You are on page 1of 12

05 ANLISE CA

ONDAS SENOIDAIS................................................................................................................... 2
1.1 1.2 1.3 1.4 Expresso para Tenses ou Correntes Senoidais............................................................................. 3 Relaes de Fase............................................................................................................................. 4 Valor Mdio ...................................................................................................................................... 4 Valor Eficaz ...................................................................................................................................... 5

DISPOSITIVOS BSICOS .......................................................................................................... 6


2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 Resistor ............................................................................................................................................ 6 Indutor.............................................................................................................................................. 7 Capacitor.......................................................................................................................................... 7 Comportamento de Indutores e Capacitores ..................................................................................... 8 Potncia Mdia................................................................................................................................. 9 Fator de Potncia ........................................................................................................................... 10

FASORES................................................................................................................................. 10

Fundamentos de Circuitos Eltricos

1 ONDAS SENOIDAIS
A forma de onda senoidal com seus parmetros vista na figura seguinte e a partir dela sero definidos alguns termos bsicos. O eixo vertical dos grficos usado para representar tenses e correntes, enquanto o eixo horizontal sempre representa o tempo.

Forma de onda grfico de uma grandeza em funo de uma varivel como o tempo, posio graus, radianos, entre outras. Valor instantneo amplitude de uma forma de onda em um instante de tempo qualquer. representado por letras minsculas. Amplitude de pico valor mximo de uma forma de onda em relao ao valor mdio. representado por letras maisculas como Em para fontes de tenso e Vm para quedas de tenso por meio de uma carga. Valor de pico valor mximo de uma funo medido a partir do nvel zero. Valor pico a pico diferena entre os valores dos picos positivo e negativo, isto , a soma dos mdulos das amplitudes positiva e negativa. denotado por Epp ou Vpp. Forma de onda peridica forma de onda que se repete continuamente aps certo intervalo de tempo constante. Perodo (T) intervalo de tempo entre repeties sucessivas de uma forma de onda peridica, enquanto pontos similares sucessivos podem ser usados para determinar o perodo T. Ciclo parte de uma forma de onda contida em um intervalo de tempo igual a um perodo. Freqncia (f) o nmero de ciclos que ocorrem em 1 segundo. A unidade de freqncia o hertz (Hz), onde 1 hertz = 1 ciclo/segundo. O nome hertz uma homenagem a Heinrich Rudolph Hertz (1857-1894), fsico alemo que realizou pesquisas de importncia fundamental sobre corrente e tenses alternadas e seus efeitos sobre resistores, indutores e capacitores. A freqncia mais comum nas redes de transmisso 60 Hz (Brasil e Estados Unidos), sendo tambm encontrado o valor de 50 Hz (Europa). Como a freqncia inversamente proporcional ao perodo, as duas grandezas esto relacionadas pela seguinte equao:

f =

1 T

T=

1 f
2

Fundamentos de Circuitos Eltricos

Polaridade e sentido em cada caso da figura seguinte, a polaridade e o sentido da corrente sero correspondentes ao semiciclo positivo da forma de onda. Na figura esto indicados os smbolos da fonte de tenso (a) e corrente senoidais (b). As duas grandezas so indicadas com letras minsculas para indicar que variam com o tempo.

A forma de onda senoidal facilita a anlise matemtica e dos fenmenos fsicos associados com os circuitos eltricos. A senide a nica forma de onda cuja forma no se altera ao ser aplicada a um circuito contendo resistores, indutores e capacitores. Se a tenso (ou a corrente) em um resistor, indutor ou capacitor for senoidal, a corrente resultante (ou a tenso) em cada um tambm ser caractersticas senoidais. Caso fosse aplicado uma onda quadrada ou triangular, isso no aconteceria. A unidade escolhida para o eixo horizontal na prxima figura o grau, representado pela letra grega (alfa). Uma outra unidade de medida que pode ser usada o radiano (rad), que definida por um arco cujo comprimento igual ao raio da circunferncia.

O nmero a razo entre o comprimento da circunferncia de um crculo e o seu dimetro. H um interesse particular no fato de a forma de onda senoidal poder ser obtida a partir das projees de um vetor girando com movimento circular uniforme e torno de um ponto fixo. Quando o vetor radial completa uma rotao de 360 em torno do centro traado um ciclo completo da senide. A velocidade com que o vetor gira em torno do centro, denominada velocidade angular ( ), pode ser determinada a partir da seguinte equao:

=
Como ngulo

= t

normalmente expresso em radianos por segundo, o obtido em radianos.

O tempo necessrio para o vetor radial completar uma revoluo igual ao perodo (T) da senide. O nmero de radianos que corresponde a este intervalo de tempo 2 . Substituindo na equao anterior, tem-se:

2 T

= 2 f

1.1

Expresso para Tenses ou Correntes Senoidais

A expresso matemtica geral para uma forma de onda senoidal Am sen , onde Am o valor de pico da onda. A equao = t diz que o ngulo do vetor girante determinado pela velocidade angular deste vetor. Por exemplo, para uma determinada velocidade angular ( fixo), quanto mais tempo o vetor radial gasta para

Fundamentos de Circuitos Eltricos

atingir um ponto (ou seja, quanto maior o valor de t), maior ser o valor do ngulo em graus ou radiano descrito pelo vetor. A expresso geral para uma senide tambm pode ser escrita como Am sent . No caso das grandezas eltricas como a tenso e a corrente, as expresses gerais so:

i = I m sent

v = Vm sent

As letras minsculas indicam valores instantneos e o ndice m indica o valor mximo.

1.2

Relaes de Fase
Se o incio da forma de onda senoidal for deslocado para a direita ou para a esquerda de , em relao ao eixo vertical, a expresso passar a ser:

Am sen (t )
Se a curvatura intercepta o eixo horizontal esquerda da origem com inclinao positiva (funo crescente), como se v na figura ao lado, a expresso Am sen (t + ) . Em

Am sen . Se o grfico corta o eixo horizontal com

t = 0, o valor da funo calculado por

inclinao positiva, direita da origem, como na figura ao lado, a expresso Am sen (t ) . Os termos adiantados e atrasados so usados para indicar diferenas de fase entre duas formas de onda senoidais de mesma freqncia plotadas no mesmo grfico.

1.3

Valor Mdio

Na figura ao lado pode ser necessrio conhecer a altura mdia do monte de areia para determinar o volume de areia disponvel. A altura mdia do monte de areia a altura que ser obtida se for mantida constante a distncia entre as extremidades do monte e espalhada a areia at que a altura fique uniforme como na parte (b) da figura. Chamando de G o valor mdio, pode-se escrever:

G=

soma algbrica da curva compriment o da curva

A soma algbrica das reas tem de ser determinada, pois algumas podem estar abaixo do eixo horizontal. As reas acima do eixo so tomadas com sinal positivo, e as reas abaixo do eixo, com sinal negativo. Um valor mdio positivo estar acima do eixo, e um valor negativo, abaixo. O valor mdio de qualquer corrente ou tenso o indicado por um medidor de corrente contnua. Em outras palavras, ao longo de um ciclo completo, o valor mdio de uma forma de onda peridica o valor CC equivalente. Para calcular a rea do pulso positivo usando integrao usada a seguinte expresso:

Fundamentos de Circuitos Eltricos

rea = Am sen d

Em que 0 e so os limites de integrao, Am sen a funo a ser integrada e d indica que estamos integrando em relao a . A soluo da integral resulta que a rea calculada por 2 Am.

O valor mdio pode ento ser calculado por:

G=

2 Am

G = 0,637 Am

1.4

Valor Eficaz

Uma questo surge frequentemente: como possvel que uma corrente fornea potncia ao circuito, ao longo de um ciclo, se seu valor mdio for zero? primeira vista, poderia parecer que a potncia fornecida durante a parte positiva do ciclo seria absorvida durante a parte negativa dele; como as duas tm o mesmo valor absoluto, a potncia total seria nula. Entretanto, independente do sentido e do valor da corrente atravs de um resistor, este resistor dissipar potncia. Em outras palavras, durante o semiciclo negativo ou positivo de uma corrente alternada senoidal, uma potncia est sendo dissipada a todo instante no resistor. claro que a potncia dissipada em cada instante varia com a intensidade da corrente alternada, mas haver uma potncia efetiva durante os dois semiciclos e ao longo de um ciclo completo. A potncia efetiva igual a duas vezes a de um dos semiciclos. A partir do arranjo experimental da prxima figura, se pode obter uma relao entre correntes e tenses contnuas e alternadas. Um resistor em um recipiente com gua ligado por chaves a duas fontes, uma de corrente contnua e outra de corrente alternada.

Fundamentos de Circuitos Eltricos

Se a chave 1 for fechada, uma corrente contnua Icc, que depende da resistncia R e da tenso E da bateria, atravessar o resistor R. A temperatura atingida pela gua novamente funo da potncia dissipada (convertida em calor) pelo resistor. Se a chave 2 for fechada e a chave 1 for deixada aberta, a corrente no resistor ser uma corrente alternada cuja amplitude de pico ser chamada de Im. A temperatura atingida pela gua novamente funo da potncia dissipada pelo resistor. A fonte alternada ajustada para que a temperatura da gua seja a mesma que foi alcanada quando a fonte contnua foi ligada. Quando isso acontece, a potncia eltrica mdia dissipada pelo resistor R em funo da fonte alternada a mesma potncia dissipada em funo da fonte contnua. A potncia instantnea fornecida pela fonte de corrente alternada dada por:
2 2 P = R i 2 = R ( I m sent ) 2 = R I m sen 2t = R I m


2 2 R Im R Im 1 (1 cos 2t ) = cos 2t 2 2 2
 

A potncia mdia fornecida pela fonte alternada corresponde apenas ao primeiro termo, j que o valor mdio de um co-seno zero, mesmo que a freqncia da onda seja o dobro da freqncia da forma de onda da corrente de entrada. Igualando a potncia mdia fornecida pela fonte de corrente alternada potncia fornecida pela fonte de corrente contnua, tem-se:

Pmdio(ca ) = Pcc


2 R Im 2 = R I cc 2

I m = 2 I cc

ou

I cc = 0,707 I m

O valor equivalente CC de uma tenso ou corrente senoidal vale 0,707 do seu valor mximo. O valor da corrente contnua equivalente chamado de valor eficaz ou valor rms (root mean square). Matematicamente, o valor eficaz da corrente alternada definido por:
T


i 2 dt I ef =
0

ou

I ef =

rea (i 2 ) T

2 DISPOSITIVOS BSICOS
2.1 Resistor

Na prtica, nas freqncias da rede eltrica at as freqncias com algumas centenas de quilo-hertz, o valor da resistncia no influenciado por tenses ou correntes senoidais aplicadas. Nesta faixa de freqncia o resistor pode ser considerado constante e a lei de Ohm pode ser aplicada.

v = Vm sent

i = I m sent

Vm = R I m
O grfico ao lado revela que para um dispositivo puramente resistivo, a tenso e a corrente no dispositivo esto em fase, sendo a relao entre os seus valores de pico dado pela lei de Ohm.

Fundamentos de Circuitos Eltricos

2.2

Indutor

Para a configurao em srie vista na prxima figura (a), a tenso do dispositivo no interior da caixa se ope da fonte e e, assim, reduz a corrente i. O valor da tenso sobre o dispositivo determinado por sua oposio ao fluxo de carga, ou seja, corrente i. No caso de um dispositivo resistivo, se observa que a oposio se deve resistncia e que vdispositivo e i esto relacionados por vdispositivo = R i. A tenso em um indutor diretamente proporcional taxa de variao da corrente que o atravessa. Consequentemente, quanto maior a freqncia, maior a taxa de variao da corrente no indutor e maior o valor da tenso induzida. A indutncia determina a taxa de variao do fluxo magntico no indutor para uma variao da corrente. Quanto maior a indutncia, maior a taxa de variao do fluxo e maior a tenso no indutor. Portanto, a tenso no indutor diretamente proporcional freqncia e indutncia do enrolamento. Para valores crescentes de f e L, conforme a parte (b) da figura, o valor da tenso v L aumenta como descrito acima.

Matematicamente:

vL = L
Considerando:

d ( I m sent ) diL = L = L I m cos t dt dt


e

Vm = L I m
Temos:

cos t = sen (t + 90)

vL = Vm sen (t + 90)
Observa-se que o valor de pico de vL diretamente proporcional a (2 f) e a L. O grfico mostrado na figura ao lado revela que Para um indutor, vL est adiantada 90 em relao a iL ou iL est atrasada 90 em relao vL.

Alm disso, a oposio causada pelo indutor em um circuito de corrente alternada senoidal diretamente proporcional ao produto da velocidade angular pela indutncia. A grandeza L denominada reatncia (derivada da palavra reao) indutiva, simbolizada por XL e medida em ohms. Ou seja:

XL = L
A reatncia indutiva uma oposio corrente que resulta em uma troca contnua de energia entre a fonte e o campo magntico do indutor

2.3

Capacitor

Em um indutor a tenso induzida se ope variao instantnea da corrente no indutor. No caso de circuitos capacitivos, a tenso no capacitor limitada pela taxa com que a carga depositada nas placas do capacitor

Fundamentos de Circuitos Eltricos

ou ainda retirada delas, durante as fases de carga e de descarga, respectivamente. Isto , uma variao instantnea da tenso no capacitor sofre uma oposio devido ao fato de que necessrio um tempo para carregar (ou descarregar) as placas de um capacitor, e V = Q/C. Como a capacitncia uma medida da rapidez com que um capacitor armazena carga em suas placas, para uma determinada variao da tenso em um capacitor, quanto maior o valor da capacitncia, maior ser a corrente capacitiva resultante. A equao fundamental que relaciona a tenso no capacitor corrente dele mostra que para uma determinada capacitncia, quanto maior a taxa de variao da tenso entre os terminais de um capacitor, maior ser a corrente capacitiva. E tambm um aumento na freqncia corresponde a um aumento da taxa de variao da tenso no capacitor e a um aumento da corrente no capacitor. Portanto, a corrente em um capacitor diretamente proporcional freqncia e sua capacitncia.

iC = C
Considerando:

dvC d (Vm sent ) =C = C Vm cos t dt dt


e

I m = C Vm
Temos:

cos t = sen (t + 90)

iC = I m sen (t + 90)
Observa-se que o valor de pico de iC diretamente proporcional a ao lado revela que para um capacitor, iC est adiantada 90 em relao vC ou vC est atrasada 90 em relao iC.

(2 f) e a C. O grfico mostrado na figura

A oposio causada pelo capacitor em um circuito de corrente alternada senoidal inversamente proporcional ao produto da velocidade angular pela capacitncia. A grandeza 1 / C denominada reatncia capacitiva, e simbolizada por XC e medida em ohms. Ou seja:

XC =

1 C

A reatncia capacitiva uma oposio corrente que resulta em uma troca contnua de energia entre a fonte e o campo eltrico no capacitor.

2.4

Comportamento de Indutores e Capacitores

Juntando os conceitos vistos at agora, temos que se a corrente estiver adiantada em relao tenso aplicada, o circuito ser predominantemente capacitivo e, se a tenso aplicada estiver adiantada em relao corrente, ele ser predominantemente indutivo. Para circuitos de corrente contnua, a freqncia zero e a reatncia de um indutor dada por:

X L = L = 2fL = 0


O que indica que em regime permanente, num circuito de corrente contnua o indutor se comporta como um curto-circuito. Em altas freqncias, XL ter um valor muito elevado e, em algumas aplicaes prticas, o indutor pode ser tratado como se fosse um circuito aberto. O capacitor pode ser substitudo por um circuito aberto em circuitos de corrente contnua, pois f = 0 Hz, e: 8

Fundamentos de Circuitos Eltricos

XC =

1 1 = = C 2fC


Em freqncias muito altas, para capacitncias finitas XC muito pequena e, em algumas aplicaes prticas, o capacitor pode ser substitudo por um curto-circuito.

2.5

Potncia Mdia

Para qualquer carga em um circuito de corrente alternada senoidal, a tenso e a corrente na carga variam de forma senoidal com o tempo. Tomando um caso geral e usando para v e i as expresses abaixo:

v = Vm sen (t + v )
A potncia ser:

i = I m sen (t + i )

p = vi = Vm sen (t + v ) I m sen (t + i )
E utilizando algumas relaes trigonomtricas o resultado ser:

p=

Vm I m V I cos( v i ) m m cos(2t + v + i ) 2 2

Onde o primeiro termo representa uma parte fixa e o segundo termo varia com o tempo. As curvas de v, i e p esto no mesmo grfico da figura seguinte.

Note-se que o segundo termo na equao anterior representa uma cossenide de amplitude Vm I m / 2 e freqncia duas vezes maior que a da tenso e corrente. O valor mdio desse termo zero e, portanto, ele no tem nenhuma influncia no processo de dissipao de energia. J o primeiro termo da equao constante (no depende do tempo) e representa uma transferncia lquida de energia. Este termo chamado de potncia mdia. A potncia mdia, ou potncia real, a fornecida carga e dissipada por esta. Ela corresponde potncia total dos circuitos de corrente contnua. O ngulo ( v i) o ngulo de fase entre v e i. Fazendo igual a | v i|, onde | | indica que apenas o valor absoluto importante, ou seja, o sinal irrelevante, tem-se o valor de P , que a potncia mdia em watts.

P=

Vm I m V I cos = m m cos = Vef I ef cos 2 2 2

Fundamentos de Circuitos Eltricos

Resistores Em um circuito puramente resistivo, como v e i esto em fase, | v i| = que:


= 0 e cos

= cos 0 = 1, de forma

P = Vef I ef
Indutores Em um circuito puramente indutivo, como v est adiantada em relao a i de 90, | v i| = portanto, a potncia mdia ou potncia dissipada por um indutor ideal zero.:

= |90| = 90,

P=
Capacitores

Vm I m cos 90 = 0 2
= |90| = 90,

Em um circuito puramente capacitivo, como i est adiantada em relao v de 90, | v i| = portanto, a potncia mdia ou potncia dissipada por um capacitor ideal zero.:

P=

Vm I m cos 90 = 0 2

2.6

Fator de Potncia

Na equao P = (VmIm / 2) cos , o fator que tem uma influncia significativa no valor da potncia fornecida cos . Independentemente dos valores da tenso e da corrente, se cos = 0, a potncia nula; se cos = 1, a potncia mxima. A expresso cos recebe o nome de fator de potncia.

Para uma carga puramente resistiva, a diferena de fase entre v e i 0 o que faz com que o fator de potncia seja igual a 1. No caso de uma carga puramente reativa (indutiva ou capacitiva), a diferena de fase entre v e i 90 levando o valor do fator de potncia para 0. Note que neste caso a potncia entregue carga nula, embora a corrente tenha o mesmo valor de pico que no circuito puramente resistivo. Nas situaes em que a carga uma combinao de dispositivos resistivos e reativos, o fator de potncia tem um valor entre 0 e 1. Quanto mais resistiva for a impedncia total, mais prximo da unidade estar o fator de potncia; quanto mais reativa a impedncia, mais o fator de potncia se aproxima do zero. Os circuitos capacitivos tm um fator de potncia adiantado (corrente adiantada em relao tenso), enquanto os circuitos indutivos tm um fator de potncia atrasado (corrente atrasada em relao tenso).

3 FASORES
A adio de tenses e correntes senoidais necessria com freqncia quando analisamos circuitos CA. Um mtodo para se realizar esta tarefa atravs da utilizao de fasores, que so vetores radiais girantes que tm um mdulo constante e uma extremidade fixa na origem. O fasor estar, no instante t = 0, nas posies vistas na parte (a) da prxima figura para cada uma das formas de onda mostradas na parte (b). Na figura (b) se observa que v 2 corta o eixo horizontal em t = 0 s, tornando necessrio que o raio do vetor visto na figura (a) coincida com o eixo horizontal neste instante para garantir que a projeo vertical seja zero volt. O seu comprimento, visto na figura (a), igual amplitude da senide. A outra senide gerada por um fasor que em t = 0 s j descreveu um ngulo de 90 em relao ao eixo horizontal, alcanando portanto a sua projeo vertical mxima, como mostra a figura (a). Como a projeo vertical mxima, o valor de pico da senide que o fasor gera tambm alcanado em t = 0 s, como ilustrado na figura (b). Nota-se tambm que em t = 0 s tem-se v T = v1, pois v2 = 0 V neste instante. Utilizando operaes matemticas com nmeros complexos, pode ser mostrado que:

10

Fundamentos de Circuitos Eltricos

1V0 + 2V90 = 2,236V63,43


Se v1 e v2 forem convertidos para a forma de fasores usando:

v = Vm sen (t )

Vm

e for efetuada a adio com o uso da lgebra dos nmeros complexos, se pode obter vT, tambm em forma de fasor. Agora se pode converter vT para o domnio do tempo e plot-la no mesmo grfico, como na figura (b). A figura (a), que mostra os mdulos e posies relativas dos fasores envolvidos, denominada diagrama de fasores. Ela na verdade um valor instantneo dos vetores girantes em t = 0 s.

O caso de duas funes senoidais que tm ngulos de fase diferentes de 0 e 90 aparece na figura seguinte. Nota-se que as ordenadas das funes vistas na figura (b) em t = 0 s so determinadas pelas posies angulares dos fasores que se v na figura (a). Como se usa quase que exclusivamente os valores eficazes, e no os valores de pico, na anlise de circuitos CA o fasor agora ser definido, por razes prticas e de uniformidade, como tendo um mdulo igual ao valor eficaz da funo senoidal que representa. O ngulo (argumento) associado com o fasor continuar como descrito anteriormente o ngulo de fase.

11

Fundamentos de Circuitos Eltricos

Em geral, a forma fasorial de uma tenso ou corrente senoidal ser:

V = Vef

I = I ef

Deve-se ressaltar que na notao de fasores as grandezas envolvidas sempre variam de forma senoidal e a freqncia no representada. A lgebra dos fasores s pode ser aplicada a formas de onda senoidais de mesma freqncia.

12

You might also like