You are on page 1of 19

BIOLOGIA

e) vantajoso, pois se os nanoims forem ligados a drogas quimioterpicas, permitem que estas sejam fixadas diretamente em um tumor por meio de um campo magntico externo, diminuindo-se a chance de que reas saudveis sejam afetadas.

01 - (ENEM Simulado) A nanotecnologia est ligada manipulao da matria em escala nanomtrica, ou seja, uma escala to pequena quanto a de um bilionsimo do metro. Quando aplicada s cincias da vida, recebe o nome de nanobiotecnologia. No fantstico mundo da nanobiotecnologia, ser possvel a inveno de dispositivos ultrapequenos que, usando conhecimentos da biologia e da engenharia, permitiro examinar, manipular ou imitar os sistemas biolgicos. LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nanobiotecnologia e sade. Com Cincia. Reportagens. Nanocincia & Nanotecnologia. Disponvel em: <http://www.comciencia.br/reportagens/n anotecnologia/nano15.htm>. Acesso em: 4 maio 2009. Como exemplo da utilizao dessa tecnologia na Medicina, pode-se citar a utilizao de nanopartculas magnticas (nanoims) em terapias contra o cncer. Considerando-se que o campo magntico no age diretamente sobre os tecidos, o uso dessa tecnologia em relao s terapias convencionais a) de eficcia duvidosa, j que no possvel manipular nanopartculas para serem usadas na medicina com a tecnologia atual. vantajoso, uma vez que o campo magntico gerado por essas partculas apresenta propriedades teraputicas associadas ao desaparecimento do cncer. desvantajoso, devido radioatividade gerada pela movimentao de partculas magnticas, o que, em organismos vivos, poderia causar o aparecimento de tumores. desvantajoso, porque o magnetismo est associado ao aparecimento de alguns tipos de cncer no organismo feminino como, por exemplo, o cncer de mama e o de colo de tero.

02 - (ENEM Simulado) A figura a seguir ilustra as principais fontes de emisses mundiais de gs carbnico, relacionando-as a nossas compras domsticas (familiares).

b)

Compre verde: como nossas compras podem ajudar a salvar o planeta. poca, n. 515, 31 maro 2008. Com base nas informaes da figura, observado que as emisses de gs carbnico esto diretamente ligadas s compras domsticas. Deste modo, deduzse das relaes de produo e consumo apresentadas que a) crescimento econmico e proteo ambiental so polticas pblicas incompatveis. a reduo da atividade industrial teria pouco impacto nas emisses globais de gs carbnico.

c)

d)

b)

BIOLOGIA
c) d) os fluxos de carbono na biosfera no so afetados pela atividade humana, pois so processos cclicos. a produo de alimentos, em seu conjunto, diretamente responsvel por 17% das emisses de gs carbnico. haveria decrscimo das emisses de gs carbnico se o consumo ocorresse em reas mais prximas da produo. d) e) ao desenvolvimento de agentes qumicos para erradicao do agente transmissor. ao desenvolvimento de vacina que ainda no era disponvel na poca do primeiro surto.

e)

03 - (ENEM Simulado) O grfico a seguir ilustra, de maneira hipottica, o nmero de casos, ao longo de 20 anos, de uma doena infecciosa e transmissvel (linha cheia), prpria de uma regio tropical especfica, transmitida por meio da picada de inseto. A variao na densidade populacional do inseto transmissor, na regio considerada, ilustrada (linha pontilhada). Durante o perodo apresentado no foram registrados casos dessa doena em outras regies.

Sabendo que as informaes se referem a um caso tpico de endemia, com um surto epidmico a cada quatro anos, percebe-se que no terceiro ciclo houve um aumento do nmero de casos registrados da doena. Aps esse surto foi realizada uma interveno que controlou essa endemia devido a) b) c) populao ter se tornado autoimune. introduo de predadores do agente transmissor. instalao de proteo mecnica nas residncias, como telas nas aberturas.

04 - (ENEM Simulado) Na Regio Amaznica, diversas espcies de aves se alimentam da ucuba (Virola sebifera), uma rvore que produz frutos com polpa carnosa, vermelha e nutritiva. Em locais onde essas rvores so abundantes, as aves se alternam no consumo dos frutos maduros, ao passo que em locais onde elas so escassas, tucanosde-papo-branco (Ramphastus tucanos cuvieri) permanecem forrageando nas rvores por mais tempo. Por serem de grande porte, os tucanos-de-papo-branco no permitem a aproximao de aves menores, nem mesmo de outras espcies de tucanos. Entretanto, um tucano de porte menor (Ramphastus vitellinus Ariel), ao longo de milhares de anos, apresentou modificao da cor do seu papo, do amarelo para o branco, de maneira que se tornou semelhante ao seu parente maior. Isso permite que o tucano menor compartilhe as ucubas com a espcie maior sem ser expulso por ela ou sofrer as agresses normalmente observadas nas reas onde a espcie apresenta o papo amarelo. PAULINO NETO, H. F. Um tucano disfarado. Cincia Hoje, v. 252, p. 67-69, set. 2008. (com adaptaes). O fenmeno que envolve as duas espcies de tucano constitui um caso de a) b) c) mutualismo, pois as duas espcies compartilham os mesmos recursos. parasitismo, pois a espcie menor consegue se alimentar das ucubas. relao intraespecfica, pois ambas as espcies apresentam semelhanas fsicas. sucesso ecolgica, pois a espcie menor est ocupando o espao da espcie maior.

d)

BIOLOGIA
e) mimetismo, pois uma espcie est fazendo uso de uma semelhana fsica em benefcio prprio. corresponde unio de pequenas molculas, denominados monmeros, para a formao de oligmeros. 06 - (ENEM Simulado) A gua apresenta propriedades fsicoqumicas que a coloca em posio de destaque como substncia essencial vida. Dentre essas, destacam-se as propriedade trmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporizao. Esse calor latente refere-se quantidade de calor que deve ser adicionada a um lquido em seu ponto de ebulio, por unidade de massa, para convert-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da gua isolada a 540 calorias por grama. A propriedade fsico-qumica mencionada no texto confere gua a capacidade de a) b) c) d) e) servir como doador de eltrons no processo de fotossntese. funcionar como regulador trmico para os organismos vivos. agir como solvente universal nos tecidos animais e vegetais. transportar os ons de ferro e magnsio nos tecidos vegetais. funcionar como mantenedora do metabolismo nos organismos vivos.

05 - (ENEM Simulado) Ao utilizarmos um copo descartvel no nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os tomos ali existentes, antes e aps esse uso. O processo se inicia com a extrao do petrleo, que levado s refinarias para separao de seus componentes. A partir da matria-prima fornecida pela indstria petroqumica, a indstria qumica produz o polmero base de estireno, que moldado na forma de copo descartvel ou de outros objetos, tais como utenslios domsticos. Depois de utilizados, os copos so descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou depositados em aterros. Materiais descartveis, quando no reciclados, so muitas vezes rejeitados e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequncia, esses materiais so mantidos na natureza por longo perodo de tempo. No caso de copos plsticos constitudos de polmeros base de produtos petrolferos, o ciclo de existncia deste material passa por vrios processos que envolvem a) a decomposio biolgica, que ocorre em aterros sanitrios, por microorganismos que consomem plsticos com estas caractersticas apolares. a polimerizao, que um processo artificial inventado pelo homem, com a gerao de novos compostos resistentes e com maiores massas moleculares. a decomposio qumica, devido quebra de ligaes das cadeias polimricas, o que leva gerao de compostos txicos ocasionando problemas ambientais. a polimerizao, que produz compostos de propriedades e caractersticas bem definidas, com gerao de materiais com ampla distribuio de massa molecular. a decomposio, que considerada uma reao qumica porque

b)

c)

d)

e)

07 - (ENEM Simulado) A maior parte dos mamferos especialmente os grandes no pode viver sem gua doce. Para os mamferos marinhos, gua doce ainda mais difcil de ser obtida. Focas e lees-marinhos captam gua dos peixes que consomem e alguns comem neve para obt-la. Os peixes-boi procuram regularmente gua doce nos rios. As baleias e outros cetceos obtm gua de seu alimento e de goladas de gua do mar. Para tanto, os cetceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado ingesto de gua marinha. WONG, K. Os mamferos que conquistaram os oceanos. In: Scientific American Brasil. Edio Especial n5: Dinossauros e Outros Monstros. (adaptados).

BIOLOGIA
A grande quantidade de sal na gua do mar a) b) torna impossvel a vida de animais vertebrados nos oceanos. faz com que a diversidade biolgica no ambiente marinho seja muito reduzida. faz com que apenas os mamferos adaptados ingesto direta de gua salgada possam viver nos oceanos. faz com que seja inapropriado seu consumo direto como fonte de gua doce por mamferos marinhos, por exemplo, as baleias. exige de mamferos que habitam o ambiente marinho adaptaes fisiolgicas, morfolgicas ou comportamentais que lhes permitam obter gua doce. hipotticos, que poderiam ter sido obtidos pela CETESB em determinado dia. Se esses dados fossem verdicos, ento, seria mais provvel encontrar problemas de visibilidade. a) b) c) d) e) no Parque Dom Pedro II. em So Caetano do Sul. em Congonhas. em Osasco. em Pinheiros.

c)

d)

e)

08 - (ENEM Simulado)

09 - (ENEM Simulado) O mar de Aral, um lago de gua salgada localizado em rea da antiga Unio Sovitica, tem sido explorado por um projeto de transferncia de gua em larga escala desde 1960. Por meio de um canal com mais de 1.300 km, enormes quantidades de gua foram desviadas do lago para a irrigao de plantaes de arroz e algodo. Aliado s altas taxas de evaporao e s fortes secas da regio. o projeto causou um grande desastre ecolgico e econmico, e trouxe muitos problemas de sade para a populao. A salinidade do lago triplicou, sua rea superficial diminuiu 58% e seu volume, 83%. Cerca de 85% das reas midas da regio foram eliminadas e quase metade das espcies locais de aves e mamferos desapareceu. Alm disso, uma grande rea, que antes era o fundo do lago, foi transformada em um deserto coberto de sal branco e brilhante, visvel em imagens de satlite. MILLER JR., G.T. Cincia Ambiental. So Paulo. Editora Thomson, 2007 (adaptado). Suponha que tenha sido observada, em uma vila rural localizada a 100 km de distncia do mar de Aral, alguns anos depois da implantao do projeto descrito, significativa diminuio na produtividade das lavouras de sade em sua populao. Esses sintomas podem ser efeito a) b) c) da perda da biodiversidade da regio. da seca dos rios da regio sob a influncia do projeto. da perda de reas midas nos arredores do mar de Aral.

Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB. Padres ndices. http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2008. A companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB) divulga continuamente dados referentes qualidade do ar na regio metropolitana de So Paulo. A tabela apresentada corresponde a dados

BIOLOGIA
d) e) do sal trazido pelo vento, do mar de Aral para a vila rural. dos herbicidas utilizados nas lavouras de arroz e algodo do projeto. e) teor de nitrognio amoniacal e de densidade populacional de invertebrados bentnicos.

10 - (ENEM Simulado) Nas ltimas dcadas os ecossistemas aquticos tem sido alterados de maneira significativa em funo de atividades antrpicas, tais como minerao, construo de barragens, desvio do curso natural de rios, lanamento de efluentes domsticos e industriais no tratados, desmatamento e uso inadequado do solo prximo aos leitos, superexplorao dos recursos pesqueiros, introduo de espcies exticas, entre outros. Como consequncia, tem-se observado expressiva queda da qualidade da gua e perda da biodiversidade aqutica, em funo da desestruturao dos ambientes fsico, qumico e biolgico. A avaliao de impactos ambientais nesses ecossistemas tem sido realizada atravs da medio de alteraes nas concentraes de variveis fsicas e qumicas da gua. Este sistema de monitoramento, juntamente com a avaliao de variveis biolgicas, fundamental para a classificao de rios e crregos em classes de qualidade de gua e padres de potabilidade e balneabilidade humanas. DAVE, M.; GOULART, C.; CALLISTO, M. Bioindicadores de qualidade de gua como ferramenta de impacto ambiental. Disponvel em: http://www.icb.ufmg.br. Acesso em: 9 jan. 2009 (adaptado). Se um pesquisador pretende avaliar variveis biolgicas de determinado manancial, deve escolher os testes de a) b) c) teor de oxignio dissolvido e de temperatura e turbidez da gua. teor de nitrognio amoniacal e de temperatura e turbidez da gua. densidade populacional de cianobactrias e de invertebrados bentnicos. densidade populacional de cianobactrias e do teor de alumnio dissolvido.

11 - (ENEM Simulado) Sabe-se que a ingesto frequente de lipdos contendo cidos graxos (cidos monocarboxlicos alifticos) de cadeia carbnica insaturada com isomeria trans apresenta maior risco para o desenvolvimento de doenas cardiovasculares, sendo que isso no se observa com os ismeros cis. Dentre os critrios seguintes, o mais adequado escolha de um produto alimentar saudvel contendo lipdeos : a) se houver bases nitrogenadas, estas devem estar ligadas a uma ribose e a um aminocido. se contiver sais, estes devem ser de bromo ou de flor, pois so essas as formas frequentes nos lipdios cis. se estiverem presentes compostos com ligaes peptdicas entre os aminocidos, os grupos amino devem ser esterificados. se contiver lipdios com duplas ligaes entre os carbonos, os ligantes de maior massa devem estar do mesmo lado da cadeia. se contiver polihidroxialdedos ligados covalentemente entre si, por ligaes simples, esses compostos devem apresentar estrutura linear.

b)

c)

d)

e)

d)

12 - (ENEM Simulado) Desde os anos 1990, novas tecnologias para a produo de plsticos biodegradveis foram pesquisadas em diversos pases no mundo. No Brasil, foi desenvolvido um plstico empregando-se derivados da cana-de-acar e uma bactria recm-identificada, capaz de transformar acar em plstico. A bactria se alimenta de acar, transformando o excedente do seu metabolismo em um plstico biodegradvel chamado PHB (polihidroxibutirato). Sua vantagem que, ao ser descartado, o bioplstico degradado por microorganismos existentes no solo em no mximo um ano, ao contrrio dos plsticos

BIOLOGIA
de origem petroqumica, que geram resduos que demoram mais de 200 anos para se degradarem. GOMES, A.C. Biotecnologia ajuda na conservao do ambiente. Revista Eletrnica Vox Sciencia. Ano V. n 28. So Paulo: Ncleo de Divulgao Cientfica Jos Gomes. Acesso em: 30 abr. 2009 (adaptado) A nova tecnologia, apresentada no texto, tem como consequncia, a) b) a diminuio da matria orgnica nos aterros e do mau-cheiro nos lixes. a ampliao do uso de recursos no renovveis, especialmente, os plsticos. a diminuio do metabolismo de bactrias decompositoras presentes nos solos. a substituio de recursos no renovveis por renovveis para fabricar plsticos. o lanamento no meio ambiente de produtos plsticos inertes em relao ao ciclo da matria. b) c) se, a partir do segundo dia, os dias fossem frios e chuvosos, o pico das curvas estaria abaixo de 12mg/L. se, a partir do segundo dia, os dias fossem quentes e ensolarados, a linha ascendente se estabilizaria acima de 12mg/L e permaneceria como uma reta. os picos mximos do teor de oxignio acontecem a intervalos de 12 horas, coincidindo com as horas mais iluminadas do dia. nesse lago, a concentrao de microorganismos anaerbicos alta durante a noite e baixa durante o dia, indicando um processo de eutrofizao.

d)

e)

c)

d)

e)

14 - (UECE) A qualidade da gua disponvel tem sido uma preocupao constante por parte de diferentes setores da sociedade, uma vez que todos os organismos vivos dependem desse recurso para sobreviver. Assim, a poluio um dos fatores que fazem com que esta temtica seja motivo de ampla discusso no que diz respeito existncia da vida no planeta. Com relao poluio das guas, assinale a afirmao verdadeira. a) Substncias orgnicas biodegradveis no podem ser consideradas poluentes, pois em qualquer concentrao, so degradadas por microrganismos existentes no meio aqutico. A temperatura um poluente que pode causar a acelerao do metabolismo celular e alteraes nos ciclos reprodutivos de espcies aquticas, alm da diminuio da solubilidade dos gases dissolvidos e o aumento da velocidade de reaes que envolvem outros poluentes aquticos. Compostos recalcitrantes no oferecem maiores riscos sade humana, pois, ao longo da cadeia alimentar, tendem a atingir nveis de concentrao inofensivos. A discusso sobre a poluio dos recursos hdricos exagerada, uma vez que a gua existente no planeta

13 - (UNESP SP) O grfico apresenta a variao do teor de oxignio da gua de um lago ao longo de trs dias.

b)

(Proposta Curricular do Estado de So Paulo, So Paulo Faz Escola, Biologia, Caderno do Aluno, 1. srie vol.1, 2009.) Pode-se afirmar que: a) nesse lago no h peixes, pois caso houvesse, o consumo de oxignio seria constante e a linha do grfico seria uma reta.

c)

d)

BIOLOGIA
sistematicamente renovada atravs do ciclo hidrolgico, que sempre garante o reabastecimento dos reservatrios atravs da ocorrncia regular de chuvas. 15 - (UNICAMP SP) O mapa abaixo mostra a distribuio global do fluxo de carbono. As regies indicadas pelos nmeros I, II e III so, respectivamente, regies de alta, mdia e baixa absoro de carbono. IV. Com o aumento da latitude, aumenta a diversidade de espcies. Apenas as afirmativas I e II esto corretas. Apenas as afirmativas I e III esto corretas. Apenas as afirmativas II e IV esto corretas. Apenas as afirmativas III e IV esto corretas. Nenhuma afirmao est correta. a) b) c) d) e)

17 - (UNIMONTES MG) Os agrotxicos podem alcanar os ambientes aquticos atravs da aplicao intencional, deriva e escoamento superficial a partir de reas onde ocorreram aplicaes. A figura abaixo apresenta o movimento dos agrotxicos em ecossistemas aquticos. Analise-a.

(Extrado de Beer et al. Science, 329:834-838, 2010.) Considerando-se as referidas regies, pode-se afirmar que os respectivos tipos de vegetao predominante so: a) b) c) d) I-FlorestaTropical; II-Savana; IIITundra e Taiga. I-Floresta Amaznica; II-Plantaes; III-Floresta Temperada. I-Floresta Tropical; II-Deserto; IIIFloresta Temperada. I-Floresta Temperada; II-Savana; IIITundra e Taiga.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA. a) Um pssaro carnvoro apresentar maior concentrao do resduo do agrotxico do que o peixe ingerido por ele. Os indivduos imaturos so menos suscetveis aos agentes qumicos do que os adultos, devido ao grau de desenvolvimento dos mecanismos de desintoxicao. Os agentes qumicos mais lipoflicos tm que ser ingeridos e absorvidos atravs do trato gastrintestinal dos animais aquticos. Algumas espcies de algas podem responder de forma positiva

16 - (PUC RJ) Assinale a alternativa que indica o que correto afirmar sobre a diversidade de espcies. I. As florestas temperadas apresentam maior diversidade de espcies do que as florestas tropicais. II. As savanas apresentam maior diversidade de espcies do que as florestas tropicais. III. Com o aumento da altitude, aumenta a diversidade de espcies.

b)

c)

d)

BIOLOGIA
contaminao por agrotxicos, aumentando a sua proliferao. 18 - (UEMG) O esquema, a seguir, caracteriza uma teia alimentar simplificada com representantes de espcies que existem no Pantanal. Analise-o. porm podem conter substncias que, em vez da longevidade prometida, aceleram o fim. Isso ocorre, pois algumas substncias ficam concentradas nos organismos que esto no pice da cadeia alimentar. A figura abaixo representa essa situao, que pode ser denominada

a) b) c) d) e)

pirmide trfica. bioacumulao. teia alimentar. pirmide de energia. transformao bioqumica.

Observe, abaixo, o grfico, que mostra a contaminao por mercrio (Hg) nos tecidos de alguns organismos dessa teia alimentar, como consequncia da poluio dos rios da regio, principalmente por atividade de garimpo.

20 - (ACAFE SC) A ressurgncia um fenmeno fsico ocorrente em determinados pontos do oceano nos quais guas profundas e geralmente mais frias emergem trazendo consigo muitos nutrientes, tornando este ambiente bastante favorvel elevada produtividade. No Brasil, a ressurgncia mais frequente no vero, devido ao regime de ventos propcios para a ocorrncia do fenmeno. A ressurgncia ocorre na regio delimitada por Cabo Frio, RJ e o Cabo de Santa Marta, SC, sendo mais evidente na regio de Cabo Frio. Sobre o tema correto afirmar, exceto:

A cadeia alimentar que substitui, respectivamente, os algarismos 1, 2 e 3 est CORRETA somente na alternativa

a)

ORG 1 a ) Ona - pintada b) Lambari c) d) Piolho Jacar

ORG 2 jacar tuiui pulga dgua piranha

ORG 3 tuiui ona - pintada fitoplnct on lambari

19 - (UCS RS) Os alimentos que conhecemos como frutos do mar so considerados ingredientes fundamentais na alimentao balanceada,

b)

A manuteno de uma alta produtividade aqutica depende da proximidade entre os sedimentos de fundo e a zona ftica na superfcie ou da existncia de algum meio de transporte para trazer os nutrientes regenerados nos sedimentos de volta zona ftica, o que ocorre em mares rasos e em reas de ressurgncia, que apresentam alta produtividade primria. Os nutrientes e particularmente o nitrognio constituem um fator limitante para a produo primria

BIOLOGIA
nos ecossistemas marinhos, sendo importante a mistura vertical de gua, com o aporte dos nutrientes do fundo s camadas superficiais de gua. A produtividade secundria a medida da frao de biomassa ou produo primria lquida que no foi utilizada pelos consumidores. Constitui um subsdio de energia a ao dos ventos que varrem as guas superficiais do oceano, permitindo a ascenso das guas profundas e frias, ricas em nutrientes nas reas de ressurgncia. c) d) os gafanhotos podem ser considerados como consumidores de 1 e de 2 ordens. o homem pode ser considerado somente como consumidor de 2 ordem. todos os consumidores envolvidos podem ser considerados de 2 ordem.

c)

e)

d)

21 - (MACK SP)

A China contra os pardais


[...] em 1958, enquanto colocava em ao

22 - (UFTM MG) O nitrognio (N2) um gs presente na atmosfera e sem ele provavelmente no haveria vida na terra como existe atualmente. Ele fundamental para a formao de compostos nitrogenados presentes nos seres vivos. Pode-se afirmar que esse gs a) absorvido diretamente da atmosfera por animais e vegetais e utilizado na sntese de aminocidos e nucleotdeos. fixado por fungos e algas unicelulares, que sintetizam protenas e cidos nucleicos, e estes so ingeridos e absorvidos por animais e vegetais. pode ser utilizado diretamente por leguminosas, sem a participao de micro-organismos, o que justificaria a biomassa do feijo e da soja, rica em protenas. absorvido por bactrias radiccolas que utilizam a energia solar, formando compostos nitrogenados como o nitrato, que utilizado pelos vegetais. precisa ser transformado por alguns seres procariontes em alguns compostos nitrogenados, para assim serem assimilados por vegetais e, ento, entrarem na cadeia alimentar.

seus planos para o Grande Salto Frente, Mao deflagrou uma ampla campanha de combate aos pardais. A ave era um dos alvos da chamada Campanha das Quatro Pestes, que pretendia eliminar tambm os ratos, as moscas e os mosquitos, considerados inimigos pblicos pelo lder chins. Mao dizia que cada pardal, ciscando nas plantaes, consumia 4 quilos de gros por ano. [...] os chineses, ento, saram s ruas e comearam a caa aos pardais. Seus ninhos eram destrudos, os ovos quebrados e os filhotes mortos. [...] A campanha foi um retumbante fracasso. No se levou em conta que os pardais, alm de comer gros, se alimentam tambm de insetos, e que uma de suas iguarias prediletas so os gafanhotos. A populao de gafanhotos se multiplicou pelos campos chineses, arruinando plantaes e causando desequilbrio ao ecossistema. Revista Veja, 14/09/2011
Relacionando esse episdio com uma cadeia alimentar, correto afirmar que a) os pardais podem ser considerados como consumidores de 1 e de 2 ordens. os ratos podem ser considerados somente como consumidores de 2 ordem.

b)

c)

d)

e)

b)

23 - (FGV) A construo do rodoanel na regio metropolitana de So Paulo tem por objetivo diminuir o trfego de caminhes nas reas mais centrais, bem como tornar o escoamento de cargas mais gil. Trata-se de um grande empreendimento responsvel diretamente por inmeras alteraes ambientais, sendo uma delas a

BIOLOGIA
diviso de trechos de vegetao nativa em reas menores. Uma consequncia imediata desse impacto ambiental a) b) c) d) a extino dos predadores de topo em funo do menor fluxo gnico. o aumento do permetro da borda delimitante do fragmento. a maior captao de gua da chuva na rea preservada. o aumento na produo de flores, frutos e sementes nas rvores remanescentes. a diviso de populaes e a consequente formao de novas espcies. tratamento de esgoto urbano, quando h grande concentrao de pessoas e muito mais dejeto a ser tratado. Uma das razes que explicam a necessidade de tratamento do esgoto, antes de ser despejado em um ambiente aqutico, o fato de ele a) aumentar o risco de doenas provocadas pelos coliformes totais e fecais. ocasionar a morte de peixes, se houver grande consumo do oxignio da gua, por bactrias aerbicas. favorecer a respirao anaerbia das algas potencialmente patognicas, impedindo a produo de oxignio. proporcionar a baixa biodegradabilidade do fosfato e do nitrato presentes na gua.

b)

c)

e)

d)

24 - (MACK SP) Dia 22/9/11 foi aniversrio do Rio Tiet. Nos meses de agosto/setembro uma equipe de Televiso percorreu grandes extenses desse Rio, analisando por meio de um equipamento, as concentraes de gs oxignio (mg/L) na gua. Em poucos locais do Rio, a concentrao de oxignio foi boa ou tima (acima de 5,0 mg/L). Isto se deve a) grande atividade aerbia decorrente do excesso de matria orgnica de origem domstica. grande quantidade de plantas macrfitas como o Aguap e a Pistia (alface dgua). ao maior movimento da gua devido a correntezas e quedas dgua. grande atividade anaerbia realizada pelos decompositores como bactrias. grande quantidade de algas que produzem o oxignio na fotossntese.

26 - (UFG) Leia o texto a seguir. Em um experimento hipottico, visando obteno de hortalias resistentes a altas temperaturas, foram utilizados fungos produtores de protenas de resistncia a choque trmico, presentes em plantas nativas das proximidades de fontes termais. Os fungos foram retirados dessas plantas, identificados e inoculados nas hortalias estudadas. Os resultados obtidos mostraram que, aps serem inoculados com os fungos, as hortalias conseguiram crescer sob calor de 60 C. O experimento descrito artificialmente a ocorrncia de a) b) c) d) e) promoveu

b)

c) d)

e)

relao de predao. relao de parasitismo. relao de protocooperao. mutao gnica nas hortalias. modificao gentica nos fungos.

25 - (UFRN) Sempre que apertamos a descarga ou lavamos alguma coisa na pia, produzimos esgoto. O necessrio tratamento do esgoto produzido pode ser privado (a fossa sptica), em que as prprias pessoas instalam estaes particulares de tratamento de esgoto, ou, dependendo da situao, criado um sistema de

27 - (FGV) O processo de seleo natural diretamente responsvel pela evoluo das espcies e, em alguns casos, pela interdependncia de suas relaes. Em uma relao ecolgica interespecfica harmnica e obrigatria, podemos perceber que, ao longo das geraes, esse processo atua

BIOLOGIA
a) b) c) na velocidade das onas e na velocidade dos veados. no olfato de uma serpente e na taxa reprodutiva de um roedor. na eficincia fotossinttica de uma folha e na acuidade visual de um pssaro. na penetrao de razes parasitas sugadoras e no espessamento do tronco de um ip. na digesto da celulose por bactrias e na capacidade de ruminao por bovinos.

d)

e)

Figura 20: Mapa de Zonas Ssmicas e Vulces. (SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. So Paulo: tica, 2000.) Com base no texto, nos mapas e nos conhecimentos sobre os processos de especiao e distribuio geogrfica dos organismos, considere as afirmativas a seguir. I. H semelhanas entre os fsseis da Amrica do Sul, frica, Antrtida e Austrlia, pois, em um passado remoto, todas essas regies estavam unidas, formando um grande continente e impossibilitando o isolamento reprodutivo. II. O modelo clssico de especiao aloptrica prope que duas novas espcies se formem em uma mesma regio geogrfica, de modo abrupto, em consequncia de mutaes cromossmicas ocorridas durante as divises celulares. III. O isolamento geogrfico entre populaes de uma espcie ancestral pode ocorrer pelo aparecimento de um rio cortando uma plancie, por um brao de mar que separa ilhas ou pelo deslocamento de um continente. IV. A presena de marsupiais na Austrlia representa a disperso desde a Amrica do Sul, por meio da Antrtida, no incio da era Cenozoica, e o subsequente isolamento da Austrlia permitiu sua diversificao sobre este pas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas.

28 - (UEL PR) At a segunda metade do sculo XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porm, admitiam a possibilidade da existncia de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanas entre as floras e faunas da Amrica do Sul e da frica. De acordo com a teoria da tectnica de placas, toda a superfcie da Terra, inclusive o fundo dos vrios oceanos, consiste em uma srie de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos so espessamentos das placas que se erguem acima da superfcie do mar. (Adaptado de: DAWKINS, R. O Maior Espetculo

da Terra. So Paulo: Companhia das Letras, 2009.


p.257-258.)

Figura 19: Mapa de Placas Tectnicas. (SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. So Paulo: tica, 2000.)

BIOLOGIA
b) c) d) e) Somente corretas. Somente corretas. Somente corretas. Somente corretas. as afirmativas II e IV so as afirmativas III e IV so as afirmativas I, II e III so as afirmativas I, III e IV so 30 - (UECE) Sobre as inovaes do DNA que resultaram em evoluo, assinale o correto. a) b) c) d) No h explicaes lgicas para tais inovaes. Essas inovaes provm de mutaes. O DNA parental no participa do processo de mudana. Tais inovaes independem do ambiente para se fixarem por seleo natural. e) a convergncia adaptativa reflete a ao de presses seletivas semelhantes, levando ao surgimento de analogias.

29 - (MACK SP)

31 - (UPE) Em uma gincana de Biologia, voc concorre a uma vaga para representar Pernambuco na etapa nacional. O ponto sorteado foi Origem da vida. Voc e seu adversrio receberam cartas de um jogo, relacionadas s hipteses: (1) autotrfica e (2) heterotrfica. Observe as cartas a seguir:

Folha de S.Paulo
A ilustrao mostra uma situao conhecida como convergncia adaptativa, em que os indivduos envolvidos possuem estruturas anlogas. Nesse caso, correto afirmar que a) b) esses indivduos possuem ancestrais comuns. o ambiente provoca mutaes semelhantes, resultando nessas estruturas anlogas. esses indivduos so hbridos. a convergncia adaptativa um importante mecanismo de especiao. Vence aquele que inter-relacionar as cartas, montando uma sequncia coerente com uma dessas duas hipteses, associando as afirmaes das colunas 1 e 2.

c) d)

BIOLOGIA
Os neo-darwinianos do comeo deste sculo propuseram, ao contrrio, uma concepo muito mais rica e mostraram, baseados em teorias quantitativas, que o fator decisivo da _________________ no a luta pela sobrevivncia, mas, no interior de uma espcie, a taxa diferencial de reproduo.

Fonte: adaptado de Monod, J. O acaso e a necessidade: ensaio sobre a filosofia natural da biologia moderna. 6. ed. Petrpolis, RJ; Vozes, 2006; p. 121.
Qual alternativa abaixo apresenta o fator evolutivo que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto? a) b) c) d) e) Deriva gnica. Migrao. Mutao. Recombinao. Seleo natural.

Esto CORRETAS as associaes a) b) c) d) e) I e A. I e B. II e A. III e A. III e B.

32 - (UCS RS) Durante a formao da Terra, a atmosfera era muito quente e toda a ___(I)___ existente estava na fase ___(II)___. O ciclo ___(III)___ iniciou-se pelo processo de ___(IV)___, devido diminuio de temperatura no planeta, o que possibilitou que a ___(I)___ passasse para o estado ___(V)___. Esses processos foram essenciais para que muitas espcies pudessem se desenvolver no planeta. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.
I gua II gasosa III hidrolgico IV V condensa o lquido gasoso slido lquido gasoso

34 - (UNESP SP)

Se me mostrarem um nico ser vivo que no tenha ancestral, minha teoria poder ser enterrada.
(Charles Darwin) Sobre essa frase, afirmou-se que: I. Contrape-se ao criacionismo religioso. II. Contrape-se ao essencialismo de Plato, segundo o qual todas as espcies tm uma essncia fixa e eterna. III. Sugere uma possibilidade que, se comprovada, poderia refutar a hiptese evolutiva darwiniana. IV. Prope que as espcies atuais evoluram a partir da modificao de

a)

b) amnia lquida do nitrognio evaporao c) gua lquida geoqumico solidifica o d) amnia e) glicose gasosa slida hidrolgico do carbono evaporao fuso

33 - (UPE) Leia o texto a seguir: Alguns evolucionistas ps-darwinianos tenderam a propagar uma ideia empobrecida, ingenuamente feroz, da _______________, a ideia da pura e simples luta pela vida, expresso que inclusive no de Darwin, mas de Spencer.

BIOLOGIA
V. espcies ancestrais, no aparentadas entre si. Nega a existncia de espcies extintas, que no deixaram descendentes. b) transmitidas para as geraes seguintes. As caractersticas de um organismo variam de acordo com sua utilizao, ou seja, certos rgos corporais quando muito utilizados, desenvolvem-se, e quando pouco utilizados, atrofiam-se. As mudanas ambientais provocam modificaes nas necessidades dos organismos, fazendo com que novas caractersticas surjam. Estas caractersticas adaptativas so, portanto, controladas unicamente pelo ambiente. Em populaes naturais, h indivduos que possuem maior sucesso reprodutivo e de sobrevivncia, principalmente por apresentarem caractersticas adaptativas, as quais so selecionadas pela seleo natural. As adaptaes em organismos so produzidas principalmente por mutaes, que podem causar tanto o ganho quanto a perda de caractersticas ancestrais. A evoluo se d quando essas diferenas hereditrias tornam-se mais comuns ou mais raras em uma populao, atravs de seleo natural ou deriva gentica.

correto o que se afirma em a) b) c) d) e) IV, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III, IV e V. c)

35 - (PUC RS) d)

e)

Sobre o pensamento evolutivo proposto por Darwin, INCORRETO afirmar que a) b) c) d) a seleo natural age no fentipo e explica a especiao dos seres vivos. foras externas agem sobre a variabilidade dos organismos. a presso seletiva modifica os genes para que o organismo se adapte. as caractersticas hereditrias favorveis tornam-se mais comuns ao longo das geraes. em determinado ambiente, indivduos mais adaptados sobrevivem e deixam descendentes.

e)

37 - (UFRN) Atualmente, a Histria da Cincia procura entender como o conhecimento foi construdo em determinada poca, de modo contextualizado, e considera que cada cultura e tempo tm questes peculiares a serem solucionadas. Nesse contexto, em relao s teorias evolutivas, Jean Baptiste de Lamarck a) b) c) d) era defensor de que as espcies no evoluam de outras espcies. acreditava que os seres vivos no se modificavam ao longo do tempo. props o princpio da seleo natural antes mesmo de Darwin. foi um dos primeiros pesquisadores a propor que os seres vivos evoluam.

36 - (UFT) De acordo com a Teoria da Evoluo clssica proposta por Charles Darwin, CORRETO afirmar que: a) A adaptao resulta da interao dos organismos com o ambiente, sendo que caractersticas adquiridas durante a vida dos organismos so

38 - (UEMG) LEIA a seguinte charge sobre Charles Darwin:

BIOLOGIA
a) b) c) d) e) os protozorios e o surgimento do efeito estufa. as algas pluricelulares e a camada de oznio. os animais unicelulares e a formao da chuva cida. as bactrias e a formao da camada de oznio. as cianobactrias e o aparecimento do efeito estufa.

TEXTO: 2 - Comum questo: 40 disponvel em http://www.umsabadoqualquer.com/?cat= 5. Acesso em 3/8/2011. A charge evidencia o pensamento de Darwin, em oposio teoria a) b) c) d) lamarquista. fixista. mutacionista. neodarwinista.

TEXTO: 1 - Comum questo: 39

Diante de evidncias cada vez mais claras de aquecimento global, devido s emisses antropognicas dos gases de efeito estufa, o Brasil se encontra na posio privilegiada ao dispor de uma matriz energtica baseada no uso de energias renovveis. Uma alternativa particularmente relevante no pas a produo de biocombustveis, como o bioetanol e o biodiesel, que esto sendo usados em motores internos de combusto. (LA ROVERE; OBERMAIER, 2009, p. 68). 40 - (UNEB BA) Com base no texto, analise as afirmativas relacionadas utilizao de diversas fontes de energia no Brasil, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) A utilizao de bioetanol e de biodiesel favorecida pela reduo da rea de cultivo das espcies empregadas como matria-prima para produo desses combustveis. ( ) A queima de combustveis fsseis nos motores de combusto acentua o processo de liberao de gs carbnico, prejudicial ao meio ambiente. ( ) O bioetanol e o biodiesel, produzidos, respectivamente, a partir de cana-deacar e de oleaginosas, esto sendo utilizados, de forma promissora para uma possvel substituio, no futuro, da gasolina e do leo diesel. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a

H aproximadamente 2,5 bilhes de anos, o O2 comeou a ser produzido pelos primeiros organismos que utilizavam a luz como fonte de energia. Esse gs imediatamente combinou-se com elementos qumicos presentes na gua do mar, principalmente o ferro, originando grandes depsitos de xido de ferro. Por volta de 2 bilhes de anos, o oxignio comeou a se acumular no ar atmosfrico. Embora tenha beneficiado alguns organismos, essa atmosfera foi prejudicial para alguns seres vivos que no suportaram a alta concentrao desse gs, causando uma primeira grande extino em nosso planeta. Por volta desse perodo, tambm, uma outra forma molecular do oxignio comeou a se acumular em camadas altas na atmosfera, realizando um efeito protetor para os seres vivos. 39 - (FAMECA SP) Os seres vivos afetados pela extino e a modificao que ocorreu nas altas camadas da atmosfera foram, respectivamente,

BIOLOGIA
d) 01. 02. 03. 04. 05. VFV VVF VFF FVV FVF enxertia, no qual um agricultor insere mudas de uma planta no caule de uma outra, para aumentar a produo de frutos e sementes. predao, no qual uma espcie utiliza outra como fonte de carbono e energia, eliminando-a do ambiente.

e)

TEXTO: 3 - Comum questo: 41 TEXTO: 4 - Comum questo: 42

Esferas minsculas podem se tornar uma arma contra a leishmaniose viceral, doena causada pelo protozorio Leishmania chagasi que, sem tratamento, fatal em 90% dos casos. A principal terapia disponvel emprega antimnio, um metal bastante txico para o paciente. Agora um grupo coordenado pelo farmacologista Andr Gustavo Tampone, do Instituto Adolfo Lutz, testou com sucesso a furazolidona, um medicamento usado contra a giardase, uma parasitose intestinal, e contra a Helicobacter pylori, bactria causadora da lcera gstrica.
(Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 42) 41 - (PUCCamp/SP) A Helicobacter pylori est associada a infeces estomacais e a terapia para a sua eliminao consiste na administrao de antibiticos. Quando se utiliza apenas um tipo de antibitico, muito frequente o aparecimento de variedades resistentes em um intervalo curto de tempo, muitas vezes em apenas uma gerao. O processo descrito acima, que tem como produto variedades de Helicobacter resistentes a um certo tipo de antibitico, anlogo ao processo de a) seleo, no qual um criador escolhe quais os indivduos que iro procriar na prxima gerao. vacinao, situao na qual uma bactria inserida em uma outra espcie, com o objetivo de produzir variedades resistentes. clonagem, no qual vrios indivduos idnticos so gerados a partir de apenas um, que o dono do patrimnio gentico.

Em vrios pases subdesenvolvidos, um importante problema de sade pblica o consumo de gua contaminada por arsnico, substncia nociva ao organismo presente naturalmente no solo e em rochas. Duas tecnologias se mostraram eficazes no processo de descontaminao. A primeira delas (...) fruto da combinao de nanocristais magnticos com materiais baseados em grafeno, formado apenas por tomos de carbono. O compsito resultante adicionado na gua e em apenas 10 minutos remove as partculas de arsnico. Em seguida, o lquido passa por um processo simples de filtragem, e est pronto para o consumo humano. O outro mtodo emprega um sistema de tubos de vidro e plstico que, submetido luz solar durante algumas horas, faz a purificao da gua. (...) o prottipo foi capaz de reduzir o nvel de contaminao por arsnico de 500 partes por bilho (ppb) para 30 ppb.
(Revista Pesquisa Fapesp, setembro de 2010, p. 70) 42 - (PUCCamp/SP) Assim como o arsnico, o cianureto um tipo de substncia que atua impedindo a sntese de ATP. No entanto, enquanto o primeiro um composto que pode ser encontrado em rochas, o segundo produzido por algumas plantas, como por exemplo, a mandioca-brava. Assinale a alternativa que explica, segundo a teoria evolutiva darwiniana, a presena de cianureto em plantas. a) Excesso de herbivoria sobre certas plantas direcionam as mutaes para

b)

c)

BIOLOGIA
b) que surjam substncias protetoras como o cianureto. Nos ambientes onde existe a mandioca-brava, ocorrem mais mutaes que nos outros ambientes, causando a produo de cianureto. Indivduos capazes de produzir e armazenar cianureto sofrem menos com a ao de predadores e deixam maior nmero de descendentes frteis. Em locais onde h muita herbivoria, as plantas adquirem, durante a vida, a capacidade de se defender e transferem-na para os descendentes. As plantas com menos cianureto provavelmente so mais predadas e, portanto, deixam descendentes em maior nmero. 43 - (PUCCamp/SP) As fontes termais submarinas constituem um ambiente favorvel para o estudo da origem da vida em nosso planeta. I. Para alguns pesquisadores, essas condies se assemelham ao ambiente inicial, que foi favorvel formao e integridade de molculas orgnicas, e que existiu nos primrdios da evoluo biolgica. Para outros pesquisadores, a gua rica em gs sulfeto de hidrognio seria uma fonte de nutrientes e energia para que os primeiros organismos produzissem seu alimento.

c)

d)

II.

e)

TEXTO: 5 - Comum questo: 43

As informaes acima esto relacionadas com duas hipteses distintas sobre a origem da vida. Sobre isso, assinale a alternativa correta. a) I refere-se a hiptese autotrfica, segundo a qual organismos fotossintetizantes convertiam H2O e CO2 em compostos orgnicos mais complexos e ricos em energia qumica. II refere-se hiptese heterotrfica, segundo a qual os primeiros organismos se alimentavam de compostos orgnicos formados de forma abitica a partir de compostos simples. I est relacionado panspermia, hiptese segundo a qual a vida teria surgido fora do planeta e semeada aqui por meteoritos vindos do espao sideral. II relaciona-se a hiptese autotrfica, segundo a qual organismos quimiossintetizantes produzem alimento com energia obtida por reaes qumicas inorgnicas. I est associado hiptese simbitica segundo a qual organismos eucariticos primitivos incorporaram bactrias que passaram a funcionar como mitocndrias e cloroplastos.

Cientistas sabem da existncia de fontes termais submarinas desde a dcada de 70. Os sistemas conhecidos como chamins negras, ou fumarolas, so os mais comuns. (...) Nessas chamins, a gua pode atingir temperaturas superiores a 400 C, devido proximidade de rochas magmticas. Com pH semelhante ao do suco de limo, ela libera sulfetos, ferro, cobre e zinco, medida que se infiltra nas rochas vulcnicas abaixo do solo marinho. Quando esse fluido ebuliente e cido sobe novamente superfcie, expelido pelas chamins na gua gelada das profundezas do mar, onde os sulfetos de metal dissolvidos resfriam rapidamente e precipitam, produzindo uma mistura escura, parecida com nuvens de fumaa negra. (...) Apesar da agressiva composio qumica da gua ao seu redor, h uma profuso de animais exticos, como os gigantescos vermes tubiformes (Riftia), desprovidos de boca e intestinos. Essas criaturas florescem graas a uma associao simbitica com bactrias internas, que consomem o venenoso gs sulfeto de hidrognio que emana dos orifcios.
(Revista Scientific American Brasil, janeiro de 2010, p. 42)

b)

c)

d)

e)

TEXTO: 6 - Comum questo: 44

BIOLOGIA
e) A ilustrao representa uma rvore filogentica, em que figuram representantes dos principais filos animais atuais, construda com base em estudos comparativos dos genes entre os diferentes grupos. Esses estudos admitem a possibilidade de os acoelos, anteriormente classificados entre os platelmintos, serem reclassificados como um filo distinto, que se destaca do ramo comum a todos os animais de simetria bilateral. reconhecer no binmio variao hereditria e ambiente o princpio inquestionvel na dinmica da diversificao da vida.

TEXTO: 7 - Comum questo: 45

Para obter-se o terreno para o plantio, o mato precisa ser derrubado, galhos e ramos cortados e, depois de secarem, precisam ser queimados. um trabalho duro. Em geral feito por grupos de homens acostumados com esse servio, e que so pagos por um chefe o qual contrata o servio com os donos das terras... Depois de mais ou menos 2 a 3 meses que o sol secou as folhas e os galhos, pode-se comear a queima do mato, um acontecimento notvel, esperado com grande tenso. (MAIER, Max Hermann. Um advogado de

Frankfurt se torna cafeicultor na selva brasileira. CDPH /


UEL.) 45 - (UEL PR) A prtica da queimada, utilizada por agricultores para facilitar o plantio, tem efeitos prejudiciais para o solo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o efeito da alta temperatura no solo durante a queimada. a) Incorporao do carbono em compostos orgnicos produzidos em altas temperaturas. Perda de nitrognio causada pela sua incorporao em compostos insolveis, formados pelas cinzas. Aumento da concentrao de ons hidrognio, levando acidez e diminuio do oxignio. Eliminao de microrganismos responsveis pelo processo de degradao da matria orgnica. Absoro de monxido de carbono e compostos inorgnicos pelas bactrias nitrificantes, causando baixa fertilidade do solo.

COURBON, Dora. Les dossiers de la Recherche, n. 39, Paris: Sophia Publications, p. 31, mai, 2010. Adaptado. 44 - (UEFS BA) A figura de Charles Darwin na rvore filogentica, como representante dos vertebrados, deve ser associada biografia do naturalista que se notabilizou com estudos, que foram conclusivos na filosofia biolgica, como a) b) associar os genes origem da variao hereditria. considerar a evoluo das espcies como um processo dirigido para um objetivo finalista. inspirar-se nas leis de Mendel para analisar os mecanismos de formao das espcies. interpretar o processo de origem das espcies, dissociando a dinmica geolgica dos fenmenos vitais.

b)

c)

d)

c)

e)

d)

GABARITO:

BIOLOGIA
1) Gab: E 28) Gab: E 2) Gab: E 29) Gab: E 3) Gab: E 30) Gab: B 4) Gab: E 5) Gab: C 32) Gab: A 6) Gab: B 33) Gab: E 7) Gab: E 8) Gab: E 9) Gab: D 10) Gab: C 37) Gab: D 11) Gab: D 12) Gab: D 13) Gab: B 14) Gab: B 15) Gab: A 16) Gab: E 17) Gab: B 18) Gab: B 19) Gab: B 20) Gab: C 21) Gab: A 22) Gab: E 23) Gab: B 24) Gab: C 25) Gab: B 26) Gab: C 27) Gab: E 38) Gab: B 39) Gab: D 40) Gab: 04 41) Gab: A 42) Gab: C 43) Gab: D 44) Gab: E 45) Gab: D 34) Gab: D 35) Gab: C 36) Gab: D 31) Gab: A

You might also like