You might also like