You are on page 1of 2

Introduo O objetivo desse experimento de demonstrar visualmente a existncia das linhas de fora atravs do mapeamento de campo eltrico gerado

o pela produo de uma tenso com um gerador de Van der Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes. Material Utilizado * Gerador de Van de Graf * Retroprojetor * leo de Rcino * Alpiste * Anis, placas e ponteiras metlicas * Cabos Concluso A partir do exposto conclui-se que as linhas de fora so linhas imaginarias que so traadas ao redor de uma carga eltrica ou de uma distribuio de cargas e servem para mostrar o comportamento do campo eltrico numa certa regio do espao e que quanto maior a intensidade do campo, maior a densidade de linhas. Resultados As linhas do campo eltrico foram traadas de acordo com o ajuste do alpiste ao campo eltrico gerado pelos anis, placas e ponteiras metlicas. As linhas de campo eltrico servem para mostrar o comportamento do campo eltrico numa certa regio. Foi observado que quanto mais prximas esto as linhas do campo eltrico, mais intenso e o campo. Fundamentao Terica Gerador de Van de Graff No gerador eletrosttico, uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo, onde so removidas (como uma escada rolante transporta pessoas). Caracterizando-se assim uma corrente eltrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto perodo de tempo. O gerador eletrosttico (Van de Graaff), pode ser entendido como uma esfera metlica isolada da terra que permanentemente carregada (positiva ou negativamente) atravs desta correia. Por sua vez, esta correia, carregada pelo atrito entre a polia e a correia (como se algum continuamente esfregasse um basto de plstico em um pedao de feltro e encostasse o basto na correia). Campo eltrico e Linha de Fora Um campo elctrico o campo de fora provocada por cargas elctricas (eletrons, protons ou ions) ou por um sistema de cargas. Cargas elctricas num campo elctrico esto sujeitas a uma fora elctrica. A frmula do campo elctrico dada pela relao entre a fora elctrica F e a carga de prova q O conceito de Campo Eltrico pode ser obtido a partir da Lei de Coulomb. Procedimentos Primeiramente foi usado apenas um eletrodo macio ligado ao gerador eletrosttico. Apos isso colocaram-se 2 eletrodos ligados ao gerador eletrosttico, separados por um pequeno espao. Logo apos foi colocado um eletrodo circular e dentro outro eletrodo circular de menor raio oco.

Apos isso so colocados 2 eletrodos ovais um dentro do outro. Depois 2 placas de eletrodos so postos frente a frente a uma pequena distancia. Depois uma placa de eletrodo e posta a uma pequena distancia de um eletrodo em forma de flecha. Por ultimo so postos 2 eletrodos em forma de placa, como usado anteriormente, e um eletrodo oval oco e posto entre os eletrodos de placa.

You might also like