You are on page 1of 6

INVESTIGAES MATEMTICAS NA SALA DE AULA

Mayara Muniz dos Santos Joice Aline dos Santos Sandra Mara Ricci Resumo: O presente artigo tem por finalidade trazer luz do conhecimento de professores, formados e em formao, as vantagens de uma educao que envolva um ensino mais dinmico como aulas de investigao, onde os prprios alunos tm que formular questes e avaliar sua pesquisa e a dos colegas. Este tipo de atividade proporciona aos alunos a possibilidade de desenvolver seus trabalhos de maneira mais autnoma, o papel do professor, nesse tipo de aula, passa a ser de mediador, auxiliando os alunos em suas eventuais dvidas. A necessidade de incentivo aos alunos para desenvolverem sua capacidade de resoluo de problemas e de formulao de questes exige que estas didticas investigativas sejam aplicadas a todos os alunos independente do nvel de ensino que estejam. Foram usadas fontes de pesquisas, como livros, revistas e sites sobre a aplicao de investigao na sala de aula, realizadas por pesquisadores e matemticos, foram, ento, ressaltados alguns pontos de fundamental importncia para essa metodologia que liga os contedos ao cotidiano do aluno. Palavras-chave: investigao, ensino, contedo. Asbtract: This article aims to bring to light the knowledge of teachers, trained and in training, the benefits of an education that involves teaching a more dynamic and lessons of research, where pupils themselves have to formulate questions and evaluate their research and colleagues' . This type of activity gives students the opportunity to develop its work on a more autonomous, the role of the teacher in that type of class, becomes a mediator, helping students with their uncertainties. The need to encourage students to develop their capacity for solving problems and formulation of these issues requires didactic investigative are applied to all students regardless of level of education they are. Sources were used for research, such as books, magazines and websites on the application of research in the classroom, conducted by researchers and mathematicians, were then emphasized some points of fundamental importance to this methodology linking the content of the daily student. Keywords: research, teaching, content.

1 EDUCAO MATEMTICA E INVESTIGAO Quando falamos em educao matemtica, nos deparamos com um nmero alarmante de fracassos em diversos nveis de ensino, onde os alunos saem despreparados para enfrentar os prximos nveis da aprendizagem. Para RODRIGUEZ (1993, p. 83) :
(...)a causa deste fracasso tem sido atribuda aos alunos, o que levou os professores a procurarem diversas estratgias e alternativas metodolgicas que motivassem e facilitassem a compreenso dos contedos. No entanto, esta procura tem provocado a conscientizao da influncia de uma base terica para fundamentar a prtica, pois ainda observamos professores de matemtica com posturas e rigores cientficos, supervalorizando a memorizao de conceitos e, principalmente, o domnio de classe.

Graduandos do 1 ano do curso de matemtica do UNIMEO CTESOP/2008 Orientadora professora de Fundamentos e Tcnicas do Trabalho Cientfico

Muitos alunos no tm bom desempenho em matemtica ou at mesmo afirmam no gostarem desta matria, pelo fato de no saberem de onde vm e para que serviro estes conhecimentos. Por isso que se faz necessrio que se trabalhe os conceitos e conhecimentos matemticos, ligando-os realidade dos alunos. Para BIAGGI (2000, p. 103) no possvel preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizlos no futuro. To pouco podemos esperar que nossos alunos criem afeto por uma matria que nem ao menos sabe utilizar. O ensino, de maneira geral, no apenas matemtico, deve trabalhar de uma forma mais dinmica, levando-se aspectos do cotidiano dos alunos para a sala de aula, estimulando-os a pesquisar sobre o assunto e a entender o que e para que serve. Tambm preciso de didticas diversificadas para trazer o assunto at os alunos, estimulando-os cada vez mais. A investigao uma didtica importante que pode e deve ser utilizada pelos professores, a qual permite que o aluno entre em contato com o contedo. Entretanto, h alguns cuidados que devem ser tomados quando tratamos de investigao em sala de aula. Cuidados como verificar se os materiais disponibilizados aos alunos so suficientes e eficazes na produo de seus trabalhos. O processo da aula de investigao divide-se em quatro partes fundamentais: planejamento e programao; introduo do assunto em sala; desenvolvimento do trabalho de pesquisa e a partilha e concluso do trabalho desenvolvido. Cada uma dessas etapas tem fundamental importncia para alcanarse um bom resultado.

1.1 PROGRAMAO INVESTIGAO

E/OU

PLANEJAMENTO

DA

AULA

DE

Assim como qualquer outra, a aula de investigao deve ser programada com antecedncia, pois devem ser levados classe, materiais que auxiliem no trabalho de investigao e pesquisa. Esses materiais devem levar os alunos a se aprofundarem no assunto proposto. PONTE (2005, p. 25), refere-se programao da aula de investigao,

afirmando que:
(...)pode sempre programar-se o modo de comear uma investigao, mas nunca se sabe como ela ir acabar. A variedade de percursos que os alunos seguem, os seus avanos e recuos, as divergncias que surgem entre eles, o modo como a turma reage s intervenes do professor so elementos largamente imprevisveis numa aula de investigao.

Enquanto prepara-se a aula investigativa, o professor poder fazer observaes sobre o que encontrou de mais importante e que certamente ajudar seus alunos, essas observaes podem ser destacadas e apresentadas aos alunos durante seus estudos. 1.2 A INTRODUO DO ASSUNTO EM SALA Nessa etapa acontece, primeiramente, a introduo do assunto aos alunos. Essa fase, embora curta, absolutamente crtica, dela dependendo todo o resto (PONTE, 2005, p. 26) . nessa etapa que deve ser garantido aos alunos o perfeito entendimento da proposta e o esperado deles durante a realizao da atividade. Tambm extremamente necessrio que nesta fase o professor saiba introduzir a proposta aos alunos de maneira precisa dando todas as instrues necessrias. Porm no demasiadamente, pois, para que que a investigao tenha um bom xito intelectual fundamental que o aluno tenha um grande campo de pesquisa, ou seja, que a pesquisa dele no se limite este ou quele assunto. Assim a partir do tema proposto, ele poder seguir por diversos caminhos abrangendo novidades sobre o tema.

1.3 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE PESQUISA O desenvolvimento da pesquisa o auge desta metodologia. nessa fase que o aluno desenvolve o raciocnio e aprimora seus conhecimentos. a realizao mais concreta do trabalho de investigao, que pode acontecer em grupos ou mesmo individualmente. Cabe ao professor, como mero mediador, oferecer meios para que o aluno pesquise e desenvolva-se. Deve-se deixar um amplo campo de pesquisa sobre o assunto. Os alunos tm que explorar a situao proposta e formular questes para o desenvolvimento do seu trabalho.

Na explorao inicial, naturalmente, os alunos levaro algum tempo, o que pode parecer que os alunos estejam com dificuldades para desenvolver a atividade ou mesmo que no estejam tentando desenvolv-la, porm, eles devem estar fixados em seus pensamentos, analisando por onde comeam a explorao, ou seja, qual o caminho que iro seguir na sua pesquisa. O trabalho em grupo facilita o surgimento de dvidas e pontos de vista diferente, o que torna a investigao mais interessante. Porem, deve-se tomar um certo cuidado para que todos participem pois se um ou dois alunos tomam a frente e levam o grupo todo a explorar sobre suas prprias idias, sendo assim, o trabalho ficar limitado s idias desses poucos alunos e as idias e investigaes dos outros integrantes do grupo podero ser perdidas. Mas como tudo tem suas vantagens e desvantagens o professor orientador poder analisar qual a melhor maneira de se trabalhar essa atividade com seus alunos, sendo que ele conhece as capacidades e limitaes de seus prprios alunos. 1.4 PARTILHA E CONCLUSO DO TRABALHO DESENVOLVIDO O fechamento de todo o trabalho e seu entendimento completo se daro nesta parte, onde acontecer a discusso dos trabalhos, em que os alunos iro relatar aos colegas e ao professor as concluses sobre seu trabalho. Esta a fase indicada para que os alunos compartilhem os conhecimentos que adquiriram no desenvolvimento do trabalho. O professor pode ajud-los para que sejam comunicados os processos e os resultados mais significativos da investigao estimulando que os alunos se questionem sobre os trabalhos dos colegas, destacando suas eventuais dvidas e as esclarecendo. 2 CONTRIBUIO DAS INVESTIGAES PARA O ENSINO MATEMTICO

A importncia de trabalhar-se a investigao em matemtica se mostra atravs da necessidade de auxiliar os alunos a desenvolverem suas capacidades de resoluo de problemas, atravs da pesquisa e investigao. PETRONZELLI ( 2003, p.15) retrata da importncia dada para a resoluo de problemas:
(...) recente e somente nas ltimas dcadas que os educadores

matemticos passaram a aceitar a idia de que o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas merecia mais ateno. A caracterizao de Educao Matemtica, em termos de resoluo de problemas, reflete uma tendncia de reao a caracterizaes passadas como um conjunto de fatos, domnio de procedimentos algortmicos ou um conhecimento a ser obtido por rotina ou por exerccio mental. Hoje, a tendncia caracterizar esse trabalho considerando os estudantes como participantes ativos, os problemas como instrumentos precisos e bem definidos e a atividade de resoluo de problemas como uma coordenao complexa simultnea de vrios nveis de atividade.

A investigao matemtica tem sido uma das maneiras encontradas para ensinar e aprender matemtica, respeitando o conhecimento do aluno j inserido no processo de trabalho e nas prticas sociais, como tambm a possibilidade de acesso s diversas reas do conhecimento articulado tais prticas, que podem contribuir para a construo da cidadania. Assim como os alunos, as instituies de ensino e at mesmo os professores tambm so desafiados para que sejam inseridas estas prticas investigativas em todos os nveis de ensino, a todos os alunos
Trabalhos sobre investigao matemtica so relevantes porque as atividades podem proporcionar grande desafio aos alunos, entretanto, tambm so apontados como desafio aos sistemas educativos atuais. tornar acessvel esse tipo de experincias, no apenas a uma minoria privilegiada, mas a generalidade dos alunos, independente do nvel de ensino em que esteja. (PONTE,1998, p. 43)

Este tambm um apelo s igualdades no ensino brasileiro, onde faz-se necessrio ateno maior dos sistemas de ensino, para que sejam colocados a todos os alunos independentemente da classe ou nvel social e de ensino todas as possibilidades de aprender de maneiras dinmicas, como a investigao.

3 CONSIDERAES FINAIS

O trabalho apresentado foi de grande valia, pois nos permitiu refletir sobre a importncia de uma educao mais dinmica. Como futuros professores essencial que saibamos como trabalhar de uma forma mais estimulante e claro, de forma que o aluno realmente aprenda o que esta sendo ensinado. O mtodo da investigao faz com que o aluno pesquise e assim, com certeza aprenda. Com esta didtica, podemos ligar o contedo ensinado com a realidade do aluno. Pelas pesquisas realizadas, afirma-se que todos os nveis de ensino

deveriam trabalhar este tipo de dinmica dentro do processo ensino-aprendizagem, visando-se que esta atividade ajuda, em grande parte, no melhor entendimento da matria. Desta maneira, pode-se dizer que as investigaes, de maneira geral, no apenas matemticas, quando adotadas dentro da sala de aula fazem com que os alunos e o professor entrem em concordncia, transformando a aula num ambiente agradvel a todos. 4 REFERNCIAS

BIAGGI, G. V. Uma nova forma de ensinar matemtica para futuros administradores: uma experincia que vem dando certo. Cincias da Educao. Lorena-SP, v. 2, n. 2, 2000. p.103-113. PETRONZELLI, C. Resoluo de problemas e investigaes: contribuies para o processo de ensino/aprendizagem. In:___. VII Seminrio de pesquisa: pesquisa e promoo humana. Curitiba-PR: Companhia de editorao cientfica, 2003. p.15-16. PONTE, J. P. ; BROCARDO, J. ; OLVIVEIRA, H. A aula de investigao. In:___. Investigaes matemticas na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte-MG: Autntica, 2005. p. 25-53. PONTE, J. P. ; OLIVEIRA, H. ; VARANDAS, J. M. ; BRUNHEIRA, L. O trabalho do professor numa aula de investigao matemtica. 1. ed. So PauloSP:Quadrante, 1998. RODRIGUEZ, R. C. M. C. (Re)Construindo a matemtica. In:___. Fazer pedaggico - construes e perspectivas. Srie Interinstitucional Universidade - Educao Bsica. Iju-SC, 1994. p. 82-87. 5 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A investigao cientfica em histria da matemtica e suas relaes com o programa de ps-graduao em educao matemtica. In: BICUDO, M. A. V. et al. Educao matemtica: pesquisa em movimento. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2005. p. 164-185. CHAGAS, E. M. F. Educao matemtica na sala de aula: Problemticas e possveis solues. Disponvel em <http://www.partes.com.br/ed15/educacao.asp> Acesso em: 08 agosto. 2008.

You might also like