You are on page 1of 10

Calor :

O Calor um agente fsico presente na maior parte das atividades profissionais, como, por exemplo, em siderrgicas, em padarias , etc. A pessoa que trabalha em ambientes onde a temperatura muito alta poder sofrer de fadiga , ocorrendo falhas na percepo e no raciocnio e serias perturbaes psicolgicas que podem produzir esgotamento fsico e prostraes . H , portanto , a necessidade de se conhecer como se processa a interao trmica do organismo humano como meio ambiente , conhecer seus efeitos e determinar como quantificar e controlar essas interao.

Frio :
A exposio ocupacional ao frio pode ser observada em vrios locais ocupacionais , principalmente em regies de grandes altitudes e de climas frios . Devemos observar que existe exposio ocupacional em industria alimentcia , fabricao de sorvetes , frigorficos , etc. O mecanismo termorregulador , localizado no hipotlamo , ativa os mecnicos para o controle trmico , mantendo constante a temperatura interna .

Umidade :
As atividades ou operaes executadas em locais alagadas ou encharcadas , com umidade excessivas ,capazes de produzir danos sade dos trabalhadores , soa situaes insalubres e devem ter a ateno dos prevencionistas por meio de verificaes realizadas nesses locais para estudar a implantao de medida de controle A exposio do trabalhador umidade pode acarretar doenas do aparelho respiratrio , quedas m doenas de pele m doenas circulatrias , entre outros .

Presses Anormais :
No desenvolvimento de suas atividades , os trabalhadores so influenciadas pela presso atmosfrica em seu ambiente de trabalho . Em grande parte das atividades , a presso de trabalho a atmosfrica ou prxima dela , pois no Brasil no existem muitos locais de altitudes elevadas ; no entanto , algumas atividades expem os trabalhadores a presses acima da normal , como em trabalhos de mergulho e em tubules pressurizados .

3 -Aplicao :
Atender as necessidades dos trabalhadores da Empresa Ellenco Contrues Ltda.

Documentos Correlacionados :
Norma Regulamentadora n 15

Procedimento: Descrio das atividades de cada setor : Terraplanagem / Pavimentao :


Apontador Controla a quantidade de material necessrio no processo, aponta os horrios de entrada e sada de cada empregado em expediente, cumpri as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente. Armador Trabalha em diversos setores dentro do canteiro da obra, Trabalha com ferro na banca de armao, corta dobra e transporta para o local da armao de formas para posterior concretagem. Ajudante Geral Limpa as instalaes da obra, utilizando-se de p, enxada e vassouro, auxilia na preparao da massa de cimento, concreto, utilizando areia, pedra e cimento, mexendo a p e enxada, levando-a at o pedreiro, auxilia na instalao de tubos de guas pluviais, encaixando e embolsando, conforme orientao do pedreiro, transporta materiais diversos com auxlio de carrinho de mo, at o local do assentamento, por solicitao do pedreiro, executa outras tarefas correlatas a critrio de seu superior imediato, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente. Encarregado

Coordena diariamente a sinalizao das obras, coordena e distribui os trabalhos entre os empregados, verifica a correta execuo dos trabalhos nas obras, orientando os empregadosquando necessrio, fecha diariamente as medies das obras, percorrendo-as e enumerando os servios executados, envia mensalmente ao Engenheiro Residente o Dirio de Obra e a planilha de medio para fechamento da obra, l e interpreta o projeto da obra, verificando as interferncias que podero ocorrer, comunicando ao Engenheiro Residente e em conjunto buscar solues adequadas, cumpre normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente

Engenheiro Civil Assegura o cumprimento da metas do cronograma de entrega das obras, atravs de inspees e relatrios finais do cronograma, calcula custos da medies (terraplanagem, drenagem, pavimentao e servios extras que podero ocorrer), conforme dados e informaes obtidos atravs do Dirio de Obra, cumpre normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente

Greidista Promove a conferncia do nivelamento das camadas de terraplenagem e de base e sub-base de pavimento, cumpre normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Lubrificador Realiza abastecimento e reparo de lubrificao nos equipamentos diesel, cumpre as normas de Sade, Segurana do Trabalho e Meio Ambiente. Mecnico Executa a manuteno dos equipamentos pertinentes a obra, cumpre as normas de Sade, Segurana do Trabalho e Meio Ambiente

Motorista

Dirige veculos pesados, como caminhes, manipulando os comandos de marcha e direo, conduzindo o veculo no trajeto indicado, seguindo leis de trnsito no transporte de cargas, vistoria o caminho, verificando o estado dos pneus, nvel de combustvel, nvel de gua, nvel de leo do crter, testando freios e a partida eltrica, zela pela documentao da carga e do veculo, verificando sua legalidade, zela pela manuteno do veculo, comunicando as falhas detectadas, solicitando a manuteno necessria, opera o guindaste tipo Munck ( Quando qualificado para a funo)acionando os controles para carga e descarga, dirige outros veculos da empresa, retirando e entregando materiais, dirige quando necessrio veculos nas obras, tais como, caminho pipa, espargidor( Quando qualificado para funo), basculante e F-4000, preenche impresso prprio da manuteno, anotando o prefixo do veculo, tipo de servio executado, local de destino, tempo gasto no percursos, e quilometragem gasta, executa outras tarefas correlatas a critrio de seu superior imediato, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Operador de Escavadeira Hidrulica Opera a escavadeira, acionando e manipulando os comandos, abrindo valetas, retirando materiais, abrindo caixas, verifica diariamente o nvel do leo, gua e a calibragem dos pneus, tira relao diria de hora/mquina anotando prefixo da mquina, horas trabalhadas, data e hora, executa outas tarefas correlatas a critrio de seu supervisor imediato, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Operador de Motoniveladora Opera a motoniveladora nas atividades de espalhamento e regularizao de camadas de pavimento, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Operador de P-Carregadeira

Opera a p-carregadeira nas atividades de carga de materiais em caminhes basculantes, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Operador de Retro-Escavadeira Opera a retro-escavadeira, acionando e manipulando os comandos, abrindo valetas, retirando materiais, abrindo caixas, verifica diariamente o nvel do leo, gua e a calibragem dos pneus, tira relao diria de hora/mquina anotando prefixo da mquina, horas trabalhadas, data e hora, executa outas tarefas correlatas a critrio de seu superior imediato, cumpre as normas de Sade, Segurana do Trabalho e Meio Ambiente.

Operador de Rolo P-de-Carneiro/ Chapa/ Pneu Compacta o material utilizado no processo, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Operador de Vibro-acabadora Opera a vibro-acabadora, acionando e manipulando os comandos, aplicando CBUQ, BGS e afins nas vias, verifica diariamente o nvel do leo, gua e a calibragem do equipamento, tira relao diria de hora/ mquina anotando prefixo da mquina, horas trabalhadas, data e hora, executa outas tarefas correlatas a critrio de seu superior imediato, cumpre as normas de Sade, Segurana do Trabalho e Meio Ambiente.

Pedreiro Executa os servios de concreto, alvenaria, revestimento, rejuntamento e armadura de ao, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Rasteleiro Faz a emenda do asfalto, cortando a mesma e dando acabamento, utilizando meiorastelo, empurrando ou puxando o material (massa asfltica), faz o alinhamento da sarjeta e limpeza das guias, com o auxlio de enxada, p e vassouro, mede com o auxlio de trena, as ruas para levantar a quantidade de massa asfltica que ser utilizada, repara guias e sarjetas, utilizando massa de concreto, auxilia o pedreiro na construo de boca de lobo e PV de esgoto, executa outras tarefas correlatas a critrio de seu superior imediato, cumpre as normas de Sade, Segurana do Trabalho e Meio Ambiente.

Tcnico de Segurana do Trabalho Coordena e executa as atividades de segurana do trabalho e legislao especfica, aplicada a indstria da construo civil, higienizao das instalaes da empresa, inspeciona locais, instalaes e obras da empresa, observando as condies de trabalho e o correto uso dos EPIs (Equipamento de Proteo Individual), prepara e ministra palestras, instruindo os empregados sobre os riscos de acidentes, pesquisa e determina as causas, classificao e a natureza de acidentes, registra irregularidades ocorridas, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente. Tratorista Opera o trator agrcola dentro dos limites da faixa de obra, verifica diariamente as condies mecnicas e operacionais do equipamento, preenche relatrio dirio de mquina, apontando horas trabalhadas e ocorrncias diversas, cumpre normas de Sade, Segurana do Trabalho e Meio Ambiente.

Escritorio:
Diretor Gerenciar rea financeira , incluindo rea contbil , faturamento e controles internos.Desenvolve e acompanha o planejamento finaceiro e controla . Coordena

toda a rotina contabil e fiscal . Executa procedimentos para fechamentos mensais dos resultados .

Administrao Planejamento ,Organizao , Coordenao, Controlar

Recursos Humanos Contratao , cuidar dos benefcios a serem implantados ,acatar a demisso , elaborar salrios e registros de pontos

Secretaria Atendimento ao cliente , organizar e mantm arquivos , coordena os trabalhos de colaboradores ,saber estabelecer prioridade e negocia La .

Ptio :
Motorista Dirige veculos pesados, como caminhes, manipulando os comandos de marcha e direo, conduzindo o veculo no trajeto indicado, seguindo leis de trnsito no transporte de cargas, vistoria o caminho, verificando o estado dos pneus, nvel de combustvel, nvel de gua, nvel de leo do crter, testando freios e a partida eltrica, zela pela documentao da carga e do veculo, verificando sua legalidade, zela pela manuteno do veculo, comunicando as falhas detectadas, solicitando a manuteno necessria, opera o guindaste tipo Munck ( Quando qualificado para a funo)acionando os controles para carga e descarga, dirige outros veculos da empresa, retirando e entregando materiais, dirige quando necessrio veculos nas obras, tais como, caminho pipa, espargidor( Quando qualificado para funo), basculante e F-4000, preenche impresso prprio da manuteno, anotando o prefixo do veculo, tipo de servio executado, local de destino, tempo gasto no percursos, e quilometragem gasta, executa outras tarefas correlatas a critrio de seu superior imediato, cumpre as normas de sade, segurana do trabalho e meio ambiente.

Porteiro

Fiscalizar entrada e sada , receber correspondncias e as separa , monitorar as dependncias , guardar chave de veculos em manuteno .

Mecnico Faz manuteno em sistemas mecnicos e eletroeletrnicos dos veculos , faz revises gerais das condies de funcionamento e estruturais dos sistemas do automvel , faz levantamento de peas , monta os sistemas mecnicos e eletroeletrnico , ajustando , regulando e lubrificando .

Frentista Abastecer os veculos , faz requerimentos , checa nveis de gua e leo dos veculos , faz lavagem dos veculos .

4- Avaliao das Condies de Trabalho


LT (AGENTE QUMICO)
Sem atenuao Com Atenuao EXP. HABITUAL /

RESULTADO FONTE GERADORA

LT (RUDO)

AGENTE QUMICO Anexo 13 Qualitativo

LT (CALOR)

PERMANENTE NO EVENTUAL E NEM INTERMITENTE

AGENTE

CONCLUSO

NR-15

IN118

NR-15

ACGIH

IBUTG

SIM

NO

Contato Umidade continuo com gua 30 25 5 X Abaixo do LT

Condies Calor Cu aberto climticas variveis 26,7 X Abaixo do LT

Metodologia
CALOR/UMIDADE. Conforme determinado pela NHO-06 da Fundacentro, conjunto convencional para a determinao do IBUTG, termmetro de globo, termmetro de bulbo mido natural e termmetro de bulbo seco e conforme determinado no anexo n 3 da NR-15 da Portaria 3.214/78 do MTE e da IN118/90 do INSS.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

LUXMETRO

DECIBELMETRO

GRAVIOMTRICO

MEDIDOR DE RADIAO

TERMMETROS

DOSIMETRO

MEDIDOR CALOR

DE

STRESS

DE

MEDIDOR DE VIBRAO

5- MEDIDAS DE CONTROLE (COLETIVA/ INDIVIDUAL) Bon tipo rabe (existe no mercado uma grande variedade de equipamentos de proteo individual para os mais diversos usos e finalidades ) Ingesto de gua e Sal (o trabalhador deve ingerir maior quantidade de gua e sal quando exposto ao calor , a fim de compensar a perda ocorrida na sudorese .) Limite de tempo de exposio (visando reduzir a sobre-carga trmica a nveis compatveis com o organismo humano )

6- Histrico de alteraes
Data da Elaborao:15/08/2011 Elaborado por : Jos Ribeiro Camargo Aprovador por : Benedito Gongalvez

You might also like