You are on page 1of 47

REDAO PARA CONCURSOS Mdulo 1 Princpios da Prtica Textual

1. Pensar e escrever 2. Ordenando as ideias: a busca do texto ideal 3. O que escrever bem? (adequao e competncia comunicativa)

1. PENSAR E ESCREVER
Nas palavras de Othon M. Garcia Aprender a escrever aprender a pensar. Escrever encontrar ideias e concaten-las, pois, assim como no possvel dar o que no tem, no se pode transmitir o que a mente no criou ou aprovisionou. As falhas mais graves resultam da falta de ideias e da dificuldade em conhecer a realidade e interpret-la, expressando-a de forma corrente.

1. PENSAR E ESCREVER
recomendvel ao candidato ler, ler muito, atualizar-se, conhecer o mundo, sua realidade mais prxima, aspiraes, limitaes...; (Nelly Carvalho) R IMPORTANTE! Aprovisionar as informaes no significa decor-las, mas refletir sobre elas. "O que bem pensado enunciado com clareza". (Nicolas Boileau, escritor francs)

2. ORDENANDO AS IDEIAS: a busca do texto ideal


Antes de comear a escrever, indispensvel,

absolutamente indispensvel, organizar as ideias a serem expostas;

Muitas redaes so escritas apenas com palavras... Todavia, as melhores produes textuais so escritas com boas ideias, devidamente concatenadas e recheadas com informaes de notria qualidade;

2. ORDENANDO AS IDEIAS: a busca do texto ideal


Antes de escrever um texto, necessrio relacionar

tpicos a serem explorados e roteirizar os pensamentos no pela cabea do autor, mas pela cabea do leitor, atravs de um bom plano de redao;
Na hora de organizar o texto, alm da clareza de

ideias e do cumprimento das regras gramaticais, recomenda-se o uso de perodos curtos, de palavras das quais se tm o perfeito domnio (significado e grafia correta) e evitar ideias radicais.

importante Exercitar... ?
01. Bilhete de um gerente apressado para a secretria dele:

Cludia, Devo ir So Paulo amanh sem falta e quero que voc reserve, um lugar, a noite, no avio para So Paulo.

importante Exercitar... ?
que fez Maria: Foi, noite, ao aeroporto, reservou uma passagem para o dia seguinte, no avio que partiria s oito da manh. Chegando ao trabalho pela manh e vendo o gerente tranquilo, assinando papis, Maria se deu conta de que houvera rudos na comunicao, decorrentes de problemas na redao do bilhete. Reescreva o bilhete de modo a tornar a comunicao eficaz, isto , de modo que o redator obtenha do leitor a resposta desejada.

DO

Respostas sugeridas ?

C OPO 1
Maria, Irei a So Paulo amanh noite, sem falta. Quero que voc compre uma passagem area no voo que seguir, s 20h, para o aeroporto de Congonhas. Obrigado! Chefe

Respostas sugeridas ?

C OPO 2
Maria, Irei a So Paulo amanh noite, sem falta. Quero que voc compre hoje uma passagem area no voo das 20h para a capital paulista (aeroporto de CONGONHAS). Grato pela ateno! Chefe

3. O QUE ESCREVER BEM?


Em todos os contextos em que desenvolvemos atividades de leitura e de escrita, precisamos lidar com textos que apresentam caractersticas estruturais especficas. Todo texto est associado a uma situao de interlocuo. Tanto a escrita quanto a leitura so atividades que pressupem a interao de fatores lingusticos (conhecimentos gramaticais, etc.) e extralingusticos (nvel social e cultural dos interlocutores, intencionalidade discursiva, contexto de produo do discurso, etc.).

3. O QUE ESCREVER BEM?


R IMPORTANTE!
Por mais iluminada que seja a inspirao, por mais geniais que sejam as ideias que tivermos em mente, no adiantar escrever bonito e conforme as regras gramaticais (eficincia relativa) se essa ideia no for percebida e devidamente compreendida pelo leitor (eficcia). Diante disso, apresentamos ainda um outro conceito igualmente importante para uma prtica textual de qualidade: a competncia comunicativa.

3. O QUE ESCREVER BEM?


COMPETNCIA COMUNICATIVA
o conjunto de conhecimentos ou habilidades que um indivduo possui para lidar com a linguagem, seja para formular enunciados (emissor/locutor), seja para atribuir sentido a eles (receptor/locutrio), envolvendo o domnio de uma determinada lngua (suas variantes e registros), o uso adequado de gneros e tipos textuais, etc.

3. O QUE ESCREVER BEM?


Na enunciao (situao real de comunicao; ato comunicativo efetivo), ocorre uma complexa interao de diversos fatores. Em vista disso, os conceitos de certo e errado se tornam muito superficiais. Deve-se, pois, considerar um novo conceito: a ADEQUAO. A linguagem do texto deve estar adequada ao contexto sociocomunicativo, ao interlocutor e intencionalidade do emissor.

Como Adequar o Vocabulrio?


A seleo lexical (escolha de palavras, seleo vocabular) obedece a uma srie de fatores presentes em cada uma das vrias situaes de comunicao (conversa com amigos ntimos; com superiores hierrquicos; com adultos ou crianas...). Em cada uma delas, h o emprego preferencial de um determinado termo entre todos aqueles possveis. Essa relao entre situao comunicativa e vocbulo selecionado o que se chama de ADEQUAO VOCABULAR.

} CRITRIOS DE ADEQUAO VOCABULAR


1) ADEQUAO AO REFERENTE A designao para os referentes do mundo geralmente ocorre segundo critrios de preciso. Nesse contexto, os vocbulos podem ser classificados em: Vocbulos Gerais ] abarcam grande nmero de referentes; Vocbulos Especficos ] abarcam um nmero reduzido de referentes ou mesmo um nico referente.

1) ADEQUAO AO REFERENTE EXEMPLO: os referentes quadro (vocbulo aplicvel a uma quantidade imensa de pinturas) e O Lavrador de Caf (emprego restrito a uma obra especfica de
Portinari)

Cadeia gradativa de referentes: obra pintura quadro quadro a leo O Lavrador de Caf Outro exemplo: ver (vocbulo geral) observar, contemplar, espiar, fitar, mirar, etc. (vocbulos indicadores de formas especficas de ver).

2) ADEQUAO AO PONTO DE VISTA } Outros Exemplos: reificao (ou coisificao) Vocbulos Negativos (de conotao negativa) Quem esfregou as patas sujas no tapete? Quem limpou o focinho na cortina? As pessoas vm empilhadas dentro dos nibus. Vocbulos Positivos (de conotao positiva) Eles parecem dois pombinhos. Aquela menina um bibel.

} CRITRIOS DE ADEQUAO VOCABULAR


3) ADEQUAO AOS INTERLOCUTORES A) Relativa atividade profissional dos interlocutores, a exemplo dos jarges. Ex. : lide, sublide, release, calhau... (jornalstico) zipar, escanear, inicializar... (informtica) O jargo considerado por muitos como uma conspirao contra os leigos. Seu uso se torna inadequado caso o interlocutor/locutrio incapaz de entend-lo.

3) ADEQUAO AOS INTERLOCUTORES B) Relativa imagem social de um dos interlocutores. Ex.: Ministros ou Parlamentares (o senso comum atribui a esses grupos o imperativo do uso de uma linguagem culta/formal) * O senso comum se surpreende e, no raro, se choca quando ocorre a divulgao televisiva de escutas telefnicas, flagrando um ministro ou parlamentar em linguagem coloquial, por exemplo.

3) ADEQUAO AOS INTERLOCUTORES C) Relativa idade de um dos interlocutores, com o uso de vocbulos modernos ou antigos, infantis ou adultos. : Exemplos: Exemplos vitrola (arcasmo) som (uso atual) broto, boizinha (arcasmo) gata, fil (uso atual) bibi (infantil) carro (adulto) dindinha (infantil) madrinha (adulto)

3) ADEQUAO AOS INTERLOCUTORES D) Relativa origem de um dos interlocutores, com o uso de regionalismos. Ex. Ex .: criana / pi / guri; macaxeira / mandioca / aipim Outros Exemplos: No Pernambuqus...
abestalhado = bobo, besta, pateta arretado(1) = muito bom, excelente, maravilhoso (Ex.: ta dicionrio arretado!) arretado(2) = irritado, com raiva de algo ou de algum biliro = grampo de cabelo cotco = resto ou pedao pequeno estar com a bexiga lixa = estar com o diabo no couro, estar com tudo...

3) ADEQUAO AOS INTERLOCUTORES E) Relativa tribo urbana (gueto ou grupo social) de um dos interlocutores, com o uso de grias, etc. Ex. Ex .: show este dicionrio, brother! No sirva de boia nem seja prego, no fique cabrero, porque o mar no est flat hoje, os drops esto sinistros.
* show excelente! timo! * brother irmo, amigo prximo, ... * boia o cara que fica parado dentro da gua e a galera passa por ele e pega as ondas, serve de boia * cabrero medroso, froucho, ... * prego man, no pega onda, s leva na cabea... * flat mar liso, sem ondas... (...)

4) ADEQUAO (IN)FORMALIDADE NA COMUNICAO Relativa presena ou no de intimidade entre os interlocutores, relaes de autoridade, diferenas de classes sociais ou de nvel cultural etc. Abrange o uso de vocbulos formais ou informais. Dentro de cada um desses conjuntos h variaes de grau. Ex. Ex .: Iremos para aquele lugar. (registro formal)

Vamo pr l! (registro informal)

5) ADEQUAO AO CONTEXTO (INTER)CULTURAL OU DE VALORIZAO SOCIAL Inclui os valores culturais de uma comunidade. Podem ocorrer tambm os estrangeirismos, ora pela carncia de vocbulos adequados na lngua nacional, ora por representarem uma valorizao social do referente. Ex.: Visitaremos um petshop muito fashion. Ex. (em vez de loja de animais domsticos e moderna) Vamos fazer um pit stop num restaurante. (em vez de parada descanso e/ou abastecimento)

6) ADEQUAO AO CDIGO Inclui os valores de correo, no s ortogrfica, mas tambm a do contedo semntico, respeitandose os significados dicionarizados. Evitem-se, assim, os empregos ditos da moda. Emprego inadequado de homnimos ou parnimos. Ex. Ex .: H um perigo iminente. (e no, eminente) Emprego banalizado de certos vocbulos. Ex. Ex .: Se der errado, eu assumo. (me responsabilizo) Colocarei minha opinio. (exporei, apresentarei)

RELEMBRANDO... "O que bem pensado enunciado com clareza". (Nicolas Boileau, escritor francs) F Simplificando Simplificando... ... O que escrever bem? escrever de forma clara, correta, coesa, coerente e adequada a uma determinada situao sociocomunicativa, por meio de estratgias comunicativas apropriadas/convenientes.

Para refletir...
O QUE FAZER PARA ESCREVER BEM?

Muitas so as respostas para essa pergunta: alguns relacionam a capacidade de escrever bem s leituras realizadas; na verdade, nada comprova essa maneira de ver, como diz o escritor e professor Gustavo Bernardo: ler muito no leva necessria e mecanicamente a escrever bem. (...) A atitude de ler metonmia da vontade de entender o mundo. A atitude de escrever a metonmia da pretenso legtima e transcendente de transformar o mundo.
(Ler no leva a escrever, Primeiro Encontro Nacional para Professores de 3 grau.)

Ler muito e de forma proveitosa com certeza enriquece indiretamente a experincia humana e amplia a capacidade vocabular, mas, para da chegarmos a escrever bem, indispensvel que reaprendamos a ler e a interpretar o que lemos, procurando detectar nos textos as estratgias produtoras dos efeitos que sentimos ao l-los. Devemos ultrapassar a barreira do significado para atingirmos a produo de significao. Apreendendo as estratgias textuais, poderemos certamente aplic-las a novos textos de forma quase inconsciente, o que nos leva a uma segunda resposta para o escrever bem: escrever sempre, sem medo, entregando seu modo de ver o mundo aos demais.

importante Exercitar... ?
01. Abaixo esto copiadas dez definies contidas no dicionrio de lngua portuguesa de Aurelio Buarque de Hollanda, das quais se retirou o vocbulo inicial. Preencha as lacunas com o vocbulo geral mais adequado. Lquido branco, opaco, segregado A) Leite s.m. _______ pelas glndulas mamrias das fmeas dos animais mamferos. Espao entre duas coisas ou B) Distncia s.f. ________ pessoas.

importante Exercitar... ?
substncia slida, lquida C) Matria s.f. Qualquer __________ ou gasosa que ocupa lugar no espao. Ato ou efeito de evadir-se. D) Evaso s.f. _____________ Limite de um pas ou regio do E) Fronteira s.f. ________ lado onde confina com outro. Lugar onde param os trens, navios, F) Estao s.f.______ nibus etc. Conjunto de navios. G) Frota s.f. ________

importante Exercitar... ?
Falto de tecido adiposo. H) Magro adj. _______ Objeto ou instrumento cortante, I) Tesoura s.f. _____________________ constitudo por duas lminas reunidas por um eixo, sobre o qual se movem, abrindo em cruz. Traje J) Terno s.m. ________ masculino, composto de palet, calas e, s vezes, colete, da mesma fazenda e cor.

importante Exercitar... ?
02. Substitua o verbo TER por outro de sentido mais especfico, fazendo as adaptaes necessrias. A) Tenho quinze minutos para jantar. ] Disponho de quinze minutos para jantar. B) Meu amigo tem uma fazenda em Gois. ] Meu amigo possui uma fazenda em Gois. C) Tinha um homem quase se afogando no mar. ] Havia um homem quase se afogando no mar.

D) Cada caixa tinha apenas quinze livros. ] Cada caixa continha apenas quinze livros. E) Saulo teve sarampo h seis meses. ] Saulo contraiu sarampo h seis meses. F) Marina tinha asma desde criana. ] Marina sofria de asma desde criana. G) O jogo teve poucos assistentes. ] O jogo contou com poucos assistentes. H) Os alunos tiveram momentos de angstia. ] Os alunos passaram por momentos de angstia.

I) Tenha a gentileza de entrar! ] Faa a gentileza de entrar! J) A mulher tinha uma criana no braos. ] A mulher carregava uma criana nos braos. K) Teve, por longos anos, uma funo importante. ] Exerceu, por longos anos, uma funo importante. L) Ana teve a segunda filha aos 30 anos. ] Ana gerou a segunda filha aos 30 anos.

importante Exercitar... ?
03. Substitua o segmento (no) ter + substantivo por um s verbo de sentido equivalente, fazendo as adaptaes necessrias. A) Ele no teve remorso de ter me ofendido. ] Ele no se arrependeu de ter me ofendido. B) Os turistas no tm ideia das belezas que vero. ] Os turistas no imaginam as belezas que vero. C) Certamente todos tm medo do leo. ] Certamente todos temem o leo.

importante Exercitar... ?
04. Substitua o verbo fazer nas frases abaixo por outro de significado mais especfico. A) Minha me faz setenta anos hoje. ] Minha me completa setenta anos hoje. B) O governo vai fazer os hospitais prometidos. ] O governo construir os hospitais prometidos. C) A mulher fez a carta em pedacinhos. ] A mulher rasgou a carta em pedacinhos. D) A empregada fez a cama bem cedo. ] A empregada arrumou/forrou a cama bem cedo.

importante Exercitar... ?
05. Substitua o verbo pr nas frases abaixo por outro de significado mais especfico. A) Ponha um pouco mais de acar no bolo. ] Adicione um pouco mais de acar no bolo. B) O sacerdote ps a batina. ] O sacerdote vestiu a batina. C) Precisamos pr um anncio no jornal. ] Precisamos publicar um anncio no jornal.

D) Vamos pr os quadros na parede. ] Vamos pendurar/fixar os quadros na parede. E) Resolveu pr o dinheiro no banco. ] Resolveu depositar/guardar o dinheiro no banco. F) O meliante se ps atrs do balco. ] O meliante se escondeu atrs do balco. G) No se deve pr n antes de p ou b. ] No se deve empregar/usar/grafar/escrever n antes de p ou b. H) Ele ps os sapatos e saiu. ] Ele calou os sapatos e saiu.

importante Exercitar... ?
06. Substitua o verbo dar, nas frases a seguir, por outro verbo de sentido equivalente. A) Deu todos os seus pertences ao convento. ] Doou todos os seus pertences ao convento. B) O pomar deu muitos frutos. ] O pomar produziu muitos frutos. C) Os jornais deram a notcia. ] Os jornais publicaram a notcia. D) O diretor deu-lhe uma difcil misso. ] O diretor confiou-lhe uma difcil misso.

importante Exercitar... ?
07. Substitua a palavra coisa nas frases a seguir por outra de valor mais especfico, fazendo as modificaes necessrias. A) Embriagar-se uma coisa reprovvel. ] Embriagar-se uma atitude/um vcio reprovvel. B) Faltou ao trabalho por uma srie de coisas. ] Faltou ... uma srie de problemas/dificuldades. C) A humildade coisa rara. ] A humildade virtude rara. D) O autor deixou algumas coisas sem publicar. ] ... deixou alguns textos/originais sem publicar.

importante Exercitar... ?
08. Preencha as lacunas dos trechos abaixo com vocbulos gerais referentes aos vocbulos especficos anteriormente destacados. sentimentos A) O cime um desses _______________ que precisam ser amadurecidos. B) O cristianismo tem sido pregado por ignorantes e acreditado por sbios; nisso ele no se assemelha a credo conhecido. nenhum _______ produes que C) O filme de Spielberg dessas __________ enriquecem o currculo de qualquer diretor.

importante Exercitar... ?
08. Preencha as lacunas dos trechos abaixo com vocbulos gerais referentes aos vocbulos especficos anteriormente destacados. sentimentos A) O cime um desses _______________ que precisam ser amadurecidos. B) O cristianismo tem sido pregado por ignorantes e acreditado por sbios; nisso ele no se assemelha a credo conhecido. nenhum _______ produes que C) O filme de Spielberg dessas __________ enriquecem o currculo de qualquer diretor.

D) O pacote em que vem guardado o bolo muito atraente e o pblico acaba comprando o produto embalagem que pelo ____________ mais pela _____________ contedo. E) Monarquia ou Repblica? Os eleitores vacilavam regime entre um____________ e outro. F) Presidente, ministros e governadores estavam no comcio e o pblico aplaudiu igualmente todas as autoridades . ___________ G) Abriu a caixa de fotografias para ver se aquelas lembranas / recordaes voltavam sua mente. ________________________

importante Exercitar... ?
09. Nas redaes de concursos, comum se verificar o uso inadequado de palavras ou expresses que fogem linguagem formal. Identifique-as e d-lhes um equivalente no padro culto. A) Se quiser resultados imediatos, deve logo meter a mo na massa. ] ... comear a trabalhar/ iniciar o trabalho B) No se deve levar em conta a opinio daqueles que no tm conhecimento de causa. ] ... se deve considerar / ... no tm experincia C) Resolveu dar uma colher de ch ao ministro. ] ... dar uma nova oportunidade ao ministro.

D) O parlamentar, aps a derrota nas eleies, ficou de cabea quente. ] ... aborrecido / irritado E) Os jogadores estavam mais mortos que vivos e, por isso, entregaram o jogo. ] ... estavam exaustos / perderam o jogo. F) No quero mais saber dessa mutreta de comprar muamba no Paraguai. ] ... ilegalidade / contrabando, mercadoria ilegal G) T ligado que o governo t a fim de nos ferrar mais ainda. ] Estou certo de que... / ...quer-nos prejudicar...

importante Exercitar... ?
10. Em todas as frases a seguir h vocbulos e expresses que esto em desuso. Substitua-as por outras mais modernas, de significado equivalente. A) O poltico olhava para o reprter com ar de troa. ] ... com empfia / pedantismo B) Comprou uma vitrola para o sobrinho. ] ... um (aparelho de) som C) O contrabando inclua at porta-seios franceses. ] ... sutis D) Entregou ao guarda a carta de motorista. ] ... a CNH / a carteira de habilitao

LEMBRELEMBRE -SE:

A diferena entre o possvel e o impossvel est na vontade humana.


Louis Pasteur

You might also like