You are on page 1of 99

Tcnicas Experimentais

Detectores de Radiao

Prof. Altem Nascimento Pontes


Perodo: 18 a 24 de Janeiro de 2010

Princpios de Operao dos Detectores de Radiao

Detectores de radiao
Detector de radiao um dispositivo que, colocado em um meio onde exista um campo de radiao, seja capaz de indicar a sua presena. Existem diversos processos pelos quais diferentes radiaes podem interagir com o meio material utilizado para medir ou indicar caractersticas dessas radiaes. Entre esses processos os mais utilizados so os que envolvem a gerao de cargas eltricas, a gerao de luz, a sensibilizao de pelculas fotogrficas, a criao de traos (buracos) no material, a gerao de calor e alteraes da dinmica de certos processos qumicos. Normalmente um detector de radiao constitudo de um elemento ou material sensvel radiao e um sistema que transforma esses efeitos em um valor relacionado a uma grandeza de medio dessa radiao.

Propriedades de um detector
Para que um dispositivo seja classificado como um detector apropriado necessrio que, alm de ser adequado para a medio do mensurando, apresente nas suas sequncias de medio algumas caractersticas, tais como: Repetitividade, definida pelo grau de concordncia dos resultados obtidos sob as mesmas condies de medio; Reprodutibilidade, grau de concordncia dos resultados obtidos em diferentes condies de medio; Estabilidade, aptido do instrumento conservar constantes suas caractersticas de medio ao longo do tempo; Exatido, grau de concordncia dos resultados com o valor verdadeiroou valor de referncia a ser determinado; Preciso, grau de concordncia dos resultados entre si, normalmente expresso pelo desvio padro em relao mdia; Sensibilidade, razo entre a variao da resposta de um instrumento e a correspondente variao do estmulo; Eficincia, capacidade de converter em sinais de medio os estmulos recebidos.

Eficincia de um detector
A eficincia de um detector est associada normalmente ao tipo e energia da radiao e basicamente a capacidade do detector de registr-la. A eficincia de um detector pode ser definida de duas formas: eficincia intrnseca e eficincia absoluta. O registro de cada radiao no detector representa um sinal, que pode ser um pulso, um buraco, um sinal de luz, ou outro sinal qualquer, dependente da forma pela qual a radiao interage com o detector e dos subprodutos mensurveis gerados.

Eficincia intrnseca do detector


O tipo e a energia de radiao, normalmente, so fatores ligados s caractersticas intrnsecas do detector. A eficincia intrnseca pode ser escrita como:

Eficincia absoluta de um detector


A eficincia absoluta est relacionada no s com as suas caractersticas de construo, mas tambm com a fonte de radiao que est sendo medida, com o meio e com a geometria de medio. Pode ser escrita como:

Fatores que definem a escolha de detectores


Tipo da radiao Como as radiaes interagem de forma diferente com a matria, dependendo de seu tipo (radiao eletromagntica, partculas carregadas leves, partculas carregadas pesadas, nutrons), a escolha do detector depende do tipo de radiao que se quer medir. Em geral, um detector que mede com grande eficincia um determinado tipo de radiao (por exemplo, ftons de alta energia) pode ser totalmente inadequado para medir outro tipo (por exemplo, radiao alfa).

Fatores que definem a escolha de detectores


Intervalo de tempo de interesse
Em alguns casos, o objetivo pode ser a medio "instantnea" da radiao, isto , o nmero mdio de radiaes em um intervalo de tempo muito curto, por exemplo, ao se avaliar a radiao num local antes de realizar uma ao qualquer. Em outros, se deseja registrar a radiao acumulada durante um perodo de tempo, como por exemplo, o perodo durante o qual foi exposto um trabalhador. Para cada finalidade deve ser utilizado um detector apropriado. No primeiro caso, so utilizados os detectores de leitura direta, ou ativos, tais como os detectores gas para medio da taxa de dose, os cintilmetros, os detectores a semicondutor. No segundo caso esto incluidos os detectores passivos, que registram os eventos e podem ser processados posteriormente, como as emulses fotogrficas, os detectores de trao, os dosmetros termoluminescentes, lioluminescentes e citogenticos.

Fatores que definem a escolha de detectores


Preciso, exatido, resoluo

Dependendo da utilizao, a escolha do detector e do mtodo de medio pode variar em relao ao grau de preciso, exatido e resoluo dos resultados desejados. Isto est ligado s diversas incertezas envolvidas no processo de medio e nas outras atividades relacionadas. Para medies ambientais resultados com incertezas de 20% podem ser considerados aceitveis enquanto que, para trabalhos de produo de padres de medies de atividade, uma incerteza de 0,5% pode ser considerada muito grande.

Fatores que definem a escolha de detectores


Condies de trabalho do detector
O detector utilizado em trabalho de campo tem que ter condies de robustez, portabilidade e autonomia diferentes das necessrias aos detectores operados em ambientes controlados de laboratrio. Em situaes extremas de ambiente, como por exemplo dentro do circuito primrio de um reator, somente detectores especiais tm condies de operar. Essas condies de operao do detector iro muitas vezes determinar os materiais utilizados em sua construo. Detectores muito sensveis a choques mecnicos no so recomendados para medies em unidades mveis.

Fatores que definem a escolha de detectores


Tipo de informao desejada

Conforme a finalidade, pode-se desejar somente informaes sobre o nmero de contagens, ou energia da radiao detectada. Em alguns casos se busca a relao com a dose absorvida, tempo vivo de medio, distribuio em energia. O processamento dessa informao depende do detector escolhido e do mecanismo pelo qual a informao coletada.

Fatores que definem a escolha de detectores


Caractersticas operacionais e custo

Outros fatores determinantes na escolha do detector so a facilidade de operao, facilidade e disponibilidade de manuteno e, finalmente, o custo do detector.

Especificaes para monitores, dosmetros e sistemas de calibrao


Os detectores necessitam obedecer a certos requisitos, para serem padronizados para o uso em Proteo Radiolgica e em Metrologia das radiaes ionizantes. Assim, alm de possuir as caractersticas citadas, devem satisfazer a requisitos normativos, conforme ser descrito a seguir.

Especificaes para monitores, dosmetros e sistemas de calibrao


Monitor de radiao um detector construdo e adaptado para radiaes e finalidades especficas e deve apresentar as seguintes propriedades, regidas por normas da IEC 731 ou ISO 4037-1:
limite de deteco adequado; preciso e exatido; reprodutibilidade e repetitividade; linearidade; estabilidade a curto e longo prazo; baixa dependncia energtica; baixa dependncia direcional, rotacional; baixa dependncia dos fatores ambientais; baixa dependncia com a taxa de exposio.

Especificaes para monitores, dosmetros e sistemas de calibrao


Dosmetro
um monitor que mede uma grandeza radiolgica ou operacional, mas com resultados relacionados ao corpo inteiro, rgo ou tecido humano. Alm das propriedades de um monitor, ele deve ter: - resultados em dose absorvida ou dose equivalente (ou taxa); - ser construdo com material tecido-equivalente; - possuir fator de calibrao bem estabelecido; - suas leituras e calibraes so rastreadas a um laboratrio nacional e rede do BIPM; - incertezas bem estabelecidas e adequadas para sua aplicao; - modelo adequado para cada aplicao; - modelo adequado para cada tipo e intensidade de feixe.

Especificaes para monitores, dosmetros e sistemas de calibrao


Sistema de Calibrao
Um sistema de calibrao um conjunto de detectores e unidades de processamento que permite medir uma grandeza radiolgica de modo absoluto ou relativo e deve cumprir as seguintes exigncias: - fator de calibrao rastreado aos sistemas absolutos e ao Bureau International de Poids et Mesures (BIPM); - aprovao em testes de qualidade (comparaes interlaboratoriais, protocolos e sistemas j consagrados internacionalmente); - incertezas bem estabelecidas e pequenas; - resultados, rastreados ao BIPM, e acompanhados de certificados registrados; - fatores de influncia sob controle; - fatores de interferncia conhecidos; - integrar os sistemas de um laboratrio de calibrao.

Deteco Utilizando Emulses Fotogrficas

Emulses fotogrficas
As emulses fotogrficas so normalmente constitudas de cristais (gros) de haletos de prata (normalmente brometo) dispersos em uma matriz de gelatina. Cada gro tem aproximadamente 1010 tomos de Ag+. As emulses fotogrficas utilizadas para deteco de radiao so similares s utilizadas em filmes fotogrficos comuns, sendo que nas primeiras a concentrao dos gros de brometo de prata vrias vezes superior. A presena da prata metlica remanescente aps o processo de revelao est relacionada quantidade de radiao a que foi submetida a emulso.

Mecanismo de interao da radiao com as emulses fotogrficas


A ao da radiao na emulso semelhante a que ocorre com a da luz visvel em chapas fotogrficas comuns. A radiao, ao interagir com eltrons de tomos do brometo de prata faz com que apenas alguns tomos no gro sejam sensibilizados pela sua passagem, transformando os ons Ag+ em Ag metlica. Essa quantidade de Ag transformada pode permanecer indefinidamente, armazenando uma imagem latente da trajetria da partcula na emulso. No processo subseqente de revelao, uma soluo reveladora tem a propriedade de converter todos os gros de brometo de prata em prata metlica.

Interao de ftons e nutrons com a emulso fotogrfica


A interao da radiao indiretamente ionizante, como ftons com energia acima da energia da luz visvel e nutrons, tem baixa probabilidade de ocorrncia diretamente com os tomos de Ag na emulso. Normalmente o que ocorre uma interao prvia dessas radiaes resultando em eltrons secundrios ou ftons de energia mais baixa, que por sua vez, tm maior facilidade de sensibilizar a emulso.

Aplicaes da dosimetria com emulses fotogrficas


Monitorao pessoal de radiao X e gama Os filmes fotogrficos utilizados para monitorao pessoal tm dimenso reduzida, da ordem de alguns centmetros quadrados (por exemplo, 3 cm x 4 cm). So acondicionados em envelopes prova de luz. Para a monitorao, um ou mais filmes so colocados em monitores (ou badges), normalmente feitos de plstico, com algumas partes das reas sensveis cobertas por filtros de cobre e chumbo. Normalmente so colocadas em um monitor dois tipos de emulso, uma mais sensvel e outra menos sensvel, para ampliar a capacidade de deteco dos ftons em quantidade e em energia.

Disposio dos filtros metlicos e do filme no monitor individual utilizado pelo IRD

Aplicaes da dosimetria com emulses fotogrficas


Uso em raio X diagnstico As emulses fotogrficas so utilizadas tambm para a obteno de radiografias utilizadas em diagnsticos mdicos. Como a atenuao e absoro da radiao com os materiais depende do Z do material e de sua densidade, a radiao que atravessa diversos tipos de tecido ir interagir de forma diferente com eles, permitindo uma discriminao da composio do interior do corpo examinado por meio do feixe atenuado transmitido, o qual ir formar uma imagem na chapa fotogrfica. Dessa forma possvel verificar fraturas em ossos, que atenuam mais a radiao que o tecido mole; identificar materiais estranhos no corpo, alteraes de tecido provocadas por cncer.

Raios X Digital

Equipamento mdico do raio de X do diagnstico

Aplicaes da dosimetria com emulses fotogrficas


Gamagrafia De forma semelhante utilizada para raio X diagnstico, feixes de raios so usados para avaliao de estruturas na construo civil, na siderurgia e metalurgia. A radiao mais absorvida na matria mais densa e com mais alto Z e permite verificar a existncia de bolhas e falhas no interior de grandes estruturas metlicas e de concreto, sem a necessidade de destru-las. Normalmente so utilizadas fontes de 60Co, de 137Cs e de 192Ir. Podem ser utilizados tambm aparelhos de raios X de alta energia (acima de 400 keV).

Equipamento Gamagrafia Projectores de Gama usando: Selnio 75 Irdio 192

Equipamento raio x portteis de: 160Kv; 200Kv; 225Kv; 250Kv; 300Kv; 320Kv Panormicos e direccionais

Detectores Termoluminescentes

O mecanismo da termoluminescncia
O volume sensvel de um material termoluminescente consiste de uma massa pequena (de aproximadamente 1 a 100 mg) de um material cristalino dieltrico contendo ativadores convenientes. Esses ativadores que podem estar presentes em quantidades extremamente pequenas (da ordem de trao, por exemplo), criam dois tipos de imperfeies na rede cristalina: armadilhas para eltrons, que capturam e aprisionam os portadores de carga e centros de luminescncia. A radiao ionizante, ao interagir com os eltrons, cede energia aos mesmos, que so aprisionados pelas armadilhas. Se o material submetido a um aquecimento os eltrons aprisionados nas armadilhas so liberados, fazendo com que percam a energia nos centros de luminescncia. A diferena de energia entre esses dois nveis emitida atravs de um fton na faixa da luz visvel (da ordem de alguns eV).

Emisso de luz na termoluminescncia

Utilizao na deteco e dosimetria de radiao


Para alguns materiais as armadilhas resistem bem temperatura ambiente por perodos de tempo relativamente longos (maiores que 30 dias, por exemplo), ou seja, s liberam os eltrons e emitem luz aps um tratamento trmico de algumas centenas de graus Celsius. Como o sinal luminoso pode ser proporcional radiao incidente, esses materiais so bastante convenientes para serem utilizados como dosmetros, principalmente pela sua caracterstica de reutilizao antes de apresentarem fadiga expressiva.

Principais materiais termoluminescentes


As principais substncias utilizadas como materiais termoluminescentes para dosimetria so o CaSO4:Dy (sulfato de clcio dopado com disprsio), o CaSO4:Mn ( dopado com mangans); o LiF(fluoreto de ltio) e a CaF2 (fluorita). No Brasil, o CaSO4:Dy (produzido no IPEN/CNEN-SP) e o LiF, so os mais utilizados.

Dosmetros TLD RGO Corpo inteiro (Dose Efetiva) Dose equivalente para o Cristalino Dose equivalente para a pele[d] Dose equivalente para mos e ps INDIVDUO INDIVDUO OCUPACIONALMENTE DO EXPOSTO PBLICO 20 mSv[b] 1 mSv[c] 150 mSv 15 mSv 150 mSv 50 mSv 500 mSv ---

Leitor de TLD
O instrumento utilizado para avaliar a dose em funo da luz emitida denominado leitor (ou leitora) TLD. composto de um sistema que faz um aquecimento controlado, de uma vlvula foto-multiplicadora, que transforma o sinal luminoso em um sinal eltrico amplificado, e de um sistema de processamento e apresentao (display) do sinal.

Esquema de uma leitora TLD

Detectores Gs

Uso de gases como detectores


Os detectores gs constituem os tipos mais tradicionais e difundidos. Foram utilizados desde as experincias iniciais com a radiao ionizante. A interao das radiaes com os gases provoca principalmente excitao e ionizao dos seus tomos. Na ionizao, so formados pares eltron-on que dependem de caractersticas dos gases utilizados e da radiao ionizante. A coleta dos eltrons e dos ons positivos formados no volume sensvel do detector, feita por meio de campos eltricos e dispositivos apropriados, e serve como uma medida da radiao incidente no detector.

Energia mdia para formao de um par de ons (W) em um gs


Quando uma radiao interage com um gs, ionizando-o, os eltrons arrancados pertencem normalmente s ltimas camadas, com energias de ligao da ordem de 10 a 20 eV. Como nem toda interao resulta em ionizao e o eltron atingido nem sempre pertence ltima camada, o valor da energia mdia para formao de um par de ons (W) em um gs varia em torno de 20 a 45 eV para os gases mais utilizados.

Energia mdia para formao de pares de ons em alguns gases

Formao de pulso de tenso ou de corrente em detectores gs


Nos detectores gs, a carga gerada pelos pares de ons coletada por meio do campo eltrico criado de forma conveniente por um circuito eltrico. A carga, ao atingir o eletrodo, produz uma variao na carga do circuito, que pode ser detectada e transformada em um sinal eltrico. Essa carga corresponde a uma corrente, que pode ser medida utilizandose eletrmetros. O modo de operao que mede a corrente mdia gerada em um intervalo de tempo denominado modo de operao tipo corrente. Outra forma de operar o detector registrar o sinal gerado pela radiao, criando um pulso referente variao de potencial correspondente. Esse modo denominado modo de operao tipo pulso. Nesse caso, o nmero de pares de ons gerados e coletados corresponde tambm intensidade (ou amplitude) do pulso gerado para o detector.

Regies de operao para detectores gs


A probabilidade de interao da radiao com o gs, resultando na formao de pares de ons, varia com o campo eltrico aplicado (ou diferena de potencial aplicada) ao gs dentro do volume sensvel. Podese separar o intervalo de variao do campo eltrico em seis regies, pelas caractersticas especficas de gerao e coleta de carga. Essas regies so: - regio inicial no-proporcional; - regio de saturao dos ons; - regio proporcional; - regio de proporcionalidade limitada; - regio do Geiger-Mller; e - regio acima da regio do Geiger-Mller ou regio de descarga contnua.

Regies de operao para detectores gs

Regies de operao para detectores gs


Regio inicial no-proporcional Nessa regio, os pares de ons so formados, mas como o campo eltrico muito fraco, ocorre um processo de recombinao dos ons e somente parte das cargas geradas so coletadas. medida que a diferena de potencial cresce, os ons so atrados para os polos eltricos e no tm condies de se recombinar. Nessa regio gerada uma carga, mas a amplitude do pulso pode variar sem proporcionalidade com quantidade ou energia da radiao incidente. Essa regio no conveniente para a operao de detectores.

Regies de operao para detectores gs


Regio de saturao de ons Aps um determinado valor do campo eltrico todos os ons formados so coletados, e o sinal ento proporcional a energia da radiao incidente. O valor do sinal permanece o mesmo para um intervalo de variao do campo eltrico, em que a coleta das cargas no traz nenhum processo adicional. Nessa regio de campo eltrico que operam os detectores tipo cmara de ionizao.

Regies de operao para detectores gs


Regio proporcional
Com o aumento do campo eltrico, os eltrons acelerados tm energia suficiente para arrancar eltrons de outros tomos e, dessa forma, criar novos pares de ons. Ocorre ento uma multiplicao, que linearmente proporcional ao nmero de pares de ons gerados pela radiao primria. Essa regio tambm chamada de regio de proporcionalidade verdadeira, pois onde operam os detectores proporcionais. O sinal inicial multiplicado por um fator de 102 a 104 vezes, dependendo do gs e da tenso aplicada. O sinal coletado na maioria das vezes precisa ser pouco amplificado, o que facilita seu processamento.

Regies de operao para detectores gs


Regio de proporcionalidade limitada
Continuando a aumentar o campo eltrico, a multiplicao do gs passa a sofrer efeitos no-lineares no guardando mais a relao de proporcionalidade com o nmero de pares de ons gerados inicialmente. Os eltrons criados pela multiplicao so rapidamente coletados no anodo, enquanto que os ons positivos se movem mais lentamente para o catodo. A concentrao dessa nuvem de ons positivos tem como efeito criar uma carga espacial prxima ao catodo, alterando a forma do campo eltrico no detector. Como as multiplicaes subseqentes dependem do valor do campo eltrico, surgem as nolinearidades que afetam a proporcionalidade. Nessa regio os detectores no operam.

Regies de operao para detectores gs


Regio Geiger-Mller

Se a voltagem aplicada for suficientemente alta, a carga espacial criada pelos ons positivos passa a ser to grande que a perturbao que cria no campo eltrico interrompe o processo de multiplicao. Nesse caso o nmero de pares de ons criados passar a ser sempre da mesma ordem, independentemente do nmero de pares criados originalmente e portanto o sinal ser independente da energia da radiao.

Regies de operao para detectores gs


Regio de descarga contnua Um aumento ainda maior no valor do campo eltrico ir ocasionar o surgimento de centelhas, no havendo mais relao com o nmero de ons formados. Nessa regio no operam os detectores e, se operados nessa regio, podem ser danificados.

Regies de operao para detectores gs


Cmaras de ionizao A cmara de ionizao opera na regio de saturao de ons e para cada par de on gerado pela partcula no interior do volume sensvel do detector gasoso um sinal coletado. Apesar disso, a corrente coletada muito baixa, normalmente da ordem de 10-12 A e precisam ser utilizados amplificadores para o sinal poder ser convenientemente processado. As cmaras de ionizao trabalham normalmente no modo corrente e se convenientemente construdas, utilizando o ar como elemento gasoso, so capazes de medir diretamente a grandeza exposio.

Cmaras de ionizao
Alguns tipos de detectores especiais funcionam dentro do modo de cmara de ionizao. Entre eles podem ser citados: Cmara de ionizao free air: consiste de uma estrutura
convenientemente montada e aberta de forma que a interao com radiao medida diretamente no ar, ou seja, o volume sensvel do detector menor que o do recipiente em que est contido. A camada de ar entre o volume sensvel e as paredes da cmara faz com que o volume sensvel no sofra influncia da interao da radiao com as paredes.

Cmaras de ionizao
Caneta dosimtrica: muito utilizada em monitorao pessoal, consiste em uma cmara de ionizao onde um fio de quartzo serve como cursor para indicar a exposio (ou dose) acumulada. Utilizando um carregador, insere-se, sob presso, a caneta para ser zerada. Na prtica significa que lhe foi fornecida uma carga eltrica mxima, que vai se esvaindo com o surgimento dos eltrons e ons formados pela radiao, dentro do volume da cmara. Assim, o fio de quartzo vai se aproximando do eletrodo de carga de mesmo sinal e, pela lente, observa-se a leitura da exposio ou dose absorvida.

Cmara de Ionizao Tipo Caneta Dosimtrica - detecta radiaes do tipo (gama) e raios X > 80 keV.

Cmaras de ionizao
Cmara de ionizao porttil: uma cmara de ionizao a ar ou gs sob presso, destinada a medies de taxas de exposio, taxa de dose e dose acumulada, para radiaes X e gama e, s vezes, beta. construda de material de baixo Z ou tecido-equivalente.

Cmara de Ionizao. Detecta radiaes do tipo (alfa) > 4 MeV, (beta) > 100 keV, (gama) e raios X > 7 keV.

Cmaras de ionizao
Cmara de ionizao tipo poo: a cmara de ionizao montada de forma que a fonte radioativa a ser medida possa ser introduzida no poo criando uma condio de eficincia de praticamente 100 %. muito utilizada na medio de atividade de fontes radioativas. Exemplo: curimetro.

Cmaras de ionizao tipo poo

Cmaras de ionizao
Cmara de extrapolao: cmara montada com distncia entre eletrodos varivel, permite a medio de valores diferentes de volume ionizado sendo utilizada para o clculo de dose absorvida para radiaes de baixa energia (ftons e eltrons), utilizando a tcnica de extrapolao.

Detectores Proporcionais

Detectores proporcionais
Os detectores proporcionais foram introduzidos no incio dos anos 40. Operam quase sempre no modo pulso e se baseiam no fenmeno de multiplicao de ons no gs para amplificar o nmero de ons originais criados pela radiao incidente. Os pulsos originados so muitas vezes maiores que aqueles das cmaras de ionizao e, por esse motivo, os detectores proporcionais so muito convenientes para as medies de radiao onde o nmero de pares de ons muito pequeno para permitir uma operao satisfatria de uma cmara de ionizao. Dessa forma, uma das aplicaes importantes de detectores proporcionais na deteco e espectroscopia de raios X, eltrons de baixa energia e radiao alfa. Contadores proporcionais so tambm largamente aplicados na deteco de nutrons, utilizando reaes nucleares tipo (n,p), (n,). O material que reage com os nutrons colocado dentro do proporcional, podendo ser o prprio gs de preenchimento.

Esquema de um detector proporcional cilndrico.

Detector proporcional porttil para medio de contaminao superficial.

Detectores GeigerGeiger-Mller

Detectores GeigerGeiger-Mller
Os detectores Geiger-Mller foram introduzidos em 1928 e em funo de sua simplicidade, baixo custo, facilidade de operao e manuteno, so utilizados at hoje. Em funo de sua caracterstica de um pulso de sada de igual amplitude, independentemente do nmero de ons iniciais, o detector G-M funciona como um contador, no sendo capaz de discriminar energias. Para cada partcula que interage com o volume sensvel do detector, criado um nmero da ordem de 109 a 1010 pares de ons. Assim, a amplitude do pulso de sada formado no detector da ordem de volt, o que permitir simplificar a construo do detector, eliminando a necessidade de um pr-amplificador.

Medidor com detector interno tipo Geiger-Mller. Detecta radiaes do tipo (gama) > 50 Kev. Medidor com detector fixo externo tipo Geiger Mller. Detecta radiaes do tipo (alfa) > 4 MeV, (beta) 100 keV, (gama) e raios X > 50 keV.

Medidor com detector interno tipo GeigerMller. Detecta radiaes do tipo (alfa) > 4 MeV, (beta) 100 keV, (gama) e raios X > 50 keV.

Detectores Cintilao

Detectores Cintilao
A utilizao de materiais cintiladores para deteco de radiao muito antiga - o sulfeto de zinco j era usado nas primeiras experincias com partculas - e continua sendo uma das tcnicas mais teis para deteco e espectroscopia de radiaes.

Cintilmetro porttil, de alta sensibilidade, utilizado em atividades de triagem e localizao de fontes emissoras de radiao gama.

Espectrmetro gama, com NaI(Tl) e analisador multicanal, porttil, que permite determinar a energia da radiao, obter o espectro e identificar o radionucldeo.

Caractersticas importantes de materiais cintiladores


Algumas das caractersticas ideais de um bom material cintilador so: - que transforme toda energia cintica da radiao incidente ou dos produtos da interao em luz detectvel; - que a luz produzida seja proporcional energia depositada; - que seja transparente ao comprimento de onda da luz visvel que produz; - que tenha boa qualidade tica, com ndice de refrao prximo ao do vidro (aprox. 1,5); - que seja disponvel em peas suficientemente grandes para servir para construo de detectores; - que seja facilmente moldvel e/ou usinvel para construir geometrias adequadas de detectores.

Eficincia de cintilao
A eficincia de cintilao para um cintilador definida como a frao da energia de todas as partculas incidentes que transformada em luz visvel. Existe uma srie de interaes da radiao com o material cintilador com transferncia de energia e, a desexcitao, no ocorre atravs da emisso de luz, mas principalmente sob a forma de calor.

Emisso de luz em materiais cintiladores inorgnicos


O mecanismo de cintilao em materiais inorgnicos depende dos estados de energia definidos pela rede cristalina do material. Dentro dos materiais isolantes ou semicondutores os eltrons tm disponveis para ocupar somente algumas bandas discretas de energia. A banda de valncia representa os eltrons que esto essencialmente ligados aos stios da rede cristalina, enquanto que a banda de conduo representa os eltrons que tm energia suficiente para migrar livremente atravs do cristal. Existe uma banda de energia intermediria, denominada banda proibida, onde os eltrons nunca so encontrados. Quando determinadas substncias so introduzidas no cristal (ainda que em quantidades muito pequenas) so criados stios especiais na rede cristalina dentro da chamada banda proibida, Os eltrons da banda de valncia ao receberem energia suficiente da radiao, ocupam os nveis de energia criados pela presena do ativador. Ao se desexcitarem e retornarem aos nveis de valncia, os eltrons emitem a energia referente diferena dos nveis, na forma de ftons, que so ento propagados pela estrutura cristalina.

Estrutura de bandas de energias em um cintilador cristalino ativado

A vlvula fotomultiplicadora
Um dispositivo fundamental para a utilizao dos detectores cintilao a fotomultiplicadora, que transforma os sinais luminosos produzidos pela radiao, usualmente muito fracos, em sinais eltricos com intensidade conveniente para serem processados em um sistema de contagem ou de espectroscopia.

Elementos bsicos de uma vlvula fotomultiplicadora

Cintilmetro acoplado a um computador.

Materiais cintiladores
O iodeto de sdio O iodeto de sdio ativado com o tlio - NaI(Tl) - um dos materiais mais utilizados, pelas suas caractersticas de resposta radiao, pela facilidade de obteno do cristal em peas grandes e de se obter o cristal dopado com tlio. Alm de sua capacidade de produo de luz visvel, o NaI(Tl) responde linearmente para um grande intervalo de energia para eltrons e raios . O iodeto de sdio um material altamente higroscpico, e para evitar sua deteriorao pela umidade, encapsulado, normalmente com alumnio.

Gama-Cmara
um dos principais equipamentos presentes nos servios de Medicina Nuclear. Consiste de um grande cristal de iodeto de sdio dopado com tlio (NaI(Tl)) que detecta os raios gama emitidos no decaimento dos radioistopos administrados ao paciente. O cristal tem eficincia relativamente elevada para a absoro de radiao gama. A energia do raios gama absorvidos provoca excitaes na rede cristalina que volta ao equilbrio emitindo luz visvel. A luz visvel, por sua vez, detetada por algumas dezenas de tubos fotomultiplicadores ou diodos sensveis luz que, acoplados a uma eletrnica dedicada, identificam a posio de incidncia do raio gama e a sua energia, enviando estas informaes ao computador que monta a imagem. Fazendo-se a aquisio de dados para diferentes ngulos da cmara com relao ao eixo do paciente possvel fazer uma tomografia conhecida como tomografia por emisso de ftons (SPECT - single photon emission computed tomography). Esta tomografia, no entanto, fornece informaes sobre o funcionamento dos rgos investigados, diferentemente da tomografia computadorizada com raios X, onde so obtidos detalhes anatmicos dos rgos

Gama-Cmara

Materiais cintiladores
O iodeto de csio O iodeto de csio ativado com tlio ou com sdio [CsI(Tl) e CsI(Na)] outro material bastante utilizado como detector de cintilao. Sua principal qualidade em relao ao iodeto de sdio seu maior coeficiente de absoro em relao radiao gama, permitindo a construo de detectores mais compactos. Alm disso, tem grande resistncia a choques e a vibraes, em funo de ser pouco quebradio.

Materiais cintiladores
O germanato de bismuto O detector de germanato de bismuto ou BGO - Bi4Ge3O12 - tornou-se disponvel no final dos anos 70 e rapidamente passou a ser utilizado em um grande nmero de aplicaes. A principal vantagem do BGO sua alta densidade (7,3 g/cm3) e o elevado nmero atmico do bismuto, o que faz dele o detector com maior probabilidade de interao por volume entre os mais comumente utilizados. Outra caracterstica do BGO ser um cintilador inorgnico puro, isto , no necessita de um ativador para promover o processo de cintilao. Isso ocorre porque a luminescncia est associada transio tica do Bi3+. Comparado ao iodeto de sdio, tem, alm disso, boas propriedades mecnicas e de resistncia umidade. As principais desvantagens do cristal de BGO so: sua baixa produo de luz, aproximadamente 10 a 20% daquela produzida em iguais condies pelo iodeto de sdio e seu custo, que duas a trs vezes o deste ltimo.

Materiais cintiladores
Sulfeto de zinco ativado O sulfeto de zinco ativado - ZnS(Ag) - um dos cintiladores inorgnicos mais antigos. Tem alta eficincia de cintilao, comparvel do NaI(Tl), mas s disponvel como p policristalino, sendo seu uso limitado a telas finas, por ser opaco luz, utilizadas principalmente para partculas e ons pesados. As telas de sulfeto de zinco foram utilizadas por Rutherford em suas experincias clssicas sobre a estrutura da matria.

Emisso de luz em materiais cintiladores orgnicos


O processo de fluorescncia em materiais orgnicos ocorre a partir de transies na estrutura dos nveis de energia de uma molcula isolada e pode ser observado para uma dada espcie molecular independentemente de seu estado fsico, o que no ocorre no caso dos materiais orgnicos cristalinos, que dependem de uma estrutura cristalina para que ocorra o processo de cintilao. As molculas dos materiais orgnicos termoluminescentes tm normalmente estados excitados com espaamento em energia bastante elevados comparados s energias trmicas mdias (0,025 eV). Esses nveis so subdivididos em subnveis, com pequenas diferenas de energia entre eles.

Nveis de energia em uma molcula orgnica.

Materiais cintiladores orgnicos


Somente dois materiais alcanaram grande popularidade como cintiladores cristalinos orgnicos: o antraceno e o estilbeno. O antraceno um dos materiais orgnicos mais antigos utilizados para cintilao e tem a caracterstica de ter a maior eficincia de cintilao entre os materiais orgnicos. Os dois materiais so relativamente frgeis e difceis de obter em grandes peas. Alm disso, a eficincia de cintilao depende da orientao da partcula ionizante em relao ao eixo do cristal.

Cintiladores plsticos
Utilizando cintiladores lquidos que podem ser polimerizados possvel produzir solues cintiladoras slidas. Um exemplo o monmero de estireno no qual dissolvido um cintilador orgnico apropriado. Os plsticos tornaram-se uma forma extremamente til de cintiladores orgnicos, uma vez que podem ser facilmente moldados e fabricados. O preo baixo e facilidade de fabricao, tornaram sua escolha praticamente exclusiva quando se necessita de cintiladores slidos de grande volume.

Detectores Cintilao Lquida

A soluo cintiladora
Uma soluo cintiladora, ou coquetel de cintilao, constitudo por duas ou mais substncias que possuem a funo de produzir ftons, com comprimentos de onda adequados mxima sensibilizao do tubo fotomultiplicador utilizado, e ao mesmo tempo servir de suporte de fonte para a amostra radioativa que se deseja medir.

A soluo cintiladora
Solues cintiladoras comerciais
Instagel e Aquasol Permitem adicionar dissolues orgnicas e inorgnicas, com incorporao de at 20% de fase aquosa Hisafe e Ultima Gold Permitem manter a homogeneidade com a incorporao de at 25% de fase aquosa, proporciona maior eficincia de contagem que os dois anteriores e utiliza o Diisopropil-Naftaleno como solvente

Equipamento de medio da atividade de radionucldeos emissores de radiao alfa, beta e gama, utilizando a tcnica de Cintilao Lquida.

Detectores Utilizando Materiais Semicondutores

Formao de pulsos em materiais semicondutores


Materiais isolantes, condutores e semi-condutores Em materiais cristalinos, pode-se dizer, de forma simplificada, que h trs bandas de energia em relao a condutividade de eltrons: a banda de valncia, de energia mais baixa, onde os eltrons normalmente se encontram em um material no excitado; a banda de conduo, por onde os eltrons normalmente migram, e uma banda proibida, que uma regio onde os eltrons no so permitidos estar. A largura em energia da banda proibida o que caracteriza os materiais isolantes, os semi-condutores e os condutores.

Formao de pulsos em materiais semicondutores


Materiais isolantes, condutores e semi-condutores Quando a largura muito grande (maior que 5 eV) os eltrons tm pouca possibilidade de alcanar a banda de conduo e, portanto, o material oferece grande resistncia a passagem de corrente; nesse caso o material um isolante. Quando a largura da banda muito pequena, at mesmo a agitao trmica temperatura ambiente faz com que os eltrons tenham energia para chegar na banda de conduo, e nesse caso o material um condutor. Em alguns casos, a energia da banda proibida no nem to grande, nem to pequena (, por exemplo, da ordem de 1 eV), mas, em determinadas circunstncias pode-se fazer com que os eltrons alcancem a banda de conduo e que o material se comporte como condutor; so materiais semi-condutores.

Detectores de diodos de silcio


Os detectores de diodo de silcio constituem o principal tipo de detector utilizado para partculas carregadas pesadas, como prtons, alfas e fragmentos de fisso. As principais vantagens dos detectores de diodo de silcio so a resoluo excepcional, a boa estabilidade, o excelente tempo de coleta de carga, a possibilidade de janelas extremamente finas e a simplicidade de operao. Os detectores de diodo de silcio so normalmente de tamanho pequeno, da ordem de 1 a 5 cm2 de rea.

Detectores de germnio
Os detectores de germnio dopado com ltio - Ge(Li) - foram largamente utilizados, por sua resoluo na espectroscopia gama, mas tm sido rapidamente substitudos, principalmente por causa das dificuldades operacionais, exigindo que sejam mantidos em refrigerao temperatura do nitrognio lquido (770 K), mesmo quando no esto em funcionamento, para evitar danos em suas estrutura com a migrao do ltio no material. Os substitutos preferidos tm sidos os detectores de germnio de alta pureza HPGe - tambm denominados de germnio hiperpuros ou de germnio intrnseco, que s necessitam de refrigerao quando em operao, podendo manterse na temperatura ambiente pelo perodo de muitos dias sem danos ou alteraes em suas condies. Os detectores de germnio para espectroscopia gama so construdos geralmente na geometria cilndrica ou coaxial, o que permite se obter volumes maiores, necessrios para espectrometria gama.

Detector de germnio de alta pureza, resfriado a nitrognio lquido, utilizado em tcnicas de espectrometria X e gama, em medies de laboratrio.

Detector de barreira de superfcie


Uma das utilizaes do silcio na construo dos detectores de barreira de superfcie que so caracterizados pela camada morta muito fina e so utilizados principalmente para a deteco de partculas e . So detectores formados pela juno de duas superfcies, uma tipo n e outra tipo p. Normalmente os detectores de barreira de superfcie so constitudos de uma pastilha fina de Si de alta pureza do tipo n (excesso de eltrons), sobre a qual depositada uma camada fina de ouro. Uma desvantagem do detector sua sensibilidade luz, mas como normalmente ele utilizado dentro de uma cmara vcuo, para evitar a interao das partculas com o ar, isto elimina esse problema.

Detectores de silciosilcio-ltio
Os detectores de silcio dopados com ltio - Si(Li) - so pouco recomendveis para o uso em espectrometria gama, em funo do baixo nmero atmico do silcio (Z =14), quando comparado com o germnio. No entanto, essa caracterstica os torna convenientes para a espectrometria de raios X de baixa energia e para deteco e espectrometria de eltrons. Ao contrrio do que ocorre com os detectores Ge (Li), a mobilidade do ltio no silcio no to alta, fazendo com que possa passar algum tempo temperatura ambiente, embora seja indispensvel a refrigerao com nitrognio quando em operao. A refrigerao ajuda tambm a melhorar a relao sinal-rudo, uma vez que aumenta a resistividade e a mobilidade de cargas no condutor.

Detectores de telureto de cdmio


O telureto de cdmio (CdTe) combina pesos atmicos relativamente altos (48 e 52) com uma banda de energia suficientemente grande para permitir operar temperatura ambiente. Para energias tpicas de raios , a probabilidade de absoro fotoeltrica por unidade de caminho percorrido da ordem de 4 a 5 vezes maior que no germnio e 100 vezes maior que no silcio. Normalmente este detector tem grande utilidade para situaes em que se deseja grande eficincia de deteco para raios de alta energia por unidade de volume.

Bibliografia
ANDREUCCI, R. Proteo Radiolgica: Aspectos Industriais. So Paulo:Abende, 2003. BELLINTANI, S. A; GILI, F. N. (orgs). Noes Bsicas de Proteo Radiolgica. So Paulo: Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares (IPEN), 2002. KNOLL, G. F. Radiation Detection and Measurement. Jersey: John Wiley & Sons, 2000. New

TAUHATA, L.; SALATI, I. P. A.; PRINZIO, R. D.; PRINZIO, A. D. Radioproteo e Dosimetria: Fundamentos. Rio de Jeneiro: Ed. Instituto de Radioproteo e Dosimetria, 2005.

Obrigado pela ateno.

You might also like