You are on page 1of 2

BARAKA X EPISTEMOLOGIA DO SUL

Baraka um documentrio, dirigido Ron Fricke e filmado em seis continentes. Na lngua rabe, Baraka significa Beno, a essncia da vida, talvez por isso que a trilha seja somente conversas e cantos, a narrativa ficava por conta de sua imaginao, no contm cenas coesas, mas uma beleza impressionante da natureza e do progresso da civilizao. Baraka um verdadeiro espetculo visual que desencadeia o processo de evoluo do mundo, e nos revela o quanto a humanidade est interligada nas diferenas culturais: raas, crenas, comportamentos, religio. Como diz, Santos e Menezes, 2010. A pluralidade dos lugares e contextos permite identificar a diversidade epistemolgica do mundo e valorizar conhecimentos at agora desvalorizados como locais, isto , como contextuais. Percebe-se nas imagens retratadas a evoluo do ser humano, quanto a forma de viver em sociedade. No entanto a epistemologia dominante permanece a mesma do perodo de colonizao at o capitalismo, com uma relao bastante desigual entre os saberes, fazendo com que diversas formas dos saberes fossem impedidas de se manifestar. Santos e Menezes em epistemologia do sul, destaca que as intervenes epistemolgicas questionam a respeito das condies de um dilogo horizontal entre os saberes, exaltando alguns conhecimentos, e refletindo nos saberes construdos e o que estes geraram nos ltimos sculos. Ficou implcito, atravs das cenas de glamour de certas cidades e o paralelo com a pobreza das classes subalternas, interferindo diretamente nos saberes adquiridos, ou seja, a sua aquisio do conhecimento com a sua realidade cultural. Santos e Menezes sugere que para reverter os danos causados pelo capitalismo ao longo da histria, e na sua relao colonial com o mundo, necessrio vencer os desafios epistemolgicos, pois esses processos fizeram desaparecer conhecimentos especficos dos povos e naes colonizados. Em vrias cenas foi possvel observar as tradies das mais diferentes culturas, algumas culturas mantiveram suas tradies, ou seja, passado sem futuro. Outras, modificaram sua cultura, atravs de saberes designados como modernos.

Observa-se no documentrio, a presena dos quatros elementos da natureza: ar, terra, fogo, e gua, talvez com intuito de ressaltar a natureza. Pois a forma de pensar a reinveno dos lugares nos mostra que a riqueza da natureza sempre se viu reduzida a predominao da produo do conhecimento. O maior desafio ser acreditar nas possibilidades que vida pode nos oferecer, e conhecer a si mesmo no contexto de cada realidade. Para Boaventura atravs da ecologia dos saberes que pode-se recuperar prticas e saberes de grupos sociais, e ter a conscincia que cada saber existe apenas em meio a outros saberes. Para Santos e Menezes a cincia moderna nos ltimos sculos no foi boa, nem m. Sua epistemologia conferiu exclusivamente aos conhecimentos vlidos atravs das pesquisas, universidades, entre outras. Afinal, quando se analisa todas as imagens destacadas no documentrio reconhece contextos das realidades histricas, sua organizao, sua procedncia, seus limites, sua evoluo. A epistemologia capacita-nos para uma viso mais abrangente daquilo que conhecemos, bem como do que desconhecemos, e tambm nos previne da ignorncia nossa. (Santos e Menezes, 2010).

AUTORA: ELISNGELA MARIA DE SOUZA ANASTCIO

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICA

SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula. Epistemologia do sul |org|. So Paulo: Cortez, 2010. STEARNS, Michael; FRICKE, Ron. Baraka. Japo, 1992. Documentrio, 104mim.

You might also like